Golf MK4 PD130 Last Edition

Responder
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 18 mar 2019, 14:08 Boas Paulo, se fosse a ti, colocava um pedaço de fio, ou mesmo uma abraçadeira de serrilha a segurar essa tampa da caixa de velocidade, senão é bem provável que a voltes a perder… A minha anda presa com uma abraçadeira de serrilha, senão já a tinha perdido mais do que uma vez, de vez em quando salta fora, mas como está agarrada a uma abraçadeira, fica logo por ali na zona...
A sério? É comum saltar? :shock:
Vou ver se trato disso o mais rápido possível, depois de vir da oficina.
Obrigado pela dica amigo Silver, sempre prestável!
Grande abraço! :D
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Mario_Marques »

Cofre de motor impecavel! Falta-te ai é as borrachas centradoras do capot que leva onde aparafusa os guarda lamas.
Agora que via a foto da tua tampa de oleo de motor antiga, confirmo o que te disse, manda rever os injectores, aquela corossão que tens é derivada a acidez elevada fruto de má queima ou de oleos ao longo da vida com um valor TBN mau a não ser que essa tampa um dia tenha andado num motor a gasolina e não seja a original do teu carro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 19 mar 2019, 18:38 Cofre de motor impecavel! Falta-te ai é as borrachas centradoras do capot que leva onde aparafusa os guarda lamas.
Por acaso também me apercebi disso... :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Mario_Marques Escreveu: 19 mar 2019, 18:38 Cofre de motor impecavel! Falta-te ai é as borrachas centradoras do capot que leva onde aparafusa os guarda lamas.
Agora que via a foto da tua tampa de oleo de motor antiga, confirmo o que te disse, manda rever os injectores, aquela corossão que tens é derivada a acidez elevada fruto de má queima ou de oleos ao longo da vida com um valor TBN mau a não ser que essa tampa um dia tenha andado num motor a gasolina e não seja a original do teu carro.
Obrigado amigo Mário :) Vamos ver como vem da oficina, se vem assim ou todo sujo :lol: :lol:
A tampa de óleo na foto já tinha sido limpa com um pano com spray de travões, para não a arrumar na caixa toda suja, será disso? Se quiseres eu posto uma foto da tampa que lhe meti agora, mas só o posso fazer quando me chegar o carro da oficina. Também não sei se é a original ou não, quando o comprei era a que trazia, mas não vedava bem, devido à diferença de preço entre o oring e a tampa nova decidi optar pela tampa. Quando meti a nova foi uma diferença enorme, mesmo ao encaixá-la!


Silver_Ajm Escreveu: 19 mar 2019, 20:52
Mario_Marques Escreveu: 19 mar 2019, 18:38 Cofre de motor impecavel! Falta-te ai é as borrachas centradoras do capot que leva onde aparafusa os guarda lamas.
Por acaso também me apercebi disso... :D
Então e algum de vós me pode mandar foto ou part number disso?


Abraço e obrigado por terem passado aqui no tópico :)
Boas curvas :twisted:
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

A referência das peças que se fala é esta: 3B0823493 :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 19 mar 2019, 22:00 A referência das peças que se fala é esta: 3B0823493 :wink:
Muito obrigado amigo Silver! Leva 2 certo? E qual é o mal (se é que há) de andar sem elas?
Por acaso nunca reparei que me faltava tal coisa, tenho um colega meu com um Golf IV e também não tem :shock:


É a peça 8 na foto, correto? No ETKA não tem presente o part number disso...
Imagem

Obrigado pela ajuda, abraço!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

Sim, são duas. Por estupido que pareça, se pesquisares no etka para o teu carro que é de 2003, aparece a peça, mas sem part number e para o meu que é de 2001 já aparece a peça e part number. Sinceramente não sei muito bem qual a função da peça, mas o Mário deve saber...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 19 mar 2019, 22:25 Sim, são duas. Por estupido que pareça, se pesquisares no etka para o teu carro que é de 2003, aparece a peça, mas sem part number e para o meu que é de 2001 já aparece a peça e part number. Sinceramente não sei muito bem qual a função da peça, mas o Mário deve saber...
Nem experimentei procurar por outro ano, costumo meter 2004 (o meu é model year 2004) e realmente não me apareceu part number :shock:
Muito obrigado por teres partilhado o part number comigo!
Esperemos pela resposta do Mário :lol:

Abraço amigo Silver!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

Dá-me ideia que essas pecinhas servem para manter o capô alinhado e para absorver as vibrações.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 21 mar 2019, 11:12 Dá-me ideia que essas pecinhas servem para manter o capô alinhado e para absorver as vibrações.
Bem, lá vai ter de ser, quando comprar mais alguma coisa tenho de ver se as compro. 6,08€ cada. Não é muito barato para umas borrachas tão pequenas :shock:

Abraço!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

paulo1337 Escreveu: 21 mar 2019, 13:33
Silver_Ajm Escreveu: 21 mar 2019, 11:12 Dá-me ideia que essas pecinhas servem para manter o capô alinhado e para absorver as vibrações.
Bem, lá vai ter de ser, quando comprar mais alguma coisa tenho de ver se as compro. 6,08€ cada. Não é muito barato para umas borrachas tão pequenas :shock:

Abraço!
As peças originais de ano para ano estão cada vez mais caras, infelizmente e muitas vão deixando de ser comercializadas…
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Na próxima compra de material que faça, eu compro também isso ;)
É os contras de não ter carros novos :(

Abraço e obrigado pela ajuda amigo Silver!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Boa tarde malta, espero que esteja tudo bem com todos!

