Tour '88 - IT'S ALIVE!! :D

Responder
KamikaZ
Rookie
Rookie
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2011, 03:49
Veículos: Golf 2 Tour TD
Localização: do outro lado..

Tour '88 - IT'S ALIVE!! :D

Mensagem por KamikaZ »

Antes de apresentar a 'mais recente aquisição' tenho de falar um pouco de como tudo se passou até chegar a este carrito.
Em 2011 tive um MK3 GT TDI que simplesmente adorei, foi o meu primeiro carro e mesmo com os azares que tive (ao ponto de o ter de vender) e desde então sempre disse que ia voltar a ter um Golf. Entretanto comprei um Corsa C em 2013 e posso dizer que usei e abusei naquele carro, foi o carro das experiências, desde suspensões, jantes, pneus, entre outros.. Em 2015 numa viagem ao Porto com uns amigos lá rebentei um retentor de óleo, veio de reboque e na oficina lá me rebentaram com o motor, mas adiante, gastei na volta dos 5mil € para o reparar, e no meio desse período encontrei este Tour muito mal tratado, em cima dum atrelado sem motor. Feito o negocio foi tempo de passar o carro para meu nome, agora o problema foi mesmo esse, ninguém sabia quem era proprietário do Golf nem sequer como contactar, então com uma cópia do livrete lá dei com o senhor. Basicamente o carro foi posto para abate em 2013 ou 2014 e nunca tinha sido feito o abate, mas lá consegui a assinatura e assim no dia 2 de Janeiro de 2017 trouxe-o para 'casa'.

Trata-se de um Tour de Março de 1988 importado em Dezembro de 2003 da Alemanha, 1600 Turbo (igual aos GTD sem intercooler), 3 portas e tecto de abrir. O que o distingue como sendo um Tour eram os equipamentos como os bancos reforçados cinza, carpetes cinza, pintura prata no exterior assim como os para-choques curtos meio pintados à cor, vidros verdes e claro, o autocolante na lateral.

Com o propósito de meter a trabalhar comprei um GTD que não trabalhava e que se pensou que fosse a bomba injectora (que não era) e daí tirei tudo o que precisava e queria para o Tour, ou seja, já deixou de ser Tour :P

Actualmente conta com:
- Coils JOM (já sem helpers)
- Travagem, casquilhos tudo novo
- Motor 1.9D AEF com turbo KKK24 (vai ser trocada a bomba injectora mais tarde por uma Bosch)
- Caixa de velocidades GTD
- Direcção assistida MK3
- Bancos da frente G40, traseiros GTD (para serem estufados de novo)

Alterações/melhoramentos:
- Chapa e Pintura com mudança de cor para Irish Green
- Motor e cofre limpos, arrumados e pintados
- Jantes MG ZR com 165/40 R16 (provenientes do Corsa) (para trocar mais tarde)
- Volante Nardi
- Suspensão pneumática (talvez)

Agora fotos para não chatear mais com texto :D

Primeira vista no dia 28 de Dezembro de 2016
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Já em casa a 2 de Janeiro de 2017
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem~
Imagem
Imagem
Imagem

Os bancos G40 oferecidos :D
Imagem

Alguns extras já limpos
FisherBox (vendida)
Imagem

Botão do aquecimento dos bancos (tenho os relays também)
Imagem

Tablier antes e depois
Imagem
Imagem
Imagem

Radio Alpha (vendido)
Imagem

Motor pronto para ir para o carro
Imagem

Já no sitio
Imagem

e por ultimo por hoje fica o conjunto Hella de piscas frontais e farolins :)
Imagem
Última edição por KamikaZ em 20 jul 2019, 20:39, editado 1 vez no total.
Imagem
miguelduarte
Rookie
Rookie
Mensagens: 109
Registado: 17 jul 2017, 22:10
Veículos: Audi A3 8L (sold) Vw Golf Mk2
Localização: Penacova

Re: Tour '88

Mensagem por miguelduarte »

