GOLF V 1.9 tdi 105 cv "bater" do motor

Responder
vgp1975
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 27 nov 2019, 16:16
Veículos: Golf V 1.9 tdi 105cv 2008

GOLF V 1.9 tdi 105 cv "bater" do motor

Mensagem por vgp1975 »

Boas fórum.

Tenho este "menino" com quase 300.000km e sempre a rolar. No entanto há uma coisa que desde há uns tempos para cá (+6 meses) me anda a incomodar. Vou tentar explicar da melhor forma, na esperança que me possam dar umas luzes sobre a origem. Em duas oficinas distintas não conseguiram, sequer ouvir o "tac-tac" quanto mais explicar a origem.
Passo a explicar...
O tal "tac-tac-tac" que ouço ocorre em situações muito específicas.
RPM entre as 1500 e as 2000.
Velocidade: dos 50 km/h até aos 100km/h (sendo esta a velocidade máxima em que já consegui ouvir).
Origem do som (aproximada) : Em frente à posição de condução. Quem vai do lado direito não consegue ouvir.
O pedal do acelerador +-10% (o suficiente para manter a rotação e a velocidade) e quando se solta e volta novamente a pressionar à mesma taxa.
Descrição do barulho. Sempre que acelero (leve pressão no acelerador) nas condições acima descritas ouço um bater constante. Só acontece durante a leve aceleração. Não acontece quando desacelero nem em rotações e velocidades mais elevadas. Não é um "bater" muito distinto sendo que, quem for picuinhas com barulhos irá certamente ouvir. Não sinto nada de anormal no pedal como ja tentaram sugerir (cabo do acelerador), vibrações e afins. Não noto quebras no rendimento do motor. Digo isto porque pode ou poderia ser embraiagem, mas neste caso, não deveria o motor perder rendimento?
Continua com os mesmos consumos (espectaculares). Não há vibrações de maior. Por último, acho que não estou maluco porque apesar de ninguém conseguir ouvir eu, consigo! :D

O que será ?

Abraços a todos
Cumps
Vasco Pinto
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: GOLF V 1.9 tdi 105 cv "bater" do motor

Mensagem por sflopes »

Caro amigo esta é a área dos projetos as dúvidas mecânicas é mais abaixo.
vgp1975
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 27 nov 2019, 16:16
Veículos: Golf V 1.9 tdi 105cv 2008

Re: GOLF V 1.9 tdi 105 cv "bater" do motor

Mensagem por vgp1975 »

Boas, obrigado pela info.
Tópico transferido para a secção indicada.
Cumprimentos
Vasco Pinto
Responder