Corona - Boas practicas.

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Corona - Boas practicas.

Mensagem por SuperGolf »

Antes de mais, a todos a minha solidariedade nestes tempos difíceis....

Decidi criar esta tread devido ao mau fadado Corona, e partilharmos algumas boas praticas de prevenção, naqueles momentos em que temos mesmo de sair de casa.

HOje tive de abastecer e fiz o seguinte:

Luva na mão direita, que usei para marcar a quantidade de gasoil, abastecer, ir ao posto, carregar o código secreto, segurar no talão, deita-lo lixo juntamente com a luva.

Em casa, mal chego, sapatos a entrada, lavo as maos, e por vezes mudo de roupa. Antes, evito tocar em maçanetas, no elevador, usando chaves para tocar os andares.

O mais importante, para quem trabalha, é evitar tocar na cara, nariz, ou boca. O que é difícil por vezes. :roll:

https://youtu.be/-LKVUarhtvE
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por Mario_Marques »

Não esquecer manter o carro bem higienizado onde habitualmente se mexe com as mãos.
Para mim o Corona já me deu direito a estar 2 semanas em casa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por SuperGolf »

Já me lembrei de desinfectar o volante, mudanças, cintos.....
Isto está mesmo mau.

Ainda por cima para já tenho de trabalhar 1 dia por semana, e como todos, sair para ir as compras.....
Hoje, em vez de uma garrafa de agua, andava com uma com álcool desinfectante: mal entrava, spray, ou quem entrasse no meu carro.

Por agora estou na aldeia, la para terça devo regressar aí ao Porto. Outra aventura para circular....

A A1 e A25, hoje, pareciam um daqueles filmes apocalípticos: meia dúzia de carros e camiões.... :shock:


Ao menos dei gosto ao pedal: 7.2L média :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por Mario_Marques »

Isto ainda não está mesmo mau, o mau a sério ainda está por vir infelizmente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por gongasfrs »

eu tinha esta semana de ferias marcadas :?
amanha de volta ao trabalho e ainda não sei o que vou apanhar :roll:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por SuperGolf »

Acreditem, esta porcaria é seria...tenho andado em alguns fóruns e páginas, e a coisa está bem negra...
Desde ontem já me aparecem numa delas, pessoas a relatar problemas de saúde e a quem pedirem ajuda...e de que ninguém atende os seus telefonemas...

Neste momento, em Portugal, o gráfico começou a subir....as próximas semanas vão ser duras. Ainda por cima chegam relatos que o virus está a
alterar e atacar cada vez mais novos.....

MEDO!!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por Mario_Marques »

Felizmente também há casos de sucesso
https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/en/onde ... o/5001289/
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por NARESERVA »

SuperGolf Escreveu: 22 mar 2020, 20:52 Acreditem, esta porcaria é seria...tenho andado em alguns fóruns e páginas, e a coisa está bem negra...
Desde ontem já me aparecem numa delas, pessoas a relatar problemas de saúde e a quem pedirem ajuda...e de que ninguém atende os seus telefonemas...

Neste momento, em Portugal, o gráfico começou a subir....as próximas semanas vão ser duras. Ainda por cima chegam relatos que o virus está a
alterar e atacar cada vez mais novos.....

MEDO!!
Não sei que relatos são esses mas é falso. Podes ver o gráfico de evolução por grupo etário no site da DGS. Contagia todos por igual. Só se torna um problema grave no caso de imunodeficiência ou determinadas doenças crónicas.

É sério é. Estou a trabalhar sem folgas 12 horas por dia há já 12 dias à conta disso.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por SuperGolf »

Isso é errado.
O site da DGS, tais como em muitos países, não demonstra a verdadeira extensão do problema, nomeadamente morte de pessoas com idade em que estatisticamente atribuem a outras causa e nao ao vírus em si, por exemplo.

Já começam a haver relatos de a média dos afectados ser cada vez mais baixa....

209 mortos neste momento.
A DGS admite a curva do pico ser mais tarde devida as medidas impostas.

Em Espanha só hoje foram quase mil mortos......sem comentários.
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por NARESERVA »

É errado o quê?
Afectados é uma coisa. Óbitos é outra.
Mais tarde ou mais cedo vamos ser todos afectados salvo raras excepções. Sendo que quanto mais tarde melhor.

P.S.: eu estou relativamente bem informado, passam-me pelas mãos todos os dias várias amostras para detecção de covid-19.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por SuperGolf »

Sim já percebi.

Hoje a DGS, OMS e USA deram o braço a torcer no sentido de se dever usar mascaras. Óbvio para quem é assintómatico.

Infelizmente, já vem tarde, e tudo isto porque não há material....uma tristeza.
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por NARESERVA »

Não é só por falta de material, é também porque a maior parte dos tugas não sabe correctamente como colocar, usar e retirar a máscara.

Em alguns casos só ia prejudicar, antes de haver uma formação dos habitantes.

No caso dos chineses, eles aprendem desde pequeninos como usar.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por sflopes »

NASEVERVA estou desde sempre a usar máscara e acho que estou a proceder como devo, mas como tem mais conhecimentos se possível ponha como usar e retirar passo a passo.
Obgdo.
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por NARESERVA »

Vou explicar como eu faço para sair de casa para compras.
Tenho uma zona numa das entradas de casa onde deixo tudo depois de chegar a casa.
Uso um fato de treino com bolsos nas calças e casaco, e com fecho até ao queixo.
Levo sacos grande o suficiente para tudo.
Óculos grandes com armação curva, barba curta e cabelo bem apanhado (tenho cabelo comprido :) ).
Coloco num bolso o que vou precisar no supermercado. Cartões, talões, lista, moeda para o carrinho.
Em outro bolso chaves de casa e carro.
Em outro bolso o telemóvel.
Em outro bolso solução alcoólica e um saquinho de plástico para depois pôr luvas e máscara.
Lavo as mãos antes de sair.
Levo luvas, máscara e vou SOZINHO.
Antes de sair do carro ponho as luvas e a máscara. Ao colocar a máscara, não toco no lado que vai ficar em contacto com a cara, certifico-me de que está bem justa (se ao inspirar fundo e expirar a máscara encolhe e expande é porque está bem colocada).
Neste momento suponho que ainda não há contaminação.
Tiro a moeda do bolso para o carrinho e pego nele. Neste momento assumo que já é possível haver contaminação.
Com calma vou só comprar o que planeei. Tocando no mínimo de coisas possível e só com as luvas. Mantendo a distância de outras pessoas.
Na caixa tiro e volto a colocar os cartões no mesmo bolso. Marco o código normalmente. Recibos vão para o mesmo bolso dos cartões.
Ao colocar as coisas nos sacos separo as que precisam e as que não precisam de refrigeração/congelação.
A partir daqui assumo que tudo em mim e no carrinho pode estar contaminado.
Abro a bagageira carregando no botão sem tirar a chave do bolso. Ponho tudo na mala, arrumo o carrinho e ponho a moeda no bolso dos cartões.
Antes de abrir a porta tiro as luvas (puxando com uma luva na zona exterior da luva na zona do pulso. Passo a ter uma mão sem luva e uma luva virada do avesso na outra mão que tem luva. Para tirar a outra luva puxo na zona interior na zona do pulso. Essa luva vai então ficar também do avesso envolvendo a outra luva).
Tiro o saquinho do bolso e ponho lá dentro as luvas. Ponho o saquinho no tejadilho. Esfrego as mãos com solução alcoólica. Tiro a máscara tocando só nos elásticos/atilhos. Dobro a máscara sem tocar na zona exterior e ponho-a dentro do saquinho. Fecho o saquinho e ponho no lixo ou no bolso onde estava. Esfrego as mãos com solução alcoólica.
Pego na chave, entro no carro e vou para casa.
Antes de sair do carro ponho outras luvas. Saco a chave, fecho a porta, abro a bagageira e volto a pôr no bolso onde estava.
Tiro a chave de casa e abro a porta exterior e qualquer outra porta que dê acesso ao frigorífico. Volto a pôr a chave de casa no bolso.
Tiro todos os sacos e ponho-os dentro de casa à entrada. Tranco o carro sem tirar a chave do bolso. Fecho a porta de casa sem tocar com as luvas.
Tiro as luvas, deixo a roupa e calçado à entrada pelo menos um dia, desinfecto as mãos e tomo duche.
O que não precisa de refrigeração fica à entrada durante pelo menos um dia.
Abro a porta do frigorífico arranjo um espaço só para as coisas que comprei e arranjo maneira de a porta ficar aberta.
Ponho as coisas no frigorífico e volto a pôr os sacos grandes na entrada. Lavo as mãos. Fecho o frigorífico. Respiro fundo.
Vou ao outro frigorífico que está cheio de cerveja e outras bebidas alcoólicas e bebo até achar que tudo o que possa ter-se alojado nas vias respiratórias esteja morto.
Última edição por NARESERVA em 05 abr 2020, 23:04, editado 1 vez no total.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Corona - Boas practicas.

Mensagem por sflopes »

NAVESERVA muito obgdo pelo cuidado que teve na explicação.
Bem haja
Lopes
Responder