E fotos de atualmente completo? Estou curioso de ver tanto exterior como interior :D já tem aí bastante material raro e bastantes € gastos.
Boa escolha na cor! Mais tarde também gostava de arranjar um nardi ou um bbs em madeira, são sem duvida duas marcas de volantes muito exclusivas e bonitas!
Visita o meu projeto:
viewtopic.php?f=18&t=114417
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tour '88

Mensagem por Mario_Marques »

Muito trabalhinho já feito, mas tudo indica que está no bom caminho 8)
Esse carro precisa de uns mimos val€nt€s, fico impressionado com a dedicação que o pessoal aplica em alguns mk1 e mk2, é preciso mesmo gostar muito, bastante dinheiro dependendo do que se quer obter ao fim e muita coragem, eu fugia de imediato de alguns carros, onde algumas pesoas vêm potencial eu vejo um "money pit" e dores de cabeça, eu a olhar para aí, tudo somadinho vejo na boa 4000euros para estourar até ficar quase como eu gostaria, portanto, boa sorte com a máquina.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
KamikaZ
Rookie
Rookie
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2011, 03:49
Veículos: Golf 2 Tour TD
Localização: do outro lado..

Re: Tour '88

Mensagem por KamikaZ »

Ainda não foi pintado, espero que até ao Verão ja esteja tudo em ordem mas vou adicionando fotos consuante o avanço feito :)
Imagem
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: Tour '88

Mensagem por marcelo_5035 »

Tens muito trabalho pela frente, mas acredito que vai valer a pena! :D
Ainda bem que salvaste mais um Golf do fim, mesmo que não estivesse nas melhores condições e que, tal como o Mario_Marques disse, tenhas muito a investir.
Já tens uns extras jeitosos! ;)
miguelduarte
Rookie
Rookie
Mensagens: 109
Registado: 17 jul 2017, 22:10
Veículos: Audi A3 8L (sold) Vw Golf Mk2
Localização: Penacova

Re: Tour '88

Mensagem por miguelduarte »

KamikaZ Escreveu: 24 jan 2019, 21:28 Ainda não foi pintado, espero que até ao Verão ja esteja tudo em ordem mas vou adicionando fotos consuante o avanço feito :)
ah, pensei que já estava "feito", certo!! Eu falo por mim, vou estar para acompanhar :)
Visita o meu projeto:
viewtopic.php?f=18&t=114417
KamikaZ
Rookie
Rookie
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2011, 03:49
Veículos: Golf 2 Tour TD
Localização: do outro lado..

Re: Tour '88

Mensagem por KamikaZ »

Ontem parti em busca de mais material para completar o carro, la trouxe um guarda-lamas original e encontrei estas beldades meio abandonadas, tive de trazer.
São umas BBS RM 012 :D vão levar abas novas e mais largas e obviamente vão ser pintadas.

Imagem
Imagem
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Tour '88

Mensagem por carrizog60 »

Ainda se encontram bbs assim? Pensava que ja n era possivel...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
jleite7
Expert
Expert
Mensagens: 708
Registado: 17 jan 2011, 09:53
Veículos: Vw Golf mk2 86; BMW e39 Touring 01; Seat Ibiza gt tdi 99
Localização: Águeda

Re: Tour '88

Mensagem por jleite7 »

Bom projeto, força ai no bicho!!
Imagem
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: Tour '88

Mensagem por bys »

Então e novidades da máquina??
Já tinhas uns bons goodies aí 😉
KamikaZ
Rookie
Rookie
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2011, 03:49
Veículos: Golf 2 Tour TD
Localização: do outro lado..

Re: Tour '88

Mensagem por KamikaZ »

Segunda feira já devo ter novidades :) já tenho as transmissões corretas para montar e vou tratar do escoamento do turbo para o carter que ficou curto, que ou altero completamente a rosca no carter ou meto um acrescento.
Basicamente o que fiz foi meter um "L" no carter onde vai apertar o tubo do esgoto do turbo, o problema é que o tubo que mandei fazer em malha de aço tem uma porca mais larga que a original e não consigo apertar porque bate no bloco na 'junta' do carter, se conseguir meter um acrescento só para passar essa zona já consigo apertar o tubo.

Tirando isso já estou a pensar na 'limpeza' do cofre, esconder os fios e deixar tubagens e fios essenciais, eliminando o depósito do limpa vidros, esconder o filtro do combustível, bateria na mala, encontrar um sitio para meter o deposito do óleo da direcção e fazer um apoio para o reservatório da água mais perto do motor, entre o motor e o corta fogo como já vi.

Em relação á pintura deve ser iniciada ainda antes do verão.
Imagem
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: Tour '88

Mensagem por bys »

Fazer algo mais clean então 😁
Também pensei nisso mas... Acabei por desistir 😂
KamikaZ
Rookie
Rookie
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2011, 03:49
Veículos: Golf 2 Tour TD
Localização: do outro lado..

Re: Tour '88

Mensagem por KamikaZ »

Vamos lá actualizar isto.
Na segunda feira lá consegui dar mais um avanço, finalizei o circuito de óleo do turbo que me levou quase o dia todo xD desde sair 2/3 vezes para ir comprar material até aos filhas da **ta dos parafusos no turbo serem de difícil acesso mas lá consegui.
Aproveito para mostrar mais goodies que consegui encontrar, como a caixa de filtro maior.
Também já confirmei onde vou colocar o filtro do combustível para o esconder (vai ser aplicado no sitio no próximo mês), quero trocar o colector de admissão por um com o bocal para a esquerda para ficar direto (inicialmente ia colocar IC mas para já vou desistir) por isso se alguém o quiser faço troca direta, e tenho também um IC completo com tubagens de um Corsa C 1.3 com uma saida de cada lado, ideal para colocar por tras da grelha dos mk2 para venda.
Talvez no domingo sou capaz de ir colocar as transmissões logo no sitio e tratar do resto do sistema de refrigeração.

Adiante.. o problema que tinha com o esgoto do turbo era aqui
Imagem

Ficou assim com o tubo de malha que mandei fazer à medida
Imagem

Uma geral do motor com a nova caixa de filtro maior (troco o colector de admissão que está montado como já tinha referido)
Imagem

Vendo esta chapa também, com os apoios todos a quem a queira (protege o calor do turbo na parede corta-fogo)
Imagem

Aproveitei para levantar a suspensão porque realmente o carro estava demasiado baixo para se trabalhar, no fim logo meto a altura que realmente é para ficar
Imagem

Mais updates à medida que vou fazendo as coisas que é muito devagar visto só conseguir trabalhar nele nas poucas folgas que tenho e não o ter perto de mim dificulta também um pouco :P

EDIT:

Uma questão a ver se alguém sabe responder:
Na cabeça do lado direito existe uma saída de água que vai alimentar o aquecimento no interior, ao sair do radiador da sofagem vai ligar num tubo metálico que recebe também água que vem do vaso de expansão. A minha teoria seria eliminar essa passagem na cabeça mas disseram-me que poderia vir a correr o risco de o sistema de refrigeração não funcionar como seria suposto e claro sobreaquecer. Alguém sabe se é viável eliminar a passagem de agua completamente na cabeça ou é melhor fazer um bypass direto e eliminar apenas a sofagem (ficando um tubo a ligar a cabeça ao tubo metálico)?
Imagem
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Tour '88

Mensagem por carrizog60 »

Eu deixava estar,nem que fizesse tubos que passassem mais escondidos...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
KamikaZ
Rookie
Rookie
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2011, 03:49
Veículos: Golf 2 Tour TD
Localização: do outro lado..

Re: Tour '88

Mensagem por KamikaZ »

Sim acho que vou manter a tubagem completa, talvez um pouco mais escondida.
Entretanto desmontei e limpei totalmente um quadrante, falta-me alterar uma coisita ou duas, e posso dizer que ficou novo!
ImagemImagem
Imagem

Literalmente :D
Imagem
Imagem
Responder