Coletores PD130 + K24
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Coletores PD130 + K24
Boas pessoal, recentemente apliquei uns coletores do PD130 mas com o bocal virado para o lado do pendura no meu mk2 com motor 1y "1.9D", o que acontece é que o caracol do k24 bate nos coletores, nem mesmo desbastando as duas coisas vai caber pois já estive a medir e não tem como. Gostaria de saber se alguém tem conhecimento se há alguma bolacha/junta/anilha para fazer altura na união do turbo ao colector de modo a que o caracol não bata no coletor. Obrigado
- Mario_Marques
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Re: Coletores PD130 + K24
É mais fácil ajudar-te se colocares uma foto de forma a que se perceba o que está a bater.
Há umas juntas próprias para afastar o coletor de escape da cabeça mas é coisa pequena.
Outra opção é mandares fazer um espacador entre o turbo, na flange e a flange do próprio coletor ao turbo mas lembra-te sempre de duas coisas, uma, o calor do turbo vai para o coletor de admissão e se mudares o turbo de posição mexes com a posição de tudo que fica agarrado a ele.
E depois a diferença do coletor não é imensa e se ele aquecer muito lá se vai o ganho que ias ter nele.
Nesse link tens aí um teste interessante:
https://malonetuning.com/manifold-intake-1-9l-tdi
E se a tua cabeça não tiver já preparada para esses coletores até podes é perder rendimento, não sei se o teu motor é um caso desses mas os motores antigos trazem portas de admissão redondas e bastante fechadas para o ar ganhar mais velocidade.
Cheguei a fazer o contrário do que queres, pegar em coletor 1y e prepara-lo para motores modernos e tinha na altura de os abrir bastante para ficarem com o perfil correto.
E tinha também de os revestir com cerâmica senão aquilo absorvia o calor todo e destruía o trabalho de um bom ic, descobri isso ao montar o map dentro do coletor.
Há umas juntas próprias para afastar o coletor de escape da cabeça mas é coisa pequena.
Outra opção é mandares fazer um espacador entre o turbo, na flange e a flange do próprio coletor ao turbo mas lembra-te sempre de duas coisas, uma, o calor do turbo vai para o coletor de admissão e se mudares o turbo de posição mexes com a posição de tudo que fica agarrado a ele.
E depois a diferença do coletor não é imensa e se ele aquecer muito lá se vai o ganho que ias ter nele.
Nesse link tens aí um teste interessante:
https://malonetuning.com/manifold-intake-1-9l-tdi
E se a tua cabeça não tiver já preparada para esses coletores até podes é perder rendimento, não sei se o teu motor é um caso desses mas os motores antigos trazem portas de admissão redondas e bastante fechadas para o ar ganhar mais velocidade.
Cheguei a fazer o contrário do que queres, pegar em coletor 1y e prepara-lo para motores modernos e tinha na altura de os abrir bastante para ficarem com o perfil correto.
E tinha também de os revestir com cerâmica senão aquilo absorvia o calor todo e destruía o trabalho de um bom ic, descobri isso ao montar o map dentro do coletor.
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Re: Coletores PD130 + K24
Aquele bom efeito de "swirl" projetado de fábrica, que o pessoal arruína logo com aquelas invenções de espetar peças à molhada no motor e elas lá que se entendam umas com as outrasMario_Marques Escreveu: ↑23 set 2019, 18:20 ...
os motores antigos trazem portas de admissão redondas e bastante fechadas para o ar ganhar mais velocidade.
...
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Re: Coletores PD130 + K24
hoje tiro foto para perceberem melhor, mas lendo o teu comentário, fiquei um pouco confuso pois tenho lido que admissão pd como tem mais caudal de ar e já tem melhor construção para fluxo do ar, não terei ganhos num 1.9D? Eu tinha o coletor de origem do 1.6 com t2 e já estava muitíssimo engraçado, a minha intenção agora era aumentar a quantidade de ar com coletor+turbo maior. Já agora gostaria de saber a vossa opinião.Mario_Marques Escreveu: ↑23 set 2019, 18:20 É mais fácil ajudar-te se colocares uma foto de forma a que se perceba o que está a bater.
Há umas juntas próprias para afastar o coletor de escape da cabeça mas é coisa pequena.
Outra opção é mandares fazer um espacador entre o turbo, na flange e a flange do próprio coletor ao turbo mas lembra-te sempre de duas coisas, uma, o calor do turbo vai para o coletor de admissão e se mudares o turbo de posição mexes com a posição de tudo que fica agarrado a ele.
E depois a diferença do coletor não é imensa e se ele aquecer muito lá se vai o ganho que ias ter nele.
Nesse link tens aí um teste interessante:
https://malonetuning.com/manifold-intake-1-9l-tdi
E se a tua cabeça não tiver já preparada para esses coletores até podes é perder rendimento, não sei se o teu motor é um caso desses mas os motores antigos trazem portas de admissão redondas e bastante fechadas para o ar ganhar mais velocidade.
