Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
Amigo eu sei afinar um turbo, nestes não há nada a fazer pois é tudo electrónico, funciona como te disse, map, n75 e mapa do carro, mais nada, nos antiguinhos é que se podia ir lá mexer e dar umas voltas ao parafuso pois usavam wastegate, nestes se se mexe muito arrisca-se é a partir, deve-se usar sempre as medidas especificas.
Golf AJM@ASZ New Project
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Última edição por Mario_Marques em 07 jul 2009, 13:36, editado 1 vez no total.
-
- Amateur
- Mensagens: 465
- Registado: 20 mar 2005, 01:48
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
pq?Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
VW Golf IV TDI
-
- Pro
- Mensagens: 2037
- Registado: 26 nov 2004, 21:04
- Localização: Lisboa, Torres Vedras, Peniche
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Para o nosso clima achas mm necessário os 5W30?Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
Amigo eu sei afinar um turbo
Tenho visto é 0W30.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Porque são baixos em cinzas e menos ácidos, também vão fluir muito mais que o 5w40, vão fazer limpar a porcaria toda do motor, estes dois oleos para quem quiser fazer uma limpeza ao motor são do melhor que por ai anda, dá uma vista de olhos nos data sheetsBlack_TDI Escreveu:pq?Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
Estes 5w30 conseguem bater uma porrada de 5w40 em quente.
-
- Pro
- Mensagens: 2037
- Registado: 26 nov 2004, 21:04
- Localização: Lisboa, Torres Vedras, Peniche
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Mas isso n faz sentido nenhum, o W40 tem mais viscosidade que um W30 a quente.
Por alguma razão os Ferraris usam 0W60 ou 5W60.
Os W30 não me convencem minimamente para altas temperaturas.
Por alguma razão os Ferraris usam 0W60 ou 5W60.
Os W30 não me convencem minimamente para altas temperaturas.
-
- Amateur
- Mensagens: 465
- Registado: 20 mar 2005, 01:48
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
andam por ai mtos tdi a usar 5w40 á mtos milhares de kms e nao vejo grande problema nisso, se é o melhor? até pode nao ser mas nao vejo necessidade se for usado um oleo razoavel 5w40, alem do mais os tdi que gastam (alguns) podem ainda ficar com tendencia a gastar mais
VW Golf IV TDI
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
No nosso clima podes usar na boa os 0w30 é muito bom para o motor atéBlackGolf Escreveu:Mas isso n faz sentido nenhum, o W40 tem mais viscosidade que um W30 a quente.
Por alguma razão os Ferraris usam 0W60 ou 5W60.
Os W30 não me convencem minimamente para altas temperaturas.
Os ferrari usam 0w60 mas não usam um oleo qualquer, se fores ver um data sheet dos oleos as vezes o valor está desactualizado e está dentro dos parametros, dentro dos parametros existe depois o bom e o mau, se vires por exemplo um oleo galp 5w40 até te assustas, aquilo é mesmo mau.
Sim podem usar na boa muitos km's, não esperes é que tenham a mesma saude, performance, suavidade ou consumos que outros, por alguma razão há sempre pessoal que tem mais problemas nos carros que outros.Black_TDI Escreveu:andam por ai mtos tdi a usar 5w40 á mtos milhares de kms e nao vejo grande problema nisso, se é o melhor? até pode nao ser mas nao vejo necessidade se for usado um oleo razoavel 5w40, alem do mais os tdi que gastam (alguns) podem ainda ficar com tendencia a gastar mais
Posso dizer que pelos testes que fiz em já vários tdi pd, aprova e muito bem fazer o que disse pois limpa as cinzas todas do motor, não sou só eu que faço isso, quase todo o pessoal da velha guarda dos motores pd o faz á anos
- SuperGolf
- Moderador
- Mensagens: 9409
- Registado: 19 dez 2006, 23:18
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
Amigo eu sei afinar um turbo, nestes não há nada a fazer pois é tudo electrónico, funciona como te disse, map, n75 e mapa do carro, mais nada, nos antiguinhos é que se podia ir lá mexer e dar umas voltas ao parafuso pois usavam wastegate, nestes se se mexe muito arrisca-se é a partir, deve-se usar sempre as medidas especificas.
Hummm......aqui sem ser entendido, mas o VM já vem com 1 wastegate. Não com actuador electrónico como os Vk, Será isto que falámos?
