Figueiras Mk V GTI DSG

Responder
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Figueiras »

Boa noite,

Este projecto é bastante recente, no entanto, até agora estou bastante contente com o carro! :D

O carro conta com 90.000km's e por enquanto completamente stock.

Algumas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou tentar explicar da forma mais clara os planos para o carro e, ao mesmo tempo, pedir a colaboração e conhecimento dos foristas! :)

Antes de dar inicio às modificação's ainda tenho que tratar de alguns "pormenores" no carro, nomeadamente:

- Revisão

- Perca de G12 - penso que seja na parte traseira do bloco - parece-me que a caixa de velocidades apresenta um pouco de liquido cor de rosa na parte superior - Alguém teve problema idêntico? :evil:

- Suspeito de termostato de temperatura da água avariado pois o carro demora um pouco a aquecer e a regimes calmos, cerca de 90-100km/h, a temperatura baixa dos 90ºC. Já algum user se deparou com o mesmo problema?

- Verificar se a DV já foi substituída pela revisionada pois parece-me que a minha poderá não estar 100%! Qual a opinião, colocar OEM ou efectuar upgrade para uma dump aftermarket?

- Banco do Pendura quando se puxa a patilha para abrir, dobra-se mas não destranca a calha! Alguém me poderá ajudar com esta questão sff?

Agora chegamos à parte boa...modificação's mantendo sempre o look mais OEM possível:

- Spoiler traseiro R32 single exhaust - Tenho procurado mas não encontro nenhum em que o difusor inferior seja no plastico rugoso estilo o OEM! onde poderei encontrar à venda o que procuro?

- Necessito substituir os amortecedores agora a questão é quero melhorar um pouco a rigidez, sem prejudicar conforto e sem gastos execessivos! Algo tipo amortecedor OEM+eibach pro-kit! Alguém que tenha pode dar-me o feedback?

- Travões - Este é o único ponto em que o carro francamente me desiludiu! parecem-me muito sub-dimensionados para o carro sobretudo em utilizações mais abusivas em que rápidamente acusam fadiga e ficamos com o pedal completamente esponjoso! Aqui estou um pouco indeciso, sendo as hipóteses:

1- tubo malha de aço, discos e pastilhas mais performantes

2 - Upgrade do sistema de travagem para o RS3 + malha de aço

Gostaria de ouvir a vossa experiência neste ponto, gostaria de fazer uma escolha equilibrada de value for the money!

-Admissão - qual a vossas experiência em admissões para este motor? Tenho pensado numa pá em carbono com o filtro de caixa, algo tipo APR!

- Escape - aqui a ideia passa apenas por uma linha final que deixe respirar um pouco melhor e que satisfaça um pouco mais o ouvido no entanto, deverá manter a descrição quando rolar em modo cruise, ou seja, nao poderá ser demasiado barulhenta! Provavelmente algo ressonado as ideias passam por miltek ou supersprint sendo que neste caso deverá prevalecer uma escolha com um bom value for the money!

- Depois de instalado o hardware ajustar a electrónica ao mesmo em modo conservador! :D

- Necessito instalar bluetooth no carro, ele já tem os comandos no volante, agora a questão é será só necessário instalar o módulo bluetooth? deverá ser necessário colocar os microfones no plafonier, correcto?

- Upgrade rádio stock, básicamente necessito que leia MP3 no entanto não abdico do look OEM assim ou instalarei um carlink ou troca do rádio. Para as minhas necessidades seria sufciente o rádio que tive num GOLF VI de origem, já lia mp3 no entanto se tiver uma entrada para dados melhor. Que soluções existem sem ser o RNS510 uma vez que não necessito do GPS?

Desde já agradeço as vossas opiniões/sugestões!!!

Cumprimentos,

Pedro Figueiras
Ricardo Vieira
Expert
Expert
Mensagens: 709
Registado: 03 ago 2009, 20:54
Veículos: Golf MK5
Localização: Zona Oeste

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Ricardo Vieira »

Pela "breve" descrição que fizeste, vai ser um projecto que vou gostar de acompanhar... ;)

As avarias, acho que deverias falar com um mecânico experiente na área e também ligar o vag-com ao carro para ver se dá algum problema, como por exemplo essa fechadura do pendura...

Os amortecedores, se esses já estão mamados, eu aconselhava uns coilovers bons. Gastas sempre uns 600€ em material top mas ficas com um bom setup e ajustas aos parâmetros que queres (amortecedores OEM + eibach pro-kit não sei se não gastarias mais que 600€...)

Os travões do GTI, para mim são bons, mas se a tua condução exige mais, primeiro coloca a malha de aço, e depois logo vês se te satisfaz ou não... Se não, compra esses os do RS3 e vende os teus, há sempre alguns TDI's a quererem melhorar a travagem por exemplo e o investimento acaba por ser mais reduzido ;)

Para o rádio, procura pelo MFD2, é a versão "topo de gama" do golf 5 e já encontras a bons preços por aí... Podes sempre investir no RCD510 ou RNS510, mas não te esqueças que provavelmente poderás necessitar de trocar a CAN e são mais uns trocos a juntar...

Tudo depende do que queiras fazer... Não queiras matar já o projecto de uma vez fazendo essas mods todas :lol: :lol:
Vai fazendo e mostrando à malta com fotos, muitas fotos!! :mrgreen:
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Figueiras »

Ricardo,

Obrigado!

Antes de comprar o carro levei-o a VW onde costumava ir e nada foi diagnosticado a não ser o desgaste dos amortecedores!

O problema não é na fechadura mas sim no banco, ou seja, supondo que alguém quer entrar para trás quando levanta a patilha do banco ele dobra mas não destranca a calha para se poder mover para a frente!

Por 600€ realmente a minha opção passaria pelos coils mas dentro dessa faixa de preço não encontrei absolutamente nada! o que conheces nessas faixa de valores?

Quanto ao rádio o MFD2 não tem leitor de mp3 que no fundo é o que me interessa, a navegação não me é necessário. Estou a pensar realmente no RCD510,onde poderei adquirir? Relativamente à CAN o que será necessário para actualizar e evitar o problema da bateria? É tudo plug&play ou será necessário vagcom?

Neste momento estou a fazer o sourcing das partes para poder encomendar e ir fazendo os upgrades!

Vou deixando por aqui os updates! :)
espadinha
Amateur
Amateur
Mensagens: 309
Registado: 04 out 2011, 20:19
Veículos: Golf V GTI
Localização: Braga

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por espadinha »

Boa máquina, e nessa cor então...
Quanto às dúvidas:
O meu também tinha esses sintomas do termóstato, troquei e já tá impec. Chega aos 90º mais rápido e ali se mantém.
A DV se tiver a membrana rasgada deves ouvir (ouves mesmo tipo uma pequena fuga vinda do lado direito), e no meu acusava o erro. Troquei pela OEM mais recente, e pelo que tenho lido já é suficiente até para aumentos de potencia...Agora depende do que vais querer lool;
No banco do pendura repara se ao baixares o banco a patilha para mover o mesmo pá frente e pa traz sobe. Se não subir é alguma peça desencaixada;

A parte rugosa nesses spoileres ao montares podes mandar pintar à cor do carro ou então nesse aspeto de plástico rugoso;
A suspensão, eu meti coils Ap Apx...Para utilização diária são bastante confortaveis, para curvar são bons tambem, mas um pouco mais rijos não lhes fazia mal. Se não pretenderes baixar, pensa nos Koni FSD, falam maravilhas deles.
2007-2013 - Seat Ibiza 1.9 TDI Sport xx-xx-PQ
2013 - VW Golf V GTI xx-AA-xx
metitus
Amateur
Amateur
Mensagens: 562
Registado: 21 dez 2008, 00:32
Veículos: VW GOLF V 1.9 TDI 105 cv - Confortline
Localização: Oxford

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por metitus »

Figueiras Escreveu:Boa noite,
- Necessito substituir os amortecedores agora a questão é quero melhorar um pouco a rigidez, sem prejudicar conforto e sem gastos execessivos! Algo tipo amortecedor OEM+eibach pro-kit! Alguém que tenha pode dar-me o feedback?

Pedro Figueiras
Tenho essa combinacao ha uns 30k e esta muito bom. Curva bem, sinto o bem estavel e esta bastante confortavel.

