Boas!
Venho aqui apresentar o meu carro, um Volkswagen Golf MK2 a gasolina 1.6 (75CV) de 1992 vermelho edição Special.
Dados técnicos
Marca: Volkswagen
Modelo: Golf
Ano: 1992
Motor: EZ 1.6 75CV
Cor: Vermelho Tornado - LY3D
Pneus: 185/60R14
Fotos
A 03/09/2018
A 30/06/2018
História
O meu amor pelos Golf MK2 já é antigo. Começou quando a minha mãe teve um Golf MK2 GTD. No início nem achava muita piada ao carro, mas com o passar do tempo já não o largava. Infelizmente, tinha o conhecido problema de aquecer entre outros pelo que foi vendido.
Agora, para primeiro carro, tinha de ser um Golf MK2!
Comprei-o com apenas 88.525 KM e, no início, tinha alguns problemas que já conto mais à frente.
Digamos que foi um completo achado. Estive quase a comprar um com o motor 1.3 mas, quando vi este, o estado em que estava e a quilometragem, que é real uma vez que confirmei com o IMT, não descansei enquanto não foi meu!
Logo depois que chegou, fiz-lhe a mudança dos filtros de ar, combustível e óleo e a mudança de óleo.
Foram também substituídas as correias (distribuição e alternador) e as velas.
No início era um pouco complicado andar com ele, já que ia abaixo quando queria, a aceleração era tudo menos suave e fazia médias acima dos 11 litros aos 100!
O causador de tudo isto era o carburador: Pierburg 2E2 que conta com sistema de ar automático e tem uma série de válvulas que o tornam mais complexo mas que eram necessárias por causa das emissões de poluentes. O relantim, quando existia, variava entre as 250 e 1200 rotações, mas ainda assim, fez uma viagem de mais de 100 KM até chegar a casa! No início subi-lhe um pouco o relantim até arranjar alguém de confiança que conseguisse reparar o carburador.
Agora, com a parte mecânica em ordem, é impossível não gostar do carro. Médias entre os 7 e 8 (vá, 8,5 se for com o pé mais pesado ), responde bem, silencioso em baixas e com um som espetacular quando tem que ser.
Não, não tem direção assistida e até é pesadote mas apenas em manobras porque em estrada nem se nota.
Resta dizer que, mais de 2000 KM depois de o ter comprado (29/06/2018), nunca me deixou mal nem apresentou nenhum problema para além dos que identifiquei aquando da compra.
Extras
Fecho central;
Vidros elétricos frontais;
Teto de abrir;
Problemas a corrigir
[Aquando da compra] Relantim irregular - Limpo e revisto - [Resolvido]
[Aquando da compra] O fecho central não fecha todas as portas - Tubo de vácuo solto - [Resolvido]
[Aquando da compra] Sofagem não funciona - Switch de velocidade estragado e a resistência queimada - [Resolvido]( link)
[Aquando da compra] Fole da manete de mudanças inexistente - Novo instalado - [Resolvido]
[Aquando da compra] Encaixe da vareta do óleo partido - Novo instalado - [Resolvido]
[Aquando da compra] A forração do teto a cair.
[Aquando da compra] Moças na carroceria - Reparadas - [Resolvido]( link)
[Aquando da compra] Dois plásticos de acabamento em falta.
[Aquando da compra] Apoio do filtro de ar partido. - Novo instalado - [Resolvido]( link)
[Aquando da compra] Waxstat do carburador danificada - Nova instalada - [Resolvido]( link)
[Aquando da compra] Peças do spoiler do teto de abrir partidas.
[Aquando da compra] Mala com marcas de cola do aileron - Remoção da cola/silicone e pintura da mala - [Resolvido]( link)
[09/09/2018] Alternador carrega de forma irregular - Regulador de voltagem defeituoso - [Resolvido] (link)
[29/11/2018] Arranque a frio funciona mal - Ajuste do arranque a frio no carburador - [Resolvido] (link)
[17/07/2019] Mudanças custam a entrar e fazem um barulho metálico - Aplicação de kit de reparação - [Resolvido] (link)
Planos
Colocar nova moca das mudanças. [Feito] (link)
Limpar o compartimento do motor.
Pintar a tampa das válvulas.
Colocar aileron. [Já em casa]
Colocar filtro de habitáculo. [Feito] (link)
Colocar novos cabos de velas, rotor e tampa do distribuidor. [Feito] (link)
Trocar rolamento de roda. [Feito] (link)
Colocar símbolo da VW traseiro. [Feito] (link)
Colocar rádio da Volkswagen.
Colocar AUX. [Feito] (link)
Reparar o autocolante da mala. [Já em casa]
Aplicar G13, porque o anticongelante que tem não o é de certeza.
Colocar tapetes personalizados. [Feito] (link)
Reparar autocolante do radiador. [Feito] (link)
Polir a pintura. [Feito] (link)
Colocar autocolante dos faróis.
Colocar antena elétrica.
Pintar jantes e centros.
Instalar ABS.
Instalar retrovisores elétricos.
Instalar regulação de faróis elétrica.
Instalar vidros elétricos traseiros.
Cumprimentos!
VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção
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VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Manutenção
Última edição por marcelo_5035 em 07 dez 2019, 20:01, editado 33 vezes no total.
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Bem-vindo Marcelo e parabéns pela aquisição !
Este Golf II tem ar de estar mesmo "inteirinho", especialmente a nível de interior. Estofos, volante, carpetes e tapetes parecem novos mesmo depois destes 26 anos. O tablier também parece estar em excelente estado, nada partido nem riscado.
Um verdadeiro achado !
Desejo-te boa sorte e veremos como irá ficar o "vermelhinho" nos próximos updates.
Este Golf II tem ar de estar mesmo "inteirinho", especialmente a nível de interior. Estofos, volante, carpetes e tapetes parecem novos mesmo depois destes 26 anos. O tablier também parece estar em excelente estado, nada partido nem riscado.
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Muito boa maquina
Tenho um 1.3 e foi fantastico mas como bebia muito acabei por ir buscar um 1.6d
Boa sorte com a maquina
Pelo menos assim de aspecto parece impecavel
Tenho um 1.3 e foi fantastico mas como bebia muito acabei por ir buscar um 1.6d
Boa sorte com a maquina
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Mk2 1.6 van
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Boas vindas!
Que belo Golf, espero que o mantenhas original ou por lá perto.
Mais uma atenção aqui e ali e fica impecável, melhor só em 3 portas
Quanto aos consumos...depende muito do pé e de como já viste do estado geral do motor. Acabei agora mesmo de fazer 20Km com a média no computador de bordo a acabar nos 11.7, mas também já fiz quase metade disso.
Não gosto do rádio.
Cumprimentos
Que belo Golf, espero que o mantenhas original ou por lá perto.
Mais uma atenção aqui e ali e fica impecável, melhor só em 3 portas
Quanto aos consumos...depende muito do pé e de como já viste do estado geral do motor. Acabei agora mesmo de fazer 20Km com a média no computador de bordo a acabar nos 11.7, mas também já fiz quase metade disso.
Não gosto do rádio.
Cumprimentos
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
O meu gtd também n tinha direcçao assistida e qd foi rebaixado ela ficou bem mais leve.fica a dica;)
Quanto ao carro é aproveitar,sao uma boa escola,tanto a conduzir como a reparar.
Abraço
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Abraço
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Obrigado!mondeladas Escreveu: ↑03 set 2018, 21:23 Bem-vindo Marcelo e parabéns pela aquisição !
Este Golf II tem ar de estar mesmo "inteirinho", especialmente a nível de interior. Estofos, volante, carpetes e tapetes parecem novos mesmo depois destes 26 anos. O tablier também parece estar em excelente estado, nada partido nem riscado.
Um verdadeiro achado !
Desejo-te boa sorte e veremos como irá ficar o "vermelhinho" nos próximos updates.
Sim, está muito inteirinho e as minhas intenções são de o manter assim.
É mesmo um achado, apenas os tapetes precisam de ser substituidos.
Obrigado!
Sim, as minhas intenções são de o manter o mais original possível.vwg3gt96 Escreveu: ↑03 set 2018, 22:20 Boas vindas!
Que belo Golf, espero que o mantenhas original ou por lá perto.
Mais uma atenção aqui e ali e fica impecável, melhor só em 3 portas
Quanto aos consumos...depende muito do pé e de como já viste do estado geral do motor. Acabei agora mesmo de fazer 20Km com a média no computador de bordo a acabar nos 11.7, mas também já fiz quase metade disso.
Não gosto do rádio.
Cumprimentos
No máximo, algumas modificações básicas mas sempre com peças VAG, mas nada de especial.
O rádio que está instalado era um que tinha em casa. O que vinha com ele era um Grundig WK303 que não funcionava e como tal instalei aquele. A minha ideia é colocar um da VW ou da época.
Obrigado!carrizog60 Escreveu: ↑04 set 2018, 08:21 O meu gtd também n tinha direcçao assistida e qd foi rebaixado ela ficou bem mais leve.fica a dica;)
Quanto ao carro é aproveitar,sao uma boa escola,tanto a conduzir como a reparar.
Abraço
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
A resistência da sofagem chegou hoje de manhã e já está tudo montado.
Um trabalho muito simples que traz muitos benefícios!
Pela quantidade de lixo que saiu pelas saídas já não trabalhava há uns bons anos!
Para quem precisar de fazer o mesmo, fiz um DIY aqui no fórum: viewtopic.php?f=14&t=113863
Um trabalho muito simples que traz muitos benefícios!
Pela quantidade de lixo que saiu pelas saídas já não trabalhava há uns bons anos!
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
tem muito bom aspecto
quanto ao aileron o teu não tem de origem so se colares como estava, ou mais complicado trocas o vidro por um de 3 furos para ficar como de origem.
parabéns pela maquina
quanto ao aileron o teu não tem de origem so se colares como estava, ou mais complicado trocas o vidro por um de 3 furos para ficar como de origem.
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Pois, eu também achei estranho o aileron vir colado de origem. É que até à borracha do vidro colou.
Tenho de ver se arranjo um vidro com os 3 furos. De origem leva alguma borracha ou semelhante?
E obrigado!
Pessoal, podem-me dizer o que posso fazer para melhorar o estado das tampas das rodas?
Claro que terei de pintar, mas sabem a cor?
Obrigado!
Tenho de ver se arranjo um vidro com os 3 furos. De origem leva alguma borracha ou semelhante?
E obrigado!
Pessoal, podem-me dizer o que posso fazer para melhorar o estado das tampas das rodas?
Claro que terei de pintar, mas sabem a cor?
Obrigado!
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
O melhor, provavelmente, é pintares tudo, jantes e centros
Assim tens a mesma cor
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
no meu golf foi trocar so o vidro por um de 3 furos a borracha é a mesma e arranjar o spoiler original com os 3 parafusos e leva uma pequena tampas nas porcas, eu na altura aproveitei pois o meu vidro ja tinha algumas fitas queimadas para desembaciar e coloquei um vidro novo original e comparticipado a quase 100% pelo seguro
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Tens um carro bem fixe, parece ser uma base boa!
Quanto ao motor 1.6 nunca andei nem conheço ninguém daqui que tenha um, mas o motor 1.3 de 55 cavalinhos só tenho bem que dizer dele, um amigo meu tem um, já com 200 e tal mil km e anda aí pronto a tudo. Em 30 mil km o único gasto que teve foi um conjunto de cabos de velas (um morreu, mas ele preferiu mudar todos), de resto só gasolina e revisões normais Para a cilindrada e cavalagem não se pode pedir muito mais, é o quanto basta para um daily (sem ter muitas pressas, claro! )
Boa sorte com ele, vai nos atualizando do que fazes na máquina
off: É bom ver que ainda há um membro ou dois de Viseu
Quanto ao motor 1.6 nunca andei nem conheço ninguém daqui que tenha um, mas o motor 1.3 de 55 cavalinhos só tenho bem que dizer dele, um amigo meu tem um, já com 200 e tal mil km e anda aí pronto a tudo. Em 30 mil km o único gasto que teve foi um conjunto de cabos de velas (um morreu, mas ele preferiu mudar todos), de resto só gasolina e revisões normais Para a cilindrada e cavalagem não se pode pedir muito mais, é o quanto basta para um daily (sem ter muitas pressas, claro! )
Boa sorte com ele, vai nos atualizando do que fazes na máquina
off: É bom ver que ainda há um membro ou dois de Viseu
Última edição por paulo1337 em 11 set 2018, 16:25, editado 1 vez no total.
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Boas
Bem vindo ao mundo dos cansados! XD
Realmente o melhor é pintares jantes e centros, dificilmente ficarão da mesma cor.
De resto parece até ter sido razoavelmente bem estimado! Esses plásticos merecem uma hidratação, não com graxa (serve mas não é duradouro) por 5€ tens da Turtle o Black Plastic Restore. Ficam como novos!
Quanto ao spoiler da mala, o da Votex (maior 2cm) tem uma chapa com os apoios, essa chapa fica entre a borracha e o vidro. É procurar, aparecem alguns no OLX a bom preço.
Abraço e boa sorte
Bem vindo ao mundo dos cansados! XD
Realmente o melhor é pintares jantes e centros, dificilmente ficarão da mesma cor.
De resto parece até ter sido razoavelmente bem estimado! Esses plásticos merecem uma hidratação, não com graxa (serve mas não é duradouro) por 5€ tens da Turtle o Black Plastic Restore. Ficam como novos!
Quanto ao spoiler da mala, o da Votex (maior 2cm) tem uma chapa com os apoios, essa chapa fica entre a borracha e o vidro. É procurar, aparecem alguns no OLX a bom preço.
Abraço e boa sorte
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Pois, era o que eu pensava.
Também terei de fazer isso, visto que quero o carro o mais original possível.António uf Escreveu: ↑08 set 2018, 01:59 no meu golf foi trocar so o vidro por um de 3 furos a borracha é a mesma e arranjar o spoiler original com os 3 parafusos e leva uma pequena tampas nas porcas, eu na altura aproveitei pois o meu vidro ja tinha algumas fitas queimadas para desembaciar e coloquei um vidro novo original e comparticipado a quase 100% pelo seguro
No entanto, talvez arranje uma mala completa, visto que o que usaram anteriormente para fixar o aileron está de tal maneira agarrado à pinta que, se tentar tirar, a tinta vem atrás. :\
O 1.4 deve ser do Golf MK3, não? É que penso que no MK2 só saiu o 1.3.paulo1337 Escreveu: ↑09 set 2018, 10:48 Tens um carro bem fixe, parece ser uma base boa!
Quanto ao motor 1.6 nunca andei nem conheço ninguém daqui que tenha um, mas o motor 1.4 de 55 cavalinhos só tenho bem que dizer dele, um amigo meu tem um, já com 200 e tal mil km e anda aí pronto a tudo. Em 30 mil km o único gasto que teve foi um conjunto de cabos de velas (um morreu, mas ele preferiu mudar todos), de resto só gasolina e revisões normais Para a cilindrada e cavalagem não se pode pedir muito mais, é o quanto basta para um daily (sem ter muitas pressas, claro! )
Boa sorte com ele, vai nos atualizando do que fazes na máquina
off: É bom ver que ainda há um membro ou dois de Viseu
A nível de motor, não tenho nada a apontar! Mexe-se muito bem e, em geral, a parte mecânica do carro está impecável.
Tomara a muitos carros mais recentes terem a relação peso/potência deste menino!
Os plásticos é das fotos, porque até estão bastante bons!Boxexasferrari Escreveu: ↑10 set 2018, 11:26 Boas
Bem vindo ao mundo dos cansados! XD
Realmente o melhor é pintares jantes e centros, dificilmente ficarão da mesma cor.
De resto parece até ter sido razoavelmente bem estimado! Esses plásticos merecem uma hidratação, não com graxa (serve mas não é duradouro) por 5€ tens da Turtle o Black Plastic Restore. Ficam como novos!
Quanto ao spoiler da mala, o da Votex (maior 2cm) tem uma chapa com os apoios, essa chapa fica entre a borracha e o vidro. É procurar, aparecem alguns no OLX a bom preço.
Abraço e boa sorte
Precisava era da risca vermelha para o para-choques traseiro, visto a minha estar rosa. Sabes onde posso arranjar?
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- Registado: 12 mai 2016, 21:36
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] Gasolina
Bem pessoal, infelizmente nem tudo corre como previsto! xD
Noutro dia à noite senti as luzes do carro tanto do tablier como lá fora como que a cintilar, como se ficassem mais fortes e mais fracas, mas uma coisa ligeira.
Quando cheguei a casa, desliguei o motor e liguei as luzes e estavam normais.
Voltei a ligar o motor e, especialmente no quadrante, notava-se muito essa oscilação.
No dia seguinte, pedi para me testarem a bateria e estava boa (13.15V) com o motor desligado. Como ele só fazia aquilo com o motor ligado, pedi para testarem o alternador e este estava a carregar 15.22V.
Além disso, para além de estar a carregar mais do que devia houve picos em que este estava a carregar 22V!
Depois passava para 9,10, ou seja, era como lhe apetecia.
Tive sorte de não ter queimado nada a nível eletrónico.
Agora vou levar o carro a um eletricista para ver o que se passa com o alternador.
Noutro dia à noite senti as luzes do carro tanto do tablier como lá fora como que a cintilar, como se ficassem mais fortes e mais fracas, mas uma coisa ligeira.
Quando cheguei a casa, desliguei o motor e liguei as luzes e estavam normais.
Voltei a ligar o motor e, especialmente no quadrante, notava-se muito essa oscilação.
No dia seguinte, pedi para me testarem a bateria e estava boa (13.15V) com o motor desligado. Como ele só fazia aquilo com o motor ligado, pedi para testarem o alternador e este estava a carregar 15.22V.
Além disso, para além de estar a carregar mais do que devia houve picos em que este estava a carregar 22V!
Depois passava para 9,10, ou seja, era como lhe apetecia.
Tive sorte de não ter queimado nada a nível eletrónico.
Agora vou levar o carro a um eletricista para ver o que se passa com o alternador.
Última edição por marcelo_5035 em 16 ago 2022, 00:44, editado 1 vez no total.