Este diy não tem fotos por ai além pois quando me lembrei de as tirar já tinha acabado o serviço no carro do cliente á muito, este diy é simples para quem tiver ferramenta adequada e algum jeitinho e ajuda a poupar um bom dinheiro pois é uma reparação relativamente cara e até simples.
Este diy ajuda também quem precisar de trocar um fole de transmissão e limpar a homocinética quando rasga o fole para que ela dure uns bons anos.
Passos:
1.Com o carro travado e desengatado acente no chão, remover o centro da jante, necessitam de uma chave estriada número 30 como esta da foto.
2. com ajuda de um ferro como se vê na foto, desapertar a porca central no sentido contrário aos ponteiros do relógio até se sentir que ficou aliviada, para facilitar, especialmente em carros importados, antes de desapertar convém limpar com escova de aço a rosca para não a moer e aplicar lubrificante
3.aliviar as porcas das rodas e depois colocar o carro no ar em segurança, eu usei preguiças, quem não tiver preguiças não o coloquem no macaco de origem pois aquilo é um perigo, usem uma jante e tábuas fortes e coloquem o carro com o charrion em cima com altura boa para poderem trabalhar, ai sim depois removam a roda.
4.Remover a porca central da transmissão.
5.Caso o carro não esteja suspenso no ar dos dois lados, metam alguma coisa a calçar o braço do lado em que estão a trabalhar(de preferencia um macaco bom) e depois desapertem o tirante da barra estabilizadora.
6. com auxilio de uma peça de madeira maciça e um martelo batam na ponta da transmissão para ela recuar
7. desapertar os 3 parafusos da rotula do braço e a rotula de direcção, lubrificar sempre e limpar roscas antes de desapertar, remover as abraçadeiras do fole, a anterior e a posterior, desligar ficha do abs com muito cidado, não tentem tirar o sensor do abs pois quase de certeza o que vai acontecer é que não o vão tirar(pois com os anos aquilo agarra) e vão parti-lo todo e aquilo ainda custa 56euros
8. com ajuda de um maço ou do nosso amigo pau que apareec ai nas imagens de madeira de cerejeira, bater como mostra no esquema para sair, é preciso bater com força e segurem a transmissão para ela não desencaixar na outra ponta(lado da caixa de velocidades) quando baterem ai pois se isso acontecer em vez de um trabalho têm 2 e o segundo é bem pior pois se não tiverem um bom stock de ferramenta duvido que tenham a chave para desapertar o outro lado.
9. com ela fora agora das duas uma, ou reparam ou trocam, para montar é só inverter o processo com precisão, ao aplicarem um homocinética nova certifiquem-se que ela fica bem presa, atenção as anilhas que ficam na manga de eixo
Deixo agora aqui umas fotos que podem ajudar a compreender um pouco mais.
No fim do serviço a direcção do carro deve obrigatóriamente ser alinhada!
[DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)
- Mario_Marques
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
nem mais
eu no outro dia também fiz isso, mas troquei logo as transmissões todas. ( no golf III ) mas é igual
Aluga-se espaço para assinatura
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
Excelente DIY Mário!
Por acaso não consegues arranjar esse PDF ao pessoal?
Deve ter imensos truques.
Cumprimentos
Por acaso não consegues arranjar esse PDF ao pessoal?
Deve ter imensos truques.
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- Mario_Marques
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
http://www.mininova.org/tor/1620488
Esse manual é um pouco diferente do meu mas é mais indicado para optica de utilizador não profissionalizado, quem precisar e não tiver sementes para sacar aproveitem da parte da noite pois á noite deixo o pc a semear.
Esse manual é um pouco diferente do meu mas é mais indicado para optica de utilizador não profissionalizado, quem precisar e não tiver sementes para sacar aproveitem da parte da noite pois á noite deixo o pc a semear.
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
essa coisa das esferinhas pertence ao cubo da roda nao é?
sei que me disseram que tinha as esferas fora do sitio por isso o carro fazia barulho andar, e meteram-me um cubo novo pa nao andar com coisas...
la foram 250€ pa VW
sei que me disseram que tinha as esferas fora do sitio por isso o carro fazia barulho andar, e meteram-me um cubo novo pa nao andar com coisas...
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- Mario_Marques
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
Não, isto é o que está indicado no titulo, esta reparação na vw não são 250 pois isso custa a peça lá, são perto dos 500euros.
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
Chefe, tu és aquele verdadeiro que nunca trabalha de luvinhas á dôtor
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
ja agora mario quais são os sintomas da ponteira de transmissão?
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
Geralmente o famoso barulho "toc-toc" ai virar a direcção e estalinhos diversos, pode originar coisas mais graves no caso de não puxar as duas rodas de forma igual ao acelerar.dufegipe Escreveu:ja agora mario quais são os sintomas da ponteira de transmissão?
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
Mario_Marques Escreveu:Geralmente o famoso barulho "toc-toc" ai virar a direcção e estalinhos diversos, pode originar coisas mais graves no caso de não puxar as duas rodas de forma igual ao acelerar.dufegipe Escreveu:ja agora mario quais são os sintomas da ponteira de transmissão?
Obrigado fiquei esclarecido
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)
eu também temos especialista
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét
oi Mário,
Podes dizer-me se os semi eixos de transmissão do tdi 110 cv são iguais um ao outro? ou se o do lado do condutor é mais fino e pequeno que o esquerdo?
obgd
Podes dizer-me se os semi eixos de transmissão do tdi 110 cv são iguais um ao outro? ou se o do lado do condutor é mais fino e pequeno que o esquerdo?
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- Mario_Marques
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét
São diferentesbizk8 Escreveu:oi Mário,
Podes dizer-me se os semi eixos de transmissão do tdi 110 cv são iguais um ao outro? ou se o do lado do condutor é mais fino e pequeno que o esquerdo?
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét
no lugar de tirar os 3 parafusos da rotula por baixo tira-se só o de cima ( o que está na horizontal )evita-se alinhar a direçcão ou melhor o camber que neste caso altera ao tirar esses 3 parafusos e assim poupa-se 20 euros
- Mario_Marques
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét
begin Escreveu:no lugar de tirar os 3 parafusos da rotula por baixo tira-se só o de cima ( o que está na horizontal )evita-se alinhar a direçcão ou melhor o camber que neste caso altera ao tirar esses 3 parafusos e assim poupa-se 20 euros
Não é muito boa idea fazer isso especialmente se tiverem muitos km's por motivos obvios...