Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Responder
Barros_P
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 19 dez 2014, 21:50

Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Barros_P »

Caríssimos,

Antes apresentar o meu projeto,
Quero felicitar todas as pessoas que constituem este fórum e todos aqueles que depositam conhecimento nele.
Através das partilhas adquiri uma série de conhecimento que me ajudou na decisão de adquirir um GOLF MK3 GTI.

Passo então a apresentar o meu projeto,
Durante alguns anos procurei um carro destes, cheguei a ver alguns e inclusive a negociar. Mas havia sempre algo que me dizia que não era aquele.
Até que há pouco tempo fui ver um Golf 3 GTI de 1995, apenas por curiosidade, e dou com este cenário que passo a explicar,
:arrow: Pontos fracos:
Carro parado desde 2012, á chuva e ao sol, bateria morta, 92500km(pensei eu: aqui á gato!!!!), alguns interiores a precisar de atenção, quadrante com algumas avarias, caixa um pouco presa (devido ao facto de ter ficado parado com a primeira engatada) e jantes "manhosas" para um GTI.
:arrow: Pontos Fortes:
Amortecedores koni com molas eibach(está rebaixado), anti-rollbar no eixo da frente e atrás, coletores 4:1 com panela diferente do normal(ainda não descobri qual é), discos da frente maiores(ainda vou medir),embraiagem nova, velas de 4 polos em bom estado, touches novas e interiores em bom estado(pouco uso).
Depois de um pouco de conversa com o dono de e colocarmos o carro a funcionar(romco que assustou no bom sentido), lá fui para casa pensar. Fui também confirmar no imtt os kms das inspeções. Batia tudo certo e algo me dizia que era este. Lá me decidi, tendo em mente dos riscos.
Lá o reboquei para o mecânico a ver o que ia dar,
1ºRevisão feita, óleos trocados, filtros trocados, valvulina da caixa nova, pendurais novo, aditivo para óleo da direção, entre outras coisas.
Opinião do mecânico: carro em bom estado, motor em bom estado a precisar de rolar, travões ok, suspensão OK, a caixa...a primeira não entra mas vamos circular um pouco com ele a ver se vai ao sitio(molas/sincronizador), um rolamento a fazer ruido mas que se troca também mais tarde.
2ºInspecção feita. Confirmou o estado dos travões e suspeições como OK
3ºSeguro de pré-clássicos feito.
E temos um GOLF 3 GTI 16v renascido e pronto para circular.

Este sábado fui fazer o primeiro pequeno teste drive e aproveitando para lhe ir dar banho a sério(já que não ia ao banho há anos).
:arrow: Feedback:
Esta máquina deve andar que se farta, nota-se muita força de motor.
Direção algo desalinhada mas levezinha.(a rever)
As mudanças entram bem, mas acho que não está 100%. Apesar da primeira teimar em não entrar.
De suspensão, o carro não adorna nada mas apesar de tudo não se sente os amortecedores rijos. O que é bom.
Têm um ruido num rolamento
Uma vez que o carro esteve tanto tempo parado vou rolando alguns kms para colocar os sistemas todos a funcionar. Género de rodagem.
Mas a máquina promete.

Vou me deixar de conversas e vou mostrar imagens :D
1ºNo mecânico:
http://i50.photobucket.com/albums/f339/ ... sw69kn.jpg


Após Banhinho e já em casa:
Imagem

Imagem

Imagem

O objetivo é restaurar tendo em vista um uso mais desportivo. Nada de corridas mas serras e track days....bem mais lá para frente quem sabe :)
Irei começar pela estética, plásticos exteriores, lips, para-choques, e jantes BBS.
Logo irei precisar de ajuda dos sábios deste fórum, que desde já agradeço.

Peço desculpa por escrever tanto, mas prefiro partilhar com quem sabe do que com quem não sabe,
Como a minha esposa que acha que eu ando a gastar dinheiro num carro velho :D.
Comentem e opinem á vontade. Brain-storming é sempre útil:)

Obrigado
Cumprimentos
Barros_P
Última edição por Barros_P em 14 ago 2016, 21:21, editado 2 vezes no total.
Imagem
bodyboard0
Expert
Expert
Mensagens: 873
Registado: 30 mar 2014, 16:34
Veículos: Golf 3 1.9D
Localização: Escariz, Arouca

Re: Golf MK3 GTI 16V - Rensascido

Mensagem por bodyboard0 »

Boas, e bem vindo :) tanto tu como o GTI

O carro aparenta estar em bom estado de pintura e de interiores

Esses bancos Imagem

Trata muito bem dele que ele merece :)

Continuação de bom projeto amigo :)
MK1 - O Golf
Pro
Pro
Mensagens: 1374
Registado: 30 dez 2011, 22:10
Veículos: Golf...Só Golf!
Localização: Oposto do Sul...

Re: Golf MK3 GTI 16V - Rensascido

Mensagem por MK1 - O Golf »

Boa noite.
Antes de tudo, bem vindo ao fórum.
Isto por aqui é como uma família...gente boa.;-)
Agora, sobre o carro. Um Golf 3 GTI, e sempre um carro a parte e espero que o tenhas durante muitos e bons anos...e que os partilhes aqui com a malta...;-)
O carro parece estar em bom estado,mas a algo que não está bem...nomeadamente o quadrante. Ele marca 92000 realmente, mas o facto de não ter o "total" escrito por cima indica que ele tem 392000,ou por alguma avaria,as letras desapareceram. Mas tenta ver isso o quanto antes até para teres a noção real do que ele pode vir a precisar. Por exemplo, a distribuição. Outra sugestão, é para calibrares os ponteiros do conta rotações e o da temperatura. São dos mais importantes e estão ligeiramente fora da escala...
Quanto ao resto, esses interiores ficavam mto bem num dos meus :mrgreen: :mrgreen: e as jantes, pronto, não são a praia dessa magnífica máquina... :wink:
Continuação de Boa sorte com esse avião de estrada...
GOLF
Ti Zé
Rookie
Rookie
Mensagens: 142
Registado: 01 mai 2014, 02:33
Veículos: golf 3

Re: Golf MK3 GTI 16V - Rensascido

Mensagem por Ti Zé »

Boas, Bem vindo ao forum.
Parabéns pela aquisição, aparenta estar em muito bom estado.
Continuação de boa sorte.
Avatar do Utilizador
Ren470
Pro
Pro
Mensagens: 1104
Registado: 23 ago 2014, 23:17
Veículos: Golf mk2 1.3cl ;Polo 6N GTI;Passat 1.6 GT TD B3 ; Bora PD 115 ; Lupo 1.4cc
Localização: Madeira

Re: Golf MK3 GTI 16V - Rensascido

Mensagem por Ren470 »

Desde mais se bem vindo...
Tive a ver as fotos e de chapa não parece estar muito mau.Agora por fora e pena não ter as BBS muda totalmente a estética do carro e a tinta parece estar um pouco queimada...posso estar enganado e corrige-me caso esteja...
Agora quanto a esse problemas e ter calma,paciência e alguns €€€ e isso la vai :)
E boa sorte para o projecto
PROJ.GOLF 2 1.6 GTD http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 8&t=102904 Vendido
Golf 2 1.3 CL
PASSAT B3 1.6 GT TD
Polo 6N 1.6 GTI
Bora MK4 PD 115
Barros_P
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 19 dez 2014, 21:50

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Barros_P »

Obrigado a todos pelas mensagens,

E relação á pintura, vai mesmo precisar de um ligeiro polimento para eliminar algumas manchas no tejadilho e capo. Isso e os plásticos são o trabalho q s segue!
Quanto á mecanica, a correia d distribuição teve para ser trocada mas como estava com bom aspecto,e como para já vou rolar com o carro sem grandes aventuras,esta sera uma das próximas coisas a fazer. A carteira também agradece!
Em relação ao quadrante com as observações feitas mais certeza tenho q tá todo marado!o ponteiro da gasolina já enganou o mecanico 2x!qto á velocidade não me parece q esteja a contar correcto!a temperatura,q foi o q prestei atenção, sobe e estabiliza a meio!
Tou a ver q o melhor é trocar.
Imagem
Zé Baldo
Pro
Pro
Mensagens: 2013
Registado: 21 jul 2008, 22:55
Localização: Capital

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Zé Baldo »

welcome.... isso com tempo vai ao sitio... qualquer duvida já sabes.

Abraço
Hill Crew
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 829
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por joaodh92 »

boa maquina que ai tens, parabéns. Como ja referido vê isso dos Km pois segundo esse quadrante tem 392mil. Fica a faltar nessa frente a grelha original do GTI. Esses bancos são top, e aparentam esta em bom estado.

Continuação de um projeto.
Barros_P
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 19 dez 2014, 21:50

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Barros_P »

Ok vou mesmo verificar.
Vou estudar o procedimento do menu do conta e amanha vou experimentar.

De qq forma 90k kms também desconfio q não tenha,agora 390k kms...não têm mesmo aspecto disso.mas também não meto as mãos no fogo por isso:)

Amanhã dou feedback.
Imagem
Avatar do Utilizador
Ren470
Pro
Pro
Mensagens: 1104
Registado: 23 ago 2014, 23:17
Veículos: Golf mk2 1.3cl ;Polo 6N GTI;Passat 1.6 GT TD B3 ; Bora PD 115 ; Lupo 1.4cc
Localização: Madeira

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Ren470 »

Eu acho que 390 e muito para o estado do carro penso mais a volta dos 190 mas nunca se sabe.
PROJ.GOLF 2 1.6 GTD http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 8&t=102904 Vendido
Golf 2 1.3 CL
PASSAT B3 1.6 GT TD
Polo 6N 1.6 GTI
Bora MK4 PD 115
Zé Baldo
Pro
Pro
Mensagens: 2013
Registado: 21 jul 2008, 22:55
Localização: Capital

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Zé Baldo »

Quantos km tens marcados da folha de Insp? isso do quadrante penso que seja o menor dos problemas, com 50€ compras isso e fica resolvido, preocupava-me mais com as correias bomba d'agua e termostato e a revisão geral para poderes ter uma ideia do estado geral do carro.

Já tens peças que não se vendem a na marca, portanto vais ter alguma dor de cabeça para tentar arranjar a grelha por ex.

Eu apostava nos faróis OEM, lip e grelha, jantes... que medidas tens em livrete? assim ja se consegue saber o caminho a seguir.
Hill Crew
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por jmb123 »

E lá!!! 8)

Tens ai carro que nunca mais acaba!! :wink: (sou suspeito... :mrgreen: )

Com muito pouco o carro fica com outro ar...

Depois tens ai uns pormenores:

- O quadrante. Os km já foi dito, o que ele marca neste momento são os 392.000km. os ponteiros não estão alinhados... e esses fundos eram acessorios da altura... aquilo que me dá a entender e que andaram a inventar um pouco nesse quadrante... Digo isto porque, porque em 1995 todos os quadrantes começavam no "0" e iam até ao "240" (no 16V)... o teu começa nos "20"... depois tens a mascara do quadrante acinzentada (parece-me pela foto) se for mesmo acinzentada dirá no meio entre o tacómetro e o conta rotações TRW... mas os quadrantes TRW não dão a volta aos 299.999km que é o caso do teu... logo esses quilometros não querem dizer nada e tal como dizes o carro até deverá ter menos! :wink:

- Os bancos também não saíram nesse carro de origem, pode ter saído com Recaro, mas outro padrão, pois esse padrão saiu noutras séries mais exclusivas...

- O teu carro é nacional ou importado? Qual é o mês do carro? Tens Airbags?

- E os travoes nao consigo ter a certeza, mas parecem-me os 280mm... houve outra versao que eram 288mm (os maiores que existem no Golf III)

Se precisares de alguma dica estou por aqui... :wink:

Continuaçao de bom projecto! Estarei a acompanhar... :wink:
MEX
Pro
Pro
Mensagens: 2019
Registado: 10 jul 2012, 06:18

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por MEX »

Que bela compra fizeste, eu seguia alguns conselhos que já te foram dados e fazia uma revisão a serio, digo isto por experiencia própria. Boa sorte com a maquina, vou seguir o projecto.
Barros_P
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 19 dez 2014, 21:50

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Barros_P »

Pessoal,
Ontem fiz o segundo test-drive. Claro sem grandes esticões. Uns km de via rápida, mais uns kms em estradas locais,com paragens pelo meio a verificar temperaturas e barulhos. Não passei das 4000 revs. O carro parece-me bem, até melhor do que a primeira volta. Aos poucos vai lá :mrgreen:
O motor canta.....meus deus. Já começo a desconfiar se têm mesmo 150cvs. é que não fica nada atrás do meu ibiza TDI. :D

Respondendo ás questões:
Zé_Baldo: a folha da ultima inspeção realizada ao carro em 2012, marca cerca de 90k kms. Como desconfiei passei pelo imtt e confirmaram-me esta informação.

jmb123:
OS discos não são de origem. Uma medição rápida que fiz com fita métrica parece mesmo 280. e está a m1/2 milímetros da jantes. Depois envio foto.
Data do carro é de 01/1995, nacional e não têm airbags.
Interiores, realmente vi mesmo poucos com este interior, mesmo na net. Também devo dizer que são os que mais gosto:). Tudo o interior perece condizer, a não ser a forra da porta do condutor que está diferente. tenho que encontrar uma igual ao interior do carro. mais tarde coloco fotos dos interiores.

Agora o quadrante:
Indicação da marca TRW não encontro.
Se era um extra da época é pena ter trocar. Será que dá para o reparar?
Sobre os ponteiros,
>Da velocidade, eu acho mesmo que está a indicar 20km/h a mais. agora que falaram na escala de 0-240 começa a fazer sentido.
>Temperatura está fora do sitio é certo.
>da gasolina estou a estudar.
>rotações parece certo.
>temos um digital marado.

ficam aqui os testes.
Teste dos ecrãs digitais:
Imagem

verificação das rotações:(motor frio)
Imagem

Temp do óleo após passeio:
Imagem

PS:
Luzes dos calços está "on" pois o antigo dono explicou que com os discos e calços que meteu não cabiam os sensores............
Vou investigar este assunto assim que tirar as rodas.
Pela minha lógica, se tirou o sensores, onde estão os cabos?
...e lá está cablagens soltas junto á caixa de ar, que não sei a que pertencem:)
Imagem
fio castanho que vira verde e que vem de dentro do habitáculo....hhuuummmm.
fio mais pequeno desta foto.
foto tirada de cima junto á torre de suspenção direita.
Imagem

O segundo acabei esqueci de tirar fotos. mas tenho de tirar :)

obrigado a todos pelas mensagens :oops:
Imagem
Barros_P
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 19 dez 2014, 21:50

Re: Golf MK3 GTI 16V - Renascido

Mensagem por Barros_P »

jmb123 Escreveu:E lá!!! 8)

Tens ai carro que nunca mais acaba!! :wink: (sou suspeito... :mrgreen: )

Com muito pouco o carro fica com outro ar...

Depois tens ai uns pormenores:

- O quadrante. Os km já foi dito, o que ele marca neste momento são os 392.000km. os ponteiros não estão alinhados... e esses fundos eram acessorios da altura... aquilo que me dá a entender e que andaram a inventar um pouco nesse quadrante... Digo isto porque, porque em 1995 todos os quadrantes começavam no "0" e iam até ao "240" (no 16V)... o teu começa nos "20"... depois tens a mascara do quadrante acinzentada (parece-me pela foto) se for mesmo acinzentada dirá no meio entre o tacómetro e o conta rotações TRW... mas os quadrantes TRW não dão a volta aos 299.999km que é o caso do teu... logo esses quilometros não querem dizer nada e tal como dizes o carro até deverá ter menos! :wink:

- Os bancos também não saíram nesse carro de origem, pode ter saído com Recaro, mas outro padrão, pois esse padrão saiu noutras séries mais exclusivas...

- O teu carro é nacional ou importado? Qual é o mês do carro? Tens Airbags?

- E os travoes nao consigo ter a certeza, mas parecem-me os 280mm... houve outra versao que eram 288mm (os maiores que existem no Golf III)

Se precisares de alguma dica estou por aqui... :wink:

Continuaçao de bom projecto! Estarei a acompanhar... :wink:


OS discos não são de origem. Uma medição rápida que fiz com fita métrica parece mesmo 280. e está a m1/2 milímetros da jantes. Depois envio foto.
Data do carro é de 01/1995, nacional e não têm airbags.
Interiores, realmente vi mesmo poucos com este interior, mesmo na net. Também devo dizer que são os que mais gosto:). Tudo o interior perece condizer, a não ser a forra da porta do condutor que está diferente. tenho que encontrar uma igual ao interior do carro. mais tarde coloco fotos dos interiores.
Imagem
Responder