Bem eu aqui não posso falar mto, pois não sou quem irá fazer a preparação. Mas já vi o preparador, a afinar diferentes tipos de turbos, juntamente com o medidor de pressão do Turbo e testar o carro.
Como também já vi fazer mapas, no momento, e ir alterando as ( suponho ) pressões no Turbo, e variando um com o outro, especialmente carros a gasolina com turbo.
De uma forma, ou outra,ele saberá melhor e tenho total confiança.
O postado por mim, é o que tenho em mente, e não o que ele disse, pois só qd estiver pronto, é que poderei postar os resultados
Neste momento, praticamente só sei que o turbo foi desmontado, para proceder a adaptação das falanges.
Quanto aos óleos, já tinha lido qq coisa acerca da acidez, nomeadamente sobre os bronzes, por exemplo.....
Pelo menos a gasolina, sei que o Castrol que usava no Kaddet, tinha esse efeito de "limpeza".
Neste momento, uso o Motul, mas claro, não posso afirmar qual o efeito por dentro do mesmo
De qq modo, na próxima muda, posso testar
Já vou na segunda marca, a seguir ao TXT
E mandem sempre sugestões!
Abraço,
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Amigo turbos de geometria variavel não utilizam wastegate, isso que tu tens é um actuador, existem pneumaticos e electronicos nos automoveis, esse da foto é pneumatico
Os motores diesel acidificam o oleo que juntamente com o carbono formam depósitos dentro do motor.
Os motores diesel acidificam o oleo que juntamente com o carbono formam depósitos dentro do motor.
-
- Amateur
- Mensagens: 465
- Registado: 20 mar 2005, 01:48
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
certamente também existem oleos 5w40 como os 5w30 que dizes...
VW Golf IV TDI
- SuperGolf
- Moderador
- Mensagens: 9409
- Registado: 19 dez 2006, 23:18
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Mario_Marques Escreveu:Amigo turbos de geometria variavel não utilizam wastegate, isso que tu tens é um actuador, existem pneumaticos e electronicos nos automoveis, esse da foto é pneumatico
Os motores diesel acidificam o oleo que juntamente com o carbono formam depósitos dentro do motor.
É isso mesmo Mário
Aconselhas então ELF e Mobil?
Aproveito para te perguntar umas coisa, que já ando algum tempo para te perguntar.....
Aqueles colectores de admissão pintados a preto do PD130/150.....não estão a venda pois não?
Abraço,
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
Não existem pois o truque está mesmo em ser 5w30 que aquecem mais e têm menos cinzas sulfatadasBlack_TDI Escreveu:certamente também existem oleos 5w40 como os 5w30 que dizes...
-
- Master
- Mensagens: 5261
- Registado: 22 jan 2008, 19:19
- Veículos: vw mk2 gtd vw mk4 variant honda nc700x
- Localização: Deserto
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
aproveito esta deixa para deixar um facto que tenho vindo a reparar... quando pus o 5w30 no carro andei na boa consumos bons etc... a ultima vez que mudei pus 5w 40 e muito sinceramente em termos de performance nao notei mas os consumos notei um pouco sempre me perguntei se seria do oleo sera mesmo?? ja tenho o bp 5w30 para mudar para comprovar se fica melhor desta vou mesmo para o bp e uma fortuna mas ele merece ainda por cima agora com pouco uso loool
grande abraço!
grande abraço!
-
- Pro
- Mensagens: 1708
- Registado: 24 abr 2006, 22:47
- Localização: Vila do Conde
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
O mario vende o elf a um preço150_look Escreveu:ja tenho o bp 5w30 para mudar para comprovar se fica melhor desta vou mesmo para o bp e uma fortuna mas ele merece ainda por cima agora com pouco uso loool
Muito bom
,
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf
5w30 geralmente faz sempre gastar menos além de dar trabalhar mais suave e limpar motor se for de boa qualidade, tem é sempre o reverso da moeda, em motores antigos ou cansados desaparece, para aquele pessoal que facilita com as revisões é pior pois o desgaste do oleo é maior.150_look Escreveu:aproveito esta deixa para deixar um facto que tenho vindo a reparar... quando pus o 5w30 no carro andei na boa consumos bons etc... a ultima vez que mudei pus 5w 40 e muito sinceramente em termos de performance nao notei mas os consumos notei um pouco sempre me perguntei se seria do oleo sera mesmo?? ja tenho o bp 5w30 para mudar para comprovar se fica melhor desta vou mesmo para o bp e uma fortuna mas ele merece ainda por cima agora com pouco uso loool
grande abraço!