Relantim alto ao virar para a esquerda???

Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

Boas mais uma vez. Fiz os vídeos como consegui, isto de estar a conduzir e a agarrar o telemóvel ao mesmo tempo é complicado, por favor desvalorizem o tremer ahaha mas acho que dá para perceber.
Neste primeiro vídeo o carro esteve parado durante toda a noite , arranque a frio. Não arrancou logo a primeira porque não deu tempo suficiente de arranque, nabice minha ahaha mas ele pega sem problemas...
https://youtu.be/ruCfCmImtis
Neste segundo foi logo após o primeiro mas em andamento... Tentei mostrar da melhor forma mostrar o que digo. O barulho de raspar que se ouve é o contacto da buzina no volante , tenho que meter um bocadinho de massa consistente, por favor ignorem isso ahah
https://youtu.be/oE6EpuYXQZg

Espero que os vídeos ajudem a perceber tudo....
Obrigado desde já .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Mario_Marques »

Já deu para perceber que não tens um problema mecânico e que sim, tens problemas de alguma forma relacionados apenas com parte eletrica.
A tensão da tua correia do alternador está ok? a correia não está a patinar? Já mediste a tensão eléctrica do alternador?
Se tiveres um multímetro mede a resistência em ohms dos cabos da bateria, motor de arranque, alternador, eles tem muito mau aspecto.
Eu posso estar também enganado, mas tenho ideia que aquele cabo que tens ali no apoio da caixa lateral era suposto estar preso na caixa no parafuso que fixa a caixa ao bloco, tu ai tens bastante mais resistência eléctrica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

ok, fico mais descansado com o que me dizes, no entanto fico na mesma em relação a ser algo que apenas acontece ao virar para a esquerda (sobe) e direita (desce)... Posso admitir que estou a ver as coisas mal mas sendo um problema eléctrico não me faz sentido que seja algo que varie com a inclinação do carro e não com a carga que se mete (electricamente falando) no alternador. sendo que já fiz o teste de ligar tudo (sofagem no máx, rádio, médios e máximo, 4 piscas) e em nada altera o conta rotaçoes, ou seja, nao vejo alteração no indicador...
A correia tem tensão, nao patina.
Por acaso ainda nao medi a tensão do alternador (que valor devo esperar???e como faço a medição, em que pontos...)
A resistência que dizes para medir, em que escala de ohms devo colocar o multimetro?
Em relação ao cabo da massa, aquando a alteração da embraiagem ele foi colocado no local onde vinha quando comprei o carro, onde mostro no video... admito que possa estar no local errado por obra do antigo dono, vou mudar para onde indicaste e ver se altera em algo...
Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

Boas , entretanto lá fui verificar tudo mais uma vez e com o multimetro consegui umas quantas leituras de resistência...
Em todos os pontos que fiz o testes (e foram muitos, chassi, alternador, cabeça, cabos de massa na cabeça e na transmissão, dobradiça das portas, caixa fusiveis, etc) tive sempre uma leitura de ~2ohms, em TODOS os locais que referi e que testei... aproximadamente, com umas pequenas variaçoes...
Em termos do alternador a medição que fiz foi de corrente (V) e deu-me , com o carro a trabalhar 15/16V, com o carro desligado e a medir na bateria deu-me 12.45/13V.... Isto para mim parecem-me leituras aceitáveis tanto para a bateria como para a resistência, tendo em conta a idade do carro (29anos)...
Já "sequei" a fonte de ideias do que poderia ser e já nem sei o que pensar sinceramente...
Alguma opinião?
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por carrizog60 »

15/16 é alto...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

ah ok, nao sabia, pelos vagos conhecimentos que tenho de electricidade imagino que o alternador tenha algum regulador de tensão, certo? será disso?
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por marcelo_5035 »

O alternador deve, com o motor em funcionamento, carregar à volta de 14 V.
15/16 como o carrizog60 é alto.
Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

