Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Responder
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

Olá Golfistas

Venho apresentar o meu projecto, trata-se de um Golf Mk2 1.6 GTD (80cv) de 1991 de três portas e côr verde (fotos a serem partilhadas posteriormente).

Como as fotografias ainda não abundam (para não dizer que tenho nem meia dúzia) deixo um pequeno historial da viatura, da ideia e do que fui fazendo até ao momento.

Sou o seu 4º proprietário, o carro foi importado da Alemanha em 1995, por um senhor da zona da Guarda, conheço o historial completo do carro desde que está em Portugal e não existem registos de incidentes.

Esta viatura é, de certa forma, uma paixão antiga, desde adolescente que a via parada no quintal do último proprietário e sempre admirei o design, a côr e outros pormenores que me fascinavam. Embora nunca me passasse pela cabeça vir a adquirir a viatura em questão, sempre sonhei em poder ter um mk2 igual aquele.

A vida dá bastantes voltas e no verão de 2017 acabei por conseguir ficar com a paixão antiga.

Estava parada há dois anos, sem qualquer tipo de cuidado e sem ter funcionado um minuto que fosse desde que foi estacionado no quintal, com 199500 km.
Os meus receios eram mais que muitos, mas após devida verificação consegui perceber que haviam poucas ou nenhumas preocupações a nível de carroçaria...faltava a parte mecânica.

Troquei, óleos, filtros, gasóleo novo (tinha pouco mais de meio depósito de gasóleo quando foi estacionado/abandonado, resolvi trocar pelo sim pelo não), dei uma limpeza às muitas teias de aranha e pequenos ninhos de vespas que se acumularam, um banho do estilo gato e dei à chave, custou a pegar mas assim que pegou parecia um relógio suiço. No dia seguinte fez inspecção, arrumei a tralha e fizemos a viagem até Lisboa (+/- 360km)...portou-se como um senhor.

Claro que após tanto tempo sem "esticar as pernas" começaram a aparecer as mazelas. Um dia depois de estar em Lisboa foram as pastilhas, completamente desfeitas após uma travagem antes de estacionar à porta de casa, à estonteante velocidade de 5km/h, sofreram com o passar dos anos de não uso. Troquei as pastilhas.

Após este episódio comecei a notar uma fuga de liquido de refrigeração, numa das saídas de fim de semana, resultado: O-ring da Flange tinha ido à vida, troquei a flange e os sensores de temperatura. Reparei também numa fuga de óleo na tampa das válvulas, a junta também já tinha ido, aproveitei que tinha o carro parado para a trocar também.

Como um mal nunca vem só após repôr o liquido de refrigeração a temperatura subia mas ventoinha trabalhar é que nada. Aproveitei e troquei o termostato e mais um segmento de tubo.

De nada adiantou e continuo sem ter a ventoinha a funcionar quando devia e ainda ando a tentar perceber porquê.

Aproveitei já que tinha subido o carro e dei-lhe uma limpeza ligeira na parte de baixo do motor(só para estar menos sujo, porque a ideia é tirá-lo fora para o rever quando o carro for para a pintura)... grande "erro", serviu para ver mais umas peças que precisam de ser trocadas e ter a noção do trabalho que ainda se avizinha.

A minha ideia é recuperar o carro a nível de carroçaria e interiores para o seu estado original, recuperar ou trocar os frisos plásticos em preto que tanto me fascinavam nos carros desta época, melhorar o sistema de travagem e a suspensão (a ideia é colocar um kit B12), jantes 15" e pouco mais que isto visualmente. A nível de mecânica quero apenas ter o carro em perfeitas condições mecânicas, quiçá aumentar a potência até aos 100cv e eventualmente no futuro fazer um swap para um motor mais recente.

Desde já agradeço as fontes de inspiração e incentivo que tem sido ver os projectos dos usuários do fórum e a informação que aqui se encontra tem sido mais do que útil.

Quando o comprei foi com o objectivo de ter um projecto em parceria com o meu irmão e o meu pai, é o realizar de três sonhos a aquisição deste carro, apesar das dores de cabeça que deu já e certamente ainda dará estou contentíssimo com o meu MK2.

Fotos para breve camaradas

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por vwg3gt96 »

Boas vindas!
Isso é que é paixão, assim dá gosto :wink:
Não sei se foi feito, pelo historial parece que não, mas trocar a distribuição quanto antes era mesmo muito boa ideia.
Gosto das ideias, fico à espera das fotos.
Cumprimentos ;)
RicardoAlmeida
Rookie
Rookie
Mensagens: 189
Registado: 17 fev 2016, 15:47
Localização: Fajões

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por RicardoAlmeida »

Bem vindo e parabéns pela aquisição, deu bastante gosto ler o teu post, agora fico aguardar as fotografias para ver a maquina!
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

vwg3gt96 Escreveu: 15 abr 2018, 09:55 Boas vindas!
Isso é que é paixão, assim dá gosto :wink:
Não sei se foi feito, pelo historial parece que não, mas trocar a distribuição quanto antes era mesmo muito boa ideia.
Gosto das ideias, fico à espera das fotos.
Cumprimentos ;)
Obrigado pelo apoio vwg3gt96,

E não foi feita a troca de distribuição, é algo que está previsto quando descobrir o porquê da p*** da ventoinha não funcionar.

Assim que me for possível eu coloco as fotos (e um vídeo) do antes e do "progresso" até agora.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

RicardoAlmeida Escreveu: 15 abr 2018, 11:11 Bem vindo e parabéns pela aquisição, deu bastante gosto ler o teu post, agora fico aguardar as fotografias para ver a maquina!
Obrigado pelo apoio RicardoAlmeida,

Fico contente por teres gostado do post.

Assim que me for possível coloco fotos.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por vwg3gt96 »

A questão da ventoinha podes começar por ver o switch, os fusíveis, se tens ar no sistema de refrigeração, etc.
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

vwg3gt96 Escreveu: 15 abr 2018, 22:36 A questão da ventoinha podes começar por ver o switch, os fusíveis, se tens ar no sistema de refrigeração, etc.
Obrigado pelas dicas.

A parte dos fusíveis já verifiquei, tudo bem. Averiguo o resto assim que tiver oportunidade.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
dias96
Pro
Pro
Mensagens: 1649
Registado: 09 dez 2012, 17:01
Veículos: Golf mk2 GTD
Localização: Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por dias96 »

Dá corrente directa na ventoinha, se funcionar bem, deve ser a válvula que fica no radiador do disparo da ventoinha que tá estragada
Imagem
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

dias96 Escreveu: 17 abr 2018, 23:50 Dá corrente directa na ventoinha, se funcionar bem, deve ser a válvula que fica no radiador do disparo da ventoinha que tá estragada
Obrigado dias96.

Vou testar também essa possibilidade assim que conseguir. Curiosamente já tinha lido algo semelhante num fórum internacional de VW.

De que lado descubro essa válvula estando de frente para o motor? (saquei o manual Bentley para o Golf/Jetta mas ainda não tive tempo e paciência para o vasculhar em condições, daí a minha pergunta)

Grato por todas as dicas que me deram e forem dando.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por vwg3gt96 »

Estando de frente para o compartimento do motor deverá ficar junto a ti do lado direito do radiador.
Esse manual que tens é muito bom, vale a pena ir dando uma vista de olhos.
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

vwg3gt96 Escreveu: 19 abr 2018, 00:16 Estando de frente para o compartimento do motor deverá ficar junto a ti do lado direito do radiador.
Esse manual que tens é muito bom, vale a pena ir dando uma vista de olhos.
Obrigado vwg3gt96,

O que consegui perceber quando li umas opiniões sobre o manual e as poucas páginas onde deitei os olhos também fiquei com a sensação que estava bom o manual.

Vou tentar testar as dicas este fim de semana. Darei feedback caso consiga.

Obrigado Golfistas.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

Boas,

Como prometido deixo algumas fotos do dia seguinte à compra e ligeira lavagem (já andava a máquina).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Desculpem a pequena dimensão das fotos e fraca resolução, foram tiradas com um telefone velhinho que não tem muita qualidade fotográfica.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

Boas,

Ao que parece são os sensores de temperatura (que foram trocados por uns novos aquando da troca da flange) que estão a dar leitura errada, ou seja, a temperatura só chega ao ponto de fazer accionar a ventoinha passado um bom bocado do manómetro indicar que está a temperatura no máximo, a luz piscar e afins.

Vou recolocar os "velhos" e ver no que dá, a boa nova é que pelo menos o circuito é feito, o que me indica que a bomba de água, o radiador e a ventoinha estão de boa saúde.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por vwg3gt96 »

Tem potencial, precisa de alguns mimos como seria de esperar.
É isso, às vezes mais vale meter/manter original usado que novo de outras marcas.

Cumprimentos ;)
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Golf Mk2 1.6 GTD 1991...o FP

Mensagem por Buzz_Snake »

vwg3gt96 Escreveu: 23 abr 2018, 20:37 Tem potencial, precisa de alguns mimos como seria de esperar.
É isso, às vezes mais vale meter/manter original usado que novo de outras marcas.

Cumprimentos ;)
Boas,

Sim, sem dúvida, acabei por repôr um original e troquei um dos novos por outro novo. Problema resolvido.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Responder