[DIY GOLF 1 & 2] - Afinar ponto de ignição

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Albernas
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[DIY GOLF 1 & 2] - Afinar ponto de ignição

Mensagem por Albernas »

Video de como afinar ponto de ignição do distribuidor com Lâmpada (Pistola) estroboscópica .
Última edição por Albernas em 21 mar 2020, 15:49, editado 2 vezes no total.
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Mario_Marques
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Re: Afinar ponto de ignição

Mensagem por Mario_Marques »

Boas Albernas, não sei se o propósito do vídeo foi mostrar o funcionamento de uma pistola ou fazer mesmo o ajuste da ignição.
Se foi explicar como afinar a ignição esse trabalho está incompleto, no teu motor em especifico tens de verificar o avanço dinâmico em relação com o vácuo, o vácuo é o referenciador de carga do motor para esse distribuidor.

No teu carro, se ainda existir, deves ter um autocolante que tem a relação de avanço dinâmico Vs. valor vácuo, mas com essa pistola básica nunca vais conseguir fazer isso correctamente a não ser que instales uma pulley graduada ou uma escala, obviamente se não fizeres nada disso o carro trabalha e anda mas é a diferença entre teres o máximo possível de, potencia, economia de combustível, conforto de condução e fiabilidade ou não ter.
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Albernas
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Re: Afinar ponto de ignição

Mensagem por Albernas »

Mario_Marques Escreveu: 27 mai 2019, 12:43 Boas Albernas, não sei se o propósito do vídeo foi mostrar o funcionamento de uma pistola ou fazer mesmo o ajuste da ignição.
Se foi explicar como afinar a ignição esse trabalho está incompleto, no teu motor em especifico tens de verificar o avanço dinâmico em relação com o vácuo, o vácuo é o referenciador de carga do motor para esse distribuidor.

No teu carro, se ainda existir, deves ter um autocolante que tem a relação de avanço dinâmico Vs. valor vácuo, mas com essa pistola básica nunca vais conseguir fazer isso correctamente a não ser que instales uma pulley graduada ou uma escala, obviamente se não fizeres nada disso o carro trabalha e anda mas é a diferença entre teres o máximo possível de, potencia, economia de combustível, conforto de condução e fiabilidade ou não ter.
Boas . Sim aqui a ideia principal é mesmo mostrar como funciona a Pistola estroboscopica . Ma eu no meu carro não tenho autocolante nenhum , mas pelo que estive a ver tem duas marcas no volante do motor, e pelo que diz na literatura é só por numa ou noutra conforme o avanço que se pretenda .
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Mario_Marques
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Re: Afinar ponto de ignição

Mensagem por Mario_Marques »

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Para fazer isso como se fosse de fabrica tu precisas de uma tabela deste gênero para o teu motor e uma pistola que leia rpm e consiga fazer leituras independentes, precisas de um vacuometro.

As marcas do volante são duas, tdc e 6btdc, porém não tens as outras todas, por isso é que precisas de uma pistola como a que descrevi.

Se souberes o código do teu motor ou referência original do teu distribuidor posso ter para cá alguma dessas infos.

Uma coisa importante, só se deve fazer isso depois de ajustar muito bem o CO e ralenti.

É possível em muitas posições teres o ponto estático certo porém não teres o dinâmico, o dinâmico é o mais importante.

Outra coisa, a admissão tem de estar completamente isenta de fugas e o sistema de evaporação do canister e todo o circuito de vácuo ok, em carros com ajuste de folga de válvulas mecânica a folga deve ser ajustada antes de fazer isto, isto é sempre a última coisa a fazer.
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Re: Afinar ponto de ignição

Mensagem por Albernas »

Mario_Marques Escreveu: 28 mai 2019, 19:21 Imagem

Para fazer isso como se fosse de fabrica tu precisas de uma tabela deste gênero para o teu motor e uma pistola que leia rpm e consiga fazer leituras independentes, precisas de um vacuometro.

As marcas do volante são duas, tdc e 6btdc, porém não tens as outras todas, por isso é que precisas de uma pistola como a que descrevi.

Se souberes o código do teu motor ou referência original do teu distribuidor posso ter para cá alguma dessas infos.

Uma coisa importante, só se deve fazer isso depois de ajustar muito bem o CO e ralenti.

É possível em muitas posições teres o ponto estático certo porém não teres o dinâmico, o dinâmico é o mais importante.

Outra coisa, a admissão tem de estar completamente isenta de fugas e o sistema de evaporação do canister e todo o circuito de vácuo ok, em carros com ajuste de folga de válvulas mecânica a folga deve ser ajustada antes de fazer isto, isto é sempre a última coisa a fazer.
Obrigado. O meu código do motor é o : RE eu pensei que só vosse necessário afinar o ponto estático . Eu pelo que vi o meu é 18º as 750rpm em estatico . E pelo que li o primeiro traço são os tais 6º e o segundo traço são os 18º . Eu só afinei o meu assim, porque de facto esta pistola não dá mais nada, eu conecço e sei como trabalhem essas pistolas mais evoluídas, mas não tenho nenhum disponível .
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Re: Afinar ponto de ignição

Mensagem por Mario_Marques »

Isto era o que era usado pela vw entre o final os anos 70 e inicio dos anos 90 para ajustar os carros, VW 1367, basicamente uma das maquinas de sonho de qualquer verdadeiro especialista vw porsche :D
O equipamento era fabricado pela grundig, era usado pela vw, audi, porsche, existiam outros muito interessantes.

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Para o teu motor RE, fonte da info "auto lata" o que não é a melhor fonte possivel, mas nos manuais originais só tenho afinações para outros motores, não tenho do RE.

Ralenti 750rpm +/-50(ajuste básico sem ccv ligado)
Temperatura de oleo minima para teste 60graus
vacuo, min 60-max 320mbar
18+/-1graus as 750 com vacuo desligado
1000rpm 1 grau
3000rpm 14-19 graus
5000rpm 25-29graus
Compensação por vacuo 13-15 graus
Co ralenti 0,5max recolhido na ponta de escape

Tem sempre muito cuidado onde recolhes a informação, infelizmente boa informação não é fácil de arranjar mas é muito fácil arranjar má informação/incompleta que parece boa.
O ideal é sempre tentares arranjar as infos na vw ou adquirir manuais técnicos de confiança.
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Re: Afinar ponto de ignição

Mensagem por Albernas »

Obrigado mais uma vez, a informação que tinha também era essa do "auto Lata " .
carlusjuncal
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Re: [DIY GOLF 1 & 2] - Afinar ponto de ignição

Mensagem por carlusjuncal »

Boa tarde a todos,

Bem sei que este topico é sobre os Golf I e II, acontece que eu tenho um Golf IV 1,4 75 Cv motor AXP que faz uma matraqueada tipo castanholas quando o motor está com mais carga, principalmente quando carrego no acelerador.

Ninguem me consegue dizer o que é e como se corrige mas já reparei que se meter a gasolina mais cara de todos, 98 aditivada tipo Evologic, esse barulho não tão evidente como se usar uma gasolina 95.

Como tenho um OBD tenho acompanhado o avanço da ignição e percebi que quando ponho menos acelerador, menos carga, o avanço pode andar nos 33-35 º enquando que quando meto mais acelerador baixa para os 9 º.
Acham que isto é normal?? Eu não faço ideia nenhuma qual é o problema. O carro também tem agora um trabalhar mais ruidoso quase parecido com diesel mas também já tem 182 000 km. Uns dizem que tenho que tenho que trocar as touches, outros qye tenho que trocar a cabeça com a arvore de cames.

Mas o bater de castanholas dependendo do pé no acelerador e do tipo de gasolina deve ser uma situação diferente do barulho em frio que deve ter a ver com folgas. Esse barulho de castanolhas já eu tinha percebido qd o carro tinha 80 000 km e era bastante silencioso mas agora está pior em tudo, claro

Alguem me consegue esclarecer??' Já perguntei na VW e dizem que nunca ouviram falar de tal ... com tantos VW Golf IV 1,4 que existem por aí???|?

Muito obrigado,
Carlos
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