[DIY GERAL] - Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

[DIY GERAL] - Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Mario_Marques »

Como não encontrei uma área própria para este efeito(se os moderadores encontrarem uma mais adequada por favor movam o tópico), deixo aqui o guia de como fazer uma troca de motor legal.
Criei este tópico
por causa deste aqui:
viewtopic.php?f=29&t=82248
Antigamente este processo era mais simples, hoje em dia só compensa se for um carro de valor.



A substituição do motor de um veículo deve ser efectuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e protecção do ambiente.

Documentos

O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspecção ao veículo efectuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respectivos documentos.

Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)

Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);

Documento comprovativo da origem e propriedade do motor(tem de ser credenciado)

Termo de Responsabilidade pela montagem do motor(tem de ser credenciado)

Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);

Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);

Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 50,00

Com alteração das características técnicas

Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);

Documento comprovativo da origem e propriedade do motor(tem de ser credenciado);

Termo de Responsabilidade pela montagem do motor(tem de ser credenciado);

Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);

Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas); custo de +/- 165euros no LTA

Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);

Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 165,00

-Em relação aos nossos vw, escusam de perder tempo a tentar legalizar motores que não tenham saído de origem no carro pois a vw não vai dar homologação.
-Escusam de perder tempo a tentar homologar motores com mais 200cc que a cilindrada original pois a vw não vai dar homologação(há algumas excepções como o motor vr6 que é possivel no mk3)
-Esta homologação tem um custo de cerca de 1200euros actualmente só para a vw dar a autorização, fora o resto mencionado em cima.
-A transformação tem de ser completa, ou seja, se o carro tinha travões x com aquele motor tem de ter novamente no carro onde for montado pois isso está presente na ficha de homologação da viatura senão a vw não vai dar homologação
-O carro tem de ter todos os dispositivos a funcionar correctamente pois vai ser tudo verificado de forma rigorosa.
-O carro irá pagar impostos como se fosse um carro novo.

Fiz uma legalização deste género para uma mota que tive, estive cerca de 8 meses á espera para ser chamado para a inspecção no imtt, uma mota fica bastante mais barato que um carro, um carro se for de baixa cilindrada a gasolina também não fica caro.

Este processo pode ser também utilizado para baixar o imposto de iuc em carro importados, pois pode-se aplicar filtros de partículas e fazer teste com emissões mais baixas e baixar bastante ao imposto, não é barato, mas em cerca de 4 anos recupera-se o investimento.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
forever tdi
Pro
Pro
Mensagens: 1319
Registado: 25 jan 2011, 20:38
Veículos: Golf II GTD, Golf IV TDI
Localização: North V.R.

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por forever tdi »

aqui esta a resposta que muitos queriam...
Boa Mestre Mario.
Belo trabalho....
ImagemImagem
Golf II and Golf IV
jp177
Rookie
Rookie
Mensagens: 138
Registado: 06 fev 2010, 14:39
Veículos: VW mk2

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por jp177 »

boas, queria perguntar uma coisa, se souberem responder e possivel a legalizacao de um 1.9 tdi110cv no mk2 1.6 gtd??
cumps.
Old Volkswagen never die, they just get lower
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Vovin Tharos »

Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Mario_Marques »

Vovin Tharos Escreveu:3º post
viewtopic.php?f=76&t=1224
Basicamente é isso mesmo, apenas adicionei as infos da vw as quais tive acesso recentemente numa tentativa de legalização de um motor, que não compensava devido aos custos envolvidos vs. valor do carro.

jp177 como disse em cima, só dá para legalizar motores que tenham saido no carro(que estejam no coc do modelo) e tem de estar tudo impec, se não estiver nem vale a pena perder tempo a tentar e precisas das outras coisas que estão mencionadas em cima, no caso do carro que tentei legalizar estava tudo já tratado, só se desistiu quando se viu a exorbitância de impostos que isso iria implicar.
quem quiser pode experimentar este simulador:
https://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dg ... SV2012.jsp
Estas e outras informações estão disponiveis no site das finanças e no site do imtt.
no caso do carro em questão era um golf mk4 que passou de 1.4 para 1.8t, só nas finanças tinha de lá se deixar este pequeno montante:


País de Origem União Europeia
Tipo de Veículo Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)
Estado do Veículo Usado
Data 1ª Matrícula <= 2001
Cilindrada 1800 cm3
CO2 226 g/km
Tipo de Combustível gasolina


Fórmula de cálculo do ISV
Imposto Calculado (cm3) 8.208,00€
Parcela a abater (cm3) 5.212,59€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (cm3) 1.437,80€
Imposto Calculado (CO2) 32.406,14€
Parcela a abater (CO2) 23.321,94€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (CO2) 4.360,42€
Montante de ISV (cm3 + CO2) 5.798,21€
Agravamento Particulas - Para veículos a gasóleo 0,00€
Imposto Sobre Veículos (ISV) 5.798,21€

Ou seja, um carro já com este motor de fabrica não custa tanto.lol
Se for um classico ou um carro já com mais idade compensa, mas não é só isto da tabela em cima que se tem de pagar, ainda falta tudo o resto, ou seja, a brincar, a brincar ia lá para os 8/10mil euros :)

Se for a gasóleo ainda paga mais um agravamento extra.
Se essa simulação em cima fosse para a mesma cilindrada pagava uns módicos 11mil euros em vez dos 5798 para gasolina.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
kartman
Pro
Pro
Mensagens: 4351
Registado: 10 abr 2009, 13:34
Localização: Beam me up scotty...

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por kartman »

mas se for de 1.4 para 1.6 é necessário tudo isto?
VWVWWVWVWVWVWVVWWVWVWVVWVWVWVV
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Mario_Marques »

kartman Escreveu:mas se for de 1.4 para 1.6 é necessário tudo isto?
Legalmente é sempre necessário, ilegalmente já se sabe que não :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Vovin Tharos »

ate troca por motor igual é preciso fazer isso...

sei de um caso, de um polo 1.0, que trocou motor, por 1.0 igual, mas o numero obviamente nao era correcto, no IMTT ate os papeis de compatibilidade do motor e da alfandega queriam... looooool
Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Mario_Marques »

Yep, esse processo esta explicado em cima

"Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)"

"Com alteração das características técnicas"
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Canidger1
Pro
Pro
Mensagens: 1826
Registado: 06 fev 2008, 12:14

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Canidger1 »

Entao se for trocar um tdi 1.9 90 cv por um 1.9 de mais cavalagem? tipo 110 ou 130 ou 150 ?? tambem tem de fazer isto tudo ?
O Historial do meu GOLFinho--> viewtopic.php?f=20&t=40351&p=620983#p620983
FeedBack ---> viewtopic.php?f=117&t=72356
follow me home e outros ..... TDI ---- caracol (90cv)
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Vovin Tharos »

ate para trocar por um da mesma cavalagem...

para ficar totalmente legar, tem sempre de se fazer todo aquele processo
Imagem Imagem
Imagem
Canidger1
Pro
Pro
Mensagens: 1826
Registado: 06 fev 2008, 12:14

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Canidger1 »

Mas a "malta" anda ai a ver se os motores condizem com os carros ? ja agora como posso ver se o motor pertence ao carro se tipo o motor é de origem ?
O Historial do meu GOLFinho--> viewtopic.php?f=20&t=40351&p=620983#p620983
FeedBack ---> viewtopic.php?f=117&t=72356
follow me home e outros ..... TDI ---- caracol (90cv)
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Vovin Tharos »

Numero de motor.

e outras caracteristicas...
Imagem Imagem
Imagem
Canidger1
Pro
Pro
Mensagens: 1826
Registado: 06 fev 2008, 12:14

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Canidger1 »

o numero de motor esta no livrete nao é so o de chassi ?
O Historial do meu GOLFinho--> viewtopic.php?f=20&t=40351&p=620983#p620983
FeedBack ---> viewtopic.php?f=117&t=72356
follow me home e outros ..... TDI ---- caracol (90cv)
Hugo Costa
Rookie
Rookie
Mensagens: 173
Registado: 01 mai 2011, 16:32
Veículos: seat ibiza 6k2 2xxcv, Audi A4 B6 avant, mercedes c220 w203
Localização: Leiria

Re: Legalização de uma troca de motores em grupo VW

Mensagem por Hugo Costa »

Canidger1 Escreveu:o numero de motor esta no livrete nao é so o de chassi ?
é só o do chassi, eu troquei num ibiza vp por pd.. falei no centro de inspeçoes com eles e passa na boa, simplesmente disseram me com que provas é que nos dizemos que este motor nao sai neste modelo!? e nao sai no 6k2.. e eles sabem

agora se a bofia mandar parar e por alguma razao mandar para ipo b, ai estas lixado
Imagem
Responder