Built not Bought - Golf II TDi Special - Nitrox

Bloqueado
Clube Golf Portugal
Moderador
Moderador
Mensagens: 221
Registado: 24 mar 2011, 14:58

Built not Bought - Golf II TDi Special - Nitrox

Mensagem por Clube Golf Portugal »

Imagem

Modelo: Golf II GTD Special (Typ19)

Ano: 1991

Côr: Preto (LA9V)

Exterior: Original

Interior: Full set Recaro Golf II G60

Motor: 1.9 TDi AFN

Suspensão: Coilovers Weitec Hicon GT

Trem rolante: BBS RS 098 16" em 205\40R16 Falken Ziex 912

Proprietário: Nitrox

____________________________________________________________________________________________________________


Qual a motivação para iniciar este tipo de projecto?

Foi a busca de performance! Idealizei um carro na minha mente e realizei-o. O objectivo foi criar um carro que fosse muito eficaz, ágil e rápido em percursos curtos, confortável e apto a longas tiradas em viagens, em suma um verdadeiro GT apurado em quase todos os aspectos. O motor TDI é uma peça fundamental na equação.


Porquê este modelo?

Comprei um Golf 2 de modo a não ter que usar peças que tenho em stock para Golf 1. Golf 2 é um carro mais banal, e podem-se trocar órgãos mecânicos de forma OEM muito mais facilmente e não me dá "pena" deixá-lo à chuva, sujá-lo, usá-lo ao máximo. Existem também mais peças no mercado em caso de substituição.
Com o tempo vim a descobrir o carro, revelou-se uma mais valia.
O factor prático também foi importante na escolha.


Qual o maior desafio que tiveste de ultrapassar?

Nenhum que se destaque, talvez onde tive mais trabalho foi a posicionar o tubo de retorno de óleo do turbo. Fiz a aplicação ao cárter, e foi bastante trabalhoso posicioná-lo de modo a não interferir com a transmissão.
Todo o resto foi mais ou menos directo.


Que característica, na tua opinião marca mais este projecto?

A simplicidade do carro. Embora seja um carro bastante complexo é ao mesmo tempo simples na aparência. É facilmente levado a ser subestimado.


Houve algum episódio engraçado no decorrer do projecto?

Sim, o facto de o motor recusar-se a pegar devido à instalação do alarme. Já se pensava em tudo e mais alguma coisa e no fim era só mesmo isso.


Qual o conselho a dar a quem queria começar projecto\swap semelhante?

Ter paciência! nunca tomar decisões precipitadas e ter calma a fazer as coisas para que fiquem bem à primeira. Se bem que nos primeiros quilómetros há muita coisa a ajustar!


Qual foi a sensação depois de terminado o projecto, de voltar a andar nele?

A primeira sensação de todas foi de felicidade, e logo depois, os nervos.
Como é lógico depois de tanto órgão mecânico que foi mexido é necessário fazer inúmeros reajustes e até mesmo trocar certas peças que se pensava nunca mais tocar. Depois de ter horas sem fim de trabalho, ter que voltar a trocar peças chega a ser frustrante dando a sensação de trabalho sem fim. Muito projectos sucumbem nesta fase. Muitos projectos que depois de acabados são postos à venda não são mais que carros que não corresponderam à expectativa da pessoa que o fez, quando na realidade bastava só mais um esforço!


Acaba por aqui?

Muito possível que sim, tenho outros projectos pendentes!


Agradecimentos:

À minha namorada e ao meu irmão pela mão dada como ajudantes mecânicos, ao meu pai e ao Varetas pelo domínio a nível de parte eléctrica e ao eexray sempre pronto para esclarecer duvidas sobre cablagens e esquemas eléctricos, e por fim, a todos os amigos e users do fórum pela força e motivação



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Acompanhar o projecto: Nitrox - Golf II TDi Special
Bloqueado