Boas, entretanto e apos carregar a bateria do multímetro (estava fraca e dava leituras estranhas) fiz nova leitura e o alternador está de facto a debitar 13.75/14 v para a bateria, logo daí exclui a hipótese de ser um problema do alternador. Continuo a achar que poderá ser algum problema mecânico e não eléctrico pelo facto de ter verificado as massas do carro e estarem todas bem fixas e sem oxidação, as leituras de resistência são entre 1/2 ohms ... O problema persiste ao virar e agora tende a ficar com rotações "presas" aquando embraio o carro, pouco acima das 1100, sendo que depois de 1 ou 2 leves aceleradelas baixam para as 1000 e pouco. Lubrifiquei o cabo do acelerador bem como o corpo do mecanismos do acelerador na bomba injetora com wd-40 (fiz isto por descargo de consciência porque não me parecia estar nada perro) e sem qualquer alteração para o problema.
Alguma outra ideia ? Talvez um problema na bomba injetora ?
Já agora, sou da zona de Loures, alguém conhece e consegue indicar algum mecânico da zona de lisboa e arredores (alguém que trabalhe bem em carros destes "antigos") que possa indicar?
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Mario_Marques »

O teu problema não é mecânico, basta ver o teu video, o conta rotações todo xoné :lol:
Um alternador ok deve debitar pelo menos 14,20volt, abaixo disso não te carrega bem a bateria em condições(este valor 14,20 é um valor norma para uma bateria de 12v em todos os carros ideal é 14,20-14,50).
Quem te dá info de rpm não é o motor é o alternador, há carros que têm um sensor na cambota, o teu não tem, toda a informação vem do alternador.
Se tivesses direcção assitida, o motor solto que estivesse a puxar cabos, ou estivesse a raspar pulley em qualquer lado, aí ainda haveria hipotese de haver uma relação entre curvar e a rpm, visto que não tens nada a influenciar isso não existe ligação e o efeito seria precisamente o contrario, a rpm descer, nunca subir pois esse carro não tem compensador de rpm.

Vistoq que tu notaste isso depois de trocar a embraiagem, a única relação possível seria teres ai um cabo de massa marado/mau contacto/partido por dentro/mal ligado/fora do sitio.
No teu alternador, o cabo que te dá info de rpm é aquele mais fino, esse cabo sai do alternador, passa pela frente, depois liga com uma ficha no resto da cabelagem, quando se troca a embaraigem por norma mexe-se nesse fio e mexe-se também nos cabos que vão ao motor de arranque e de massa, mexe-se na bateria(costuma-se tirar fora).

Os mk1, mk2 e alguns mk3 são extremamente famosos por dar problemas relacionados com o que descreves, quase sempre é problemas em cabos de massa podres, partidos, mal ligados, sintomas, acender luz de alternador, ponteiro de temperatura com comportamento fora do normal, ponteiro rpm fora do normal, voltagem baixa, luzes cintilantes(médios).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

Boas Mário Marques.
Não desvalorizando o que dizes apenas faltou uma explicação da tua parte para o facto que venho a referir desde a criação deste tópico.

Porque razão então é algo que apenas acontece ao virar e em andamento? (sobe para a esquerda, desce para a direita)

Se for algo interno do alternador, algo responsável pelo sinal que o terminal W do alternador emite, compreendo que seja do alternador, no entanto apenas algo visível com o "tilt" (inclinação) do carro??????, faz-me pensar que não seja eléctrico.
Em relação aos cabos da massa, compreendo o que dizes, como explicas então as leituras de resistência dos cabos estarem todos abaixo dos 2ohms? (valores acima de 5ohms, para o diâmetro dos cabos referidos, é que se torna problemático electricamente num sistema, abaixo desse valor é aceitável, isto foi-me dito por um electricista auto, agora se é verdade ou não, não sei, não sou engenheiro elétrico, muito menos electricista)

Mesmo assim, até já meti alguém dentro do carro a "mirar" o conta rotações enquanto eu mexia em todos os cabos de massa, sendo que não houve qualquer alteração das rpms. Já meti os contactos do multímetro nos diversos pontos de massa enquanto mexia nos cabos (torcia, abanava, batia, etc) e não houve qualquer alteração de resistência no multímetro...

No entanto e não desvalorizando o que dizes apenas me resta ir comprar um cabo de massa com um diâmetro aceitável e refazer as massas ao bloco do motor, ao chassis por baixo da bateria e no apoio da transmissão (este cabo que colocaste a hipotese de estar mal ligado, após uma pesquisa e observação no carro cheguei à conclusão que é mesmo aquele o local dele, pelo simples facto de que o apoio tem aquele parafuso "de origem" soldado ao apoio, sendo que nao foi colocado ali). Após isto logo verei se resolve o problema, se resolver admito que estou errado e até te pago uma cervejinha! :D :D :D (atenção, nao entendas que nao te estou a levar a sério, apenas já fiz alguns testes e compreendo que desse lado sem saber o que já se testou ou não é fácil falar, apenas é um tema que já ando "saturado" porque nao consigo encontrar uma explicação lógica para o problema)

ps- o que queres dizer com " o conta rotações todo xoné "????
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Mario_Marques »

Achas normal ligares o carro e o conta rpm nem dar sinal? Vê o teu primeiro vídeo.
Eu tenho prai 99% de certeza que aquele cabo de massa que tens no apoio não é ai o sitio dele, o sitio dele é no parafuso que fixa o motor á caixa e até na própria caixa tem um orifício para prender o cabo(mas não deve ser por isso, mas é algo que devias rever), tu estás a medir a resistência dos cabos de ponta a ponta não estás a medir a resistência real do circuito eléctrico, também sei que o valor norma de um alternador ok são 14,20volt.
O que se está a passar com o teu carro em particular a verdade é que não sei o que é, só estrou a dar output baseado nas infos que dás, mas sei que um motor diesel não se acelera sozinho se não tiver determinadas coisas para isso acontecer e isso tenho 100% de certeza ou não fizesse disso modo de vida á uns largos anos e tivesse passado 20 e tal anos a estudar mecânica/engenharia :D
Há coisas que tem lógica, há outras que não, o motor só se acelera por dois motivos, um teres algo que te puxa o acelerador de alguma forma, o outro motivo é impossível pois o motor teria de estar a receber oleo por outro caminho(admissão) para se acelerar e ia fazer uma bela fumarada que ja te terias queixado e não se acelerava so um pouco, acelerava muito e terias de ter os tubos da admissão inundados de oleo ou a sair muito oleo pelo respiro de tampa de valvulas, coisa que se tivesses a esta hora já não tinhas era motor e não fazia só a curvar para um lado, era sempre.
Se tiveres um cabo eletrico partido, algo mal ligado, mal encaixado, algures é muitooooooooo provável que a curvar ele se manifeste, como disse antes, já vi um mk2 que a curvar nas rotundas, para a esquerda, apenas, piscava muito os médios, só a curvar para a esquerda e só se fosse depressa. :lol:
O dono do carro andou assim até um dia que correu mal e houve um "pequeno incendio", tinha um cabo de massa partido por dentro e como se não bastasse o inteligente que montou o motor(SWAP da moda) no carro também resolveu prender um outro cabo de massa num apoio de borrracha, há gaijos que só lhes faltou nascer logo com a carroça agarrada ás costas :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

Boas mais uma vez, no meio do que dizes apenas um reparo a fazer ,o facto de o contactar rotações nem mexer é algo que pelo que pesquisei mal comprei o carro ser um mal comum nestes carros, apenas dá sinal dando um toque no acelerador. Pelo que pesquisei é algo que acontece a muitos carros destes e que sempre aconteceu no meu desde que o comprei, na altura que não tinha qualquer outro sintoma de problema... Tanto que até aqui no fórum ha alguns tópicos de malta a queixar se do mesmo e a resposta sempre foi " ah isso é normal, o meu também faz..."

Em relação ao resto, aceito o que dizes e vou hoje tratar de comprar um cabo de massa e refazer as massas, logo que tenha um feedback venho cá postar.

Obrigado pela ajuda e paciência
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Mario_Marques »

Uma dica que funciona bem nestes velhinhos:


O meu mk1 também sofria desse mal do conta rpm, solução, rever ligações, resolvido 100%
Sofria disso, da luz de refrigerante a piscar, ficou tudo resolvido com revisão do sistema eletrico.
Mas esse video nem é o ideal, o dieal seria um "big4" :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pac-ManPT
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 15 jun 2016, 10:45
Veículos: GOLF II (G)TD ?

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Pac-ManPT »

Boas .
Só vi agora os videos mas entretanto já estava de volta do carro.
De manhã fui comprar cabo de amplificador gauge 10, bem grosso. NOVO e perfeitamente aceitável como cabo de massa.
Pois bem, o que fiz foi:

Cabo do terminal da bateria para um dos parafusos que liga caixa ao motor
cabo da parte metálica do alternador para o terminal da bateria
Cabo da cabeça motor para terminal caixa-motor
cabo chassis (por trás da bateria) para o terminal da bateria
cabo chassis para cabeça do motor
passei um cabo para dentro do carro e liquei ao terminal negativo ao lado da caixa dos fusiveis.

Diagnóstico?
Continua na mesma, mesmo problema uns bons trocos depois (cabo novo, terminais e spray de contacto electrico)
Lixei todos os pontos de contacto novos bem como os antigos de forma a assegurar um bom contacto, livre de ferrugens ou sujidades.

Viro para a direita e rotações descem (para 950 aproximadamente) no conta rotações e PENSO que no motor também. Digo isto pelo simples facto de que além de descerem visivelmente no conta rotações o tablier treme mais, coisa que também acontece quando ligo a carro a frio e as rotações estão ali nas 900 e pouco...
Viro para a esquerda e rotações sobem ( entre as 1000 e pouco e 1100)no conta rotações e penso que no motor tambem. mais uma vez, a ouvido, pelo menos para mim não é perceptível, mas conhecendo o meu carro como conheço, sei que basta 1% de acelerador que o tablier deixa logo de tremer, e o facto é que quando viro para a esquerda o carro parece um carro "novo" sem qualquer tremer de tablier...
Continua a "prender" rotações quando vou em qualquer mudança e carrego na embraiagem, prende ali nas 1100 sensivelmente, e uma aceleradela e lá baixam para as 1000 e pouco...

Posto isto lá fui eu medir resistência com o multimetro... resultado? 0,5ohms... reduziu bastante comparando com os 1/1.5 que tinha anteriormente entre pequenas distâncias na parte da frente do carro... sendo que este valor de 0.5 é quase de certeza a resistência inerente ao próprio cabo em si...
Medi resistência em vários pontos metálicos ao longo de todo o carro, não só nos terminais dos novos cabos que coloquei, mas até me dei ao trabalho de medir resistência desde o terminal negativo da bateria (com ela fora, apenas o terminal da cablagem) até a pontos metálicos na mala do carro, obtendo aí valor de ~1ohm de resistência... parece-me bastante aceitável para 28 de idade do carro.

Diagnóstico? Não faço **** de ideia o que raio será e deixa-me frustrado que depois de investir em cabos, terminais e etc, nada tenha alterado...
Só me resta experimentar outro alternador... que sinceramente não me parece a causa dado o que acima disse (acerca das rotaçoes subirem e relaºção direta com o tremer do tablier...), mas nao descarto essa hipotese até experimentar com um outro (provavelmente vou pedir um emprestado de um outro golf 2 que não sofre de nada que o meu sofre...

Obrigado Mário Marques pela ajuda
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Relantim alto ao virar para a esquerda???

Mensagem por Mario_Marques »

Voltaste a medir a voltagem depois disso?

Dá aqui uma vista de olhos:
Imagem

O teu caso é complicado, pois como não tens direcção assistida, dizes que está tudo bem fixo, sem folgas, dizes que o cabo da bomba não está a ser puxado, certo? Tu para realmente acelerares o motor precisavas que entrasse combustível extra(ou oleo pela admissão), numa curva o esforço do motor é maior, não é inferior logo a tendência do motor natural seria até descer a rotação, nunca subir pois o motor perde sim velocidade, não ganha.
Tens de ter ai algo electrónico a dar macacada ou então tens de ter ai algo a mexer e fazer o cabo puxar.

Curte aqui este e lê o comentário que meteram em baixo no vídeo:

"i have the same problem with my 91 mk2. it also shuts off when i turn the headlight on,or mess with air conditioning switch.but the tach does the same as yours.Then sometimes works fine.I cant figure it out.ant answers yet?"

:D



Isto são fotos da reparação que fiz no meu mk1, mas obviamente antes de mexer medi tudo e mais alguma coisa e optei por dar uma geral, problemas que tinha, rpm marada como o teu, ligar carro e nada de rpm, depois o ponteiro de temperatura maluco, e luz de liquido a acender sem motivo para tal, a luminosidade interior também não era das melhores.
viewtopic.php?f=64&t=110765&start=120
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder