[DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

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Mario_Marques
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[DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por Mario_Marques »

Este diy não tem fotos por ai além pois quando me lembrei de as tirar já tinha acabado o serviço no carro do cliente á muito, este diy é simples para quem tiver ferramenta adequada e algum jeitinho e ajuda a poupar um bom dinheiro pois é uma reparação relativamente cara e até simples.
Este diy ajuda também quem precisar de trocar um fole de transmissão e limpar a homocinética quando rasga o fole para que ela dure uns bons anos.

Passos:

1.Com o carro travado e desengatado acente no chão, remover o centro da jante, necessitam de uma chave estriada número 30 como esta da foto.

2. com ajuda de um ferro como se vê na foto, desapertar a porca central no sentido contrário aos ponteiros do relógio até se sentir que ficou aliviada, para facilitar, especialmente em carros importados, antes de desapertar convém limpar com escova de aço a rosca para não a moer e aplicar lubrificante

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3.aliviar as porcas das rodas e depois colocar o carro no ar em segurança, eu usei preguiças, quem não tiver preguiças não o coloquem no macaco de origem pois aquilo é um perigo, usem uma jante e tábuas fortes e coloquem o carro com o charrion em cima com altura boa para poderem trabalhar, ai sim depois removam a roda.

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4.Remover a porca central da transmissão.

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5.Caso o carro não esteja suspenso no ar dos dois lados, metam alguma coisa a calçar o braço do lado em que estão a trabalhar(de preferencia um macaco bom) e depois desapertem o tirante da barra estabilizadora.

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6. com auxilio de uma peça de madeira maciça e um martelo batam na ponta da transmissão para ela recuar

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7. desapertar os 3 parafusos da rotula do braço e a rotula de direcção, lubrificar sempre e limpar roscas antes de desapertar, remover as abraçadeiras do fole, a anterior e a posterior, desligar ficha do abs com muito cidado, não tentem tirar o sensor do abs pois quase de certeza o que vai acontecer é que não o vão tirar(pois com os anos aquilo agarra) e vão parti-lo todo e aquilo ainda custa 56euros :mrgreen:

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8. com ajuda de um maço ou do nosso amigo pau que apareec ai nas imagens de madeira de cerejeira, bater como mostra no esquema para sair, é preciso bater com força e segurem a transmissão para ela não desencaixar na outra ponta(lado da caixa de velocidades) quando baterem ai pois se isso acontecer em vez de um trabalho têm 2 e o segundo é bem pior pois se não tiverem um bom stock de ferramenta duvido que tenham a chave para desapertar o outro lado.

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9. com ela fora agora das duas uma, ou reparam ou trocam, para montar é só inverter o processo com precisão, ao aplicarem um homocinética nova certifiquem-se que ela fica bem presa, atenção as anilhas que ficam na manga de eixo :!:

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Deixo agora aqui umas fotos que podem ajudar a compreender um pouco mais.

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No fim do serviço a direcção do carro deve obrigatóriamente ser alinhada!
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por ze_ »

:wink:

nem mais :D

eu no outro dia também fiz isso, mas troquei logo as transmissões todas. ( no golf III ) mas é igual :wink:
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por Cyberboy »

Excelente DIY Mário!

Por acaso não consegues arranjar esse PDF ao pessoal? :D

Deve ter imensos truques.

Cumprimentos
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Mario_Marques
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por Mario_Marques »

http://www.mininova.org/tor/1620488

Esse manual é um pouco diferente do meu mas é mais indicado para optica de utilizador não profissionalizado, quem precisar e não tiver sementes para sacar aproveitem da parte da noite pois á noite deixo o pc a semear.
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por sccurtido »

essa coisa das esferinhas pertence ao cubo da roda nao é?
sei que me disseram que tinha as esferas fora do sitio por isso o carro fazia barulho andar, e meteram-me um cubo novo pa nao andar com coisas...
la foram 250€ pa VW
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por Mario_Marques »

Não, isto é o que está indicado no titulo, esta reparação na vw não são 250 pois isso custa a peça lá, são perto dos 500euros.
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por catskills »

Chefe, tu és aquele verdadeiro que nunca trabalha de luvinhas á dôtor :mrgreen:
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por dufegipe »

ja agora mario quais são os sintomas da ponteira de transmissão?
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por Mario_Marques »

dufegipe Escreveu:ja agora mario quais são os sintomas da ponteira de transmissão?
Geralmente o famoso barulho "toc-toc" ai virar a direcção e estalinhos diversos, pode originar coisas mais graves no caso de não puxar as duas rodas de forma igual ao acelerar.
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por dufegipe »

Mario_Marques Escreveu:
dufegipe Escreveu:ja agora mario quais são os sintomas da ponteira de transmissão?
Geralmente o famoso barulho "toc-toc" ai virar a direcção e estalinhos diversos, pode originar coisas mais graves no caso de não puxar as duas rodas de forma igual ao acelerar.

Obrigado fiquei esclarecido :mrgreen:
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Re: [DIY- VAG] Trocar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por sccurtido »

eu também :) temos especialista :wink:
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por bizk8 »

oi Mário,
Podes dizer-me se os semi eixos de transmissão do tdi 110 cv são iguais um ao outro? ou se o do lado do condutor é mais fino e pequeno que o esquerdo?
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

bizk8 Escreveu:oi Mário,
Podes dizer-me se os semi eixos de transmissão do tdi 110 cv são iguais um ao outro? ou se o do lado do condutor é mais fino e pequeno que o esquerdo?
obgd
São diferentes :wink:
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por begin »

no lugar de tirar os 3 parafusos da rotula por baixo tira-se só o de cima ( o que está na horizontal )evita-se alinhar a direçcão ou melhor o camber que neste caso altera ao tirar esses 3 parafusos e assim poupa-se 20 euros :)
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Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mario_Marques »

begin Escreveu:no lugar de tirar os 3 parafusos da rotula por baixo tira-se só o de cima ( o que está na horizontal )evita-se alinhar a direçcão ou melhor o camber que neste caso altera ao tirar esses 3 parafusos e assim poupa-se 20 euros :)

Não é muito boa idea fazer isso especialmente se tiverem muitos km's por motivos obvios... :wink:
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