VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

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marcelo_5035
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - 100.000

Mensagem por marcelo_5035 » 30 Abr 2019, 09:42

mondeladas Escreveu:
28 Abr 2019, 20:24
Excelente foto @marcelo_5035 !

Apenas 100.000 km, o carro está novo para a idade que tem. Que venham mais 100.000 km ! :mrgreen:
É isso mesmo! :D

Funfa
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - 100.000

Mensagem por Funfa » 05 Mai 2019, 22:18

O carro em andamento desligase . Fica acelarado muito tempo quando o ligo.

typul
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - 100.000

Mensagem por typul » 21 Mai 2019, 12:56

Bom dia, a cera para protecção da chapa pode ser comprada em casas de tintas...
Eu utilizei uma da BERNER, que é conectada directamente na pistola. Transparente amarelada.muito boa.

marcelo_5035
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por marcelo_5035 » 08 Jun 2019, 23:33

Boa-noite Golfistas! :D
Está na altura de atualizar o tópico com mais umas novidades!

  • A inspeção e waxstat do carburador
No mês de maio o Golf foi à inspeção e infelizmente o resultado foi: Reprovado :(
A razão foi a emissão de gases em excesso e isso fez com que todo o carburador fosse todo revisto:

O Golf andava a dar sinais de que a waxstat do carburador estava com problemas já a algum tempo e, por isso, foi agora substituída.
Para quem não sabe, esta peça é responsável por controlar a posição da borboleta do carburador dependendo da temperatura do líquido de refrigeração do motor.
De modo a fazer já uma manutenção preventiva a todo o carburador, foi também aplicado um conjunto de juntas e também a flange que faz a ligação entre o coletor de admissão e ele próprio.
Imagem

Aqui podem ver a diferença entre a peça original e a nova: à mesma temperatura (neste caso temperatura do ar) o pino da original está quase todo para dentro, o que iria fazer com que o motor ficasse acelerado sem necessidade!
Imagem


  • A afinação da mistura e a reinspeção
Depois disso, o Golf foi afinar à mistura mas isso já não fui eu a fazer…

E mal vocês sabem o problema que foi para arranjar um mecânico competente:
A maioria deles dizia:

"Ah se o problema é gases você deixe cá o carro que nós levamo-lo lá e ele já passa" ou
"Oh migo leve-o lá outra vez e ligue tudo o que é eletrónico que ele já passa".

É triste mas já era o que estava à espera.
Foi por já estar habituado a estes "mecânicos" que fui eu que substituí a waxstat e tento fazer maioria das reparações eu mesmo. A maioria deles ia fazer alguma invenção de modo a fazer bypass à peça o que iria alterar completamente o funcionamento do conjunto.

Mas bem, lá arranjei uma pessoa honesta que permitiu que o Golf tivesse a mistura correta sem qualquer invenção! :D
Depois disso, o Golf já trouxe a merecida folha verde, sem quaisquer anotações! :D


  • O problema a frio
Quando eu pensava que estava tudo resolvido, eis que o Golf me prega uma partida. :?
A frio, o motor pega mas o funcionamento é totalmente irregular, ao ponto de ir abaixo se não se acelerar.
Na minha ideia, o facto de ter revisto toda a alimentação de combustível, fez com que problemas que estavam escondidos se mostrassem.

Deixo aqui o vídeo que gravei com a esperança que me deem algumas ideias do que possa ser, já que diagnósticos à distância é complicado. :lol:
https://1drv.ms/v/s!AufuCICW2XsZwsVBk2C ... A?e=80fPQv

Cumprimentos! ;)

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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por marcelo_5035 » 17 Jun 2019, 09:38

Ora viva pessoal!
Bem, penso ter descoberto a origem (ou pelo menos uma delas) do problema.
Descobri que o Golf tem o tubo que faz a ligação entre o coletor de admissão e o servofreio roto.
Para quem precisar, o número da peça é 321611939E e é o número 4 na imagem abaxio.
070112000[1].png
Assim que tiver novidades informo! ;)

filo
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por filo » 04 Jul 2019, 19:54

no fundo nao deixa de ser um 1.6 a gasolina mas visto ser coisa rara de se encontar ninguem tem experiencia por assim dizer nesses motores.

Mario_Marques
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por Mario_Marques » 05 Jul 2019, 12:13

Sei que o que te vou dizer não é na realidade grande ajuda, mas o melhor memso é reveres o carro todo, arranjares um manual tecnico e pegares nisso de ponta a ponta, essa é a unica forma de tu teres o carro por anos sem dores de cabeça e a julgar pelo aspecto do teu carro, parece estar muito direitinho, acho que merece bem essa atenção.
Um carro a gasolina, especialmente carburado, qualquer coisinha que não esteja bem é logo uma dor de cabeça e muito pior ainda é quando o pessoal tenta afinar o carburador ou ignição sem garantir primeiro que está tudo direito e sem ter equipamentos de teste.

Uma ferramenta muito importante, arranja um manómetro de oficina tipo o que eu uso, com isto consegues ver a saúde do motor e testar algumas falhas ou afinações, e outras coisas importantes que afretam muito o motor, tens uma forma de medir o resultado e comparar.

Ideal seria também teres uma pistola de ponto boa e um aparelho para medir CO/lambda/HC, mas com um vacuometro já dá para veres muita coisa, como o balanço dos cilindros/vedação de valvulas/queima, avanço de ignição, fugas entre outros testes, testas basicamente a saúde do motor e o funcionamento dele, isto é ferramenta obrigatória.

O teu motor é todo gerido por vacuo e temperatura e cria também vácuo, se não tiveres uma forma de verificar isso com precisão é extremamente dificil acertares o carro ou detectar avarias, pois um mk2 não permite propriamente chegar lá e ligar uma ficha obd :D

https://www.youtube.com/watch?v=utUSI-JYhVU
Anexos
IMG_20190705_121138_2.jpg
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por filo » 07 Jul 2019, 20:58

Mario_Marques Escreveu:
05 Jul 2019, 12:13


pois um mk2 não permite propriamente chegar lá e ligar uma ficha obd :D

o meu sim :mrgreen:

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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por Mario_Marques » 07 Jul 2019, 21:03

8) Um que não seja raçado
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por filo » 10 Jul 2019, 20:25

A coisa disto dos golf a gasolina e que penso eu de que ja eram muito avancados para a epoca e foram desaparecendo do mapa e os mecanicos focaram se em novos sistemas ja e quase milagre arranjar um mecanico daqueles que so pelo barulho ja sabe a avaria.

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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por Mario_Marques » 10 Jul 2019, 23:34

filo Escreveu:
10 Jul 2019, 20:25
ja e quase milagre arranjar um mecanico daqueles que so pelo barulho ja sabe a avaria.
Pelo contrário, eu acho que desses é o que mais há, a diferença é que nos carros antigos não acendiam luzes e por isso podias trabalhar dessa forma :-D
Se fores a um mecânico especializado em carros antigos não falta equipamentos especiais de testes diversos, alguns bem caros.
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Re: VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Waxstat nova e o problema...

Mensagem por marcelo_5035 » 14 Jul 2019, 00:26

Mario_Marques Escreveu:
05 Jul 2019, 12:13
Sei que o que te vou dizer não é na realidade grande ajuda, mas o melhor memso é reveres o carro todo, arranjares um manual tecnico e pegares nisso de ponta a ponta, essa é a unica forma de tu teres o carro por anos sem dores de cabeça e a julgar pelo aspecto do teu carro, parece estar muito direitinho, acho que merece bem essa atenção.
Um carro a gasolina, especialmente carburado, qualquer coisinha que não esteja bem é logo uma dor de cabeça e muito pior ainda é quando o pessoal tenta afinar o carburador ou ignição sem garantir primeiro que está tudo direito e sem ter equipamentos de teste.

Uma ferramenta muito importante, arranja um manómetro de oficina tipo o que eu uso, com isto consegues ver a saúde do motor e testar algumas falhas ou afinações, e outras coisas importantes que afretam muito o motor, tens uma forma de medir o resultado e comparar.

Ideal seria também teres uma pistola de ponto boa e um aparelho para medir CO/lambda/HC, mas com um vacuometro já dá para veres muita coisa, como o balanço dos cilindros/vedação de valvulas/queima, avanço de ignição, fugas entre outros testes, testas basicamente a saúde do motor e o funcionamento dele, isto é ferramenta obrigatória.

O teu motor é todo gerido por vacuo e temperatura e cria também vácuo, se não tiveres uma forma de verificar isso com precisão é extremamente dificil acertares o carro ou detectar avarias, pois um mk2 não permite propriamente chegar lá e ligar uma ficha obd :D

https://www.youtube.com/watch?v=utUSI-JYhVU
Muito obrigado Mário Marques!
A tua resposta ajudou-me muito!
Uma dúvida: um medidor de compressão também não me permite saber a saúde do motor?
No entanto, pelo que estive a ver, o medidor de vácuo consegue dizer mais sobre o estado do motor…
Pois, infelizmente não tem ficha OBD, uma pena. xD

Bem, já substitui o cano que estava roto mas o problema continua. Uma coisa que reparei foi que, numa manhã, o carro ligou normalmente, trabalhou assim durante uns 5 segundos e depois começou a fazer o mesmo que no vídeo…

Vou então adquirir o medido de vácuo para tentar resolver o problema...

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VW Golf MK2 1.6 [AJ] - Teste de compressão e umas reparações

Mensagem por marcelo_5035 » 10 Set 2019, 21:34

Boa noite a todos! :D
Ora, o Golf passou por algumas reparações desde a última postagem.
Ora aqui vai:

  • Troca do apoio do filtro de ar
A primeira coisa que recebeu foi, o muito esperado, apoio do filtro de ar que estava partido.
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Depois de alguma luta, lá consegui retirar o que restava do mesmo e aplicar o novo.
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Resultado final :D
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  • Reparação da folga dos tirantes da caixa
A segunda operação que o Golf sofreu foi a aplicação de um jogo de reparação para os tirantes da caixa devido a quando se metia uma mudança se ouvir um barulho enorme! :o
Tenho a agradecer ao do DragonGolf (viewtopic.php?t=84125) porque me ajudou muito a perceber o funcionamento do sistema e onde aplicar as peças.
Apesar de a maior parte das borrachas estar em bom estado, as que seguravam o "eixo" da bola pivot estavam totalmente ausentes! :?
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Aproveitei, e dei uma limpeza de leve às peças que consegui.
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Para a próxima, tenho de comprar umas luvas. :D
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Por fim, a peça que mais dor de cabeça me deu a remover. Tinha-me esquecido que ela existia e já estava a dar em doido.
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Tenho a dizer que, atualmente, o Golf parece um carro novo a meter mudanças! Não tem nada que ver com o antigamente! Muito melhor mesmo e é uma coisa tão simples de fazer!

  • Teste de compressão ao motor
Apesar de todas as melhorias apresentadas acima, o problema do motor continua. :(
Uma vez que ainda não consegui um medidor de vácuo tal como o Mário Marques me tinha recomendado, decidi fazer-lhe um teste de compressão ao motor para avaliar o estado do mesmo.

O teste foi feito nas seguintes condições:
  • O motor estava parado há cerca de 1h30m depois de ter atingido a temperatura de funcionamento;
  • O pedal do acelerador esteve na sua posição normal durante todo o teste, visto me ter esquecido desse pormenor.
Resultados:
Cilindro 1: 10 bar
Cilindro 2: 10 bar
Cilindro 3: 9,8 bar
Cilindro 4: 10 bar

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Excerto do manual da Haynes referente à compressão para o meu motor:
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Basicamente, temos 10 bar em todos os cilindros, o que é bastante bom visto que o acelerador não estava pressionado e, talvez com isso, o valor ainda subisse mais, apesar de 10 bar já ser um valor decente.
  • Com este resultado posso concluir que não tenho válvulas queimadas?

Para efetuar um despiste, instalei um módulo de ignição novo no Golf, mas o comportamento foi semelhante.
Segundo as minhas contas, estes poderão ser os suspeitos:
  • Ponto do motor
  • Distribuidor / Sensor HAL
  • Cablagem elétrica entre os diferentes componentes de ignição
Bem, espero que tenham gostado das novidades e que me possam dar alguma ajuda na resolução do problema! :D

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