Válvula pressão da água para radiador sofagem

NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

joaoasduarte Escreveu: 09 mar 2021, 21:35 calma jovem, a tua ultima mensagem foi colocada depois da minha, mas está bem.
Com o carro a trabalhar, ambos os tubos que vão para o radiador de sofagem estão quentes?
Sim eu reparei, ja falamos ao telemovel umas poucas vezes ha uns anos atras, tu sabes quem eu sou. E o meu jeito de ser, e estou sempre super calmo acredita xD. nao leves a peito a minha maneira de falar. sim tenhos os dois tubos quentes com o carro a trabalhar. confirmado por mim. entra e sai agua quente do radiador quente...
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

https://volkswagen.7zap.com/en/rdw/golf ... -19050/#40

Desta imagem se estiver correcta, alguma coisa no meu circuito da agua esta mal ligado, ou engatado em lugares mal engatados. pois dos dois tubos que vao ao radiador quente eu so tenho ai o do motor que esta correcto, o outro vai ligar directo ha porcaria da valvula anulada da refigeraçao do turbo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Ok, se não tens válvulas então uma das coisas que fizeste/verificaste não está ok, não te sobra muitas hipóteses,
1, o termostato abre e fecha mas abre muito antes do tempo ou abre até só com a pressão da agua,
2 outra hipótese é apesar do radiador da sofagem circular água está isolado com lixo e por isso aquece pouco o ar

Editado, sim, o esquema da imagem está correto, os 2 tubos do radiador(radiador da frente do carro) tem de ir ligar ao corpo da bomba de água/termostato, a bomba auxiliar como disse em cima, liga numa ramificação.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Mario_Marques Escreveu: 09 mar 2021, 21:45 Ok, se não tens válvulas então uma das coisas que fizeste/verificaste não está ok, não te sobra muitas hipóteses,
1, o termostato abre e fecha mas abre muito antes do tempo ou abre até só com a pressão da agua,
2 outra hipótese é apesar do radiador circular água está isolado com lixo e por isso aquece pouco o ar

Editado, sim, o esquema da imagem está correto.
Então resumindo... Termoestato novo, radiador novo, torno a tirar tudo fora, torno a fazer tudo de novo, verifico a instalação da tubagem de agua do carro como o esquema que te mandei e faço o teste e tenho que ter ar quente correcto? Invisto nos alhos tambem? assim pode ser que depois de dois fim de semanas seguidos entre sexta ha tarde, sabado e domingo todo o dia ate 21h ou 22h para jantar e parar sirva e va dar ar quente correcto?
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Neste esquema que te falei o tubos do radiador quente sao o 39 e 40 correcto?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Resumindo, mete as ligações todas direitas, se não tens turbo refrigerado a água deves fazer bypass a essa linha pois cria um ponto morto no circuito, e devias arranjar algo que te permita medir temperatura, para veres a temperatura real das coisas, pois é bem possível que o teu radiador da sofagem, apesar de veres água entrar e sair esteja isolado, se assim for não há grande coisa a fazer com ele e é muito comum acontecer, a única solução era vareja-lo e usar uma solução ácida de limpeza, mas isso num radiador desses fica mais caro que meter um novo.
Sim, 39 e 40
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Mario_Marques Escreveu: 09 mar 2021, 21:59 Resumindo, mete as ligações todas direitas, se não tens turbo refrigerado a água deves fazer bypass a essa linha pois cria um ponto morto no circuito, e devias arranjar algo que te permita medir temperatura, para veres a temperatura real das coisas, pois é bem possível que o teu radiador da sofagem, apesar de veres água entrar e sair esteja isolado, se assim for não há grande coisa a fazer com ele e é muito comum acontecer, a única solução era vareja-lo e usar uma solução ácida de limpeza, mas isso num radiador desses fica mais caro que meter um novo.
Sim tens razão, tambem não e o valor do radiador quente e do termoestato que nao faço novo, e ja verifico as ligaçoes dos tubos e valvula de refrigeração so tenho que a ligar pois os fios foram desligados, nao sei foi porque, terei que descobrir claro. Em questao ha imagem se me poderes ajudar em dizer os tubos do radiador de sao entao o 39/40. por que no carro visto de frente dele o tubo da direita e que engata no motor e o outro no tubo de ferro e na imagem mostra me o contrario, nao entendo porque, o resto por la fora diante o vaso de espanção vou verificar um a um.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, o 39 e o 40 são os tubos que ligam no radiador da sofagem, o, as ligações são semelhantes com pequenas diferenças para todos os motores EA827/MD270 desde os mais antigos aos mais modernos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Já agora podes me dar a informação. Foto ilustrativa ou parte Numbers dessa tal peça de válvula de pressão do radiador? Para mais tarde tentar colocar isso...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

NOS, nem todos os modelos/motores de mk2 traziam válvulas, daí ter pedido fotos, e existem vários modelos, por cabo, pneumática, elétrica e mecânica, sinceramente esquece isso, para o nosso clima não justifica além de que não é plug and play e não são nada baratas, as de termostato usadas rondam os 150€, novas já nem há.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Mario_Marques Escreveu: 11 mar 2021, 15:40 NOS, nem todos os modelos/motores de mk2 traziam válvulas, daí ter pedido fotos, e existem vários modelos, por cabo, pneumática, elétrica e mecânica, sinceramente esquece isso, para o nosso clima não justifica além de que não é plug and play e não são nada baratas, as de termostato usadas rondam os 150€, novas já nem há.
Pronto então. Só falei mais porque se soubesse quais são nem que fosse em fotos ilustrativas cada uma depois poderia verificar se tenho alguma. Porque já tenho termoestato e radiador novo mesmo para trocar, vou fazer isso no fds e espero que funcione desta vez com a ligação dos tubos correcta também. Só espero não existir nenhuma dessas válvulas no carro e continue sem ar quente nele. E que não sei quais são mesmo. Mas desde já obrigado por toda a ajuda.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

O "Tio Google" ajuda se procurares pelo assunto, há mais que um modelo e nem todos os carros têm, essas válvulas surgiram/foram alvo de mudança devido a vários problemas que deram na altura, problemas tanto nas válvulas como nos próprios radiadores de sofagem.

Eu só baseado na tua descrição diria que não tens pelas perguntas que fiz em cima e pelas tuas respostas
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Mario_Marques Escreveu: 11 mar 2021, 20:33 O "Tio Google" ajuda se procurares pelo assunto, há mais que um modelo e nem todos os carros têm, essas válvulas surgiram/foram alvo de mudança devido a vários problemas que deram na altura tanto nas válvulas como nos próprios radiadores da sofagem.

Eu só baseado na tua descrição diria que não tens pelas perguntas que fiz em cima e pelas tuas respostas
Pois eu sei, e e o que mais tenho feito, quase que me tira o sono de tantas pesquisas que faço disto 😂, só mesmo porque gosto e acho piada ao modelo em si. Tenho uma BMW e82 mas esse não me dá chatices e está novo. Mas como te disse, como não sei a peça em sim ou tenho um nome próprio mais correcto ou parte Number também não consigo explorar mais sobre o assunto. Sem piquinhas as vezes e uma porcaria 😂 e querer saber mais e mais...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

30 segundos no Google e aparece logo este zé:

https://www.google.com/amp/s/hubnut.org ... -trip/amp/

Isto é um dos muitos modelos.

Eu pessoalmente, carros antigos nem perco tempo a fazer só uma coisa, faço logo tudo e de preferência tudo novo pois sei por muita experiência, são já alguns anos de oficina e restauros, que normalmente se há problema, vai haver mais e mais vale logo renovar tudo, na altura não parece mas ao fim sai mais barato e melhor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Espectacular, muito obrigado. Em principio não tenho nada disso, e sinceramente também nao me vou chatear muito com a peça em si, visto que isso nao vale grande coisa. e sim vou colocar tudo novo agora e vamos ver no que dá. espero vir trazer boas novidades, no fds ja vou comecar a tratar disso, e como nao tirei o tablier, vou aproveitar e fazder tudo melhor e limpar quela parte toda de uma so vez para ficar pronto. Muito obrigado por todo o teu tempo e vou trazer novidades brevemente xD
Responder