Cheguei a fazer o contrário do que queres, pegar em coletor 1y e prepara-lo para motores modernos e tinha na altura de os abrir bastante para ficarem com o perfil correto.
E tinha também de os revestir com cerâmica senão aquilo absorvia o calor todo e destruía o trabalho de um bom ic, descobri isso ao montar o map dentro do coletor.
- Mario_Marques
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Re: Coletores PD130 + K24
A questão é, isso que ouviste até pode ser verdade como não ser ninguém te apresentou factos ou motivos, o que te apresentei são factos e motivos e todos dão para verificar e medir.
Muita gente só porque o carro ficou com comportamento diferente já acha que ganhou algo pois pouca gente se vai dar ao trabalho de medir os ganhos, isso custa dinheiro e obriga a pensar e perceber, da bem menos trabalho tentar copiar algo que se acha que funciona.
Mas verifica por ex o que te disse das janelas, mede as temperaturas antes e depois em condições controladas e vê o link que coloquei em que testaram vários modelos de coletores.
Posso adicionar que o teste não foi feito nas melhores condições e que quem o fez não era provavelmente eng mecânico pois testaram na cabeça do motor mas não tem válvulas nem o resto, e há algumas leis físicas na movimentação de gases e fluidos, seguem sempre o caminho de menor resistência e num motor nunca tens as 4 válvulas abertas ao mesmo tempo, logo o ar é sempre todo forçado para o único caminho disponível e neste caso é mesmo forçado porque o carro não é atmosférico.
Se tiveres a cabeça á medida desse coletor, se ele não absorver o calor todo radiaddo pelo turbo terás sim um ganho mas é muito pequeno ao ponto de não se notar, nada daquilo que as pessoas as vezes dizem, se preferes também não notas pois são coisas pequenas, tanto no ganho como na perda.
Em baixo vez foto do problema que acontece em alguns casos, não sei se o teu será um deles mas deves confirmar.
Os coletores tem formas diferentes porque um está feito para um desenho de canal de colaça, outro para outro, injeção direta vs injeção indireta.
Muita gente só porque o carro ficou com comportamento diferente já acha que ganhou algo pois pouca gente se vai dar ao trabalho de medir os ganhos, isso custa dinheiro e obriga a pensar e perceber, da bem menos trabalho tentar copiar algo que se acha que funciona.
Mas verifica por ex o que te disse das janelas, mede as temperaturas antes e depois em condições controladas e vê o link que coloquei em que testaram vários modelos de coletores.
Posso adicionar que o teste não foi feito nas melhores condições e que quem o fez não era provavelmente eng mecânico pois testaram na cabeça do motor mas não tem válvulas nem o resto, e há algumas leis físicas na movimentação de gases e fluidos, seguem sempre o caminho de menor resistência e num motor nunca tens as 4 válvulas abertas ao mesmo tempo, logo o ar é sempre todo forçado para o único caminho disponível e neste caso é mesmo forçado porque o carro não é atmosférico.
Se tiveres a cabeça á medida desse coletor, se ele não absorver o calor todo radiaddo pelo turbo terás sim um ganho mas é muito pequeno ao ponto de não se notar, nada daquilo que as pessoas as vezes dizem, se preferes também não notas pois são coisas pequenas, tanto no ganho como na perda.
Em baixo vez foto do problema que acontece em alguns casos, não sei se o teu será um deles mas deves confirmar.
Os coletores tem formas diferentes porque um está feito para um desenho de canal de colaça, outro para outro, injeção direta vs injeção indireta.
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Re: Coletores PD130 + K24
Isto é um teste de um carro já fortezinho em que a única mudança dos dois testes foi o coletor de admissão, mas é um coletor da Passenger performance, é um coletor de 400e desenhado especialmente para performance e desenvolvido em banco de fluxos.
Como se pode ver os ganhos não são por aí além mesmo se tratando de um carro já puxado um pouco em que os ganhos de fluxo são mais notórios, conta com turbo moderno vnt com compressora de 52mm, êmbolo 11, bicos, bomba no depósito, cam, ic, escape, radiador óleo e combustível, o carro é um TDI moderno, alh 90cv de bomba vp37.
Não há dados dos testes para saber se ambos estavam nas mesmas condições de temperatura e humidade ambiente é que uma diferença de 6cv pode vir de algo do gênero, as vezes o mesmo carro em dias diferentes da isso ou mais de diferença
ou o mesmo carro em vários testes continuos, mas notoriamente subiu um pouco o regime do motor.
Esse coletor tem plenum grande, ar perfeitamente distribuído nos 4 cilindros, é afastado do turbo e escape e tem o máximo de fluxo que a cabeça original consegue admitir.
O coletor original apresenta valores mais baixos no teste mas atinge mais cedo, no fim de rotação as linhas estão praticamente sobrepostas
Como se pode ver os ganhos não são por aí além mesmo se tratando de um carro já puxado um pouco em que os ganhos de fluxo são mais notórios, conta com turbo moderno vnt com compressora de 52mm, êmbolo 11, bicos, bomba no depósito, cam, ic, escape, radiador óleo e combustível, o carro é um TDI moderno, alh 90cv de bomba vp37.
Não há dados dos testes para saber se ambos estavam nas mesmas condições de temperatura e humidade ambiente é que uma diferença de 6cv pode vir de algo do gênero, as vezes o mesmo carro em dias diferentes da isso ou mais de diferença
ou o mesmo carro em vários testes continuos, mas notoriamente subiu um pouco o regime do motor.
Esse coletor tem plenum grande, ar perfeitamente distribuído nos 4 cilindros, é afastado do turbo e escape e tem o máximo de fluxo que a cabeça original consegue admitir.
O coletor original apresenta valores mais baixos no teste mas atinge mais cedo, no fim de rotação as linhas estão praticamente sobrepostas
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Re: Coletores PD130 + K24
Hmm, sendo assim penso que terei algum ganho com os coletores do pd, pois também já os tenho montado no sitio. Em relação ás janelas, o desenho é mais parecido com os do pd, pois os do 1.6 são redondos e na cabeça do motor são ligeiramente ovais como os do pd. Visto que tens muito mais conhecimento que eu, qual deles escolherias, do 1.6 stock ou do pd130?
Aqui está o meu problema:
https://ibb.co/JrNCbLZ
Aqui está o meu problema:
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- Mario_Marques
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Re: Coletores PD130 + K24
Eu acho que no teu caso nem perto dos 6cv vais conseguir, o coletor do teste é muito superior a um coletor de série, carro do teste produz cerca de mais 60% do caudal de ar do teu k24 e é muito mais rápido a encher e a cabeça desse carro também escoa muito mais ar que o teu e não leva calor do turbo pois é montado para baixo e tem isolamento térmico.
Pela foto diria que com a opção que te dei do espacador te safas fácil e até pode dar inclinação para afastar mais, não te esqueças de arranjar é algo para isolar o calor do escape do coletor de admissão senão podes ter realmente é perdas.
Pela foto diria que com a opção que te dei do espacador te safas fácil e até pode dar inclinação para afastar mais, não te esqueças de arranjar é algo para isolar o calor do escape do coletor de admissão senão podes ter realmente é perdas.
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Re: Coletores PD130 + K24
Isolante vai levar antes de acabar, sabes algum sitio que venda esse material? Online ou loja fisica para os lados da margem sul?
- Mario_Marques
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Re: Coletores PD130 + K24
Eu pessoalmente faço os meus isolamentos com chapas de alumínio(várias sobrepostas) tinta de isolamento cerâmico e tela de isolamento ignifuga, uso o material dependendo das situações e espaço disponível.
Essa tela da foto nesse material é bastante cara...não uso daquelas de 20euros, a que uso custa umas quantas vezes isso mas dura praticamente a vida toda do carro, as de 20e duram com sorte 5 anos se o carro não aquecer muito e deixam passar grande parte do calor, a chapa costumo usar essas Audi ou fabricar na oficina.
Essa tela da foto nesse material é bastante cara...não uso daquelas de 20euros, a que uso custa umas quantas vezes isso mas dura praticamente a vida toda do carro, as de 20e duram com sorte 5 anos se o carro não aquecer muito e deixam passar grande parte do calor, a chapa costumo usar essas Audi ou fabricar na oficina.
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Re: Coletores PD130 + K24
Referia-me à bolacha para fazer altura entre o coletor e o turbo. Sabes do que falo certo? Para conseguir meter estes coletores preciso de pôr uma bolacha entre o coletor de escape é o turbo, para fazer altura de modo a que o caracol não fique a bater nos coletores de admissão.
- Mario_Marques
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Re: Coletores PD130 + K24
O espaçador o melhor é tirares as medidas exatas, fazeres o desenho da peça e passares numa empresa de maquinação/torneio, não esquecer que se quiseres dar ângulo depois tem de se usar anilhas próprias.
Isto por ex é um espaçador de flange T3/T4 bastante comum no eBay
Isto por ex é um espaçador de flange T3/T4 bastante comum no eBay
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Re: Coletores PD130 + K24
Pois sendo assim vou optar por ir onde mandei retificar a cabeça. Agradeço imenso a tua paciência e ajuda amigo!
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Re: Coletores PD130 + K24
Boas. No meu caso( colector 1.9d e vnt2052) os dois colectores foram faceados em angulo,de modo a que ao encaixar ficassem a afastar-se um do outro.
Tive também q soldar a parte quente do turbo directamente ao colector de escape,no sitio q dp n batia no apoio de motor.
Tive também q soldar a parte quente do turbo directamente ao colector de escape,no sitio q dp n batia no apoio de motor.
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Old school ...my way of life
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