[DIY GOLF, VENTO E JETTA 3] - MFA (CB) Retrofit OEM

Responder
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

[DIY GOLF, VENTO E JETTA 3] - MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por camon »

Viva, aqui vai mais um!

Desta vez é um DIY de como instalar a MFA.

Antes de mais, e como muitos de vós já sabem existe outro DIY aqui no fórum sobre este assunto, que deixo aqui o link:

viewtopic.php?f=14&t=27824

Quero também ainda agradecer ao autor desse DIY, Helder Filipe e também ao rmas pela sua contribuição nesse mesmo DIY, que acabaram por contribuir para o DIY que aqui apresento. Grande parte da informação que apresento aqui foi obtida de http://www.silversnakeshome.de/

Nota: A função de consumos só funciona para carros com ECU (centralina). Tudo o resto em princípio deve funcionar para qualquer modelo

Passemos então à explicação da coisa. Começo então pelo material necessário:

Referência VW | Comentário
* | Quadrante com MFA
535953519B 01C | Manete MFA
1H0971063AS | Cablagem Manete
1H2971064K | Cablagem Quadrante
357919379A | Sensor Temperatura Exterior
1H0919563 | Sensor Temperatura Óleo
1H0953634A | Conector Manete MFA
357907968 | Conector V Caixa dos Fusíveis
000979225 | Fio de Reparação (Manete)
000979002 | Fio de Reparação (Quadrante)
191971922 | Terminal/Ficha Sensor Temperatura Óleo
357972752 | Ficha Sensor Temperatura Exterior
000979131 | Fio de Reparação Temperatura Óleo (Conector 28 Pinos)

Antes de passar às ligações propriamente ditas primeiro vou explicar o que pode ser obtido do MFA:

- Horas (formato 12h ou 24h, dependendo da versão)
- Tempo Total do Percurso (máximo 100 horas)
- Total de Quilómetros Percorridos (máximo 10000 km)
- Velocidade Média do Percurso
- Consumo Médio do Percurso
- Temperatura do Óleo
- Temperatura Exterior

A escala da média do consumo é em L/100km. Se a velocidade for inferior a 8km/h a escala passa para L/Hora. Se o carro estiver parado por mais de 2 horas os valores são reiniciados quando se arrancar o carro. No caso de menos de 2 horas, os valores continuam a ser contabilizados.

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Para se por a MFA a funcionar temos de efectuar várias ligações. Primeiro começamos pelas ligações da caixa dos fusíveis ao quadrante.

Dependendo do modelo do carro, pode não ser necessário mudar ou alterar a cablagem que vai ao quadrante, pois certas versões já vêm com pré-instalação de fábrica. No entanto convém verificar se todos os fios necessários ao funcionamento da MFA se encontram presentes na cablagem. A correspondência é a seguinte:

Ligações entre o conector U da caixa dos fusíveis e a ficha de 28 pinos do quadrante:
U1/07 -> T28/01 – Massa
U2/14 -> T28/04 – Reiniciar memória
U2/13 -> T28/05 – Massa / Terminal 31B
U2/08 -> T28/06 – Memória MFA
U2/04 -> T28/15 – Modo MFA (Botão)
U1/01 -> T28/17 – Temperatura do Óleo
U1/02 -> T28/19 – Temperatura Exterior

De seguida passamos às ligações entre a manete MFA e a caixa dos fusíveis.

Ligações entre Manete MFA e conector V da caixa dos fusíveis:
Pin 1/4 -> V 2/4
Pin 2/4 -> V 1/4
Pin 3/4 -> V 3/4
Pin 4/4 -> V 4/4

As ligações podem ser efectuadas de outra forma, mais simples (mas não OEM), onde ligamos directamente a manete ao quadrante sem passar pela caixa dos fusíveis. Na realidade a ligação OEM, tem o mesmo efeito, só que passa pela caixa dos fusíveis primeiro. Quem quiser fazer desta forma tem de efectuar as ligações que indico abaixo.

