Válvula pressão da água para radiador sofagem

Responder
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Boas pessoal, já vai um tempo, voltei de novo.
Bem começo por este erro do titulo, pois troquei tudo e continuo sem ar quente no carro.
termóstato novo, nao e novo mas a trabalhar, substituido pelo antigo dono, confirmado por mim o bom estado dele, radiador da sofagem como novo tambem, sofagem retirrrada completa de uma ponta ha outra para limpeza, verificação e isolamento da mesma com comportas e tudo, prata e essas coisas todas, bla bla bla...
resumindo nao ha mais nada para ver, tudo impecavel, o problema consiste, nao tenho ar quente dentro do carro, parece que quanto mais aquece o carro menos ar quente tenho, vi varias resposta e varios topicos, sobre essa tal valvula que esta logo na frente ao lado do IC meia cilindra, nao sei bem o nome ao certo disso, mas esta desligada, nao sei se trabalha, quis ligar mas nenhum dos fios que foi cortado ou pela ventoinha ou pelo antigo dono nao passa corrente nenhum deles, continua anulado e mesmo assim verifiquei nem e original do carro mas sim de um mercedes, penso que nao havera mal ate eu arranjar um original ou novo. caso aja tambem claro, a questao aqui e se alguem algum dia trocou aquilo se me pode exemplicar, dar umas dicas, dizer o que fazer, se ligo aquilo e experimento se trabalha ou se anulo e mais tarde coloco, resumindo uma ilustraçao em video ou fotos boas para eu mesmo o fazer seria otimo. fico a aguardar respostas e por favor so entendidos sff. Um grande abraço a todos.
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

se me poderem dar o nome ca peça correta em si tambem ajudava muito ou o parte number, para eu pesquisar melhor sobre isso.
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Imagem

Resumindo com foto ilustartiva, esta peça esta desligada no meu carro e mesmo ela sendo de um mercedes, tem alguma coisa a haver com o facto de nao ter ar quente dentro do carro, com o resto de tudo a funcionar e verificado estar ok?
Ja agora como falei se me poderem dar o nome corrdcto da mesma ou parte number seria bom para mais tarde arranjar nova ou mesmo original usada em bom estado, pois mesmo a que tenho estar a trabalhar quero colocar original e tudo direito.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Essa peça assinalada na foto é a bomba de água de refrigeração do turbo e em nada interfere com a sofagem, aliás, se vires o sistema com atenção, essa bomba fica numa ramificação do circuito.
Muito provavelmente uma das coisas que dizes que está bem será a causa de não funcionar, ou então tens algum problema no comando das condutas ou se o teu carro tiver válvula, o problema pode ser na válvula ou no comando da mesma.
A sofagem tem 2 canais, um da flange de lado na cabeça ao radiador da sofagem e outro canal que é do radiador ao tubo de metal que passa no bloco, a válvula, se tiver, fica na saída que vai para o tubo de metal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Mario_Marques Escreveu: 08 mar 2021, 22:48 Essa peça assinalada na foto é a bomba de água de refrigeração do turbo e em nada interfere com a sofagem, aliás, se vires o sistema com atenção, essa bomba fica numa ramificação do circuito.
Muito provavelmente uma das coisas que dizes que está bem será a causa de não funcionar, ou então tens algum problema no comando das condutas ou se o teu carro tiver válvula, o problema pode ser na válvula ou no comando da mesma.
A sofagem tem 2 canais, um da flange de lado na cabeça ao radiador da sofagem e outro canal que é do radiador ao tubo de metal que passa no bloco, a válvula, se tiver, fica na saída que vai para o tubo de metal.
Mas tenho um dos tubos que vai dentro para o radiador quente ligado a essa porcaria de peça. Consegues me explicar isso. E que tal válvula e essa que falam? E que dê tudo que fiz ainda não tenho ar quente dentro do carro e não sei mais o que fazer mesmo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Se puderes, coloca uma foto bem visível dos 2 tubos que no teu carro vão ao radiador da sofagem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Mario_Marques Escreveu: 09 mar 2021, 15:22 Se puderes, coloca uma foto bem visível dos 2 tubos que no teu carro vão ao radiador da sofagem.
Ok. Ao final do dia já as tiro e coloco aqui para verem melhor a minha situação.
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como conbinado aqui estao as fotos, desenhei para poderes ver a posição dos tubos e a direção dos mesmo. aqui alguma coisa esta mal tenho quase a certeza, so ainda nao sei o que. e um dos tubos se nao estou em erro o de entrada do lado esquerdo esta ligado a essa tal valvula em baixo como te falei. e essa valvula cilindra esta desligada, nao trabalha, nem refrigeração a agua no turbo tenho, neste momento deve so andar a oleo ou entao so uma percentagem que de certeza que passa agua nessa valvula ela so esta desligada na ficha, fios cortados, nao por mim, terei que ver como a ligar...
o outro tubo vai ligar directo ha cabeca do motor. nao faço a minima ideia aonde estara o erro sinceramente.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Não me interessa ver a posição dos tubos pois isso sei de cabeça, queria era ver se tinhas ou não válvula de controlo de fluxo e de que tipo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

Imagem

Tem aqui a foto do motor inteiro...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Lamento mas assim não te consigo ajudar, para te poder dar algum tipo de ajuda preciso saber exatamente se o teu tem válvulas e que tipo de válvulas, essa foto não serve para nada, preciso de fotos ao detalhe é dos tubos da sofagem e válvulas caso tenha, se não tiver então muito provavelmente o que disse em cima, que alguma das coisas que dizes que está ok, não está e é a causa do problema.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaoasduarte
Pro
Pro
Mensagens: 1781
Registado: 04 jan 2007, 14:41
Veículos: MK1 Cabby, MK2 TD, MK2 GTD
Localização: Pombal/Guia

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por joaoasduarte »

Só uma questão menos técnica, o radiador de sofagem estará bom?
Não estará entupido?
Só por curiosidade....
Imagem
"Vocês receberam de graça; dêem também de graça." Mateus 10:8
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

desses 2 tubos que te falei, nao tem nada ligado a eles. A ver se me explico bem, um desses tubos engata no motor pronto, o outro engata debaixo da valvula desligada do arrefecimento do turbo que esta desligada como te disse ou anulada, simplesmente essa valvula nao faz nada senao deixar passar agua. termoestato 87 graus, testado numa bacia de agua quente, abre e fecha bem, normal, esta como novo mesmo, radiador da sofagem como novo tambem, teste feito por mim com agua numa boca e a sair na outra, o normal como um novo, conheco a parte interior de tras para a frente e de frente para tras ou de dentro para fora e vice versa, foi tudo abrto, retirado, limpado, troquei os cabos de aço e tudo, levou TUDO NOVO. verifiquei se trabalhava tudo, limpei, isolei, meti prata mais vedantes em esponja e essas coisas todas, o motor da sofagem trabalja 1 2 e 3 mudança sem nenhuma anomalia, ZERO DE ANOMALIAS. tambem conheco o carro bem e como funciona tudo, nao tenho erro nenhum, alem de mais pus um filtro do habitaculo homemad pois nao ha mais disso tudo certo, tudo limpo e verificado a olho meu nao ha intupimentos. fusiveis tudo trocado, retirei os velhos todos e coloquei novos. resumindo a historia, dentro da conversa e sistema de sofagem NAO tem mais nada para verificar, acredsita, mais nada mesmo... RESUMINDO A HISTORIA NOVAMENTE, NAO TENHO AR QUENTE NO CARRO. estara imbruxado? e SO COLOCAR ALHOS E AQUILO FUNCIONA? ENTENDES ME AGORA? estou so a fazer um desabafo, nao leves a mal a minha maneira de falar, tenho 31 anos e uma filha linda para criar ja com 10. Um grande abraço...
NOS
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 13 ago 2012, 15:31
Veículos: 89' Volkswagen mk2 GTD Special
Localização: Distrito Aveiro (OAZ)

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por NOS »

joaoasduarte Escreveu: 09 mar 2021, 21:25 Só uma questão menos técnica, o radiador de sofagem estará bom?
Não estará entupido?
Só por curiosidade....
Joao, le a minha ultima mensagem. ESTA TUDO NOVO, QUAL E A PARTE QUE NAO EXPLIQUEI? existe mais alguma coisa que eu desconheça? so se for isso. E que eu nao sei acredita. podes me falar de tudo que existe da sofagem e eu respondo ok ou nao ok.
joaoasduarte
Pro
Pro
Mensagens: 1781
Registado: 04 jan 2007, 14:41
Veículos: MK1 Cabby, MK2 TD, MK2 GTD
Localização: Pombal/Guia

Re: Válvula pressão da água para radiador sofagem

Mensagem por joaoasduarte »

calma jovem, a tua ultima mensagem foi colocada depois da minha, mas está bem.
Com o carro a trabalhar, ambos os tubos que vão para o radiador de sofagem estão quentes?
Imagem
"Vocês receberam de graça; dêem também de graça." Mateus 10:8
Responder