[DIY GERAL] - Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

São mesmo 18V.....aquilo começou lgo a fumegar....mas no meu sinceramente não funcou....

Ainda la a tenho.....mas não vejo mais o que lhe poderei fazer....

Se penso em fazer algo, vem-me logo a cabeça explosões.. :mrgreen: :mrgreen:
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por AFGG »

SuperGolf Escreveu:São mesmo 18V.....aquilo começou lgo a fumegar....mas no meu sinceramente não funcou....

Ainda la a tenho.....mas não vejo mais o que lhe poderei fazer....

Se penso em fazer algo, vem-me logo a cabeça explosões.. :mrgreen: :mrgreen:

Não há explosão nenhuma. :lol:
As baterias durante a carga "fervem" mas isso não é mais do que a hidrólise da água, onde se libertam gotículas de hidrogénio e oxigénio, é por isso que quando se carrega uma bateria (carga rápida) deve-se tirar as tampas dos copos, para estes gases se libertarem com mais facilidade. :wink:
cumps
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por Silver_Ajm »

AFGG Escreveu:
SuperGolf Escreveu:São mesmo 18V.....aquilo começou lgo a fumegar....mas no meu sinceramente não funcou....

Ainda la a tenho.....mas não vejo mais o que lhe poderei fazer....

Se penso em fazer algo, vem-me logo a cabeça explosões.. :mrgreen: :mrgreen:

Não há explosão nenhuma. :lol:
As baterias durante a carga "fervem" mas isso não é mais do que a hidrólise da água, onde se libertam gotículas de hidrogénio e oxigénio, é por isso que quando se carrega uma bateria (carga rápida) deve-se tirar as tampas dos copos, para estes gases se libertarem com mais facilidade. :wink:
cumps
E eu a pensar que a efervescência só se dava quando as baterias estavam mortas... :lol: Nunca foi preciso carregar nenhuma bateria enquanto nova, é por isso. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por AFGG »

Boas Silver,
Todas elas têm efervescência, nas velhas começa mais cedo, porque já aceitam menos carga por falta de capacidade. Nas novas nota-se quando atingem a carga total. Quando já não recebem mais carga a energia excedente é "consumida" na reacção química de hidrólise. :wink:
cumps,
AG
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por Silver_Ajm »

AFGG Escreveu:Boas Silver,
Todas elas têm efervescência, nas velhas começa mais cedo, porque já aceitam menos carga por falta de capacidade. Nas novas nota-se quando atingem a carga total. Quando já não recebem mais carga a energia excedente é "consumida" na reacção química de hidrólise. :wink:
cumps,
AG
Tá certo. Quem sabe sabe... :D Eu aqui a uns tempos tinha aqui uma bateria em casa em fim de vida, um dia precisei dela e fui tentar carrega-la. Assim que a liguei ao carregador comecei a ouvir uma efervescência, fui logo desligar aquilo da ficha com receio que ela rebentasse e derramasse o ácido. :lol:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por AFGG »

/quote]

Tá certo. Quem sabe sabe... :D Eu aqui a uns tempos tinha aqui uma bateria em casa em fim de vida, um dia precisei dela e fui tentar carrega-la. Assim que a liguei ao carregador comecei a ouvir uma efervescência, fui logo desligar aquilo da ficha com receio que ela rebentasse e derramasse o ácido. :lol:[/quote]

Essa estava mesmo no fim da vida :lol:
Deixo aqui um link de uma experiência simples demonstrativa das caraterísticas da bateria de chumbo:
http://www.youtube.com/watch?v=y6_CgKUX8XQ

Boas experiências... :)

cumps
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por Silver_Ajm »

AFGG Escreveu:/quote]

Essa estava mesmo no fim da vida :lol:
Deixo aqui um link de uma experiência simples demonstrativa das caraterísticas da bateria de chumbo:
http://www.youtube.com/watch?v=y6_CgKUX8XQ

Boas experiências... :)

cumps
Muito bem explicado!!! :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

Tenho de ler isso...

Deve-se destampar nessas situações as tampas....especialmente as mais próximas dos polos (extremidades).


Ainda lhe vou dar "calor" este fds :mrgreen:
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por ruipsantos »

Respondendo ao titulo do post,existe também á venda no mercado uns "aparelhometros" chamados dessulfatadores.
Com o tempo e se estiverem mto tempo paradas,pior,as placas da bateria sulfatam,isto é ficam isoladas,imaginem um filtro de agua (tipo uma rede que vai entupindo,diminuindo cada vez mais o caudal de agua),com as baterias acontece o mesmo,cada vez mais vai perdendo poder de debitar corrente ...
E estes "aparelhometros" ligados permanentemente á bateria dessulfatam as placas,supostamente,pq nunca me apareceu nenhuma bateria em que eu pode-se testar este equipamento.
Possuo um destes,que está montado no meu carro á dois anos,mas como a bateria é nova nao sei se faz efeito ou nao.
Segundo o fabricante ,quando está ligado á bateria,ele injecta na bateria um sinal de frequencia igual á frequencia de ressonancia dos cristais ,frequencia esta que os faz partir (no exemplo que dei,como que se abana-se-mos o filtro deixando passar a agua,mas na bateria é mais eficiente,pois desfaz estes "cristais"de sulfato(aqui nao me queria "esticar mto,pois de quimica percebo zero...) mantendo as placas de chumbo totalmente limpas.
Existe para o mesmo efeito umas soluçoes liquidas que "sopostamente" também fazem o mesmo efeito.
Já vi tambem carregadores de baterias que tinham este sistema incorporado.
Deixo aqui o atalho do dessulfatador que comprei,estao mto mais baratos do que qndo os comprei.

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... ink:top:en

Pena nao me aparecer uma bateria morta por estar parada mto tempo.
RAFA07
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 26 dez 2012, 11:50

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por RAFA07 »

ruipsantos Escreveu:Respondendo ao titulo do post,existe também á venda no mercado uns "aparelhometros" chamados dessulfatadores.
Com o tempo e se estiverem mto tempo paradas,pior,as placas da bateria sulfatam,isto é ficam isoladas,imaginem um filtro de agua (tipo uma rede que vai entupindo,diminuindo cada vez mais o caudal de agua),com as baterias acontece o mesmo,cada vez mais vai perdendo poder de debitar corrente ...
E estes "aparelhometros" ligados permanentemente á bateria dessulfatam as placas,supostamente,pq nunca me apareceu nenhuma bateria em que eu pode-se testar este equipamento.
Possuo um destes,que está montado no meu carro á dois anos,mas como a bateria é nova nao sei se faz efeito ou nao.
Segundo o fabricante ,quando está ligado á bateria,ele injecta na bateria um sinal de frequencia igual á frequencia de ressonancia dos cristais ,frequencia esta que os faz partir (no exemplo que dei,como que se abana-se-mos o filtro deixando passar a agua,mas na bateria é mais eficiente,pois desfaz estes "cristais"de sulfato(aqui nao me queria "esticar mto,pois de quimica percebo zero...) mantendo as placas de chumbo totalmente limpas.
Existe para o mesmo efeito umas soluçoes liquidas que "sopostamente" também fazem o mesmo efeito.
Já vi tambem carregadores de baterias que tinham este sistema incorporado.
Deixo aqui o atalho do dessulfatador que comprei,estao mto mais baratos do que qndo os comprei.

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... ink:top:en

Pena nao me aparecer uma bateria morta por estar parada mto tempo.
Excelente Rui. :D
Obrigado por partilhares. :wink:
Estive a ler e realmente parece fazer todo o sentido.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

Interessante.

Entretanto já me desfiz da bateria, mas venha uma próxima :mrgreen:
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por sport999leonfr »

Mais alguem fez isto?
Será que realmente resulta?
Deixei a chave do meu leon ligada por esquecimento durante 12 dias, descarregou a bateria por completo, a zero mesmo, provavelmente foi logo ao fim do primeiro dia. Meti a carga mas nunca mais ficou em termos. Depois de carregar pega, mas no dia seguinte ou passado umas 10h de o carro estar parado, já nao tem força suficiente para o por a trabalhar.
Tem 2 anos e 3 meses, quase estava dentro da garantia.

Valerá a pena este processo?
Onde compram o sulfato de magnesio?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

Não usei sulfato....

Já viste se tem o nivel certo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por Mario_Marques »

http://www.ciclideos.com/forum/sulfato- ... t7882.html

há medicamentos com sulfato de magnesio, tanto faz comprar hidratado ou não hidratado.
comigo esse diy já funcionou 2 vezes, uma falhou, tenho um amigo meu que é pro nisso, ele tem uma bateria com 18 anos no seat dele, já o acompanha á mais de 600mil km's essa bateria.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por sport999leonfr »

SuperGolf Escreveu:Não usei sulfato....

Já viste se tem o nivel certo?
Se calhar foi por isso que não funcionou a 100%.
Vou testar e logo posto os resultados. :mrgreen:
Responder