Hibridar AFN

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gtdII
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Hibridar AFN

Mensagem por gtdII »

Ando com um projecto de raiz que vai levar algum tempo, assim sendo procuro soluções de fiabilidade versus alguma potencia extra sem dar no olho.
A minha ideia é saber se é possível comprar um AFN 110 e por uma bomba mecânica no mesmo, talvez a do gtd com a lda um pouco trabalhada.
Penso que os AFN sejam super fiáveis aliás a minha Sharan tem um e 0 problemas, acho que seja uma óptima base para um projecto a longo prazo, desde mudar juntas, kit distribuição,carbonização,relas,etc..o básico por assim dizer para não ter problemas durante uns bons anos.
Será isto possível na aplicação para o golf2?
Obrigado desde já.

Atenção não sou entendedor e estou aberto a ideias.
Mario_Marques
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Re: Hibridar AFN

Mensagem por Mario_Marques »

Se tirares a injeção eletronica de um TDI vais essencialmente tirar a melhor coisa que o motor tem, vais tirar aquilo que o faz ter bom desempenho, bons consumos e ser fiável.
A nível de potência, é outra vantagem para a injeção eletronica, oferece muito maior controlo e precisão sobre tudo que um sistema mecânico.
Há por aí muito pessoal que tem motores TDI com bomba mecânica e até estão satisfeitos, mas a satisfação depende da realidade que cada pessoa conhece, se não conhecerem uma realidade melhor não te vao falar certamente dela, pessoalmente, para mim, nem sequer é uma hipótese, meter uma bomba mecânica, meter bomba mecânica é andar 20 anos atrás em tecnologia.
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Re: Hibridar AFN

Mensagem por gtdII »

Sim compreendo, realmente é andar para trás mas se calhar fica-se com um motor para a vida e atenção não era para fazer nenhum tuning ao motor mas ter talvez 100cv era mais que suficiente para o mk2 aliás até talvez demais.
Se calhar consigo chegar lá com o simples 1.6 de origem mas a fiabilidade deixava de existir, penso eu...
Só uma coisa engraçada mas não exagerada.
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Re: Hibridar AFN

Mensagem por Mario_Marques »

O problema é exatamente que não ficas com um motor para a vida pois como não vais nunca ter a injeção 100% verdadeiramente adaptada a funcionar num sistema de injeção direta o motor vai acabar por sofrer bastante mais que num TDI "verdadeiro", que é o que habitualmente acontece, uma bomba mecânica não tem as mesmas capacidades de controlo de uma bomba com gestão eletrónica, tanto uma bomba mecânica como uma mecânica com gestão eletrónica fazem a mesma coisa, controlam quantidade e tempos de injeção, mas uma bomba com gestão eletrónica faz coisas que é impossível para uma bomba mecânica, como correção por temperatura de motor, correção por densidade de combustível, 3 pulsos sequenciais por injetor, controlo individual de duração de injeção e quantidade, correção por pressão e densidade do ar entre muito mais, os TDI só foram possíveis graças a haver uma forma de controlar a injeção de forma precisa, os fabricantes de automóveis não são propriamente burros ao ponto de trocar uma simples bomba mecânica por algo que é muito mais caro se o benefício não fosse enorme e em muitos aspetos.
Pessoalmente, preferia lá deixar o 1.6 que meter um tdi com uma bomba mecânica, isso era quase o equivalente a ir buscar um motor VW TSI e retirar a tecnologia de gestão de motor toda, deixava de ter um motor muito bom para ter um motor banal como outro qualquer, possivelmente até bastante problemático, pois havia ser bonito tentar mete-lo a funcionar com um distribuidor e um carburador....trabalhei muito com carburadores e bombas mecanicas, não deixam saudadinhas nenhumas :D
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Re: Hibridar AFN

Mensagem por gtdII »

Muito obrigado Mário pela excelente explicação.
Amanhã irei abrir um tópico dedicado ao "Bicho" e tentarei publicar todo o progresso do mesmo.
Mario_Marques
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Re: Hibridar AFN

Mensagem por Mario_Marques »

Uma coisa, tu no 1.6, com algum investimento consegues melhorar até bastante o desempenho dele e também melhorar a fiabilidade, o calcanhar de Aquiles dos 1.6 além de claro, hoje em dia terem no geral imenso desgaste, é o sistema de arrefecimento, grande parte devido ao facto de serem motores de injeção indireta, há maneiras de dar a volta a grande parte do problema, pesquisa na área de mecânica do golf MK2, já há por lá até bastante informação sobre o assunto.
Abraço
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Re: Hibridar AFN

Mensagem por gtdII »

Muito obrigado mais uma vez.
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