Golf TDI Sport Edition

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Mario_Marques
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por Mario_Marques »

Infelizmente esta altura não é nada oportuna, muito pouco tempo e coisas minuciosas para fazer, mas ontem o motor já trabalhou, porém já sei que não vou conseguir acabar tudo o que tinha previsto fazer, agora só daqui a uns tempos.
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SuperGolf
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por SuperGolf »

Realmente pela foto dá para ver uma quantidade de pequenas modificações....que passam menos despercebidas ao olhar comum.

Sempre meteste Varta como bateria.....optima escolha. Só tenho a dizer bem da minha.

Isso está novo...o meu parece uma pandeireita a beira do teu Mário! :lol:
belray
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por belray »

Muita qualidade profissional.... Parabéns é sempre muito bom e de orgulho ter uma pessoa com esta qualidade a acompanhar o forum. Cumprimentos
Silver_Ajm
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por Silver_Ajm »

Impecável, já está no devido lugar... Os pormenores agora vão-se afinando. 😉
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catskills
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por catskills »

Pena é que as fotos não fazem a verdadeira justiça ao teu excelente trabalho, carros que tens e preparas , quem conhece realmente o teu trabalho sabe que ninguém mexe melhor nestes carros por mais que se procure.
Devias fazer mais publicidade ao teu trabalho, já lá vão uns bons anos que preparaste os meus e estão tão bons como no primeiro dia, custou ter os carros parados tanto tempo mas agora percebo porquê.
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|Guilherme|
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por |Guilherme| »

Bem, passados alguns dias, cheguei à ultima página. Uma autêntica viagem no tempo, peca apenas pelas imagens que com o passar dos anos foram desaparecendo.
O que posso dizer, enfim mais do mesmo, é que é um verdadeiro luxo partilhar um forum com uma pessoa com tanto conhecimento, certamente de muitos outros motores mas neste caso, tdi mk4.

Basicamente experimentaste imensa coisa nestes motores o que duvido muita gente faça, o que faz de ti uma pessoa capaz de responder praticamente a todas as dúvidas da malta que por aqui passa.

Tenho pena de não fazer parte do forum há mais tempo e não ter conhecido a malta e a ti particularmente nos tempos da doideira em que tiveste o carro modo racing ahaha

Algumas questões caso tenhas oportunidade de responder:

Na fase em que tinhas tudo e um par de botas no motor, nunca sentiste receio em andar com bielas de origem por ex? Que dizes por exemplo das bielas pauter?

Outra questão tem a ver com o uso dos coilovers. Sempre me questionei em relação à implicância dos senhores de azul e ipo. Tem-los legalizados?
Normalmente cai me tudo em cima a dizer q não vale a pena, porque só podes legalizar o hardware e não a altura. Sim, claro. Contudo será sempre diferente numa op, teres legal no livrete, muito embora tenhas a altura ilegal do que tudo ilegal. E para ipo podes sempre subir e ta tudo bem. Mesmo sem estar stancio, nota-se que a altura ao solo está alterada.

Do que vi também, o turbo mais versátil para uso diário combinado com uso vitamina quando apetece é o gt2256v do alfa, pela sua disponibilidade em baixas e altas com pulmão, confirmas?

Ultimas duas perguntas, estas são pessoais mas suscitou-me curiosidade, se achares fruta a mais, caga ignora :mrgreen:

Falas em estudar a dada altura e quão importante para ti foi aprenderes mais, fiquei curioso em saber que formação seria :D

Ultima é, trabalhas em pt actualmente ou estás fora?

Bem, vou masé dormir mas tinha que acabar de ler este 'livro' ahah

Hasta
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Mario_Marques
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por Mario_Marques »

-um dos motivos de ter trocado o motor foi as bielas, as bielas do 115 não me inspirava confiança para o tipo de preparação que na altura estava a pensar fazer, com o motor atual não me preocupei nunca com bielas pois neste motor nunca carreguei no binário em baixas rpm, toda a preparação que fiz foi pensada para médios e altos regimes e poupar o motor, pelo que nunca tive muito binário em baixas para ter de me preocupar com bielas e outras coisas que sofrem imenso quando há muito binário a rpm baixa, a condução do meu carro era e ainda é tipo carro a gasolina.

-nunca me interessou para nada ter baixas muito mais fortes que de origem, apesar de no 115 ter chegado a ter cerca de 370Nm a pouco mais de 1700rpm, a realidade, só serve para criar problemas, andar o que conta é o resto, isso é uma ilusão, sentir a coladela ao banco, o que interessa é ter power em médias e altas, baixas é para poupar e andar com calma.
O 2256v alfa é um dos meus turbos favoritos por vários motivos, ao comprar novo de fabrica original já vem com atuador pneumático bem ajustado, uma pessoa monta o turbo e funciona, não há cá ajustes, toques, etc, é apertar e já está, isso faz dele extremamente fiável, as baixas são boas, mas ninguém que sabe o que está a fazer monta esse turbo a pensar nas baixas mas sim em andar rápido e uns 240cv aí à volta, mas não deixa ninguém ficar mal no dia-dia ou trânsito.

Tive oportunidade de estudar muita coisa de eng mecânica a um nível aprofundado e também experiência em trabalho e trabalhar com óptimos profissionais, muita coisa que não percebia se tornou clara e sem estudar nunca iria perceber, a desvantagem, quanto mais se sabe, mais se percebe o quanto não sabemos e depois tudo se torna um problema, curiosamente....

Eu trabalho em PT com uma empresa PT e uma Germano-Suíça, passo algum tempo fora, industria automóvel, carros novos, mais propriamente parte eletrónica, híbridos, elétricos, além dessa atividade tenho outra em carros de competição e tenho a minha própria empresa já velhinha mas que cada vez menos trabalho lá faço, a empresa fazia serviços diagnóstico e reparação para outras oficinas ou profissionais do ramo e alguns carritos nos tempos livres, há uns quantos "projectos" cá no fórum que passaram por mim ou usam componentes meus e alguns de competição.
Hoje em dia fechei as portas a muito serviço, para não dizer a tudo pois não me interessa muito do que hoje em dia se procura ou está na moda e mesmo o tempo que tenho é muito limitado e incerto, já não é como era em que as vezes trabalhava até 2, 4 da manhã feito maluco só para acabar um carro, hoje em dia já não há tempo para isso, prioridades de vida.

-Em relação aos coilovers, o meu sistema é o koni vw cup ou lá como se chama, eram de origem vw, o sistema é um pouco diferente dos coilovers convencionais, no meu carro a altura pouco ou nada mexe e atrás nem mexe, só ajusta descompressão e pré carga de mola na frente.
Mas não estão homologados, felizmente o meu carro não chama muito a atenção e sempre tive o cuidado de o manter discreto, mas é uma daquelas coisas que estou muito satisfeito em certos aspectos mas já faltou mais para tirar fora.


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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por |Guilherme| »

A malta que já anda por aqui ao anos já te conhece já deve saber esta info toda mas no que toca a info mecanica e pequenos detalhes de revisões etc expostos nestas 100 paginas, até prints fui tirando ahah. Isto é valioso.

Há tanta info imprecisa por aí que convém ir aprendendo com que sabe o que diz.

Desculpa o off mas vou dizer que 80% da malta, para não dizer mais, põe tubagens de inox nas instalações de ic. Não entendo este tipo de erros. Por um lado entendo, é mais barato e fácil de trabalhar que o alumínio segundo entendi. Mas como este, há tantos outros erros.

Mas voltando ao tema, espero que não vendas o Golf, está aqui um belo exemplar que serviu de cobaia para agora muita malta andar bem servida certamente
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Mario_Marques
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por Mario_Marques »

O primeiro teste com o golf, sendo que ainda não posso calcar tudo pois a embraiagem tem poucos kms e não sei até que ponto está bem acamada e não me apetecia destruir uma embraiagem de 1000 e tal € :D

Teste a sair ao ralenti, esp on e nunca entrou, pneus pilot sport 4s em 17, travagem pesada, tanque cheio, limitadores de torque ainda todos originais na ecu, piloto que detesta fazer arranques, fantástica ajuda da suspensão que faz o carro tracionar muito bem e dar uso aos bons pneus que tem, durante o teste não ligou esp uma única vez mesmo o piso não sendo o melhor, o que prova que o conjunto pneus e suspensão é muito bom.

Facilmente tiro 1seg e tal a este tempo, fica para outra altura em que tudo esteja na condição ideal e este serviço esteja concluído pois ainda faltam muitos detalhes que sem eles não consigo bons resultados.

Estava á espera que fizesse 8,5-8 seg, veio está agradável surpresa.
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por Silver_Ajm »

Isso está mesmo bruto Mário... :shock:
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por catskills »

Fraco, para um carro que fazia pouco mais de 4 segundos antigamente, tens mas é de voltar a meter isso como era antes e a ir puxar com os hondas turbo e fogareiros que ganham taças dos teus amigos "badalados" da Repsol xuning smoke team :twisted: :lol:
Mas é impressionante o que com tão pouco consegues fazer, na boca do povo esse carro hoje em dia está cheio de material, adorei quando abriste o capot e deixaste toda a gente examinar o carro e a cara do pessoal quando percebeu que isso não tem as peças das receitas da moda, e nem tem nada a ver com o que toda a gente faz e por isso o resultado também não é o mesmo, e a cara do outro morcao quando não viu manómetros, escapes ninja, fumo e barulho, eu no teu lugar nem me tinha dado ao trabalho, explicas as coisas, coisas que eles nem percebem, foste embora e foi a noite toda o pessoal a discutir isso e com cada teoria, até nitro escondido tem segundo os especialistas de lá :lol:
Acho que se lhes tivesses inventado uma história toda maluca e de fantasias e dito que tinha mil e uma peças já tinham acredito
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Re: Golf TDI Sport Edition- 1's testes pós manutenção, pág 101

Mensagem por |Guilherme| »

Inveja não ser ai de cima. Que prestações brutais mesmo sem estares a 'abusar'. E deve ser engraçado com o @catskills disse, ver essa malta das receitas a olhar para o carro e não ver nada, dito normal. Ahahah. Devem pensar que tens outro motor na mala ligado ao eixo traseiro ehehe, Boa continuação e vai postando que a malta gosta
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Re: Golf TDI Sport Edition-Revisão dos 300k+Power! pag94>

Mensagem por VW Liebhaber »

Mario_Marques Escreveu: 27 ago 2019, 18:21 O primeiro teste com o golf, sendo que ainda não posso calcar tudo pois a embraiagem tem poucos kms e não sei até que ponto está bem acamada e não me apetecia destruir uma embraiagem de 1000 e tal € :D

Teste a sair ao ralenti, esp on e nunca entrou, pneus pilot sport 4s em 17, travagem pesada, tanque cheio, limitadores de torque ainda todos originais na ecu, piloto que detesta fazer arranques, fantástica ajuda da suspensão que faz o carro tracionar muito bem e dar uso aos bons pneus que tem, durante o teste não ligou esp uma única vez mesmo o piso não sendo o melhor, o que prova que o conjunto pneus e suspensão é muito bom.

Facilmente tiro 1seg e tal a este tempo, fica para outra altura em que tudo esteja na condição ideal e este serviço esteja concluído pois ainda faltam muitos detalhes que sem eles não consigo bons resultados.

Estava á espera que fizesse 8,5-8 seg, veio está agradável surpresa.
Isso está a fazer 6,8s dos 0-100km/h? Isso é o tempo do R32. :shock: :mrgreen:
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Re: Golf TDI Sport Edition- 1's testes pós manutenção, pág 101

Mensagem por Mario_Marques »

Não, fez 6,2 mas é capaz de menos de 6 quando eu acabar algumas coisas pendentes, o teste também não foi feito nas melhores condições e foi numa estrada não muito favorável pois mesmo como está faria menos, o carro é ainda um pedaço mais rápido que um r32.
Eu só testei por curiosidade porque não é algo que aprecie, até me dói na alma fazer um arranque mesmo quando feito como fiz a sair normalmente mas calcar no fundo logo após movimento, a troca de primeira para segunda e de segunda para terceira é tão rápida que pode correr mal.
Á uns anos tinha o carro mais forte e cheguei a testar com um r32 e o r32 fica bastante para trás, em cerca de 3km de estrada fica uns poucos de camiões de distância, agora está bastante mais fraco do que era e não tem nada de especial, chegas a um ponto que por mais potência que tenhas não é fácil arrancar rápido e o truque deixa de estar no motor mas no chassis e pneus que até é a minha grande vantagem, de tração o meu carro está muito acima da média, como está no dia-a-dia se o levar para um trackday faz muito boa figura pois consegui um bom compromisso dinâmico, uma boa suspensão bem afinada, chassis sólido e pneus bons fazem muita diferença, eu tenho o mesmo setup de suspensão que o piloto Manuel Martins tinha quando venceu o campeonato nacional de velocidade no golf 4 150, obviamente com afinação adequada aos pesos do meu carro e estrada.
Antigamente com pouca potência o carro escrevia com facilidade, hoje em dia mesmo com chuva o carro agarra muito bem e é estável em curva, aceleração e travagem, o balanço do chassis está muito bom, não tem muita transferência de massas.
Superou bastante a expectativa pois esta preparação que fiz era puramente a pensar em dia-a-dia e rentabilizar ao máximo tudo que o carro tem, não em rapidez ou velocidade.
O carro ficou tão neutro que não dá qualquer sensação dentro daquilo que realmente anda, até porque se não se carregar no Acelerador a 100% é um carro normalíssimo, sem barulho, sem fumo, sem esticoes, nada, super tranquilo, há carros de origem mais bruscos que este.
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Re: Golf TDI Sport Edition- 1's testes pós manutenção, pág 101

Mensagem por Mario_Marques »

Finalmente vou entrar de férias, gozar os dias de 2017!
Já tenho o ac montado e a trabalhar novamente ao fim de tantos anos com ele guardado numa caixa! Because power to weight ratio!!! É um bocado estúpido mas é verdade, na altura tirei por estar descarregado e como usava o carro como cobaia dava-me jeito espaço adicional, o ac em si não é grande redução de peso, tudo não deve chegar a 20kg.

A direção também foi alinhada novamente por ter mexido na suspensão.

Um venturi na admissão que neste carro pouco fará por ser turbo mas o intuito é mais ajudar na fixação e suporte do tubo.
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E bora maos á obra.
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E para acabar, o toque final, algo que também estava guardado á anos, a tampa do motor! :)



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Há quem use uma broca para trancar o motor ao trocar a correia de distribuição, eu usei tudo isto só para afinar o ponto na perfeição, fiz um diagrama, para sacar o máximo de potência e economia, nestas coisas meio grau faz a diferença, meio grau a mais ou a menos deita tudo a perder, se ganhar nem que seja 1cv ou se apenas não o perder, se ganhar 0,2L a cada 100 já estou a lucrar.
O meu carro estava a precisar pois estava a gastar bastante apesar da boa performance.

Cheira-me que talvez alguém aqui do fórum, no meio daquelas ferramentas vai reconhecer uma prenda que me deu á uns anos e que guardo e uso com muita estima :D


Ah e já consegui hoje bater os 6,3 segundos mas vou ver até onde consigo espremer mais. :lol:
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