afinaçao coloivers

Responder
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 159
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

afinaçao coloivers

Mensagem por tjproject »

boa noite será que alguem me poderia ajudar, ja tenho a bastante tempo coloivers jom blueline no meu golf mas o que se passa é o seguinte eu afeinei os 2 da frente da mesma medida medi do fim do amortecedor ate a rosca principal antes da contra-rosca, e atraz da mesma maneira sendo que atraz deixei mais alto que a frente so que o que se sucede e o seguinte estive a confirmar e o carro de trazeira parece que fica mais assapado do lado esquerdo, pelo que andei eu e amigo meu afinar e para o carro ficar certo atraz o coloiver nao vai ficar da mesma medida que o outro, por ex: do lado direito tenho 21 e do outro lado por exemplo tenho 28/29 e so assim é que o carro fica certo e mesmo assim a medir da aba ao chao fica lado esq 48cms e lado direito 48,2cms e a frente fica lado esquerdo 46 qualquer coisa ja nao me recordo e a frente lado direito da quase 1cm diferença do lado esquerdo, mas a olhar carro em si parece que esta direito assim, a minha questao é a seguinte nao fazerá diferença a diferença de alturas? e que uma mola vai ficar mais dura que a outra a meu ver... ou volto a por ambos da mesma medida, eu exprimentei e como eu tinha antes para agora nao noto nenhuma diferença no comportamento do carro...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: afinaçao coloivers

Mensagem por Mario_Marques »

Sabias que os coilovers originalmente não foram inventados para se rebaixar carros mas sim para se poder equilibrar pesos do carro? :D

É por isso que te dá medidas diferentes pois obviamente o peso nos 4 cantos não é igual e possivelmente também ainda não deves ter percebido que há uma relação direta de cruzamento entre a roda fr es-tr dr / fr dir-tr Esq quando mexes numa fazes efeito oposto na roda que cruza.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 159
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

Re: afinaçao coloivers

Mensagem por tjproject »

sim eu isso sei, sei que se mexer no coloiver frente direito vai mexer com a trazeira lado esquerdo e vice versa, mas a questao e se nao fazerá diferença estarem com medidas diferentes, o que conta é no tamanho na afinaçao do coloiver ou na altura do chao a cava da roda? porque eu tenho receio que a fazer curvas o desempenho possa nao ser o mesmo por estarem diferentes
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: afinaçao coloivers

Mensagem por Mario_Marques »

O que conta para o desempenho não é o aspeto é a performance do amortecedor e mola que no caso dos jom não é brilhante, a distribuição de pesos que sem balanças não consegues ajustar e o curso e geometria da suspensão.

Logo mete isso de forma a que fique ao teu gosto que é o que importa e não penses muito sobre isso :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: afinaçao coloivers

Mensagem por bys »

No meu 1.3 que tinha jom andava assim
A frente tinha diferença de um lado para o outro de quase 2 cm ( isto para estar certinho a distancia entre o pneu e a cava)
E a traseira a diferença era cerca de 1cm
Andei assim uns bons anos e zero problemas...
Por isso mete a altura que queres e bem alinhado para não teres o carro de esguelha 🤣🤣
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 159
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

Re: afinaçao coloivers

Mensagem por tjproject »

entao pode ser da qualidade dos coloivers? e que o meu medo era que uma mola ficasse mais dura que a outra mas a verdade e que mesmo dps ja ter apertado pouco mais a mola a do lado direito a mola nao se mexia e a do lado esq mexia ainda como se tivesse solta, o meu medo era mesmo que pudesse interferir sendo assim vou acertar por fora a altura entre cavas ao chao a ficar a frente igual e atraz igual das cavas ao chao com diferença 1cm da frente, eu ando com meu charriot a 8cms do chao, mas tambem queria era ver o que posso fazer porque ele zorra mt ao virar nas abas, e eu queria manter as abas cravadas e nao coladas :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: afinaçao coloivers

Mensagem por Mario_Marques »

Não é da qualidade aquilo que te estás a queixar, muita gente não faz ideia disso, mas os carros e quase tudo que existe no mundo no geral não têm distribuição de pesos uniforme e homogénea, ou seja, nos 4 cantos do carro tens pesos diferentes, tu sem balanças e alguma experiência/conhecimento de dinâmica nunca consegues ajustar correctamente os coilovers pois como já disse, eles não foram inventados para se poder rebaixar carros, foram inventados para ajustar o balanço de massas de um carro, depois é que vieram os chineses e os sucatances e se lembraram de pegar nisso e fazer uma versão para baixar carros :lol:

Quando mexes numa roda alteras o peso em outra roda e por isso nunca consegues acertar, mas fica uma dica, a roda frente esquerda interfere com a roda traseira direita, a roda da frente direita afeta a roda traseira esquerda, ou seja, um exemplo:

Sobes a roda da frente esquerda, vai-te baixar aumentar a carga na roda traseira direita e vice versa.
Claro que tu sem balanças nunca consegues corrigir isto a ficar perfeito nem lá perto mas sempre te ajuda para não andares como o pessoal costuma andar que até dá vontade de rir quem está a ver, as voltas e voltas e nunca acertam pois não percebem como funciona a distribuição de pesos do carro e suspensão, mexem num lado lixam o outro e andam ali tipo gato atrás do rabo uma tarde inteira como já vi muitas vezes :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder