[DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Responder
husky
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 18 mai 2006, 19:44
Localização: OdiBelas

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por husky »

isto é brincadeira pra quanto?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

husky Escreveu:isto é brincadeira pra quanto?
Husky, neste caso apliquei uma ponteira de concorrência, a de origem é bastante dispendiosa, em torno de 200/350euros :shock:
Esta custou com foles cerca de 120euros.
As vezes ao substituir esta peça em carros mais oxidados convém substituir as rotulas também pois estão muito perras e são complicadas de remover e as vezes quando se remove bem, são difíceis de apertar pois algumas não tem ponto de apoio para uma chave e rolam sempre não se conseguindo assim reapertar bem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Carlrider
Pro
Pro
Mensagens: 2289
Registado: 21 jul 2009, 13:51
Veículos: Golf MK4
Localização: Portugal

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Carlrider »

há á venda só as esferas k tão dentro desse cubo? ñ pois ñ?
o meu tem falta dessas esferas k saltaram kando bati com o meu golf é as esferas e essas cena k ñ as deixa sair do cubo
ou se vender só o cubo completo com as esferas etc como mostra na tua mão mario... isso é brincadeira para k preços?
abraço
Imagem
Projecto : Blackstyle | Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

Carlrider Escreveu:há á venda só as esferas k tão dentro desse cubo? ñ pois ñ?
o meu tem falta dessas esferas k saltaram kando bati com o meu golf é as esferas e essas cena k ñ as deixa sair do cubo
ou se vender só o cubo completo com as esferas etc como mostra na tua mão mario... isso é brincadeira para k preços?
abraço
Manda-me pm com foto do que precisas, com sorte ainda te consigo desenrascar :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Alexil
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 09 mar 2011, 19:27
Veículos: Golf tdi

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Alexil »

nao sei se e indicado estar a por aqui a minha questao, mas assim o processo ja esta aqui descrito. Excepto que eu nao consigo fazer a ponteira de transmissao sair da manga de eixo, sera que os entendidos me podem dar alguma dica??existe alguma coisa que se possa fazer para ajudar a ponteira a sair?? quero susbituir os foles e nao consigo passar daqui.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por gongasfrs »

Alexil Escreveu:nao sei se e indicado estar a por aqui a minha questao, mas assim o processo ja esta aqui descrito. Excepto que eu nao consigo fazer a ponteira de transmissao sair da manga de eixo, sera que os entendidos me podem dar alguma dica??existe alguma coisa que se possa fazer para ajudar a ponteira a sair?? quero susbituir os foles e nao consigo passar daqui.
se vires com atençao o passo 6 ta la o que precisas ;)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

Alexil Escreveu:nao sei se e indicado estar a por aqui a minha questao, mas assim o processo ja esta aqui descrito. Excepto que eu nao consigo fazer a ponteira de transmissao sair da manga de eixo, sera que os entendidos me podem dar alguma dica??existe alguma coisa que se possa fazer para ajudar a ponteira a sair?? quero susbituir os foles e nao consigo passar daqui.
Usas um pau para não estragar a rosca e forcinha de braços, mais força de braços do que pancada e ela sai, a pancada basta uma normalmente para soltar :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Alexil
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 09 mar 2011, 19:27
Veículos: Golf tdi

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Alexil »

nao devo ter mesmo jeito para isto. parti 2 cabos de martelo a tentar tirar. eheheeh.

mas agora ja está.

Obrigado.

p.s. isto é mais jeito que força.
tonafusa
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 19 fev 2007, 12:29
Localização: S joao da Talha-Loures

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por tonafusa »

Caros companheiros: aproveitando este tema (transmissão)e depois do que aqui li,e, porque ando com um barulho que se tem vindo a acentuar cada vez mais
mal dou um toque no volante para a direita,é um barulho tipo roçar na roda esquerda,mas não está a roçar em coisa alguma.Será que é da junta homocinética?gostaria de ouvir as opiniões do pessoal técnico deste forum,porque já me ando a passar com o barulho e por não saber o que é.
Obrigado a todos.
e mais um apaixonado plos GOFs,que fazer?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

tonafusa isso acontece-te também com o carro parado?
Se puderes faz um video do barulho, se for com o carro parado não é das transmissões, pode ser oleo de direcção, bomba, polie do alternador, tensor, correia velha, isto o mais frequente.
Quando são as homocineticas dá estalos metalicos e é em andamento a virar, especialmente quando se vira tudo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
tonafusa
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 19 fev 2007, 12:29
Localização: S joao da Talha-Loures

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por tonafusa »

Amigo Mário,

o barulho (tipo roçar) só faz com o carro em andamento e desde que vir a direcção prá direita,basta um ligeiro toque no volante.Com o carro no ar não faz qualquer barulho.As correias foram todas substituidas assim como o tensor,há poucos KMs.Os mecanicos de bancada,dizem que pode ser rolamento da roda.Será?
e mais um apaixonado plos GOFs,que fazer?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

tonafusa Escreveu:Amigo Mário,

o barulho (tipo roçar) só faz com o carro em andamento e desde que vir a direcção prá direita,basta um ligeiro toque no volante.Com o carro no ar não faz qualquer barulho.As correias foram todas substituidas assim como o tensor,há poucos KMs.Os mecanicos de bancada,dizem que pode ser rolamento da roda.Será?
Pela tua explicação não dá para perceber.
O mais fácil é tu veres se tens folgas nas transmissões.
É simples, levantas o carro de forma segura, depois vais por baixo e testas como no vídeo:

É normal ter alguma folga ligeira, agora se fizer aquele barulho todo do video é que é mau, não tens de as desmontar para testar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Dikon
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 18 mar 2009, 19:54
Veículos: Audi A4 B6 / Seat Ibiza 6L

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Dikon »

tonafusa Escreveu:Amigo Mário,

o barulho (tipo roçar) só faz com o carro em andamento e desde que vir a direcção prá direita,basta um ligeiro toque no volante.Com o carro no ar não faz qualquer barulho.As correias foram todas substituidas assim como o tensor,há poucos KMs.Os mecanicos de bancada,dizem que pode ser rolamento da roda.Será?
Ando com o mesmo problema no meu ibiza 6l e ainda não consegui descobrir o que é :? :? :? mas desconfio da ponteira da transmissão que aperta na caixa velocidades...essa em que o Mário meteu o vídeo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

Para as testarem sem desmontar, levantar carro, tirar blindagem para ter acesso, depois rodar a roda e ver se a folga é significativa nas juntas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Dikon
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 18 mar 2009, 19:54
Veículos: Audi A4 B6 / Seat Ibiza 6L

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Dikon »

Mario_Marques Escreveu:Para as testarem sem desmontar, levantar carro, tirar blindagem para ter acesso, depois rodar a roda e ver se a folga é significativa nas juntas.
já testei e confirma-se tem folga...lá vou eu gastar mais uns €€€ :cry: :cry: :cry:
Responder