Bom sorte com ele.
pagaimo
Amateur
Amateur
Mensagens: 430
Registado: 20 mar 2012, 09:10

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por pagaimo »

Acho que devias dar prioridade à questão da perca do G12, e ver realmente por onde ele sai e efetivamente qual a perca, ou seja, se é significativa ou não.
Coloca-o num sítio plano à noite (garagem se tiveres) e mete qualquer coisa por baixo para ver de onde escorre.
Se for de algum tubo ou junção é uma coisa.

Podes também ver junto do vaso de expansão, se é pelo respiro que ele manda o G12 fora (aí a questão já será outra).
Ricardo Vieira
Expert
Expert
Mensagens: 709
Registado: 03 ago 2009, 20:54
Veículos: Golf MK5
Localização: Zona Oeste

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Ricardo Vieira »

metitus Escreveu:
Figueiras Escreveu:Boa noite,
- Necessito substituir os amortecedores agora a questão é quero melhorar um pouco a rigidez, sem prejudicar conforto e sem gastos execessivos! Algo tipo amortecedor OEM+eibach pro-kit! Alguém que tenha pode dar-me o feedback?

Pedro Figueiras
Tenho essa combinacao ha uns 30k e esta muito bom. Curva bem, sinto o bem estavel e esta bastante confortavel.

Bom sorte com ele.
Eu também tenho essa combinação à uns 2 anos, e estou extremamente satisfeito. Mas quando os amortecedores forem à vida, meto uns coils como deve ser. Se os do Figueiras já estão mais para lá do que para cá, não vale a pena investir num setup fixo que fica ao mesmo preço de um bom setup ajustável...

Em termos de coils, o que eu conheço é AP (550€), Lowtec 9.2 (710€), e depois tens Weitec (para mim topo de gama, que vai para 740€ ST-X, ou 900€ ST-XA)...

Há muitos mais, é sempre um assunto que dá pano para mangas... Talvez me fique pelos Weitec ST-X, porque quem tem, diz maravilhas e têm-se aguentado por muitos kms...

Quanto ao rádio, o RCD510 é bem visto, porque não queres navagação.
A can compras uma das mais recentes (Golf 6), montas e depois é preciso adaptar ao que tens no carro através do vag-com ;)

Abraço
LipeGTi
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 22 ago 2008, 13:52

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por LipeGTi »

Eu recentemente também adquiri um GTi... no meu caso caixa manual.

Também tenho o problema do termostato, em que regimes calmos a temperatura baixa dos 90ºC e tenho a tal fuga da dump... embora nem sempre dê erro.

De momento o meu tem os Koni FSD e molas originais, pois o antigo dono não quis montar as eibach pro-kit, (embora as tenha comigo dentro de uma caixa, no qual um dia mais tarde vão para o sitio)
E a minha opinião é que o comportamento deles é excelente ;)
Volkswagen Golf V GTi 2.0TFSi (2005)
Ford Fiesta Trend 1.4TDCi (2010)
Mercedes-Benz A180 d AMG (2015)
ramcellkiwi
Amateur
Amateur
Mensagens: 377
Registado: 25 jun 2012, 12:05
Veículos: Golf V GTI
Localização: Leiria

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por ramcellkiwi »

Parabens pela maquina :) e espero pelo projecto que promete ser algo em condiçoes :D
Essa cor pelas fotos parece igual ao meu, por isso essa cor é TOP ahahahah :D

Quando passares por leiria avisa para ver essa maquina :)
Imagem
Golf mk5 Gti -BF- "APR stg3" os caminhos longos tornam-se curtos.. :roll:
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Figueiras »

por espadinha » 06 mar 2014, 15:39

Boa máquina, e nessa cor então...
Quanto às dúvidas:
O meu também tinha esses sintomas do termóstato, troquei e já tá impec. Chega aos 90º mais rápido e ali se mantém.
A DV se tiver a membrana rasgada deves ouvir (ouves mesmo tipo uma pequena fuga vinda do lado direito), e no meu acusava o erro. Troquei pela OEM mais recente, e pelo que tenho lido já é suficiente até para aumentos de potencia...Agora depende do que vais querer lool;
No banco do pendura repara se ao baixares o banco a patilha para mover o mesmo pá frente e pa traz sobe. Se não subir é alguma peça desencaixada;

