Boas malta.
O Golf tem andado lento, mas não parado.. Anda na fase da manutenção, que também precisa, e caramba, às vezes gostava não ter um ouvido e um olho tão treinado para estas coisas, só encontro "problemas"...
Bem, numa fase de manutenção e inspeção, tinha vindo a reparar que algo de errado se estava a passar com o alternador, pois quando o montei (alternador de 180AMP) chegava à bateria 14,xV, coisa que nao chegava agora, e não estava a perceber porquê, se o alternador produzia 14,26V, mas só chegava a bateria 13, 21V, algo de errado não estava certo... Depois de alguns tentes, cheguei a conclusão que era o cabo que levava a energia do alternador para a caixa de fusíveis, e lá mandei vir um novo original, e fiquei impressionado aquilo completo custar 40€, melhor!
Energia que chegava ao alternador:
Energia produzida pelo alternador:
Cabo OEM:
Energia que passou a chegar à bateria:
Cabo novo ligado a caixa dos fusíveis:
Após ter mudado o cabo passei a ter apenas ums perda de 0,1V entre o alternador e o que chega a bateria, kuito melhor que os 1,1V iniciais
Bem, depois disto, eu já andava há bastante tempo a notar que a quente o motor piorava no arranque, já a frio era menos perceptível, sabendo que não era da bateria, pois além de ter sido nova há uns meses já havia corrigido a perda de carga, ou seja, sobrava o motor de arranque, e toca a tratar dele...
Depois de o tirar fora, e de o abrir foi facil perceber onde estava o problema:
Tinha as escovas queimadas, não sei como, mas estavam...
Aproveitei e fiz uma revisão ao motor de arranque todo, desde lavar por completo, lubrificar, e meter escovas novas (esqueci-me tirar fotos das escovas novas):
E caramba, que diferença monstruosa que umas simples escovas fazem no arranque de um carro, em suma, mais um problema resolvido