Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Responder
ULLRICH
Pro
Pro
Mensagens: 2700
Registado: 19 abr 2011, 23:49
Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
Localização: Odivelas | Lisboa

Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por ULLRICH »

Boa noite, tenho uma duvida no que toca a ao quadrante do mk2 GTD. Como meto as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 com swap TDI ? Não quero trocar o quadrante pelo do mk3 e etc.

Obrigado
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
LeviAlmeida
Amateur
Amateur
Mensagens: 201
Registado: 20 jul 2014, 15:14
Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por LeviAlmeida »

Primeiro de tudo, de que ano é o teu mk2?

No caso da B4 (possivelmente igual a outros tdi) no instalação de motor motor na ficha G1 pino 12 (fio de cor preto com verde) sai o sinal de rpm vindo da ECU. Através da caixa de fusíveis esse sinal vai sair na ficha U1 pino 6 que liga no quadrante. Se o teu Mk2 já for CE2 nem precisas de alterar nada em princípio. É só ligar fichas.
ULLRICH
Pro
Pro
Mensagens: 2700
Registado: 19 abr 2011, 23:49
Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
Localização: Odivelas | Lisboa

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por ULLRICH »

É de 1991 é CE2. E o swap vem de um ibiza 6k tdi afn
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
LeviAlmeida
Amateur
Amateur
Mensagens: 201
Registado: 20 jul 2014, 15:14
Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por LeviAlmeida »

Então em princípio é só ligar fichas e fica a trabalhar.
gladblu
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 09 jun 2016, 12:20
Veículos: Golf II

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por gladblu »

LeviAlmeida Escreveu: 03 dez 2018, 09:42 Primeiro de tudo, de que ano é o teu mk2?

No caso da B4 (possivelmente igual a outros tdi) no instalação de motor motor na ficha G1 pino 12 (fio de cor preto com verde) sai o sinal de rpm vindo da ECU. Através da caixa de fusíveis esse sinal vai sair na ficha U1 pino 6 que liga no quadrante. Se o teu Mk2 já for CE2 nem precisas de alterar nada em princípio. É só ligar fichas.
Tenho swap 1.9 feito... É CE1 o meu.. fiz as ligações do motor... No entanto, tou á quem para ligar o conta rotações.. não está fácil...
Qual é o fio (ficha e nr) que trás o sinal para a caixa de fusíveis?
LeviAlmeida
Amateur
Amateur
Mensagens: 201
Registado: 20 jul 2014, 15:14
Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por LeviAlmeida »

gladblu Escreveu: 26 dez 2018, 19:27
LeviAlmeida Escreveu: 03 dez 2018, 09:42 Primeiro de tudo, de que ano é o teu mk2?

No caso da B4 (possivelmente igual a outros tdi) no instalação de motor motor na ficha G1 pino 12 (fio de cor preto com verde) sai o sinal de rpm vindo da ECU. Através da caixa de fusíveis esse sinal vai sair na ficha U1 pino 6 que liga no quadrante. Se o teu Mk2 já for CE2 nem precisas de alterar nada em princípio. É só ligar fichas.
Tenho swap 1.9 feito... É CE1 o meu.. fiz as ligações do motor... No entanto, tou á quem para ligar o conta rotações.. não está fácil...
Qual é o fio (ficha e nr) que trás o sinal para a caixa de fusíveis?
Tal como disse acima a ficha é a G1 pino 12
Para identificares na instalação de motor usa este link http://www.a2resource.com/electrical/CE2.html É uma ficha de cor branca com 12 pinos.
Na caixa de Fusíveis tens de ligar na ficha D pino 26 usa este link para veres qual é a ficha http://www.a2resource.com/electrical/CE1.html
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por filo »

isso nao vai funcionar, tens que arranjar um conversor de sinal.
LeviAlmeida
Amateur
Amateur
Mensagens: 201
Registado: 20 jul 2014, 15:14
Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por LeviAlmeida »

filo Escreveu: 27 dez 2018, 19:10 isso nao vai funcionar, tens que arranjar um conversor de sinal.
Não? Porque é que dizes isso?
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por filo »

Nao. o sinal de um tdi vem da centralina a 5volt para o quadrante, ja a do td vem do alternador a 12 volts, portanto quando utilizas um sinal de rpm de tdi num quadrante td a potencia que a centralina envia nao e suficiente para fazer o ponteiro mexer, ele mexe mas muito pouco e tudo pela baixa potencia do sinal.
ULLRICH
Pro
Pro
Mensagens: 2700
Registado: 19 abr 2011, 23:49
Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
Localização: Odivelas | Lisboa

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por ULLRICH »

filo Escreveu: 27 dez 2018, 19:10 isso nao vai funcionar, tens que arranjar um conversor de sinal.

E tens link disso ? Ou sabes onde se arranja ?
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
gladblu
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 09 jun 2016, 12:20
Veículos: Golf II

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por gladblu »

LeviAlmeida Escreveu: 27 dez 2018, 12:02
gladblu Escreveu: 26 dez 2018, 19:27
LeviAlmeida Escreveu: 03 dez 2018, 09:42 Primeiro de tudo, de que ano é o teu mk2?

No caso da B4 (possivelmente igual a outros tdi) no instalação de motor motor na ficha G1 pino 12 (fio de cor preto com verde) sai o sinal de rpm vindo da ECU. Através da caixa de fusíveis esse sinal vai sair na ficha U1 pino 6 que liga no quadrante. Se o teu Mk2 já for CE2 nem precisas de alterar nada em princípio. É só ligar fichas.
Tenho swap 1.9 feito... É CE1 o meu.. fiz as ligações do motor... No entanto, tou á quem para ligar o conta rotações.. não está fácil...
Qual é o fio (ficha e nr) que trás o sinal para a caixa de fusíveis?
Tal como disse acima a ficha é a G1 pino 12
Para identificares na instalação de motor usa este link http://www.a2resource.com/electrical/CE2.html É uma ficha de cor branca com 12 pinos.
Na caixa de Fusíveis tens de ligar na ficha D pino 26 usa este link para veres qual é a ficha http://www.a2resource.com/electrical/CE1.html


Exatamente... Foi através desses manuais que fiz a minha instalação... Já tentei várias maneiras, mas o ponteiro da rotação não meche... Já ouvi falar desse tal conversor, mas nunca me disseram onde o comprar, e como o ligar
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por filo »

tsw21 Escreveu: 30 jan 2017, 20:22 boas que ficha falas que n tens onde ligar?o imobilizador e esta caixa pretaImagemtens 2 opcoes ou metes isso a funcionar com o imobilizador,que no diy do swap explica isso ou pegas na unidade do motor e mandas retirar o imobilizador,mas devias ver o rele 109 que e o que faz abrir a valvula de corte de combustivel e velas tambem. e eu pessoalmente e vou dar te a minha opiniao 1ºdevias ter connvertido o carro para ce2 e depois devias ter arranjado uma passat 35i que a mecanica e toda praticamente toda plug and play e depois devias pesquisar em meter o quadrante de origem a pessoal que mete um conversor de sinal de rpm para as rotacoes segue um link que eu encontrei com tacho booster que encontrei isto home made ou entao largas alguns euros e compras um conversor de sinal das rpms isto pq o conta rpms trabalha com 12v e a unidade trabalha com 5v ou 6v logo tinhas de ter algo que te convertesse 5v/6v para 12v para as rpms trabalharem certo.segue uns links interessantes http://www.toymods.org.au/forums/thread ... ho-BoosterImagem
LeviAlmeida
Amateur
Amateur
Mensagens: 201
Registado: 20 jul 2014, 15:14
Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Como ter as RPM's a funcionar no quadrante do mk2 (swap tdi)

Mensagem por LeviAlmeida »

filo Escreveu: 27 dez 2018, 19:20 Nao. o sinal de um tdi vem da centralina a 5volt para o quadrante, ja a do td vem do alternador a 12 volts, portanto quando utilizas um sinal de rpm de tdi num quadrante td a potencia que a centralina envia nao e suficiente para fazer o ponteiro mexer, ele mexe mas muito pouco e tudo pela baixa potencia do sinal.
Ok já estou a perceber o que queres dizer. Acho que a questão não se prende com a diferença de voltagens mas sim com a diferença no tipo de sinal de saída.

Uma outra hipótese é ligar directamente à linha W do alternador como nos diesel sem ECU. Mas para isso é preciso que o diâmetro das polias do motor bata certo para que a leitura das rpm's seja correcta.

Ainda não coloquei o meu Jetta a trabalhar mas para a semana espero já o ter a trabalhar e faço os testes e vejo qual é a melhor forma de resolver o problema, e partilho aqui.
Responder