Antes que tudo, o objecto em questão:
BBS RS à esquerda, RM à direita. RS é tri-partida, RM é bi!
DESMONTAR
Para tirar as abas das jantes utilizo sempre a mesma técnica. Desaperto os parafusos todos, e com uma maceta dou uma martelada forte e seca na aba. Quanto mais forte for a pancada menos estragos se faz na aba
POLIR
As abas em questao sao de 1" provenientes de umas rs e irao ser instaladas numas Rm.
Antes que tudo a aba de origem, bem mal tratada!
Primeiro passo:
Decapante!! Com o decapante remove-se o verniz velho e outras sujidades
Aqui a jante decapada, pronta a ser lixada.
Material necessario:
"boinas de polir", sabao de polir, lixa de agua 400, 800 e 1200
Nao ha segredos, começa-se com a lixa 400, a mais aspera e começa-se a bombar.
Seguidamente faz-se o mesmo com a 800.
O resultado é este:
Para finalizar a parte da lixa, a 1200, a mais fina, usada para eliminar ao maximo riscos mais profundos e uniformizar a textura. Fica com este aspecto:
Agora usa-se a dita "boina". Ja com a boina humida no berbequim, passa-se no sabao e em seguida é bombar mais uma vez em pequenas porções da aba. O procedimento do sabao é para ir repetindo.
O resultado depois de passar uma esponja humida para retirar os restos de sabao é este:
Aqui podemos ver a diferença entre as tres etapas.
Para ajudar a limpar as abas quando já estão sujas e mesmo para as selar uso BELGOM ALU.
Ta na hora de desmontarem as abas e começar a dar-lhe!
Claro que isto se pode aplicar a todo o tipo de jante de aluminio!
MONTAR
Aqui fica a resumo do processo de montagem das RM. Para as Rs é a mesma coisa, tendo em conta que como são tri-partidas convém usar uma chave para a porca e outra para o parafuso, ao passo que as RM são apenas de parafuso visto serem bi-partidas.
Primeiro, o tal silicone da ordem
Colinha no parafuso para ele nao saltar!
Aperto com chave dinamométrica. O aperto é sempre em cruz.
Torque de aperto para RS . 40 nm
Torque de aperto para RM - 25 nm
Limpeza de onde o pneu encosta:
Resultado:
Para os perfeccionistas há isto:
Tinta original BBS. Cada lata dá para pintar 4 centros. Há venda no site da BBS motorsport.
Ficam assim:
No carro:
Parafusos:
São diferentes para RS e RM.
ALTERAR
Se gostam de um determinado modelo de jantes, e que não existe na furação do vosso carro podem alterar a furação da jante
Neste exemplo umas RS098 (7x16) originalmente 5x112 que passaram para 4x100.
Um bom torneiro faz este serviço, que consiste em tapar os buracos originais com tacos de alumínio que uma vez no sítio são martelados para expandirem para ficarem justos. Segue-se um faceamento para ficar perfeito.
Em seguida é feita nova furação
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Última edição por Nitrox em 04 mar 2011, 02:03, editado 11 vezes no total.
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pois,polir ja polia até as partes da minha boss e dt aos 16 anos mas a parte mais lixada é manter...
alguém te aconselhou a fazer alguma coisa para evitarem ficar baças?
um tipo qq de verniz em spray...tenho medo é que depois o verniz fique amarelado...
para tirar manchas duraglit é capaz de ser bom(usado para limpar e polir moedas).
bom post nitrox
alguém te aconselhou a fazer alguma coisa para evitarem ficar baças?
um tipo qq de verniz em spray...tenho medo é que depois o verniz fique amarelado...
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Verniz?? Nao ha verniz!!
O kabraracing aconselhou-me Belgom, http://www.polirmalin.com/a-belgom-alu-p-179.html , ao que parece é magico!
Duraglit tambem é bom.
Pessoal aqui da zona experiente, disse-me que o polido aguenta-se fixe um mes, dois max. Depois tem k se dar um produto e ta no rock outra vez!
Assim é fixe, volta sim volta nao, tem k se dar o toque
O kabraracing aconselhou-me Belgom, http://www.polirmalin.com/a-belgom-alu-p-179.html , ao que parece é magico!
Duraglit tambem é bom.
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pois o chato é mesmo a manutençao... mas se se aguenta um mes posso bem com isso pois como nao é a jante toda polida faz-se rapido.
e em questoes de lavagens?
já experimentaste dar-lhe uma lavadela como se tivessem no carro? nao ficam manchadas da agua?
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Bem, parece-me que o melhor é mesmo envernizar, eu na minha Hornet ando sempre a polir, estou á espera de um verniz para as invernizar...
Boa DIY.
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Cumprimentos
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eu pelo menos tinha o sabao que vinha com a boina mas era uma boina mt grande e nao dava jeito...
davidbento, esse verniz que esperas é em alguma coisa diferente?
vou fazer ás do gtd pois o verniz está lixado e vou tirar,pintar o meio e polir a aba mas queria por verniz no final, até porque a tinta convinha levar verniz para aguentar + tempo
davidbento, esse verniz que esperas é em alguma coisa diferente?
vou fazer ás do gtd pois o verniz está lixado e vou tirar,pintar o meio e polir a aba mas queria por verniz no final, até porque a tinta convinha levar verniz para aguentar + tempo
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Obrigado a todos pelos vossos comments
O sabao comprei numa loja que trabalha com aluminios, mas ha quem use massa de polir tambem com optimos resultados!
Verniz num polido é para esquecer. Ou vem de origem ou entao nao se mete.
100% garantido que fica amarelo com uns dias de exposição ao sol, para alem de tirar o brilho.
Polido é assim mesmo, é para se ir entretendo
O sabao comprei numa loja que trabalha com aluminios, mas ha quem use massa de polir tambem com optimos resultados!
Verniz num polido é para esquecer. Ou vem de origem ou entao nao se mete.
100% garantido que fica amarelo com uns dias de exposição ao sol, para alem de tirar o brilho.
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