VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção

Responder
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por vwg3gt96 »

Por isso é que estavam bons de rasto, já eram mais rijos que a estrada :D
Fizeste bem em renovar a ignição, faltou as velas.

Vamos lá continuar a actualizar este tópico!
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por António uf »

esses deviam ser bons na chuva :shock: :shock:

pinta a tampa válvulas de preto fosco :arrow:
vermelho :roll: não me parece :idea: so a minha opinião :wink:

mas gostos são gostos e nunca faças nada para os outros mas sim para ti ao teu gosto 8) se realmente gostas de vermelho vai em frente :D

continua com o bom trabalho
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

carrizog60 Escreveu: 02 nov 2018, 21:26 Pneus de origem? Isso ja n era borracha...
Não era mesmo! xD
vwg3gt96 Escreveu: 02 nov 2018, 21:37 Por isso é que estavam bons de rasto, já eram mais rijos que a estrada :D
Fizeste bem em renovar a ignição, faltou as velas.

Vamos lá continuar a actualizar este tópico!
Obrigado! As velas já tinham sido trocadas logo quando comprei o carro (5 meses) , por isso não foram trocadas.
António uf Escreveu: 02 nov 2018, 23:52 esses deviam ser bons na chuva :shock: :shock:

pinta a tampa válvulas de preto fosco :arrow:
vermelho :roll: não me parece :idea: so a minha opinião :wink:

mas gostos são gostos e nunca faças nada para os outros mas sim para ti ao teu gosto 8) se realmente gostas de vermelho vai em frente :D

continua com o bom trabalho
Obrigado!
Em princípio será em preto fusco ou num preto parecido ao do suporte da ventoinha do radiador.
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

Mais uma novidades:
Com o tempo frio, o Golf estava muito estranho a trabalhar a frio. Parecia trabalhar a 3 cilindros e, por vezes, chegava a ir abaixo sozinho.
Tendo eu mudado a ignição, pensei que tivesse cometido algum erro, apesar de o carro no dia anterior ter trabalhado muito bem.
Assim que o motor começava a aquecer, tudo ficava normal. Verifiquei toda a parte da ignição e estava tudo bem, a corrente chegava às velas etc.
Ainda assim, substitui a bobina de ignição por uma usada mas a funcionar de um Golf MK2 1.3 (que são iguais).
Mesmo assim,o problema não ficou resolvido e, tendo faísca e compressão, o problema ficava na parte da alimentação de certeza.

O carburador deste carro é um Pierburg 2E2 e, poucas pessoas sabem mexer BEM nele. Com receio de entregar o carro a uma oficina e deixarem o carro pior ou começarem a inventar, decidi eu mesmo começar a estudar o seu funcionamento. Depois de muita pesquisa e de ver o manual de serviço várias vezes, meti mãos à obra!
Percebi logo o problema estava na quantidade de ar que entrava para o motor quando frio. Tinha o flap totalmente fechado em frio, o que fazia com que o motor tivesse a mistura demasiado rica e não funcionasse corretamente. Ajustei a pull down unit, coloquei a waxstat em água quente de modo a prevenir futuros problemas e revi mais alguns parâmetros.

Aqui ficam alguns links importantes:
:arrow: Manual de serviço Pirerburg 2E2: https://1drv.ms/b/s!AufuCICW2XsZwN4pZiKBefkUy14bWA
:arrow: Ajuste do flap do arranque a frio e fast idle: https://www.youtube.com/watch?v=rt7l_B1J54U
:arrow: Componentes e o seu funcionamento: https://www.youtube.com/watch?v=XTxrLDwexWA
:arrow: Revitalizar a waxstat: https://www.youtube.com/watch?v=Lkm0vlU-dOI
:arrow: Ligações de vácuo e operação dos componentes: https://www.youtube.com/watch?v=R6niOyutGgQ
:arrow: Montagem: https://www.youtube.com/watch?v=GmDo2EQNbew

Fotos:
Imagem

Imagem

Aqui podem ver a waxstat. Esta contrai o pino quando o líquido de refrigeração do motor está frio e expande quando está quente.
Imagem

Submersa em água quente, podem ver o pino a expandir.
Imagem

Imagem

Coloquei tubos de váculo novos:
Imagem

Depois de várias horas, voltei a montar tudo!
O resultado não podia ser melhor: O motor agora funciona bem tanto a frio como quente! :D
Imagem
Voltei também a colocar a bobina original do carro.

Passando agora da mecânica para a climatização:
Uma das coisas que queria, era um filtro para a entrada de ar exterior da sofagem.
Como não encontrei um, tive de meter mãos à obra:
Imagem

Imagem

Após algum corte e costura:
Imagem
Não ficou perfeito, mas serve para o efeito. :D

Cumprimentos! :)
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por vwg3gt96 »

Bons trabalhos!
Deve ser uma mecânica interessante de se trabalhar ;)
A minha experiência com carburadores infelizmente não vai muito além de motores de dois tempos de 2.5 a 50cc.

Cumprimentos
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por António uf »

esse carburador é muito parecido com o 1.3 que é um pierburg 2e, a parte do relentim auto é do lado aposto,

belos trabalhos :mrgreen:
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por carrizog60 »

Dores de cabeça boas era tirares esse e meter 4 de mota...
Cames agressiva,uma coçadela na cabeça e ficaria engraçado!
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

vwg3gt96 Escreveu: 03 nov 2018, 21:10 Bons trabalhos!
Deve ser uma mecânica interessante de se trabalhar ;)
A minha experiência com carburadores infelizmente não vai muito além de motores de dois tempos de 2.5 a 50cc.

Cumprimentos
Obrigado!
A mecânica é interessante, especialmente porque este carburador é dos últimos antes da injeção eletrónica dominar.
Nota-se que já ele não é um carburador "simples" no sentido de um carburador do género do Carocha.
Este já recebe informações de sensores e já se ajusta consoante a informação por eles dada, claro que muito menos ajustável do que a injeção.
António uf Escreveu: 03 nov 2018, 22:47 esse carburador é muito parecido com o 1.3 que é um pierburg 2e, a parte do relentim auto é do lado aposto,

belos trabalhos :mrgreen:
Sim, são muito parecidos. Basicamente o corpo do carburador em si penso que seja igual, mudando apenas os componentes exteriores.
Obrigado!
carrizog60 Escreveu: 04 nov 2018, 08:04 Dores de cabeça boas era tirares esse e meter 4 de mota...
Cames agressiva,uma coçadela na cabeça e ficaria engraçado!
Claro que ficaria engraçado! xD
Mas vou tentar mantê-lo o mais original possível até porque ele até se mexe muito bem.
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

Antes de mais, bom Natal todos! :D
E agora as novidades:

Aqui há uns tempos, o Golf ficou zarolho sem um médio…
Assim, e depois de ver se o problema era da lâmpada, coloquei duas H4 novas da OSRAM iguais às que lá estavam instaladas.
Imagem

Entretanto reparei que faltava o autocolante do radiador. Notava-se que ele já lá tinha estado mas que tinha saído.
Depois de alguma pesquisa, comprei uma reprodução do original e coloquei-o.
Imagem

Imagem


A situação do aileron vai ser resolvida brevemente! Será colocado um vidro já com os furos e o aileron tal como de origem. Nada de colas como o anterior foi colocado.

Comprei uma mala inteira da qual será retirado o vidro, a borracha e o aileron e aplicado na mala do Golf.
Uma vez que a minha mala tem restos de cola ou silicone, o carro irá para o bate-chapas onde, para além de resolver a situação da mala, será também polido, uma vez que há zonas onde a tinta está bastante queimada, e terá todas as moças/podres da carroçaria corrigidas.
Por enquanto, é só!
Mais novidades em breve! :D
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

Boa noite! :D
O Golf já voltou à uns dias mas só agora tive tempo de atualizar o tópico…
As moças foram todas corrigidas e a pintura foi polida. O carro está muito melhor e parece, literalmente, outro! :D
Todo o silicone na mala foi removido e, nesse sítio, teve de ser pintado de novo.
Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

Infelizmente, ainda não foi aplicado o aileron uma vez que o vidro que comprei não tinhas as ligações do desembaciados. Assim, foi colocado o vidro normal. Alguém sabe se é possível soldar as mesmas?

Assim que tirar fotos melhores coloco aqui!
Cumprimentos! ;)
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

Bem, mais uma novidade que chegou hoje.
Os novos tapetes que ele já estava a precisar desde que o comprei:
Imagem

Imagem
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por bys »

Muito bom

Ando ha que tempos para comprar uns tapetes desses 😂😂
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

Eu também andava Bys!
São de excelente qualidade e feito à medida do menino!
Comprei os meus aqui: https://tapetesautomovel.com/
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

Bem, ontem aconteceu um pequeno imprevisto e o Golf anda com 1 sapato diferente. xD
Ia eu muito bem na estrada a caminho do trabalho quando começo a ouvir um barulho numa roda de trás. Parei e pensei que fosse alguma coisa que tivesse ficado colada à roda, tipo fita cola ou algo assim.
Quando lá cheguei tinha um bocadito de chapa no pneu. Eu a pensar que se tinha "encaixado" no rasto do pneu e tentei tirar. Só ouço o pneu "puffffffffffffffffffffffffffffffff". Toca de meter a chapa de volta e acelerar para chegar ao parque do trabalho que ficava a cerca de 150 metros. xD
Chegou ainda com ar mas acabou por perdeu o restante.
Imagem

À tarde meti o suplente e na sexta, em princípio, vou ver se dá para reparar.
Imagem

Logo um dos que meti novos… :lol:
marcelo_5035
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 mai 2016, 21:36
Veículos: Volkswagen Golf II
Localização: Viseu

Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ]

Mensagem por marcelo_5035 »

Boas pessoal! :D
O pneu já foi reparado. Agora tenho de ver se perde ar nos próximos dias…

Hoje, mudei o óleo e o respetivo filtro (fizeram 9.000KM mas como é a primeira muda depois de muito tempo parado…), tendo ficado encomendado o filtro de ar que deverá chegar segunda feira. Quando ao de combustível, não sei se o deva mudar já ou aguardar pela próxima muda (daqui a 10.000KM).
Imagem

Imagem
Usei o mesmo óleo que usei da outra vez, Shell Helix HX6 10W-40.
Cumps! ;)
Responder