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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Mario_Marques »

Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
Amigo eu sei afinar um turbo, nestes não há nada a fazer pois é tudo electrónico, funciona como te disse, map, n75 e mapa do carro, mais nada, nos antiguinhos é que se podia ir lá mexer e dar umas voltas ao parafuso pois usavam wastegate, nestes se se mexe muito arrisca-se é a partir, deve-se usar sempre as medidas especificas.
Última edição por Mario_Marques em 07 jul 2009, 13:36, editado 1 vez no total.
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Black_TDI »

Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
pq?
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por BlackGolf »

Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
Amigo eu sei afinar um turbo :mrgreen:
Para o nosso clima achas mm necessário os 5W30?
Tenho visto é 0W30.
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Mario_Marques »

Black_TDI Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
pq?
Porque são baixos em cinzas e menos ácidos, também vão fluir muito mais que o 5w40, vão fazer limpar a porcaria toda do motor, estes dois oleos para quem quiser fazer uma limpeza ao motor são do melhor que por ai anda, dá uma vista de olhos nos data sheets :wink:
Estes 5w30 conseguem bater uma porrada de 5w40 em quente.
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por BlackGolf »

Mas isso n faz sentido nenhum, o W40 tem mais viscosidade que um W30 a quente.
Por alguma razão os Ferraris usam 0W60 ou 5W60.

Os W30 não me convencem minimamente para altas temperaturas.
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Black_TDI »

andam por ai mtos tdi a usar 5w40 á mtos milhares de kms e nao vejo grande problema nisso, se é o melhor? até pode nao ser mas nao vejo necessidade se for usado um oleo razoavel 5w40, alem do mais os tdi que gastam (alguns) podem ainda ficar com tendencia a gastar mais :roll:
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Mario_Marques »

BlackGolf Escreveu:Mas isso n faz sentido nenhum, o W40 tem mais viscosidade que um W30 a quente.
Por alguma razão os Ferraris usam 0W60 ou 5W60.

Os W30 não me convencem minimamente para altas temperaturas.
No nosso clima podes usar na boa os 0w30 é muito bom para o motor até
Os ferrari usam 0w60 mas não usam um oleo qualquer, se fores ver um data sheet dos oleos as vezes o valor está desactualizado e está dentro dos parametros, dentro dos parametros existe depois o bom e o mau, se vires por exemplo um oleo galp 5w40 até te assustas, aquilo é mesmo mau.
Black_TDI Escreveu:andam por ai mtos tdi a usar 5w40 á mtos milhares de kms e nao vejo grande problema nisso, se é o melhor? até pode nao ser mas nao vejo necessidade se for usado um oleo razoavel 5w40, alem do mais os tdi que gastam (alguns) podem ainda ficar com tendencia a gastar mais :roll:
Sim podem usar na boa muitos km's, não esperes é que tenham a mesma saude, performance, suavidade ou consumos que outros, por alguma razão há sempre pessoal que tem mais problemas nos carros que outros.
Posso dizer que pelos testes que fiz em já vários tdi pd, aprova e muito bem fazer o que disse pois limpa as cinzas todas do motor, não sou só eu que faço isso, quase todo o pessoal da velha guarda dos motores pd o faz á anos :wink:
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por SuperGolf »

Mario_Marques Escreveu:Usa 5w30 e não 5w40, elf excellium did ou então mobil1.
Amigo eu sei afinar um turbo, nestes não há nada a fazer pois é tudo electrónico, funciona como te disse, map, n75 e mapa do carro, mais nada, nos antiguinhos é que se podia ir lá mexer e dar umas voltas ao parafuso pois usavam wastegate, nestes se se mexe muito arrisca-se é a partir, deve-se usar sempre as medidas especificas.

Hummm......aqui sem ser entendido, mas o VM já vem com 1 wastegate. Não com actuador electrónico como os Vk, Será isto que falámos?

Bem eu aqui não posso falar mto, pois não sou quem irá fazer a preparação. Mas já vi o preparador, a afinar diferentes tipos de turbos, juntamente com o medidor de pressão do Turbo e testar o carro.

Como também já vi fazer mapas, no momento, e ir alterando as ( suponho ) pressões no Turbo, e variando um com o outro, especialmente carros a gasolina com turbo.

De uma forma, ou outra,ele saberá melhor e tenho total confiança.

O postado por mim, é o que tenho em mente, e não o que ele disse, pois só qd estiver pronto, é que poderei postar os resultados :wink:
Neste momento, praticamente só sei que o turbo foi desmontado, para proceder a adaptação das falanges.

Quanto aos óleos, já tinha lido qq coisa acerca da acidez, nomeadamente sobre os bronzes, por exemplo.....

Pelo menos a gasolina, sei que o Castrol que usava no Kaddet, tinha esse efeito de "limpeza".

Neste momento, uso o Motul, mas claro, não posso afirmar qual o efeito por dentro do mesmo :lol:

De qq modo, na próxima muda, posso testar :mrgreen:

Já vou na segunda marca, a seguir ao TXT 8)

E mandem sempre sugestões! :wink:

Abraço,
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo turbos de geometria variavel não utilizam wastegate, isso que tu tens é um actuador, existem pneumaticos e electronicos nos automoveis, esse da foto é pneumatico :wink:
Os motores diesel acidificam o oleo que juntamente com o carbono formam depósitos dentro do motor.
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Black_TDI »

certamente também existem oleos 5w40 como os 5w30 que dizes... :roll: :wink:
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por SuperGolf »

Mario_Marques Escreveu:Amigo turbos de geometria variavel não utilizam wastegate, isso que tu tens é um actuador, existem pneumaticos e electronicos nos automoveis, esse da foto é pneumatico :wink:
Os motores diesel acidificam o oleo que juntamente com o carbono formam depósitos dentro do motor.

É isso mesmo Mário :wink:

Aconselhas então ELF e Mobil?

Aproveito para te perguntar umas coisa, que já ando algum tempo para te perguntar.....

Aqueles colectores de admissão pintados a preto do PD130/150.....não estão a venda pois não? :mrgreen:

Abraço,
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Mensagem por Mario_Marques »

Black_TDI Escreveu:certamente também existem oleos 5w40 como os 5w30 que dizes... :roll: :wink:
Não existem pois o truque está mesmo em ser 5w30 que aquecem mais e têm menos cinzas sulfatadas :wink:
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por 150_look »

aproveito esta deixa para deixar um facto que tenho vindo a reparar... quando pus o 5w30 no carro andei na boa consumos bons etc... a ultima vez que mudei pus 5w 40 e muito sinceramente em termos de performance nao notei mas os consumos notei um pouco sempre me perguntei se seria do oleo sera mesmo?? ja tenho o bp 5w30 para mudar para comprovar se fica melhor desta vou mesmo para o bp e uma fortuna mas ele merece ainda por cima agora com pouco uso loool

grande abraço!
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por GTI25th »

150_look Escreveu:ja tenho o bp 5w30 para mudar para comprovar se fica melhor desta vou mesmo para o bp e uma fortuna mas ele merece ainda por cima agora com pouco uso loool
O mario vende o elf a um preço :shock:
Muito bom :P
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Re: Golf IV AJM 115@140cv by Supergolf

Mensagem por Mario_Marques »

150_look Escreveu:aproveito esta deixa para deixar um facto que tenho vindo a reparar... quando pus o 5w30 no carro andei na boa consumos bons etc... a ultima vez que mudei pus 5w 40 e muito sinceramente em termos de performance nao notei mas os consumos notei um pouco sempre me perguntei se seria do oleo sera mesmo?? ja tenho o bp 5w30 para mudar para comprovar se fica melhor desta vou mesmo para o bp e uma fortuna mas ele merece ainda por cima agora com pouco uso loool

grande abraço!
5w30 geralmente faz sempre gastar menos além de dar trabalhar mais suave e limpar motor se for de boa qualidade, tem é sempre o reverso da moeda, em motores antigos ou cansados desaparece, para aquele pessoal que facilita com as revisões é pior pois o desgaste do oleo é maior.
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