Triângulos TT em mk4

Responder
JotaJor
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 14 out 2009, 19:37

Triângulos TT em mk4

Mensagem por JotaJor »

Pretendo fazer upgrade à geometria da suspensão frontal do meu mk4 com os triângulos e mangas de eixo do Audi TT/S3.

A minha questão prende-se com a barra estabilizadora.
Segundo apurei, há dois tipos de triângulos. Nos primeiros anos, penso que 98/99, tinham o apoio para a barra estabilizadora, bastando abrir rosca. Depois sofreram atualização no casquilho frontal e deixaram de ter o tal apoio. Estes últimos, sem apoio, são bastante mais fáceis de arranjar.

Agora... que soluções tenho?

Focar a procura apenas nos braços com o apoio? Utilizar em conjunto com a barra estabilizadora também do S3/TT por baixo da transmissão? com os links originais do mk4?

Utilizar os braços sem os apoios, mais fáceis de arranjar e com os casquilhos melhorados? mas como vou aplicar assim a barra estabilizadora? no TT/S3 os links fixam no corpo do amortecedor... Será viável comprar o kit de coilovers como se fosse para um TT FWD de forma a ter o apoio para a barra no corpo do amortecedor? o restante será igual? Taragem das molas e etc... Parece-me um bocado rebuscado :P

Já agora... os terminais de direção do mk4 são compatíveis com as mangas do TT? o cónico é igual? ou tenho que meter também os terminais de direção do TT?

Desde já agradeço toda a ajuda. Corri as 30 paginas deste separador e não encontrei informação nenhuma relativamente a esta questão.

Cumprimentos
Anexos
tn_IMG_6817.jpg
moog-moog-rk622170-large-1.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Triângulos TT em mk4

Mensagem por Mario_Marques »

Vou-te colocar uma questão importante, qual é o motivo desse suposto upgrade e o que achas que vai ganhar realmente com isso?
Eu conheço bem essa alteração pois fui de certeza das primeiras pessoas em Portugal a fazer isso nesses carros, já no ano 2004 em que esse material era ainda raro e caro, a maioria das pessoas faz isso errado e pelos motivos errados pois não compreendem as diferenças nem a geometria da suspensão.
A caixa de direção dos carros que trazem isso de fabrica é diferente dos carros convencionais.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
JotaJor
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 14 out 2009, 19:37

Re: Triângulos TT em mk4

Mensagem por JotaJor »

fair enough...

Está na calha a aplicação de uns coilovers Bilstein B14. Não vou andar a raspar o chão, a ideia é encontrar um compromisso entre estética e performance.
Ao baixar, vai afetar os ângulos das transmissões e principalmente, o camber. Nos sistemas Macpherson, em curva, quando o carro "deita e assenta", ganhamos camber negativo. Para isso acontecer, devemos ter um angulo igual ou inferior a 90º entre o amortecedor e o triângulo inferior. Ao baixar o carro, estamos a inclinar o triângulo, aumentando esse angulo. Assim, com os triângulos/mangas de eixo originais e carro rebaixado, em curva vamos ter o contrário, o camber a tender para o lado positivo. A suspensão mais firme pode transmitir maior sensação de segurança, mas a má geometria vai lá estar, facilmente entrando em subviragem.

Com as mangas do TT, a rótula inferior está numa posição mais baixa, diminuindo o tal angulo entre o triângulo e o amortecedor, favorecendo assim a geometria da suspensão. Os triângulos tem os furos das rotulas rasgados, ganhando ainda a afinação do camber.

Estou errado?

A caixa de direção é diferente sim, mas tinha ideia que era apenas no ratio, sendo mais "direta", menos voltas de volante. Não? No que é que isso influencia os triângulos e mangas? Não é compatível?

Sei que dominas a matéria e transpiras conhecimento, toda a ajuda que possas dar eu agradeço.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Triângulos TT em mk4

Mensagem por Mario_Marques »

Sendo assim é bom, porém vou acrescentar que se não fizeres nada exagerado vives bem e sem problemas com as peças de origem, isso só da problemas porque o pessoal abusa muito ao rebaixar e muitas vezes usam ainda suspensão de má qualidade e sem o cuidado de limitar o curso de compressão.
Em relação ao carros que trazem isso de série, as ponteiras, o veio é bastante maior que o da tua direção original, o que se faz é mesmo usar as de origem na posição adequada a esse sistema.
Se tiveres esp ele não vai funcionar 100% com essa alteração.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
JotaJor
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 14 out 2009, 19:37

Re: Triângulos TT em mk4

Mensagem por JotaJor »

Dirias que por ex a altura de umas eibach sportline é ainda dentro dos limites aceitáveis para as mangas originais? Mesmo não baixando mais que isso, e não sendo grave, não há ainda vantagem nas mangas do TT? Em termos de optimização...

Em relação à minha questão inicial, nos carros em que fizeste essa adaptação, como resolveste a situação da barra estabilizadora?

O meu carro tem ASR. Penso que só o ESP dê problemas devido ao sensor de angulo no volante. Como o valor lido fica diferente do real, o gajo baralha-se.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Triângulos TT em mk4

Mensagem por Mario_Marques »

Com as sportline não tens problemas desde que os amortecedores sejam adequados.
Eu montei vários conjuntos S3/r32/TT em vários carros de plataforma mk4 e cheguei a ter inclusive no meu logo nos inícios mas acabei por tirar para vender pois não altura valia muito dinheiro, e francamente não via tanto benefício nisso além do conjunto ser muito mais pesado num carro onde até o AC eliminei na altura para poupar uns míseros nem 15kg, já ando então á anos com braços normais, tenho uns aumentos para as rótulas que fazem correção de braço e camber mas que já não uso á anos, tenho mangas normais, não tenho problemas com nada, ainda tenho inclusive as transmissões de fábrica e barra de 23mm original, eu tenho coilovers, os koni específicos do troféu VW que só te permitem ter essencialmente uma altura, só te muda basicamente é a pre carga de mola, a altura pouco mexe e atrás nem mexe sequer.
Não te vou dizer que fica um sonho mas fica bom e funcional, nunca tive qualquer problema dos muitos que irás certamente ouvir por aí pessoal a queixarem-se, e tenho esta suspensão já desde já 2006 a única coisa que fiz foi trocar o óleo, kit de reparação original e carregar nitrogênio, isto á coisa de 3 anos prai, anualmente faço revisão á suspensão, não por ser necessário mas porque posso e as vezes este carro leva abusos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder