[DIY GOLF 4 & BORA] - Mudar para quadrante FIS

Responder
softuner
Amateur
Amateur
Mensagens: 691
Registado: 10 dez 2008, 10:40
Localização: Ponte de Lima

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por softuner »

GTDblack Escreveu: Duvido muito que tenhas encontrado passat de 96 já com can-bus... Isto nao é uma coisa para uns terem e outros nao! No Golf 4 por exemplo só a partir de 2000 e nao em todos é que passaram a vir com os quadrantes 920, com CAN-BUS. Nas Passat's acho que isto até só aconteceu na passagem para 3BG, ou entao, em 99. Mas isso vê-se facilmente no ETKA pelos part-numbers. :wink:

Fui confirmar agora ao ETKA e Passat com CAN-BUS só a partir de 2001, logo a teoria que só entrou com a 3BG confirma-se. :wink:
Obrigado pela pesquisa. :wink:

Entretanto contactei alguém que aplicou um quadrante FIS numa passat de 98. A diferença do seu original para o meu actual creio que é apenas a iluminação (a do meu é verde). Na carrinha 3B dessa pessoa actualmente apenas não tem indicação das portas abertas por uma questão de falta de sensores para o efeito (pelo que disse).

Mas ainda não disutimos em detalhe o procedimento e material necessário no caso em específico.
FlyMan
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 19 nov 2008, 00:50

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por FlyMan »

Tira-me uma dúvida, os kms feitos pelo carro mantêm-se os mesmos? É que numa foto tem 61 mil e na outra 97 mil...
Golf V - 2.0 TDI Sportline - 140 Cvls - viewtopic.php?f=21&t=36752
Imagem
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por GTDblack »

Karl Martin Escreveu:
Karl Martin Escreveu:mais uma coisa. se queres ponteiros iluminados apenas consegues com o immo3 da VDO, se for da Bosh motometer ou immo2 essa função não vem de origem. :)
Não é necessário o vagtacho para descobrir a marca do quadrante, basta o vag com, entras e aceder ao canal 17 e se aparecer RB8 ou MMO é Motometer. Também pode ser VDO. De qualquer forma, vais precisar do vagtacho para descobrir o SKC (secret key code) do teu quadrante, senão não vais conseguir programar as chaves. A não ser que tenhas aquela chave de plástico que vem de origem, lá poderá estar inscrito o SKC. Desde 2005 que a VW tem a política de não fornecer este código. E certifica-se que, quem te vender o quadrante, te fornece esta SKC e se os quilometros estão a 0.
:D Se quiseres programar a centralina e o quadrante, para alterares os codigos hexagonais e não tiveres o vagtacho, como é que faz? 8) Obviamente, com o vagtacho.
Já o vag com será necessário para, entre outras coisas, escrever os novos valores hex na eeprom. :)
Atenção que ainda não fiz esta modificação, ainda me encontro a reunir informação e a andar com alguns "tachos" debaixo de olho no ebay.de :lol:
Mas nao vais programar nada com o vag-tacho, vais apenas tirar o SKC e por os kms do quadrante antigo! Programar é quando alteras os codigos para colocar os ponteiros ON e a autonomia, são coisas diferentes! De qualquer das maneiras faz sempre falta o vag-tacho senao nao se consegue casar o quadrante com o imobilizador! :wink:
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por GTDblack »

FlyMan Escreveu:Tira-me uma dúvida, os kms feitos pelo carro mantêm-se os mesmos? É que numa foto tem 61 mil e na outra 97 mil...
Nao, os kms estão guardados no quadrante. Ao se fazer a alteração convém colocar os kms que tinha antes... Já fiz isso num carro de um user mas nao para por menos kms, mas sim para por mais de modo a bater certo com o que tinha antes! :wink:
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Karl Martin »

GTDblack Escreveu:
Karl Martin Escreveu:
Karl Martin Escreveu:mais uma coisa. se queres ponteiros iluminados apenas consegues com o immo3 da VDO, se for da Bosh motometer ou immo2 essa função não vem de origem. :)
Não é necessário o vagtacho para descobrir a marca do quadrante, basta o vag com, entras e aceder ao canal 17 e se aparecer RB8 ou MMO é Motometer. Também pode ser VDO. De qualquer forma, vais precisar do vagtacho para descobrir o SKC (secret key code) do teu quadrante, senão não vais conseguir programar as chaves. A não ser que tenhas aquela chave de plástico que vem de origem, lá poderá estar inscrito o SKC. Desde 2005 que a VW tem a política de não fornecer este código. E certifica-se que, quem te vender o quadrante, te fornece esta SKC e se os quilometros estão a 0.
:D Se quiseres programar a centralina e o quadrante, para alterares os codigos hexagonais e não tiveres o vagtacho, como é que faz? 8) Obviamente, com o vagtacho.
Já o vag com será necessário para, entre outras coisas, escrever os novos valores hex na eeprom. :)
Atenção que ainda não fiz esta modificação, ainda me encontro a reunir informação e a andar com alguns "tachos" debaixo de olho no ebay.de :lol:
Mas nao vais programar nada com o vag-tacho, vais apenas tirar o SKC e por os kms do quadrante antigo! Programar é quando alteras os codigos para colocar os ponteiros ON e a autonomia, são coisas diferentes! De qualquer das maneiras faz sempre falta o vag-tacho senao nao se consegue casar o quadrante com o imobilizador! :wink:
:mrgreen:
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Vamos lá por isto em pratos limpos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , precisam do VAG TACHO para entrarem na OBD/EPROM do quadrante, que vos permite alterar os km, activar autonomias, ponteiros ligados, descobrir Login Code, etc, e precisam do VAG COM para casarem as chaves com o quadrante.
BMW 535d E60 ///M
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Karl Martin »

Semir Gerkhan Escreveu:Vamos lá por isto em pratos limpos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , precisam do VAG TACHO para entrarem na OBD/EPROM do quadrante, que vos permite alterar os km, activar autonomias, ponteiros ligados, descobrir Login Code, etc, e precisam do VAG COM para casarem as chaves com o quadrante.
Nem mais :D
O ideal seria mantermo-nos focados no principal: como aplicar quadrante FIS ou MFA em carro que não o tenha e/ou aplicar quadrante can bus em carros pré can bus. Em breve postarei aquilo que fui aprendendo, porque existem duas maneiras como referi algures de aplicar um vdo ou mmo fis can bus num carro pré can bus: 1º: com um adaptador ou interface ou emulador,ou conversor can bus (chamem-se o que quiser); 2.º: religando a cablagem. Existem vários adaptadores can bus que convertem o sinal analogico em can bus ou vice-versa a preços razoáveis. Mas estamos perante operações complexas que envolvem a comunicação entre a ECU, o ABS, os módulos das portas, o modulo comfort, ESP, o quadrante, o alarme, etc... Sabe-se que o protocolo can bus foi criado pela Bosch talvez nos anos 80. A primeira vez que foi usado em carros (de gama alta) foi em 1991. A tecnologia evoluiu. Basicamente o protocolo can bus faz com que exista uma espécie de rede neurologica no carro, com todas aquelas peças a comunicarem entre si, recebendo e enviado informação, em tempo real, por uma rede multiplexada. O protocolo can bus tem aplicação na aeronautica, na informatica, nos automoveis, etc. Decifrar o protocolo can bus é complicado, até porque é, como todas as tecnologias, mutante, sofre transmutações periodicamente. Aqueles que estão na posse dessa informação fazem com que permaneça um segredo bem guardado. Mas existem avanços por parte dos consumidores/condutores. Lentos, mas graduais. O Golf 4 nasceu em 1997, há 13 anos e ainda não é do domínio publico uma coisa que parece simples: aplicar um quadrante de um Golf 4 do ano 2001 (p.ex.) num golf 4 do ano 2000 ou 1999. Por isso o importante será reunir informação e disponibilizá-la, porque aquilo que eu aprendo, eu divulgo, não pretendo descobrir uma solução com aplicação prática nos carros de muitos de nós e depois fazer disso uma fonte para ganhar dinheiro. Assim, mais importante do que discutir o sexo dos anjos ou de andar a discutir banalidades, como quais as funções do vag tacho e do vag com, ou a importância da exportação das bananas para paises em vias de desenvolvimento, seria mesmo isto: contribuir com informação para desvendar este mistério que parece ser o protocolo can bus.
Tenho dito 8)
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Karl Martin Escreveu:
Semir Gerkhan Escreveu:Vamos lá por isto em pratos limpos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , precisam do VAG TACHO para entrarem na OBD/EPROM do quadrante, que vos permite alterar os km, activar autonomias, ponteiros ligados, descobrir Login Code, etc, e precisam do VAG COM para casarem as chaves com o quadrante.
Nem mais :D
O ideal seria mantermo-nos focados no principal: como aplicar quadrante FIS ou MFA em carro que não o tenha e/ou aplicar quadrante can bus em carros pré can bus. Em breve postarei aquilo que fui aprendendo, porque existem duas maneiras como referi algures de aplicar um vdo ou mmo fis can bus num carro pré can bus: 1º: com um adaptador ou interface ou emulador,ou conversor can bus (chamem-se o que quiser); 2.º: religando a cablagem. Existem vários adaptadores can bus que convertem o sinal analogico em can bus ou vice-versa a preços razoáveis. Mas estamos perante operações complexas que envolvem a comunicação entre a ECU, o ABS, os módulos das portas, o modulo comfort, ESP, o quadrante, o alarme, etc... Sabe-se que o protocolo can bus foi criado pela Bosch talvez nos anos 80. A primeira vez que foi usado em carros (de gama alta) foi em 1991. A tecnologia evoluiu. Basicamente o protocolo can bus faz com que exista uma espécie de rede neurologica no carro, com todas aquelas peças a comunicarem entre si, recebendo e enviado informação, em tempo real, por uma rede multiplexada. O protocolo can bus tem aplicação na aeronautica, na informatica, nos automoveis, etc. Decifrar o protocolo can bus é complicado, até porque é, como todas as tecnologias, mutante, sofre transmutações periodicamente. Aqueles que estão na posse dessa informação fazem com que permaneça um segredo bem guardado. Mas existem avanços por parte dos consumidores/condutores. Lentos, mas graduais. O Golf 4 nasceu em 1997, há 13 anos e ainda não é do domínio publico uma coisa que parece simples: aplicar um quadrante de um Golf 4 do ano 2001 (p.ex.) num golf 4 do ano 2000 ou 1999. Por isso o importante será reunir informação e disponibilizá-la, porque aquilo que eu aprendo, eu divulgo, não pretendo descobrir uma solução com aplicação prática nos carros de muitos de nós e depois fazer disso uma fonte para ganhar dinheiro. Assim, mais importante do que discutir o sexo dos anjos ou de andar a discutir banalidades, como quais as funções do vag tacho e do vag com, ou a importância da exportação das bananas para paises em vias de desenvolvimento, seria mesmo isto: contribuir com informação para desvendar este mistério que parece ser o protocolo can bus.
Tenho dito 8)
Depois quando postares essas informações podes mandar por PM para adicionar ao DIY. Mas só se quiseres :D

Abraços
BMW 535d E60 ///M
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Knox »

Este é um tópico interessante sem dúvida, á coisa de meses comprei uma passat 3b tdi de 99, e ao reparar para outras passat vi que o quadrante não era igual. Ou seja está na minha carrinha um quadrante de uma de 110, que tem marcação até aos 220km/h e tem o MFA no sitio do relógio. Ora a minha passat é tdi de 115 deveria trazer o quadrante com ecrã com CB ao centro, mas o ecrã mais pequeno, e a marcação até aos 260km/h. Portanto tem um quadrante que não é dali e deveria trazer o CB, porque o resto está lá, a manete e essas coisas todas, só o antigo dono teve uma ideia de treta ao fazer este serviço, pelo que me disse o antigo teve avaria, e penso eu que não conseguiu arranjar igual e espetou-lhe este. Agora tenho a seguinte pergunta: mesmo tendo o CB no sítio do relógio não funciona, não faz médias nem faz cálculos nenhuns. Será que o quadrante do passat de 110 é incompatível com esta passat? qualquer das maneiras irei trocar por outro quadrante com o CB, será que esse com o FIS funcionará na minha passat? ou terei que comprar um quadrante com o ecrã do CB mais pequeno?
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Knox Escreveu:Este é um tópico interessante sem dúvida, á coisa de meses comprei uma passat 3b tdi de 99, e ao reparar para outras passat vi que o quadrante não era igual. Ou seja está na minha carrinha um quadrante de uma de 110, que tem marcação até aos 220km/h e tem o MFA no sitio do relógio. Ora a minha passat é tdi de 115 deveria trazer o quadrante com ecrã com CB ao centro, mas o ecrã mais pequeno, e a marcação até aos 260km/h. Portanto tem um quadrante que não é dali e deveria trazer o CB, porque o resto está lá, a manete e essas coisas todas, só o antigo dono teve uma ideia de treta ao fazer este serviço, pelo que me disse o antigo teve avaria, e penso eu que não conseguiu arranjar igual e espetou-lhe este. Agora tenho a seguinte pergunta: mesmo tendo o CB no sítio do relógio não funciona, não faz médias nem faz cálculos nenhuns. Será que o quadrante do passat de 110 é incompatível com esta passat? qualquer das maneiras irei trocar por outro quadrante com o CB, será que esse com o FIS funcionará na minha passat? ou terei que comprar um quadrante com o ecrã do CB mais pequeno?
Se a tua Passat tinha meio ecrã, sim, o FIS funciona.

Aos outros users que leram e escreveram aqui, já algum ouviu falar do FIS+ ou FIS Full?
BMW 535d E60 ///M
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Karl Martin »

Semir Gerkhan Escreveu:
Knox Escreveu:Este é um tópico interessante sem dúvida, á coisa de meses comprei uma passat 3b tdi de 99, e ao reparar para outras passat vi que o quadrante não era igual. Ou seja está na minha carrinha um quadrante de uma de 110, que tem marcação até aos 220km/h e tem o MFA no sitio do relógio. Ora a minha passat é tdi de 115 deveria trazer o quadrante com ecrã com CB ao centro, mas o ecrã mais pequeno, e a marcação até aos 260km/h. Portanto tem um quadrante que não é dali e deveria trazer o CB, porque o resto está lá, a manete e essas coisas todas, só o antigo dono teve uma ideia de treta ao fazer este serviço, pelo que me disse o antigo teve avaria, e penso eu que não conseguiu arranjar igual e espetou-lhe este. Agora tenho a seguinte pergunta: mesmo tendo o CB no sítio do relógio não funciona, não faz médias nem faz cálculos nenhuns. Será que o quadrante do passat de 110 é incompatível com esta passat? qualquer das maneiras irei trocar por outro quadrante com o CB, será que esse com o FIS funcionará na minha passat? ou terei que comprar um quadrante com o ecrã do CB mais pequeno?
Se a tua Passat tinha meio ecrã, sim, o FIS funciona.

Aos outros users que leram e escreveram aqui, já algum ouviu falar do FIS+ ou FIS Full?
Boas
Eu penso que essa é uma designação para o quadrante com cb de ecrã inteiro. É para reforçar que o FIS ocupa todo o ecrã e diferenciar de outros que têm apenas "half" FIS.

Uns posts acima referi que havia encontrado passats de 1996 com can bus.
Vejam este exemplo: http://cgi.ebay.de/VW-Passat-3B-TDI-Tac ... 3cac679d22
Intrigante :? . Passat de 96 com quadrante xx920xxx
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Knox »

esse do link do ebay era o que deveria vir na minha passat, mas com o ecrã mais pequeno do CB, esse quadrante até está a um bom preço
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Karl Martin Escreveu:
Semir Gerkhan Escreveu:
Knox Escreveu:Este é um tópico interessante sem dúvida, á coisa de meses comprei uma passat 3b tdi de 99, e ao reparar para outras passat vi que o quadrante não era igual. Ou seja está na minha carrinha um quadrante de uma de 110, que tem marcação até aos 220km/h e tem o MFA no sitio do relógio. Ora a minha passat é tdi de 115 deveria trazer o quadrante com ecrã com CB ao centro, mas o ecrã mais pequeno, e a marcação até aos 260km/h. Portanto tem um quadrante que não é dali e deveria trazer o CB, porque o resto está lá, a manete e essas coisas todas, só o antigo dono teve uma ideia de treta ao fazer este serviço, pelo que me disse o antigo teve avaria, e penso eu que não conseguiu arranjar igual e espetou-lhe este. Agora tenho a seguinte pergunta: mesmo tendo o CB no sítio do relógio não funciona, não faz médias nem faz cálculos nenhuns. Será que o quadrante do passat de 110 é incompatível com esta passat? qualquer das maneiras irei trocar por outro quadrante com o CB, será que esse com o FIS funcionará na minha passat? ou terei que comprar um quadrante com o ecrã do CB mais pequeno?
Se a tua Passat tinha meio ecrã, sim, o FIS funciona.

Aos outros users que leram e escreveram aqui, já algum ouviu falar do FIS+ ou FIS Full?
Boas
Eu penso que essa é uma designação para o quadrante com cb de ecrã inteiro. É para reforçar que o FIS ocupa todo o ecrã e diferenciar de outros que têm apenas "half" FIS.

Uns posts acima referi que havia encontrado passats de 1996 com can bus.
Vejam este exemplo: http://cgi.ebay.de/VW-Passat-3B-TDI-Tac ... 3cac679d22
Intrigante :? . Passat de 96 com quadrante xx920xxx
Eu quando falei em FIS+ ou FIS Full falaei noutra coisa. É software. :wink: :wink: :wink:
BMW 535d E60 ///M
150_look
Master
Master
Mensagens: 5261
Registado: 22 jan 2008, 19:19
Veículos: vw mk2 gtd vw mk4 variant honda nc700x
Localização: Deserto

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por 150_look »

ou seja no meu sport edicion de 2003 com comp de bordo ventral e so trocar o quadrante e fica a funcionar tudo certo?

muito bem mesmo!
ImagemImagemImagem
2003 MK4 sport Edicion By JC Motorsport
1991 MK2 Fire and Ice One of sixty GTD
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

150_look Escreveu:ou seja no meu sport edicion de 2003 com comp de bordo ventral e so trocar o quadrante e fica a funcionar tudo certo?

muito bem mesmo!
Fica sim tudo a funceminar :lol: :lol: :lol:

Atenção que no teu caso tens de comprar quadrante com IMMO 3

Abraço
BMW 535d E60 ///M
Responder