[DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Responder
enzo767
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 04 jul 2012, 20:38
Veículos: VW Passat 1.9TD
Localização: Porto

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por enzo767 »

luistarget Escreveu:boas a todos preciso da vossa preciosa ajuda.
tenho a minha sharan 2002 com um problema, em acelaração a qualquer velocidade a carrinha treme muito em recta e a curvar, quando vai em ponto morto roda normalmente sem tremer. O mecanico disse que tinha a junta homocinética marada e que estava a empanar a transmissão.
Será mesmo a transmissão ou outra coisa.
abraço
Eu tive à relativamente pouco tempo um problema muito parecido, mas num Fiat, era um dos rolamentos da cruzeta tripod na ponta do veio de transmissão. junto à caixa partido e fazia com que o veio oscilasse. Em ponto morto não treme porque não vais a esforçar os veios de direcção.
Mas poderás ter mesmo alguma coisa partida na homocinética e faz com que a carrinha trema mesmo até que acabe por partir.
Aposto que se levantares a carrinha no elevador ou até mesmo no macaco e rodares as rodas à mão com o motor engatado, o motor vai-se abanar todo.
Imagina agora isso em grande velocidade. :shock:
Tenta perceber de que lado é, qual dos veios é e troca-se isso facilemente.

Boa sorte.
Cumprimentos
terimakashi
Amateur
Amateur
Mensagens: 326
Registado: 29 ago 2012, 21:22

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por terimakashi »

BOas

A minha viatura tem este problema ,
será melhor comprar novo?
ir a uma sucata? pois fica mais em conta
e falaram me da possibilidade de mandar reconstruir? n tenho noçao dos preços e se realmente é fiavel , quem me disse ate afirmou que as marcas levavam la para fazer este trabalho e ate da garantia.
My car is not old is a classic!
Mauro_NT
Rookie
Rookie
Mensagens: 190
Registado: 28 fev 2013, 22:06
Veículos: Golf MK3 GT TDI 90cv
Localização: Santa Cruz, Torres Vedras

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mauro_NT »

Bem pessoal também precisava da vossa ajuda pois também estou com problemas na minha Condução/direcção. O carro em questão é um Golf 3 TDI 90cv.

Passo a explicar, agora à pouco tempo quando mandei reforçar e embraiagem o mecânico ao desmontar as transmissões disse me que eu já tinha uma folga na ponteira esquerda (lado do condutor) mas eu nunca tinha sentido nada de muito anormal na condução do carro se bem que desde que o comprei sempre achei que não estava a 100%. Ora após tudo montado, Fui alinha a direcção e após 2 tentativas o volante nunca ficou centradinho em relação às rodas. (Pensei logo que os homens do alinhamento não sabiam trabalhar mas agora já estou na duvida se não serão folgas). Apesar disso o carro tinha um comprtamento "normal". Agora à coisa de 1 semana o carro começou a ter um comportamente muito estranho em estrada. Dá uma pequenas guinadas se for a "meio acelerador" e só às vezes, se acelerar a fundo guina para a minha direita apesar de o volante se mover ligeiramente para a esquerda.

Conclusão, acham que será mesmo a ponteira do meu lado nas lonas? Poderá ser mais alguma coisa? Existem apenas ponteiras para venda ou tenho que trocar a transmissão toda desde a caixa?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Silver_Ajm »

Mauro se vais mexer nessa zona aconselhava-te a trocar rótulas dos triângulos de suspensão, ponteiras de direção e os bieletes (penso que é assim que se escreve) Se trazes uma ponteira em mau estado a outra também não estará em muito melhor estado. Verifica também o estado dos casquilhos dos triângulos, pois se nunca foram mudados também já tiveram melhores dias. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Mauro_NT
Rookie
Rookie
Mensagens: 190
Registado: 28 fev 2013, 22:06
Veículos: Golf MK3 GT TDI 90cv
Localização: Santa Cruz, Torres Vedras

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mauro_NT »

Silver_Ajm Escreveu:Mauro se vais mexer nessa zona aconselhava-te a trocar rótulas dos triângulos de suspensão, ponteiras de direção e os bieletes (penso que é assim que se escreve) Se trazes uma ponteira em mau estado a outra também não estará em muito melhor estado. Verifica também o estado dos casquilhos dos triângulos, pois se nunca foram mudados também já tiveram melhores dias. :wink:
Boas. Já tive no mecânico para ver as folgas e o material que tenho que trocar:

- 2 homocinéticas (ponteiras de transmissão, 1 de cada lado)
- 4 sinoblocos dos triangulos (2 de cada lado)
- 1 terminal de direcção do lado direito (pendura)

Uma brincadeira nada barata...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Silver_Ajm »

Mauro_NT Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:Mauro se vais mexer nessa zona aconselhava-te a trocar rótulas dos triângulos de suspensão, ponteiras de direção e os bieletes (penso que é assim que se escreve) Se trazes uma ponteira em mau estado a outra também não estará em muito melhor estado. Verifica também o estado dos casquilhos dos triângulos, pois se nunca foram mudados também já tiveram melhores dias. :wink:
Boas. Já tive no mecânico para ver as folgas e o material que tenho que trocar:

- 2 homocinéticas (ponteiras de transmissão, 1 de cada lado)
- 4 sinoblocos dos triangulos (2 de cada lado)
- 1 terminal de direcção do lado direito (pendura)

Uma brincadeira nada barata...
2 dos sinoblocos, aconselho a meter os do audi S3, tão depressa não voltas e ter chatices. Os terminais de direção, se fosse eu mudava os 2 logo, isso também não é muito caro.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por joao_silva »

depende, golf 4 na origem ronda os 70€ se não estou em erro :lol:
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Silver_Ajm »

joao_silva Escreveu:depende, golf 4 na origem ronda os 70€ se não estou em erro :lol:
Fonix pensava que isso era mais barato mesmo na marac... Eu ainda à cerca de um ano troquei as ponteiras no mk3 da minha namorada e custaram uns 15€ cada prai da lamforder...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
jbsp
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 28 ago 2006, 13:48

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por jbsp »

Boas
Na primeira página do DYF não consigo ver as figuras. Alguém por favor me diz como tenho acesso a elas?
Mauro_NT
Rookie
Rookie
Mensagens: 190
Registado: 28 fev 2013, 22:06
Veículos: Golf MK3 GT TDI 90cv
Localização: Santa Cruz, Torres Vedras

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinét

Mensagem por Mauro_NT »

Silver_Ajm Escreveu:
Mauro_NT Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:Mauro se vais mexer nessa zona aconselhava-te a trocar rótulas dos triângulos de suspensão, ponteiras de direção e os bieletes (penso que é assim que se escreve) Se trazes uma ponteira em mau estado a outra também não estará em muito melhor estado. Verifica também o estado dos casquilhos dos triângulos, pois se nunca foram mudados também já tiveram melhores dias. :wink:
Boas. Já tive no mecânico para ver as folgas e o material que tenho que trocar:

- 2 homocinéticas (ponteiras de transmissão, 1 de cada lado)
- 4 sinoblocos dos triangulos (2 de cada lado)
- 1 terminal de direcção do lado direito (pendura)

Uma brincadeira nada barata...
2 dos sinoblocos, aconselho a meter os do audi S3, tão depressa não voltas e ter chatices. Os terminais de direção, se fosse eu mudava os 2 logo, isso também não é muito caro.
Quanto aos sinoblocos o rapaz já mandou vir, sei que é de marca boa mas não sei se são do S3 ou do TT (que também já ouvi falar). Quanto aos terminais, o do lado esquerdo levou novo quando comprei o carro, nessa altura devia era ter levado logo o que agora precisa de ser trocado.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por SuperGolf »

Desenterrando isto:

Já uns anos que o meu carro, especialmente a subir e aos 140km virando a direita, faz um zumbido tipo MMMMMMMMMMMM e uma ligeirissima vibração.Rodas e tudo o resto está ok.
Ao fazer marcha-atrás virando o volante para a direita, noto também a roda a dar 2 pancadas por vezes....portanto tudo leva a crer ser uma/duas transmissões...

Pergunta:
Estou naquela de meter tudo novo. Meto de origem ou concorrência da marca SKC, por exemplo?
Meto as referências do meu PD115 ou do ARL, visto ter esse bloco, e ter o carro ligeiramente rebaixado? OU são iguais?

É irritante ir em AE, 95% dos meus percursos e andar a ouvir aquela zumbeira toda.....
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por SuperGolf »

Epá.....alguém aqui nao dá uma ajudinha?

Original (fortuna), concorrência, SKC, ou o k?
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por joao_silva »

não sei responder mas gostava de saber o preço da original?
acho que seja tudo igual, seja 115, 130 ou 150, penso é que os veios tenham diferença no estriado, pelo menos recordo-me de acontecer assim alguma coisa quando mudei as minhas, mas quem pode responder melhor será o criador do tópico :P
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por SuperGolf »

O criador do tópico, por motivos pessoais raramente está contactável......

O preço no Etka 7.0 manda-me para os 260 euros cada transmissão..... :shock:

Agora.....também já vi a venda apenas a junta homocinética......

So sei que aquilo as vezes, a puxar, faz um cagaçal que já incomoda..... :(

Com o carro desengatado nada se passa, por isso rolamentos não devem ser...digo eu......

Obrigado! :wink:
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GERAL] - Mudar ponteira transmissão(junta homocinética)

Mensagem por gongasfrs »

SuperGolf Escreveu:O criador do tópico, por motivos pessoais raramente está contactável......

O preço no Etka 7.0 manda-me para os 260 euros cada transmissão..... :shock:

Agora.....também já vi a venda apenas a junta homocinética......

So sei que aquilo as vezes, a puxar, faz um cagaçal que já incomoda..... :(

Com o carro desengatado nada se passa, por isso rolamentos não devem ser...digo eu......

Obrigado! :wink:
o escoira penso que meteu umas da concorrência recomendadas pelo mario, fala com ele ;)..

andas te muito tempo com algum fole roto ou assim?
Responder