Ligações directa entre Manete MFA e a ficha de 28 pinos do quadrante:
T4b / 1 -> T28/05 – Massa / Terminal 31B
T4b / 2 -> T28/15 – Modo MFA (Botão)
T4b / 3 -> T28/06 – Memória MFA
T4b / 4 -> T28/04 – Reiniciar memória

Imagem Imagem
Imagem

Na ligação OEM, a ficha castanha vai ligar ao manipulo do MFA e a verde vai ligar a parte de tras da caixa de fusiveis, ao lado das 2 fichas azuis do quadrante:

Imagem Imagem Imagem

Como próximo passo vamos ligar o sensor de temperatura do óleo. Este sensor fica situado no filtro do óleo. No filtro do óleo devem estar dois sensores de pressão do óleo e um “taco”. É no lugar deste “taco” que tem de ser colocado o sensor da temperatura.

Se a ficha para ligar ao sensor de temperatura já estiver presente (fio verde/preto), então é porque o carro já vem com alguma parte da instalação. Esta ficha vai ligar a um conector de 32 pinos, na posição 7. Tem-se então de ligar o pino 7 deste conector à posição G2/01 da caixa dos fusíveis.

No caso de não estar presente temos de colocar a ficha e efectuar a ligação à posição 7 do conector de 32 pinos e deste à posição G2/01 da caixa dos fusíveis.

Como outra alternativa podemos ligar directamente o sensor ao quadrante na posição T28/17.

Ligações Sensor Temperatura Óleo:
Sensor -> Pino 7 (Conector 32) -> G2/01
U1/01 -> T28/17

ou

Sensor -> G2/01
U1/01 -> T28/17

ou

Sensor -> T28/07

Certos modelos não vêm preparados para ligar o sensor de temperatura. Nestes casos, como alternativa, o sensor pode ser colocado no lugar do tampão do escorrimento do óleo (não é recomendado para carros muito rebaixados :P), ou então, recorrendo a um T na zona da vara do óleo.

Nota: Como o intervalo da temperatura do óleo na MFA é de +50ºC a +150ºC, se o óleo estiver fora deste intervalo o visor no quadrante apresenta 2 traços.

Imagem Imagem

Imagem

Agora passamos à fase de instalação do sensor de temperatura exterior. Este sensor fica sutiado na grelha de plástico do pára-choques da frente do lado do passageiro. No caso de não haver um buraco na grelha para encaixar o sensor, tem de ser feito um. O intervalo de temperatura varia entre -40ºC a +50ºC.

Nota: No Verão os valores podem estar inflacionados um bocado devido ao calor emitido pelo motor.

Quanto às ligações mais uma vez existem duas alternativas. Uma passa pela caixa dos fusíveis. A outra vai directamente ao quadrante.

Ligações Sensor Temperatura Exterior:
Sensor -> G1/02 -> T28/01
Sensor -> G2/02 -> T28/19

ou

Sensor -> T28/01
Sensor -> T28/19

Nota: Se o sensor não estiver ligado a função da temperatura exterior é omitida do quadrante.

No caso de queremos testar se as ligações estão correctas, antes de ligar o sensor, por forma a diminuir o risco de o danificar, basta ligar uma resistência de 1KOhm na ficha onde vai encaixar o sensor. Nesta situação deve obter-se no mostrador da MFA um valor aproximado de 49ºC.

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Por último fazemos a ligação para a leitura de consumos. A leitura dos consumos é obtida da ECU (centralina) do carro. Esta está situada por baixo do plástico corcovan (plástico que apara a água da chuva). A centralina está ao lado do motor dos limpa brizas.

No caso de o carro ter pré-instalação, deve haver no conector que liga à ECU um fio roxo/branco que vai para o interior do carro e se encontra próximo do quadrante com uma ficha. Desta ficha temos de ligar um fio ao conector T28 do quadrante. Caso o carro não tenha pré-instalação temos de ligar um fio à centralina na posição apropriada de forma a poder ler os consumos.

Ligações para Leitura de Consumos:
ECU/27 -> T28/26 (Gasolina)
ECU/9 -> T28/26 (TDI)

Imagem

Após concluídas todas estas ligações podemos testar o sistema e verificar se funciona.

Espero que gostem!

Abraço,
Tiago
RicardoGTD
Amateur
Amateur
Mensagens: 412
Registado: 09 mai 2012, 02:11
Veículos: Vw Golf TDi Mk3 '94 90cv
Localização: Almada

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por RicardoGTD »

Camon tu e que eras a pessoa indicada para fazer esta ligação no meu carro . Ainda por cima moras aqui perto xD
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Muito bom, fazes sempre os DIY bem esclarecedores. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por camon »

RicardoGTD Escreveu:Camon tu e que eras a pessoa indicada para fazer esta ligação no meu carro . Ainda por cima moras aqui perto xD
Pá se precisares podemos combinar :D.

Resta é dizer que eu nunca montei nenhuma MFA, que isto é só a teoria LOL. Eu cá sou assim primeiro é tipo curso intensivo a pesquisar e ver como se liga e tal, depois é que passo a prática ahha.
Silver_Ajm Escreveu:Muito bom, fazes sempre os DIY bem esclarecedores. :D
Obrigado, tento fazer por isso. Qualquer coisa que não percebam do que eu escrevi é só perguntar.

Vamos lá ver é se consigo meter isto no meu 1.4 ABD AHHAHA. Mas ainda tenho um longo caminho a percorrer :P. Mas é preciso é calma.

Abraço
RicardoGTD
Amateur
Amateur
Mensagens: 412
Registado: 09 mai 2012, 02:11
Veículos: Vw Golf TDi Mk3 '94 90cv
Localização: Almada

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por RicardoGTD »

camon Escreveu:
RicardoGTD Escreveu:Camon tu e que eras a pessoa indicada para fazer esta ligação no meu carro . Ainda por cima moras aqui perto xD
Pá se precisares podemos combinar :D.

Resta é dizer que eu nunca montei nenhuma MFA, que isto é só a teoria LOL. Eu cá sou assim primeiro é tipo curso intensivo a pesquisar e ver como se liga e tal, depois é que passo a prática ahha.

Abraço
Entao eu concedo-te o meu carro como cobaia xD
Eu tambem tenho umas luzes em sistemas electricos , alias eu é que faço todas as ligaçoes nos meus carros . Mas isto é muito para a minha cabeça . E sempre disseram 2 cabeças pensam melhor que 1 :mrgreen:
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por rmas »

Ricardo e Camon... Eu gostava tambem de aplicar algumas coisas no meu carro, senao se importarem podiamos combinar algo se fosse o caso ;)
Imagem
RicardoGTD
Amateur
Amateur
Mensagens: 412
Registado: 09 mai 2012, 02:11
Veículos: Vw Golf TDi Mk3 '94 90cv
Localização: Almada

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por RicardoGTD »

rmas Escreveu:Ricardo e Camon... Eu gostava tambem de aplicar algumas coisas no meu carro, senao se importarem podiamos combinar algo se fosse o caso ;)
Por mim e na boa . E combinar qualquer coisa um dia destes .
puto.Gil
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 06 dez 2010, 02:14

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por puto.Gil »

Nice DIY!!
Gemeo
Rookie
Rookie
Mensagens: 104
Registado: 16 mai 2006, 18:14
Veículos: Golf 4 Cabrio TDI

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por Gemeo »

Muito bom DIY, muito bem explicado.

abraço,
Ricardo.
puto.Gil
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 06 dez 2010, 02:14

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por puto.Gil »

Viva!

uma pequena dúvida em relação ao sensor da temperatura exterior, acima diz isto:
Ligações Sensor Temperatura Exterior:
Sensor -> G1/02 -> T28/01
Sensor -> G2/02 -> T28/19

tenho o sensor e tem 2 fios, um castanho-branco e outro vermelho-branco. qual é que vai para o G1/02 e qual é que vai para o G2/02?

cumprimentos
Avatar do Utilizador
ThugMk3
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 06 set 2015, 23:09
Veículos: Golf 3 tdi

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por ThugMk3 »

Boas andava a procura disto a um certo tempo e calculei que aqui no forum podesse obter ajuda, alguem que saiba montar isto e por a funcionar o meu carro nao trazia essa manete mas eu comprei e gostaria de a por a funcionar so que nao precebo muito disto alguem sabe quem monte ou onde me poderei dirigir para me montarem essa manete mfa? Obrigado a todos e continuacao de boa semana.
Andre_Henriques
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 06 nov 2019, 11:13
Veículos: Golf MK3 GT TDI GOLF MK4 VARIANT

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] MFA (CB) Retrofit OEM

Mensagem por Andre_Henriques »

Boas pessoal peço desde já desculpa por estar a desenterrar este post. Eu tenho um gt tdi de 90cv e ja adquiri o quadrante mfa e a respetiva manete.
Agora queria saber se existe alguma forma de programar o quadrante "novo" com os km's do meu carro.
por acaso alguém sabe se o VAG K+CAN Commander da para este proposito
desde já obrigado
cumprimentos
André Henriques
Responder