[DIY GERAL] - Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

[DIY GERAL] - Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por Mario_Marques »

Este diy serve para quem quiser tentar recuperar as suas baterias.
Já agora um obrigado ao Rukita aka x-virus que foi quem me deu a ideia, eu apenas a desenvolvi mais um bocado com base em alguns conhecimentos que tinha.
Ora bem, o meu caso foi com uma bateria de mota, quem teve uma mota sabe que as mesmas descarregam bastante por causa não só do tamanho mas falta de uso.
A minha bateria estava completamente morta á 8 anos :)

Ora bem.

-Primeiro, abrir as tampas, remover todo o liquido que lá tiver fora
-Meter sal epsom(sulfato de magnésio), no meu caso tinha cá sais de banho de sulfato de magnésio, uma colher em cada câmara da bateria + água destilada
-Meter tampas da bateria e agitar muito bem
-Deixar descansar umas 3 horas
-Remover tudo e lavar com água destilada
-Remover a água destilada




Agora vamos á carga!

-Adicionar uma colher de chá de ácido sulfúrico a cada célula da bateria(muito cuidado ao manusear o ácido!!!!)
-Adicionar o resto de água destilada

Quem quiser pode comprar já solução de baterias que julgo que há disso á venda facilmente, basicamente aquilo é ácido sulfúrico com água mas já uma pré-dosagem feita a mais ou menos 37%

Não devem adicionar muito ácido, caso contrario irão derreter as placas de chumbo da bateria e ela ai sim fica inutilizada de vez.

Deixar repousar um dia

-Meter á carga!!!
Atenção, não recomendo muito tentar carrega-la na totalidade logo de uma vez, recomendo meterem tipo 12 horas, deixar descansar um dia e depois meter á carga total que foi o que eu fiz, pois se se meter logo de uma vez pode dar cabo das placas e adeus bateria de vez.

Antes de meterem no carro deixem descansar pelo menos uma semana pois se meterem logo ela irá derramar ácido e dar cabo do carro, ah e claro, nunca, nem pensar fazer este serviço no carro.

E o resultado é este que fiz neste vídeo em baixo, atenção eu já a tinha metido á carga uma semana e nada, só mesmo fazendo este processo é que a menina ganhou alguma carga



E deixo agora um vídeo do youtube que mostra basicamente aquilo que se passa no interior de uma bateria de chumbo:
Última edição por Mario_Marques em 21 out 2012, 23:39, editado 2 vezes no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14973
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por gongasfrs »

Mario_Marques Escreveu:
uma ajuda no ultimo video :mrgreen:

mario isso da uma nova vida ou so a aguenta mais uns tempos?

ha coisa de 1 ano o meu pai comprou acido para meter numa, conclusão ai fim ai de 2min de meter o acido a bateria aqueçeu de uma tal forma que deformou o plastico de fora, teve sorte aquilo não ter rebentado :roll:
o melhor mesmo sera comprar a mistura ja feita..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por Mario_Marques »

Meteu muito ácido.... :wink:
Se for pouco a bateria segue a sua vida normalmente e antes de meter o ácido deve-se fazer o que disse antes senão pode acontecer o que aconteceu ao teu pai.
Esse amigo que me explicou, o rukita, já tem a bateria á porradas de anos sem stresses, a minha da mota também ficou 5 estrelas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14973
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por gongasfrs »

Mario_Marques Escreveu:Meteu muito ácido.... :wink:
Se for pouco a bateria segue a sua vida normalmente e antes de meter o ácido deve-se fazer o que disse antes senão pode acontecer o que aconteceu ao teu pai.
Esse amigo que me explicou, o rukita, já tem a bateria á porradas de anos sem stresses, a minha da mota também ficou 5 estrelas.
ele devia pensar que aquilo era so meter, e encheu aquilo de acido :roll:
tenho aqui umas de mota pequena que ate experimentava, mas tinha de ser ja a solução pronta porque eu não me meto com acidos :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por Mario_Marques »

Se fizeres o processo como descrevi em cima não tens qualquer problema pois foi precisamente o que fiz.
O ácido não se pode exagerar senão queima as placas e ai sim, era uma vez uma bateria.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14973
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por gongasfrs »

Mario_Marques Escreveu:Se fizeres o processo como descrevi em cima não tens qualquer problema pois foi precisamente o que fiz.
O ácido não se pode exagerar senão queima as placas e ai sim, era uma vez uma bateria.
elas ja estão no monte para irem para reciclar, mas caso se consiga recuperar era sempre bom :mrgreen:
vou ver se arranjo os ingredientes todos e coragem :mrgreen:
mario barbosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 28 ago 2011, 22:15
Veículos: Golf 4 Cabrio 1.9 TDI (110HP)
Localização: Oeiras

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por mario barbosa »

Muito bom mesmo, tambem tenho lá umas quantas, e com a crise que anda ai, é uma solução barata para não ter que comprar uma nova, vou tratar disso :mrgreen:

Já agora para quem não tem carregador de baterias, vão estar uns a venda no LIDL por 19,99€ a partir de dia 29/10/2012.

http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt ... _29089.htm
king
Amateur
Amateur
Mensagens: 584
Registado: 03 jul 2007, 22:35
Localização: torres novas

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por king »

mas se houver vasos em curto circuito, ou placas partidas ja n adianta axo eu, Mario axa que se puser a bateria 5 minutos a carga antes da operaçao e houver um ou 2 vasos que n começem a ferver axa que vale a pena seguir a recuperaçao?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

Bom DIY!

Já me tinhas falado por alto, e agora partilhas aqui com o pessoal!

Tenho de ver é o nivel da minha e talvez acertar com destilada...... :lol:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

:arrow:

Hoje mesmo meti uma bateria, que até nem está muito mal na mala do meu carro....



Perfect :mrgreen:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

Ora bem, já cá tenho a bateria para sacrificar em nome da ciência:

:arrow: 75Amperes + 12V + 650Arranque :mrgreen:


Tenho uns 5 litros de destilada.

Só me falta o raio do acido :roll:

Alguém sabe aqui por Gaia onde adquiro a solução já pronta?
Há uns 10 anos atrás comprei uma bateria seca com o garrafão a parte....mas não sei se ainda fazem isso. Foi a que me durou mais também.

Cumps,
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por AFGG »

SuperGolf Escreveu:Ora bem, já cá tenho a bateria para sacrificar em nome da ciência:

:arrow: 75Amperes + 12V + 650Arranque :mrgreen:


Tenho uns 5 litros de destilada.

Só me falta o raio do acido :roll:

Alguém sabe aqui por Gaia onde adquiro a solução já pronta?
Há uns 10 anos atrás comprei uma bateria seca com o garrafão a parte....mas não sei se ainda fazem isso. Foi a que me durou mais também.

Cumps,

Boas,
Não é para desanimar, mas eu já fiz de tudo o que se pode fazer em recuperação de baterias, mas o "PDI" não perdoa...
Nas baterias de chumbo, após anos de reações quimicas (oxidação e corrosão por corrente galvanica), vai desfazendo os elementos de chumbo. O oxido de chumbo acumula-se no fundo dos vasos, o que leva á perda de isolamento entre placas. :(
Começa-se a notar esta degradação, quando se efectua a carga e esta nunca atinge o valor nominal (capacidade máxima) acabando a bateria por aquecer. Pode-se rejuvenescer uma bateria, mas esta nunca atingirá a capacidade máxima (potência acumulada), por exemplo: Se a bateria é de 12V 75Ah, com carga total, significa que tem capacidade de alimentar uma carga continuamente durante 1hora, com tensão constante de 12 Volt e uma corrente de 75 Ampere. Isto só acontecerá com uma bateria nova! Para sistemas mais exigentes que usam baterias com elementos de chumbo, estas são feitas (colocação do eletrólito) no momento em que são instaladas... :wink:
Podemos lavá-las, substituir o eletrólito, de facto despertamos a bateria e dá ideia que fica boa (12V em vazio), mas quando lhe pedirmos potência, ela arria...
Com a idade e uso não há santas mesinhas, depois do chumbo se desfazer em pó (oxido de chumbo) acabou a bateria. :(
É como ter uma chapa com ferrugem, que podemos tirar-lhe a ferrugem, mas fica um buraco! :wink:

Cumps,
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

Já tinha pensado nisso também.....vou ser sincero....

Teoricamente era aceder ao interior e renovar fisicamente as placas de chumbo :wink:

Bem......pior nao fica, a agua destilada anda por ai em fartura.....falta saber o acido onde e qto :lol:

Sou capaz de a lavar, deixa-la a seco e qd a minha pifar........meter o tal acido.

Pelo que me disse a dona desta bateria, apenas tem 2 anos e so a trocou pq de manha com frio arreou...

Haja esperança! :lol:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por SuperGolf »

:arrow: Stage 1:


- Acido removido, tendo o cuidado de usar luvas. pois esta porcaria é mesmo MUITO perigosa!

- Agua destilada la para dentro, agitar e deitar fora. Processo repetido umas 4 X até deixar de deitar aquele negrume acumulado no fundo da bateria.

- Neste momento, tenho com as tampas ligeiramente apertadas e virada para baixo a fim de escorrer melhor o lixo.



A fase seguinte é mesmo adquirir perto de 3L de acido :twisted:

P.S. - Conselhos para o que fazer com o acido removido? Nem pensar deitar no lixo ou DESPEJAR :shock:
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: [DIY] Recuperar Baterias "mortas" de Chumbo e Ácido

Mensagem por AFGG »

Só vejo uma solução... Acondicionar bem o líquido e entregá-lo num local onde recolham baterias. :wink:
Responder