A parte rugosa nesses spoileres ao montares podes mandar pintar à cor do carro ou então nesse aspeto de plástico rugoso;
A suspensão, eu meti coils Ap Apx...Para utilização diária são bastante confortaveis, para curvar são bons tambem, mas um pouco mais rijos não lhes fazia mal. Se não pretenderes baixar, pensa nos Koni FSD, falam maravilhas deles.
Não mexe a patilha, já detectei por debaixo que ele nao desbloqueia as calhas para poder andar!
por pagaimo » 06 mar 2014, 17:35

Acho que devias dar prioridade à questão da perca do G12, e ver realmente por onde ele sai e efetivamente qual a perca, ou seja, se é significativa ou não.
Coloca-o num sítio plano à noite (garagem se tiveres) e mete qualquer coisa por baixo para ver de onde escorre.
Se for de algum tubo ou junção é uma coisa.

Podes também ver junto do vaso de expansão, se é pelo respiro que ele manda o G12 fora (aí a questão já será outra).
Sim a prioridade é essa, a perca do G12! Esta semana já tem revisão marcada na VW e vão verificar o que se passa embora digam que não é particularmente preocupante a dimensão da diminuição de líquido!

Visualmente não se verifica nenhuma fuga, apenas uma pequena mancha junto à caixa mas aparentam estar seca!
por Ricardo Vieira » 06 mar 2014, 17:57

metitus Escreveu:
Figueiras Escreveu:
Boa noite,
- Necessito substituir os amortecedores agora a questão é quero melhorar um pouco a rigidez, sem prejudicar conforto e sem gastos execessivos! Algo tipo amortecedor OEM+eibach pro-kit! Alguém que tenha pode dar-me o feedback?

Pedro Figueiras


Tenho essa combinacao ha uns 30k e esta muito bom. Curva bem, sinto o bem estavel e esta bastante confortavel.

Bom sorte com ele.


Eu também tenho essa combinação à uns 2 anos, e estou extremamente satisfeito. Mas quando os amortecedores forem à vida, meto uns coils como deve ser. Se os do Figueiras já estão mais para lá do que para cá, não vale a pena investir num setup fixo que fica ao mesmo preço de um bom setup ajustável...

Em termos de coils, o que eu conheço é AP (550€), Lowtec 9.2 (710€), e depois tens Weitec (para mim topo de gama, que vai para 740€ ST-X, ou 900€ ST-XA)...

Há muitos mais, é sempre um assunto que dá pano para mangas... Talvez me fique pelos Weitec ST-X, porque quem tem, diz maravilhas e têm-se aguentado por muitos kms...

Quanto ao rádio, o RCD510 é bem visto, porque não queres navagação.
A can compras uma das mais recentes (Golf 6), montas e depois é preciso adaptar ao que tens no carro através do vag-com ;)

Abraço
Pois realmente para coilovers são preços muito simpáticos no entanto não tenho a certeza absoluta da sua performance, fico um pouco céptico...vou ter que procurar um pouco mais de informação...

Onde poderei comprar a dita CAN? Qual a estimativa de custo, tens ideia?
por LipeGTi » 06 mar 2014, 22:14

Eu recentemente também adquiri um GTi... no meu caso caixa manual.

Também tenho o problema do termostato, em que regimes calmos a temperatura baixa dos 90ºC e tenho a tal fuga da dump... embora nem sempre dê erro.

De momento o meu tem os Koni FSD e molas originais, pois o antigo dono não quis montar as eibach pro-kit, (embora as tenha comigo dentro de uma caixa, no qual um dia mais tarde vão para o sitio)
E a minha opinião é que o comportamento deles é excelente ;)
Pelo que tenho visto parece-me que a dump ainda está intacta mas na VW irão confirmar!

As tuas são as pro-kit ou pro-line?

No site da eibach não consigo verificar a disponibilidade das pro-kit! já me disseram que seriam idênticas às stock do GTI por isso a eibach para este modelo so disponibiliza as pro-line! será mesmo assim?

É recomendável a substituição do termóstato e mesmo na VW é uma intervenção de baixo custo!
por ramcellkiwi » 07 mar 2014, 13:55

Parabens pela maquina :) e espero pelo projecto que promete ser algo em condiçoes :D
Essa cor pelas fotos parece igual ao meu, por isso essa cor é TOP ahahahah :D

Quando passares por leiria avisa para ver essa maquina :)
Obrigado! A cor embora semelhante não é igual! confesso que nunca vi nenhum com esta cor, trata-se do Azul Pérola!

Eu sou de Lisboa mas um dia que por ai passe apito!!
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Figueiras »

Boa noite caros foristas,

Alguns updates relativamente à travagem. Após alguma investigação, cheguei à conclusão que os travões do RS3 será sobre-dimensionados para o carro, aumentado o curso do pedal e sobretudo alterando drasticamente o brake BIAS!

Assim, estou a considerar outras 2 alternativas:

1- discos mais performantes com dimensão stock, pastilhas mais performantes e tubagem malha de aço

2- Pinças de 4 pistons com discos mais performantes mas próximos da dimensão stock, pastilhas mais performantes e tubagem malha de aço

A ideia é não atingir um custo obsceno mas ter um upgrade simpático!


Abraço
Aceitam-se sugestões,opiniões e experiências...!
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Figueiras »

Esqueci-me de colocar aqui um pequeno brinquedo!!! :twisted:

Infelizmente só têm linha para os mk VI e mk VII as quais recomendo que vejam :P :P :P

No entanto com algum engenho isto nos nossos mk V para quem queira manter as ponteiras à esquerda:

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
ateixeira
Pro
Pro
Mensagens: 1001
Registado: 30 mar 2012, 22:25
Veículos: golf v 2.0 - fiat gp 1.3
Localização: Paredes

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por ateixeira »

boas amigo, tens ai grande maquina!parabens!
quanto a perca de g12 em cima da caixa já tive isso é uma falange que vai a vida(relativamente barata) mão-de-obra da vw é que é cara. tinha orçamento deles no valor de 200€.
quanto ao radio(rcd510) não precisas de trocar a can, basta que compres um com o firmware preparado para não descarregar a bateria, ou então colocas um xcarlink e já ficas com mp3(foi o que fiz no meu).
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por Figueiras »

Re: Figueiras Mk V GTI DSG
Mensagem por ateixeira » 54 minutos atrás

boas amigo, tens ai grande maquina!parabens!
quanto a perca de g12 em cima da caixa já tive isso é uma falange que vai a vida(relativamente barata) mão-de-obra da vw é que é cara. tinha orçamento deles no valor de 200€.
quanto ao radio(rcd510) não precisas de trocar a can, basta que compres um com o firmware preparado para não descarregar a bateria, ou então colocas um xcarlink e já ficas com mp3(foi o que fiz no meu).
Obrigado!

Sim penso que seja essa a causa ou eventualmente a fuga por um dos 3 termoestatos...por vezes os o-rings deles danificam-se ao que já consegui apurar!

Pois a minha dificuldade está em encontrar um quanto mais um que já tenha firmware actualizado! Já pensei no xcarlink mas por valor identico tenho um radio igual ao meu mas com leitor de mp3, ou seja, o RCD500 mas já com mp3 e com carregador de 6 cd's! Penso que neste caso não necessito de actualizar a CAN, ou preciso?
Avatar do Utilizador
ateixeira
Pro
Pro
Mensagens: 1001
Registado: 30 mar 2012, 22:25
Veículos: golf v 2.0 - fiat gp 1.3
Localização: Paredes

Re: Figueiras Mk V GTI DSG

Mensagem por ateixeira »

quanto ao radio tens aqui algumas opções:
1ª rcd 500 mp3 http://amora.olx.pt/rcd-500-mp3-iid-443958323
2ª mfd2 + xcarlink http://faro-faro.olx.pt/mfd2-sistema-de ... -451489403 + http://bragacity.olx.pt/skoda-adaptador ... -433166843
3ª rcd510 http://penafiel.olx.pt/rcd-510-iid-451602863 neste precisas de can nova nos outros é só trocar.
Responder