MFD2 - Aventura + Problema

Responder
Valter.VX
Rookie
Rookie
Mensagens: 96
Registado: 22 set 2014, 15:25
Veículos: VW Golf V GTI
Localização: Alfena

MFD2 - Aventura + Problema

Mensagem por Valter.VX »

Viva pessoal!

Comprei o meu golf V GTI usado e, na altura, perguntei se tinha algo de USB/Bluetooth, e foi-me dito que não..

O Rádio é o MFD2 e, por si, não teria a não ser com o módulo, que não tinha.

Passado uns anos, pensei em adicionar bluetooth apenas para poder usar o spotify, etc, não muito preocupado em alta-voz.

Como tal, e pelo preço, optei por mandar vir isto:
https://www.ebay.com/itm/Bluetooth-Adap ... SwTi5bOpgn

Supostamente substitui a caixa de CDs, e até podia controlar com os comandos no volante, como se fossem os tracks de um cd.

Ontem fui demontar tudo e deparo-me com um sistema bluetooth por trás do radio, com uma box da KUFATEC - FISCON, e até cabo de micro!
Provavelmente o antigo dono teve aquilo e entretando desligou, não sei..

Foto:
https://ibb.co/vD7xzPy

Encontro pouca informação na net sobre isto, mas já deve ser algo antigo, ainda tentei ver se algo funcionava, mas não consegui.

Ia desistir para montar a peça que mandei vir de bluetooth, mas desligo a ficha que ligava a esta box (o radio continua a funcionar), e o encaixe da ficha parecia-me igual à da entrada de video/Ext do MFD2. Ao validar se a ficha era igual, encaixei (burro), e o radio simplesmente desligou e nunca mais ligou, não dá qualquer sinal.

Questões: poderá ser algum fusivel (na ligação da ficha principal do rádio tem um, e haverão os outros normais do carro), ou ardi o rádio de vez?

Caso a situação seja a segunda, e tenha de trocar de rádio, vi que o RCD-510 encaixa diretamente e que o dongle que comprei também é compatível.

Se optar pelo RCD-510, ligando será direto? Ficando com os comandos do volante funcionais também, ou é preciso algum tipo de programação tipo vagcom?

Obrigado
Valter.VX
Rookie
Rookie
Mensagens: 96
Registado: 22 set 2014, 15:25
Veículos: VW Golf V GTI
Localização: Alfena

Re: MFD2 - Aventura + Problema

Mensagem por Valter.VX »

Fica a resposta às minhas próprias perguntas, pode ajudar alguém..

Há 3 fusiveis para o rádio, um no proprio rádio, um nos fusiveis do lado esquerdo do volante, e um nos fusiveis ao lado da bateria do carro.
No meu caso, foi o fusivel ao lado da bateria que queimou. Substituí o mesmo e ficou a funcionar normalmente outra vez.

Assim sendo não troquei de rádio, mas para mudar para um RCD-510 (ou outros igualmente mais recentes), seria preciso trocar também a canbus gateway do carro para uma mais recente, que necessita de ser programada no carro. Isto é necessário para que a bateria não se gaste da noite para o dia.

Montei a tal peça que mandei vir do ebay (bluetooth), fiquei sem a caixa de cds a funcionar mas o bluetooth funciona muito bem e com boa qualidade de som. Ponto negativo, não muda de musica com os comandos do rádio ou volante, tem de ser no telemível, e não dá para simular alta voz.
Responder