O Golf já foi à oficina por causa do problema de entrar em safe. O mecânico ontem viu o que se passava e passou-me a seguinte informação:
:arrow: O sensor MAP anda meio marado e tem muitas oscilações na leitura, quanta mais pressão de admissão há, mais ele oscila, tanto fazia picos positivos como negativos
:arrow: A geometria estava meia presa, não totalmente, mas já se notava bem que o movimento do atuador não era fluido.

Ainda ontem foi encomendado um sensor MAP novo da Bosch e uma junta do coletor de escape, visto que o turbo é para descarbonizar.
Portanto estamos assim:
:arrow: Casquilhos da barra estabilizadora instalados hoje
Imagem

:arrow: Turbo tirado fora para mandar descarbonizar, calibrar e ver se a geometria está estragada ou não.

Agora é esperar, segunda chega o sensor MAP e depois tem de se esperar que o turbo venha de descarbonizar.
Quando souber de mais alguma coisa eu dou notícias!

Abraço a todos e boas curvas! :twisted:
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Boa noite malta! Espero que esteja tudo o melhor possível com vocês!

O Golf já chegou da oficina e está como novo!

O que foi feito:
:arrow: Limpeza da geometria do turbo e devida calibração. Foi também pintado o turbo e o coletor de escape
:arrow: Junta do coletor de escape e da EGR novas, marca Glaser
:arrow: Sensor MAP novo, marca Bosch (0 281 002 401):
Imagem


Conclusões:
Em relação ao turbo:
- O carro puxa exatamente o mesmo, nem mais nem menos!
- Noto-o muito mais linear em baixa rotação, "sem turbo" (das 1000rpm até às 1900rpm). Antes era uma diferença notória, notava-se mais o "kick" do turbo quando enchia e tinha a força toda (por volta das 1900rpm). Agora é mais suave desde o ralenti até que o turbo fique cheio :)

Em relação aos casquilhos da barra estabilizadora:
- Poderá ser maluqueira minha, mas penso que o carro está um bocadinho mais plantado no chão ao curvar
- Amanhã deixo uma foto aqui do estado dos casquilhos da barra estabilizadora antigos, já velhos e com folga:

Em relação ao carro em si:
- Já fiz uns quantos km com ele (alguns deles a puxar como ele merece) para ver se se aguentava bem e não voltava a entrar em safe e depois de um bom calor não havia a chiadeira habitual da barra estabilizadora nem o carro perdeu potência ou entrou em safe, por isso problema resolvido (espero eu!)

Abraço a todos e boas curvas :twisted:
Última edição por paulo1337 em 19 out 2019, 11:43, editado 1 vez no total.
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Mario_Marques »

paulo1337 Escreveu: 22 mar 2019, 20:37 Boa tarde malta, espero que esteja tudo bem com todos!

O Golf já foi à oficina por causa do problema de entrar em safe. O mecânico ontem viu o que se passava e passou-me a seguinte informação:
:arrow: O sensor MAP anda meio marado e tem muitas oscilações na leitura, quanta mais pressão de admissão há, mais ele oscila, tanto fazia picos positivos como negativos
:arrow: A geometria estava meia presa, não totalmente, mas já se notava bem que o movimento do atuador não era fluido.

Ainda ontem foi encomendado um sensor MAP novo da Bosch e uma junta do coletor de escape, visto que o turbo é para descarbonizar.
Portanto estamos assim:
:arrow: Casquilhos da barra estabilizadora instalados hoje
Imagem

:arrow: Turbo tirado fora para mandar descarbonizar, calibrar e ver se a geometria está estragada ou não.

Agora é esperar, segunda chega o sensor MAP e depois tem de se esperar que o turbo venha de descarbonizar.
Quando souber de mais alguma coisa eu dou notícias!

Abraço a todos e boas curvas! :twisted:
Se o sensor map foi testado antes do turbo ser reparado era normal dar valores estranhos, esse sensor quando avaria faz muito pior que isso e o teu estava a fazer o serviço dele que é detectar anomalias, mas é raro avariar, e quando avaria nota-se bem pois causa erro eletrico e erros no ABS e ESP, os injetores falham também, já a n75 devias mesmo trocar pois essa sim não dá muitos sinais fáceis de detectar e é uma peça que trabalha bastante, é das peças eletromecanicas que mais trabalha no carro.
Quando se troca os casquilhos da barra se estiverem gastos o comportamento com os novos melhora bastante pois quanto melhor a fixação da barra mais força ela faz.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder