'86 MK2 GTD - dador encontrado

Responder
JoaquimA.
Amateur
Amateur
Mensagens: 240
Registado: 03 jul 2014, 16:12
Veículos: Golf 2 GL 1.6 TD 70cv -- Audi 80 B3 1.6 TD
Localização: Tomar

Re: Re: '86 MK2 GTD - A caixa pág 5

Mensagem por JoaquimA. »

Como correu? :D
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

'86 MK2 GTD - De volta!

Mensagem por Joao Macedo »

Está de volta !! :D

Imagem

Depois de uns tempos parado com a junta queimada voltou! O motor original foi reparado com junta do AAZ, e foram montados os koni sport com molas g60. Ficou muito mais estável, tanto em piso seco como molhado. A próxima fase é o escape, quero montar uma linha directa em 60mm desdo turbo. Onde me recomendam fazer isto nas zonas de Tomar, Coimbra ou Viseu?
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

'86 MK2 GTD - motor precisa-se: 1.6td ou 1.9td??

Mensagem por Joao Macedo »

Apesar de não actualizar isto há 4 anos, o golf continua comigo. Pouco mudou nestes anos (só bancos e jantes). Mas desde há um tempo para cá que tinha vindo a desenvolver alguma dificuldade em pegar. Testou-se velas, injectores e mediu-se a compressão: tudo OK. Trocaram-se alguns tubos de gasóleo e finalmente a bomba injectora: continuou na mesma. Finalmente decidimos tirar a cabeça e vimos que tinha dois pistons com folga.

Posto isto, vou trocar o velho JR. Preferia manter o 1.6td por causa das inspeções, mas há vantagens claras em mudar para um 1.9td (AAZ)? Dentro dos 1.6td, um SB ou RA são muito melhores que o JR?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: '86 MK2 GTD - motor precisa-se: 1.6td ou 1.9td??

Mensagem por Mario_Marques »

É assim, tens aí duas coisas curiosas, por um lado dizes que foi testada a compressão e estava ok, por outro dizes que os pistões têm demasiada folga, são duas coisas que não podem estar juntas na mesma frase, pois se a folga for realmente excessiva perdes logo compressão e o pistão até bate nas laterais ao trabalhar.
Tu para veres se realmente os pistões têm folga a mais terias de os tirar, medir cilindros em 3 pontos e medir os pistões também.

Agora o resto tens muitas opções, até dependendo do estado do teu motor, pode ser viável ou não recuperar.
A VW pelo menos no ano passado ainda tinha blocos 1.6 novos completos para venda, pouco mais de 360e por um bloco original zero kms, isto na VW classic parts na Alemanha, terias depois o custo de envio e montar a tua cabeça.

E outra coisa, em cima referes que tens a junta do 1.9 certo? Isso baixa a taxa de compressão ligeiramente, uma das coisas que pode acontecer é pegar mal a frio e algum fumo a frio.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: '86 MK2 GTD - motor precisa-se: 1.6td ou 1.9td??

Mensagem por Joao Macedo »

Sim, é realmente muito estranho. O facto é que se mediu a compressão ainda antes de trocar a bomba injectora e estava boa. Trocou-se a bomba e o motor nunca pegou (a "nova" vinha estragada). Depois de tirar a cabeça vimos que dois pistons (o 1º e o 3º) têm folga (abanam 1 ou 2mm dentro do cilindro) e tinham já bastante carvão. O mecânico tambem ficou incrédulo aquela folga depois do teste de compressão.
Quanto à junta do 1.9, ela já lá anda desde 2016 e a dificuldade a pegar só começou nos ultimos 2 anos, tendo-se indo agravando gradualmente. Foi mesmo por já ter tentado tudo neste tempo que se decidiu abrir o motor.

Obrigado pela dica dos blocos, vou ver se ainda se arranjam. Quando dizes bloco completo, são blocos armados, prontos a montar a cabeça?
Entretanto, tens opinião se há claras vantagens num AAZ vs 1.6td? E dentro dos 1.6, vale a pena procurar um SB (já vi que têm diferenças nos pistons e injectores de óleo) ou não se ganha nada?
Mario_Marques Escreveu: 10 out 2020, 22:32 É assim, tens aí duas coisas curiosas, por um lado dizes que foi testada a compressão e estava ok, por outro dizes que os pistões têm demasiada folga, são duas coisas que não podem estar juntas na mesma frase, pois se a folga for realmente excessiva perdes logo compressão e o pistão até bate nas laterais ao trabalhar.
Tu para veres se realmente os pistões têm folga a mais terias de os tirar, medir cilindros em 3 pontos e medir os pistões também.

Agora o resto tens muitas opções, até dependendo do estado do teu motor, pode ser viável ou não recuperar.
A VW pelo menos no ano passado ainda tinha blocos 1.6 novos completos para venda, pouco mais de 360e por um bloco original zero kms, isto na VW classic parts na Alemanha, terias depois o custo de envio e montar a tua cabeça.

E outra coisa, em cima referes que tens a junta do 1.9 certo? Isso baixa a taxa de compressão ligeiramente, uma das coisas que pode acontecer é pegar mal a frio e algum fumo a frio.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: '86 MK2 GTD - motor precisa-se: 1.6td ou 1.9td??

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não sei se o teu caso é o que vou descrever a seguir, pois o caso que eu vou descrever foi tudo medido rigorosamente no motor que estou a montar.
Esse "teste" de mexer os pistões não é teste nenhum e é até estúpido a não ser claro que tenha lá um rego em que caiba um dedo...., pois a parte de cima dos pistões é sempre muito mais estreita que a parte de baixo, os pistões na verdade são conicos e não cilíndricos como as pessoas imaginam, a parte de cima é mais estreita para compensar o aquecimento, a quente expandem e precisam de folga extra por esse motivo, num carro turbo, um carro com pistões forjados ou curso longo, sujeito a grandes rpm, ou esforços altos, essa folga é ainda maior que o normal.
Eu se for ao meu motor, todo ele nas medidas de fabrica consigo mover os pistões em cima, no meu e muitos outros.
Se a compressão está ok realmente significa que não tens perda de compressão em lado nenhum, o que me custa a acreditar, não até tanto pelos pistões mas pelas válvulas e segmentos e o facto de teres material de 1.9 que obrigatoriamente baixa esse valor, logo tinha de haver uma diferença.

Eu andei atrás de um vídeo para te mostrar o quanto esse "diagnóstico" feito assim é errado e encontrei, se quiseres também te faço um vídeo do meu, onde foi tudo desmontado e medido com rigor nas tolerâncias do fabricante.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: '86 MK2 GTD - motor precisa-se: 1.6td ou 1.9td??

Mensagem por Joao Macedo »

Obrigado pela ajuda! Não fazia ideia que era assim. O estranho no meu motor é que só o 1º e 3º pistões têm essa folga. Os outros dois não têm. Para além disso, os pistões que têm folga tem muito mais carvão que os outros.. O unico material que tenho de 1.9 é a junta. Isso faria baixar a compressão assim tanto?
Mario_Marques Escreveu: 15 out 2020, 16:45 Eu não sei se o teu caso é o que vou descrever a seguir, pois o caso que eu vou descrever foi tudo medido rigorosamente no motor que estou a montar.
Esse "teste" de mexer os pistões não é teste nenhum e é até estúpido a não ser claro que tenha lá um rego em que caiba um dedo...., pois a parte de cima dos pistões é sempre muito mais estreita que a parte de baixo, os pistões na verdade são conicos e não cilíndricos como as pessoas imaginam, a parte de cima é mais estreita para compensar o aquecimento, a quente expandem e precisam de folga extra por esse motivo, num carro turbo, um carro com pistões forjados ou curso longo, sujeito a grandes rpm, ou esforços altos, essa folga é ainda maior que o normal.
Eu se for ao meu motor, todo ele nas medidas de fabrica consigo mover os pistões em cima, no meu e muitos outros.
Se a compressão está ok realmente significa que não tens perda de compressão em lado nenhum, o que me custa a acreditar, não até tanto pelos pistões mas pelas válvulas e segmentos e o facto de teres material de 1.9 que obrigatoriamente baixa esse valor, logo tinha de haver uma diferença.

Eu andei atrás de um vídeo para te mostrar o quanto esse "diagnóstico" feito assim é errado e encontrei, se quiseres também te faço um vídeo do meu, onde foi tudo desmontado e medido com rigor nas tolerâncias do fabricante.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: '86 MK2 GTD - motor precisa-se: 1.6td ou 1.9td??

Mensagem por Mario_Marques »

Ah, pensei que também tinhas a cabeça, a junta baixa um pouco, junta+cabeça é que é uma diferença bem maior.
Atenção que eu não estou a dizer que o teu motor está impecável, mas ver por essa folga a não ser que seja uma brutalidade não é fiável pois o que importa é realmente se consegue reter compressão ou não, essa folga, basta teres por exemplo os segmentos já muito colados que a folga desaparece ou muitos outros motivos, para saber se a folga é má ou não terias de desmontar, medir os cilindros em 3 pontos, medir os pistões com micrométrico, medir a folga dos segmentos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: '86 MK2 GTD - motor precisa-se: 1.6td ou 1.9td??

Mensagem por Joao Macedo »

Obrigado pela ajuda! Já percebi que deveria mesmo medir, mas faltando a ferramenta para isso, comparámos "a olho". Não só dois cilindros têm muito mais folga que os outros, também têm muito carvão. Por agora a opção mais viável é a troca por um motor em bom estado, mas vou guardar este bloco para um dia ver isso com calma.
Posto isto, tenho duas opções:
1 - Manter 1.6td e aí põe-se a questão de procurar especificamente um SB ou comprar o que parecer melhor independentemente da referência. As diferenças do SB face aos anteriores são assim tão relevantes?
2 - Trocar por 1.9td (AAZ), em que (mais tarde) terei mais facilidade em encontrar um bom colector de admissão. Fora isto, há alguma vantagem clara em trocar para AAZ?
Mario_Marques Escreveu: 15 out 2020, 23:03 Ah, pensei que também tinhas a cabeça, a junta baixa um pouco, junta+cabeça é que é uma diferença bem maior.
Atenção que eu não estou a dizer que o teu motor está impecável, mas ver por essa folga a não ser que seja uma brutalidade não é fiável pois o que importa é realmente se consegue reter compressão ou não, essa folga, basta teres por exemplo os segmentos já muito colados que a folga desaparece ou muitos outros motivos, para saber se a folga é má ou não terias de desmontar, medir os cilindros em 3 pontos, medir os pistões com micrométrico, medir a folga dos segmentos.
zizeca78
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 08 set 2020, 00:27
Veículos: Ibiza 6k 1.9d\pd Mk2 90 Gtd
Localização: sao joao da pesqueira

Re: '86 MK2 GTD - De volta!

Mensagem por zizeca78 »

Joao Macedo Escreveu: 22 jan 2016, 23:39 Está de volta !! :D

Imagem

Depois de uns tempos parado com a junta queimada voltou! O motor original foi reparado com junta do AAZ, e foram montados os koni sport com molas g60. Ficou muito mais estável, tanto em piso seco como molhado. A próxima fase é o escape, quero montar uma linha directa em 60mm desdo turbo. Onde me recomendam fazer isto nas zonas de Tomar, Coimbra ou Viseu?
linha de escape faz em casa nao e muito dificil so custa mais na zona do eixo
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: '86 MK2 GTD - dador encontrado

Mensagem por Joao Macedo »

A procura de um motor a bom preço e que pudesse ser visto a funcionar não foi fácil. Por isso decidi comprar um dador.

Imagem
Imagem

Tenho andado com ele para ver como se porta e, até agora, está impecável. Já agora, este foi um dos principais motivos de escolher este carro :wink:
Imagem

Apesar de ter bom aspecto, quase todos os plásticos do IC precisam de reparação. Alguem tem fotos dos encaixes? Para além disso, sabem-me explicar o funcionamento do arrefecimento do turbo? É fácil de adaptar num CE1 sem chanatisses?
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: '86 MK2 GTD - dador encontrado

Mensagem por Joao Macedo »

Enquanto aguardo disponibilidade da oficina para a troca de motores, tenho andado com o dador a daily. Está a portar-se lindamente! Puxa bem (para um 1.6td de origem) e não faz fumo! Durante o fim de semana de confinamente ainda lhe dei uma limpeza e polidela, coisas típicas de se fazer num dador de peças :lol:

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: '86 MK2 GTD - dador encontrado

Mensagem por Mario_Marques »

Realmente, esse dador de peças está muito bom para o efeito que é. :D
Os mais sensíveis irão sofrer ao ver isso ser esventrado, mas é por uma causa nobre
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: '86 MK2 GTD - dador encontrado

Mensagem por Joao Macedo »

As fotos escondem muita coisa :wink: Neste caso, o carro precisa de algum trabalho de chama (especialmente à volta do para brisas). De resto, também tem uns podres nos guarda lamas da frente, e numa ou noutra peça. Nota-se que é um carro que não foi mal tratado (apesar de algumas chanatisses) mas passou toda a vida junto ao mar.

Quanto aos plásticos do IC e instalação do arrefecimento do turbo, consegues-me ajudar?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: '86 MK2 GTD - dador encontrado

Mensagem por Silver_Ajm »

És da zona de Coimbra, ou estudas em Coimbra? Essas fotos são familiares...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder