O AC deste carro nunca teve muito uso nas minhas mãos. Foi usado depois de o comprar até o entregar em Junho ao Mário, depois passou os meses quentes lá. Quando o fui buscar já estava perto do Inverno. Na Primavera dei pelo erro no VCDS de gás com pouca pressão mas como tinha outras coisas mais importantes para tratar e o AC ainda não estava a fazer falta fui adiando. Agora quando os dias aqueceram é que fui recarregar o gás e dei com problema. Compressor morto... O sistema passava no teste de vácuo mas teria uma fuga nalgum sítio. O mecânico que o carregou da primeira vez usou corante e andou à procura da fuga, sem ter dado com ela. Como o compressor estava morto passei para a compra de um novo numa loja online e como o condensador de AC tinha umas quantas pedradas, encomendei um condensador novo também, não fosse alguma delas ser a causa da fuga de gás.
Recebi o material e fui ter com o Cristo a Águeda.
Primeira surpresa, o condensador novo veio prateado.
Neste carro com grelha central preta fica feio ver o prateado por trás. Decidi avançar com a montagem porque o calor tem apertado e fui carregar o AC no final.
Após contactar a VW e outros fornecedores de peças percebi que os condensadores que substituíram o meu de fábrica são prateados. Portanto, encomendar um original não era alternativa para o problema da cor.
Segunda surpresa: o compressor continuava sem trabalhar mesmo após ter sido substituído.
Falei com o Cristo e combinámos nova data para montar um condensador preto e ele ver o que se passa com o compressor novo.
O Cristo entretanto fez o diagnóstico da avaria do meu compressor, foi a válvula de controlo de pressão que deixou de actuar correctamente. O compressor em si já apresentava algum desgaste interno mas não seria motivo para não funcionar.
Terceira surpresa: após 1 semana apareceu o aviso de falta de gás novamente.
Pesquisei na net sobre fugas de gás e encontrei casos em que o sensor de pressão de gás tem fuga pelos contactos eléctricos. Avancei com a encomenda de um sensor novo (que teve muitas revisões desde 2008) e de uma correia de acessórios nova, pois na opinião do Cristo a minha de origem já apresentava algum desgaste.
Após ter o material todo voltei a Águeda novamente e após testar a válvula de controlo de pressão do novo compressor percebemos que esta veio avariada de fábrica! Quarta surpresa!
Já agora informo que meu compressor de fábrica é Denso e comprei um igual, mas do fabricante e não da VW (330 € vs 500 € reconstruído vs 600 € novo). Durante a sua montagem não o testámos pois ninguém se lembrou da hipótese de material novo já vir avariado...
O Cristo trocou o sensor de pressão do sistema e ao analisar o velho vimos óleo a passar pelos contactos eléctricos. Em princípio a fuga seria daí.
Pensámos qual seria a melhor solução e tendo o trabalho que dá andar a tirar a frente do carro para ter acesso à válvula decidimos deixar o carro como estava e eu voltei para casa. Na 2ª-feira tive sorte que havia em stock uma válvula própria para o meu compressor numa loja online portuguesa (Nelson Tripa). Fiz a encomenda e o Cristo recebeu-a ontem de manhã. Felizmente teve disponibilidade para montar tudo no sítio e foi carregar o gás à tarde. De seguida fez o teste de estrada e felizmente estava tudo OK.
Fui ontem buscá-lo e posso confirmar que faz um fresquinho muito gostoso novamente!
Informo ainda que comprei novos vedantes/o-rings na VW para as 2 montagens realizadas.
Como o pessoal gosta mais de fotos do que parede de texto aqui vão umas.
Compressores lado a lado:
Radiador de origem cheio de insectos e o prateado:
Radiador preto:
Sensor de gás novo montado no sítio:
Válvula nova (direita) da marca Jintan (japonesa) vs a velha (esquerda) da Denso:
Quase pronto:
A carregar o gás:
Aproveitei para pedir ao Cristo para me montar ainda a moldura da DSG do Golf VI R, que já não tem aquela película aborrachada que se estraga com facilidade. Assim fica com aspecto novo e sem marcas.
Cumps