VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Responder
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - 100.000

Mensagem por marcelo_5035 »

mondeladas Escreveu: 28 abr 2019, 20:24 Excelente foto @marcelo_5035 !

Apenas 100.000 km, o carro está novo para a idade que tem. Que venham mais 100.000 km ! :mrgreen:
É isso mesmo! :D
Funfa
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 11 fev 2019, 18:34
Veículos: Mk1

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - 100.000

Mensagem por Funfa »

O carro em andamento desligase . Fica acelarado muito tempo quando o ligo.
typul
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 26 mai 2013, 12:05
Veículos: type-r e golf 2 jtd

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - 100.000

Mensagem por typul »

Bom dia, a cera para protecção da chapa pode ser comprada em casas de tintas...
Eu utilizei uma da BERNER, que é conectada directamente na pistola. Transparente amarelada.muito boa.
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por marcelo_5035 »

Boa-noite Golfistas! :D
Está na altura de atualizar o tópico com mais umas novidades!

  • A inspeção e waxstat do carburador
No mês de maio o Golf foi à inspeção e infelizmente o resultado foi: Reprovado :(
A razão foi a emissão de gases em excesso e isso fez com que todo o carburador fosse todo revisto:

O Golf andava a dar sinais de que a waxstat do carburador estava com problemas já a algum tempo e, por isso, foi agora substituída.
Para quem não sabe, esta peça é responsável por controlar a posição da borboleta do carburador dependendo da temperatura do líquido de refrigeração do motor.
De modo a fazer já uma manutenção preventiva a todo o carburador, foi também aplicado um conjunto de juntas e também a flange que faz a ligação entre o coletor de admissão e ele próprio.
Imagem

Aqui podem ver a diferença entre a peça original e a nova: à mesma temperatura (neste caso temperatura do ar) o pino da original está quase todo para dentro, o que iria fazer com que o motor ficasse acelerado sem necessidade!
Imagem


  • A afinação da mistura e a reinspeção
Depois disso, o Golf foi afinar à mistura mas isso já não fui eu a fazer…

E mal vocês sabem o problema que foi para arranjar um mecânico competente:
A maioria deles dizia:

"Ah se o problema é gases você deixe cá o carro que nós levamo-lo lá e ele já passa" ou
"Oh migo leve-o lá outra vez e ligue tudo o que é eletrónico que ele já passa".

É triste mas já era o que estava à espera.
Foi por já estar habituado a estes "mecânicos" que fui eu que substituí a waxstat e tento fazer maioria das reparações eu mesmo. A maioria deles ia fazer alguma invenção de modo a fazer bypass à peça o que iria alterar completamente o funcionamento do conjunto.

Mas bem, lá arranjei uma pessoa honesta que permitiu que o Golf tivesse a mistura correta sem qualquer invenção! :D
Depois disso, o Golf já trouxe a merecida folha verde, sem quaisquer anotações! :D


  • O problema a frio
Quando eu pensava que estava tudo resolvido, eis que o Golf me prega uma partida. :?
A frio, o motor pega mas o funcionamento é totalmente irregular, ao ponto de ir abaixo se não se acelerar.
Na minha ideia, o facto de ter revisto toda a alimentação de combustível, fez com que problemas que estavam escondidos se mostrassem.

Deixo aqui o vídeo que gravei com a esperança que me deem algumas ideias do que possa ser, já que diagnósticos à distância é complicado. :lol:
https://1drv.ms/v/s!AufuCICW2XsZwsVBk2C ... A?e=80fPQv

Cumprimentos! ;)
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por marcelo_5035 »

Ora viva pessoal!
Bem, penso ter descoberto a origem (ou pelo menos uma delas) do problema.
Descobri que o Golf tem o tubo que faz a ligação entre o coletor de admissão e o servofreio roto.
Para quem precisar, o número da peça é 321611939E e é o número 4 na imagem abaxio.
070112000[1].png
Assim que tiver novidades informo! ;)
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por filo »

no fundo nao deixa de ser um 1.6 a gasolina mas visto ser coisa rara de se encontar ninguem tem experiencia por assim dizer nesses motores.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por Mario_Marques »

Sei que o que te vou dizer não é na realidade grande ajuda, mas o melhor memso é reveres o carro todo, arranjares um manual tecnico e pegares nisso de ponta a ponta, essa é a unica forma de tu teres o carro por anos sem dores de cabeça e a julgar pelo aspecto do teu carro, parece estar muito direitinho, acho que merece bem essa atenção.
Um carro a gasolina, especialmente carburado, qualquer coisinha que não esteja bem é logo uma dor de cabeça e muito pior ainda é quando o pessoal tenta afinar o carburador ou ignição sem garantir primeiro que está tudo direito e sem ter equipamentos de teste.

Uma ferramenta muito importante, arranja um manómetro de oficina tipo o que eu uso, com isto consegues ver a saúde do motor e testar algumas falhas ou afinações, e outras coisas importantes que afretam muito o motor, tens uma forma de medir o resultado e comparar.

Ideal seria também teres uma pistola de ponto boa e um aparelho para medir CO/lambda/HC, mas com um vacuometro já dá para veres muita coisa, como o balanço dos cilindros/vedação de valvulas/queima, avanço de ignição, fugas entre outros testes, testas basicamente a saúde do motor e o funcionamento dele, isto é ferramenta obrigatória.

O teu motor é todo gerido por vacuo e temperatura e cria também vácuo, se não tiveres uma forma de verificar isso com precisão é extremamente dificil acertares o carro ou detectar avarias, pois um mk2 não permite propriamente chegar lá e ligar uma ficha obd :D

https://www.youtube.com/watch?v=utUSI-JYhVU
Anexos
IMG_20190705_121138_2.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por filo »

Mario_Marques Escreveu: 05 jul 2019, 12:13

pois um mk2 não permite propriamente chegar lá e ligar uma ficha obd :D

o meu sim :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por Mario_Marques »

8) Um que não seja raçado
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por filo »

A coisa disto dos golf a gasolina e que penso eu de que ja eram muito avancados para a epoca e foram desaparecendo do mapa e os mecanicos focaram se em novos sistemas ja e quase milagre arranjar um mecanico daqueles que so pelo barulho ja sabe a avaria.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por Mario_Marques »

filo Escreveu: 10 jul 2019, 20:25 ja e quase milagre arranjar um mecanico daqueles que so pelo barulho ja sabe a avaria.
Pelo contrário, eu acho que desses é o que mais há, a diferença é que nos carros antigos não acendiam luzes e por isso podias trabalhar dessa forma :-D
Se fores a um mecânico especializado em carros antigos não falta equipamentos especiais de testes diversos, alguns bem caros.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por marcelo_5035 »

Mario_Marques Escreveu: 05 jul 2019, 12:13 Sei que o que te vou dizer não é na realidade grande ajuda, mas o melhor memso é reveres o carro todo, arranjares um manual tecnico e pegares nisso de ponta a ponta, essa é a unica forma de tu teres o carro por anos sem dores de cabeça e a julgar pelo aspecto do teu carro, parece estar muito direitinho, acho que merece bem essa atenção.
Um carro a gasolina, especialmente carburado, qualquer coisinha que não esteja bem é logo uma dor de cabeça e muito pior ainda é quando o pessoal tenta afinar o carburador ou ignição sem garantir primeiro que está tudo direito e sem ter equipamentos de teste.

Uma ferramenta muito importante, arranja um manómetro de oficina tipo o que eu uso, com isto consegues ver a saúde do motor e testar algumas falhas ou afinações, e outras coisas importantes que afretam muito o motor, tens uma forma de medir o resultado e comparar.

Ideal seria também teres uma pistola de ponto boa e um aparelho para medir CO/lambda/HC, mas com um vacuometro já dá para veres muita coisa, como o balanço dos cilindros/vedação de valvulas/queima, avanço de ignição, fugas entre outros testes, testas basicamente a saúde do motor e o funcionamento dele, isto é ferramenta obrigatória.

O teu motor é todo gerido por vacuo e temperatura e cria também vácuo, se não tiveres uma forma de verificar isso com precisão é extremamente dificil acertares o carro ou detectar avarias, pois um mk2 não permite propriamente chegar lá e ligar uma ficha obd :D

https://www.youtube.com/watch?v=utUSI-JYhVU
Muito obrigado Mário Marques!
A tua resposta ajudou-me muito!
Uma dúvida: um medidor de compressão também não me permite saber a saúde do motor?
No entanto, pelo que estive a ver, o medidor de vácuo consegue dizer mais sobre o estado do motor…
Pois, infelizmente não tem ficha OBD, uma pena. xD

Bem, já substitui o cano que estava roto mas o problema continua. Uma coisa que reparei foi que, numa manhã, o carro ligou normalmente, trabalhou assim durante uns 5 segundos e depois começou a fazer o mesmo que no vídeo…

Vou então adquirir o medido de vácuo para tentar resolver o problema...
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por marcelo_5035 »

Boa noite a todos! :D
Ora, o Golf passou por algumas reparações desde a última postagem.
Ora aqui vai:

  • Troca do apoio do filtro de ar
A primeira coisa que recebeu foi, o muito esperado, apoio do filtro de ar que estava partido.
Imagem

Depois de alguma luta, lá consegui retirar o que restava do mesmo e aplicar o novo.
Imagem

Imagem

Resultado final :D
Imagem

  • Reparação da folga dos tirantes da caixa
A segunda operação que o Golf sofreu foi a aplicação de um jogo de reparação para os tirantes da caixa devido a quando se metia uma mudança se ouvir um barulho enorme! :o
Tenho a agradecer ao do DragonGolf (viewtopic.php?t=84125) porque me ajudou muito a perceber o funcionamento do sistema e onde aplicar as peças.
Apesar de a maior parte das borrachas estar em bom estado, as que seguravam o "eixo" da bola pivot estavam totalmente ausentes! :?
Imagem

Aproveitei, e dei uma limpeza de leve às peças que consegui.
Imagem

Para a próxima, tenho de comprar umas luvas. :D
Imagem

Por fim, a peça que mais dor de cabeça me deu a remover. Tinha-me esquecido que ela existia e já estava a dar em doido.
Imagem

Tenho a dizer que, atualmente, o Golf parece um carro novo a meter mudanças! Não tem nada que ver com o antigamente! Muito melhor mesmo e é uma coisa tão simples de fazer!

  • Teste de compressão ao motor
Apesar de todas as melhorias apresentadas acima, o problema do motor continua. :(
Uma vez que ainda não consegui um medidor de vácuo tal como o Mário Marques me tinha recomendado, decidi fazer-lhe um teste de compressão ao motor para avaliar o estado do mesmo.

O teste foi feito nas seguintes condições:
  • O motor estava parado há cerca de 1h30m depois de ter atingido a temperatura de funcionamento;
  • O pedal do acelerador esteve na sua posição normal durante todo o teste, visto me ter esquecido desse pormenor.
Resultados:
Cilindro 1: 10 bar
Cilindro 2: 10 bar
Cilindro 3: 9,8 bar
Cilindro 4: 10 bar

Imagem

Excerto do manual da Haynes referente à compressão para o meu motor:
Imagem

Basicamente, temos 10 bar em todos os cilindros, o que é bastante bom visto que o acelerador não estava pressionado e, talvez com isso, o valor ainda subisse mais, apesar de 10 bar já ser um valor decente.
  • Com este resultado posso concluir que não tenho válvulas queimadas?

Para efetuar um despiste, instalei um módulo de ignição novo no Golf, mas o comportamento foi semelhante.
Segundo as minhas contas, estes poderão ser os suspeitos:
  • Ponto do motor
  • Distribuidor / Sensor HAL
  • Cablagem elétrica entre os diferentes componentes de ignição
Bem, espero que tenham gostado das novidades e que me possam dar alguma ajuda na resolução do problema! :D
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por marcelo_5035 »

Boas pessoal!
Finalmente, consegui o medido de vácuo!
Aqui fica o vídeo do mesmo: https://onedrive.live.com/embed?cid=197 ... U48br9tZ_4

Como podem ver, o agulha não fica totalmente estática, havendo momentos em que varia embora pouco.
Isto poderá dever-se a um misfire, correto?

O vídeo retrata a situação à temperatura de funcionamento. Brevemente, vou fazer um outro mas com o motor frio.
Obrigado, desde já pela ajuda! :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por Mario_Marques »

Essa oscilação que tens é pacífico e provavelmente está associada a algo na abertura de válvulas, quando está realmente mal treme bastante e rápido, se a frio não fugir muito disso á priori o motor está muito saudável.
Só estranho mesmo o carro não ter atingido os 11bar ou mesmo os 12 no teste de compressão.
Fizeste o teste com as 4 velas fora e acelerador Aberto?
Também estava á espera que ele desse cerca de 20miligramas de mercúrio no teste de vácuo mas mesmo assim tanto a compressão como vácuo está dentro do normal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder