Alterar caixa golf 2

Responder
S. S. Sousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 27 fev 2020, 22:54
Veículos: VW golf 2

Alterar caixa golf 2

Mensagem por S. S. Sousa »

Boas pessoal
Tenho um golf 2 1.3 gasolina de 4 velocidades o carro aos 110km/h está todo esganado, e disseram-me para alterar para uma caixa de 5, que seria muito melhor.
Alguém é capaz de me ajudar e dizer o que tenho que mudar e melhor relação de caixa???
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Mario_Marques »

Quando dizes enganado significa o quê concretamente?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
S. S. Sousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 27 fev 2020, 22:54
Veículos: VW golf 2

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por S. S. Sousa »

*Esganado quiz dizer.
Para um 1.3 devia andar um pouco melhor, cheguei a ter um polo 1.0 e andava bem melhor.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Mario_Marques »

É assim, meter uma caixa de rapport mais longo pode não te ajudar, bem pelo contrario, pode matar bem mais o carro pois a caixa de 4 é bem curtinha para ajudar a falta de potencia desse motor, o carro só tinha 55cv quando era novo, com a idade eles vão "fugindo" caixa mais longa exige mais do motor, a vantagem da caixa de 5 é que tem mais uma marcha pelo que as relações mais longas ficam melhor distribuidas mas não faz milagres.
Esses carros em novos era quase 17s dos 0-100 pelo que dar velocidades altas é um martirio, o polo anda melhor sim.
Podes tentar procurar uma caixa de 5 compativel com esse motor, atenção que esse motor precisa de uma caixa especifica pois é um EA111 e só caixas especificas vão dar, encontras por ex em alguns polo, golf mk3.
Opinião pessoal, não gastava dinheiro numa caixa até rever esse motor todo ou mesmo optava possivelmente por fazer um upgrade de motor e caixa ou a melhor opção se a performance é algo que te incomoda mesmo muito, trocar de carro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
S. S. Sousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 27 fev 2020, 22:54
Veículos: VW golf 2

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por S. S. Sousa »

Vou fazer um upgrade de motor e colocar um 1.3 gt de um polo.
O meu carro está em óptimo estado de carroçaria e eu adoro o carro é impensável desfazer-me dele.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Mario_Marques »

Se trocares só o motor não irás ganhar nada de significativo, o motor é melhor que o teu mas a magia toda vem da injecção eletronica, ou seja, tens de aplicar também a injecção eletronica do polo completa, que para quem não tem ideia, encontrar em 2020 uma que não esteja toda lixada é missão impossivel e os componentes novos não são propriamente baratos, alguns custam mais que o carro, exemplo AFM\VAF.
Contas feitas vai-te as vezes para o preço de um mk2 gti 8v ou mais e não é nem parecido a um gti 8v, se é mesmo a tua ideia faz, mas pensa muito bem antes de fazer pois se queres algo de alta qualidade custa muito mais que o que estás a imaginar, sei por experiencia.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
S. S. Sousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 27 fev 2020, 22:54
Veículos: VW golf 2

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por S. S. Sousa »

Quero arranjar um motor completo, algo que seja pegar e montar tudo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Mario_Marques »

Não é chegar e montar, vais de montar o sistema de injecção eletronica completo, se não tencionas fazer isso acredita, deixa-te estar quieto que estás melhor, o motor do polo gt tem o desempenho que tem graças especialmente á injecção electronica multiponto, o resto das diferenças significativas é na cabeça do motor essencilamente mas o principal é a injecção eletronica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
S. S. Sousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 27 fev 2020, 22:54
Veículos: VW golf 2

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por S. S. Sousa »

Qual motor me aconselhas a pôr?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Mario_Marques »

É complicado, pois isso envolve quanto podes ou estas disposto a gastar e já sei que o sonho de toda a gente é gastar 250 euros e fazer 250 cavalos :lol:
Isso nunca vai acontecer, precisas de um motor, precisas de uma gestão de combsutivel, precisas de um sistema de ignição, precisas de um sistema de escape, precisas de um sistema de refrigeração, possivelmente renovar a travagem e suspensão, chegas ao fim tens o valor de um gti ou bem mais.

A opção de arranjares uma conversão completa de um polo GT, motor, escape, sistema inejcção completo, sistema eletrico completo, sistema de ignição completo, centralina, relés, AFM, caixa de ar, etc, etc, etc, etc, é das coisas mais baratas por cavalo que se pode fazer nesse carro, mas mesmo assim vais chegar ao fim e se um dia o carro ficar bom vais perceber quanto dinheiro tiveste de enterrar.

Carburadores? é uma hipotese, eu pessoalmente quero distancia deles, o que não se gasta na injecção eletronica gasta-se em gasolina e paciencia...!

Coisa boa e sem grandes complicações, sacar esse 1.3 fora, renova-lo todo, preparar a cabeça e instalar uma cam desportiva, trocar o carburador original por outro adequado, melhorar colectores de escape, mesmo assim, se fores ver o preço das peças vais ver que rapidamente vai 1000e ao ar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
S. S. Sousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 27 fev 2020, 22:54
Veículos: VW golf 2

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por S. S. Sousa »

Eu tenho um conhecido que vende o polo gt dele por 600€ esteticamente o carro está uma lástima, e pensei em comprar o carro e passar tudo de um para o outro, isto se der.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Mario_Marques »

É uma boa solução apesar de que nunca na vida dava 600e por um carro desses, 600e desse polo, mais 500\600 do teu com sorte porque agora nesta altura esta meio que na moda até a moda passar.....

https://www.olx.pt/carros-motos-e-barco ... rice%3Aasc

Caso vás em frente, antes de fechares negocio, certifica-te que a compressão do motor esta boa(manda fazer um teste, é dinheiro bem investido!), que tudo que é do motor esta ok, que o motor não tem problemas de aquecimento, juntas, etc é que 600e para mim por um carro desses é muito, mas hoje em dia talvez por causa dos anuncios gratis é tudo caro portanto ja não digo nada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Loumac
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 24 jul 2012, 13:49
Veículos: Golf gti 16v Caddy mk1 tdi Passat 35i tdi

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Loumac »

O problema destas alterações, começa realmente o quanto se quer e pode abrir os cordões á bolsa. Começa mas não acaba ai. Por a mecanica do polo gt ( completa) é bom. Já fica (se a memória não me falha) com 78cv, mas do gti 8v é melhor, 110 ou 112cv, mas ainda melhor o 16v que em minha opinião é o motor certo para essa carroceria, e para usar no dia a dia com consumos moderados para 139cv. Querendo subir, há o g60 ( esqueci-me do g40 que é um gt com o compressor e 115cv e um belo motor, o dificil é arranjar um bom) subindo ao topo desse tempo, o vr6. Resumindo é um nunca mais acabar. Qualquer que seja a opção que venha a escolher, aconcelho-o por experiencia própria a se possivel comprar o carro doador inteiro para ter sucesso, e menos (muito menos) dores de cabeça.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar caixa golf 2

Mensagem por Mario_Marques »

O problema das alterações, eu trabalho com carros alterados á alguns anos e sou dono de alguns, boas alterações não são baratas nem tão fáceis de fazer quanto parece, meter um motor num carro é simples, meter esse motor a funcionar direito, com consumos, emissões, utilização a frio, quente, trânsito, as vezes pode ser um enorme desafio até porque grande parte das pessoas vai tentar fazer isso com material usado que muitas vezes não está ok.
Depois, um carro não é só um motor, é tudo a funcionar em harmonia, suspensão, conforto, travagem, direção, segurança no geral.

É muito fácil mesmo fazer um carro que anda muito e trocar um motor, tudo o resto não é.


Neste caso em particular, o teu 1.3 eu sei o que ficava ai bem, só que isso ficava mais caro que comprares logo um carro bom.
A coisa mais moderada e com melhor benefício de €/Hp seria aplicar um G40 que é o motor mais fácil e potente de série que existe de instalar ai, o segundo melhor o do pólo GT que tem 75ps.
O motor do pólo GT modificado faz potencia considerável atmosférico mas os custos são elevados de fazer algo assim, não chegam 3500e e só um bom especialista faz mas saca mais de 130cv e faz uma valente rpm.
Se vires o meu projeto de mk1, eu tinha um 1.8 atmosférico, passei para um 1.8turbo agora vou ter de ir para o meio termo, um simples 2.0 8v atmosférico que é o melhor compromisso geral para o que procuro, no meu caso algum material é relativamente barato, um motor custa menos que uma árvore de cames.
Se o meu carro não fosse já 1.8, fosse dos motores mais pequenos, possivelmente teria ido para um motor de pólo GT ou G40, no golf 1 os carros com Motor tipo Ea111 tem fixação de apois diferente dos EA827, ou seja, teria de cortar e soldar apoios caso quisesse trocar de tipo de motor, coisa que na altura não queria, pois tinha andado a sondar os G40 antes de me virar para o 1.8turbo e o 2.0 8v atmosférico, mas eu antes de comprar o carro andei a ver o que podia ou não fazer para ter logo o que queria, uma boa base, se pegasse num 1.3 seria muito pior, o meu de origem já trazia praticamente tudo para fazer o resto fácil e também de origem já não se mexia mal e fazia tudo dentro do razoável/bom.

Para teres uma noção, ainda sem ter o carro a andar com o novo motor já tenho bastantes €€ em material, sendo que só na árvore de cames foram logo 250e e a cabeça preparei-a eu na minha bancada de fluxos pois só preparar uma cabeça gastas facilmente 600e falando numa preparação básica para estrada, se for para competição fica mais do dobro disso, e ainda não comprei a centralina que quero nem uma porrada de coisas em falta.
É um resumidamente um péssimo investimento, se eu quisesse um carro mesmo muito rápido teria comprado outro carro, optei por este pois sabia o que podia fazer, como fazer, custos e ter uma boa base, custou o dobro de outros mais básicos do mesmo modelo na altura, mas agora poupo no resto pois tenho uma base muitoooooooo melhor para trabalhar, eu caí foi no erro inicial de fazer um motor muito potente e o carro ficou péssimo, agora estou a fazer algo mais racional.

Se fosse fazer novamente a compra, hoje em dia, possivelmente em vez do golf 1 1.8i cabriolet teria logo comprado um golf MK2 GTI 8v de injeção eletronica e feito no golf 2 o que estou a fazer neste, a receita é exatamente a mesma, foi a minha falha de não fazer logo isso na altura.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder