Amortecedor com molas ou coils

Responder
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por nardomk4 »

Boas tardes,

Já ando à bastante tempo para trocar a suspensão do meu golf mk4, e li imenso aqui no fórum e cheguei a uma decisão de uns Koni Special Active (antigos FSD) com molas Eibach Pro kit, basicamente o que quase toda a gente mete.

Pelo feedback que ouvi, o carro fica bastante confortável, e mesmo assim curva bem, é seguro, etc etc, basicamente o que se quer numa suspensão (também não se pode pedir milagres num carro com mais de 20 anos).

Mas também me veio à cabeça uns coilovers, sei que ia ter mais chatices a nível de IPO e com a polícia mas sendo que é possivel legalizar coilovers (mesmo ficando um pouco caro), a minha questão é;

Existem coilovers que fazem tudo o que os Special Active + Pro kit fazem, mas melhor?

Conheço os KW V2, mas nunca andei num carro com eles mas dizem que aprova.

Opinioes?

Eu sei que ficaria bem servido com as molas e amortecedores, mas ás vezes pode-me apetecer rebaixar mais um pouco o carro, levantar, etc, se bem que eu sei se legalizar os coils fica lá a altura etc etc, mas acredito que as chatices diminuam imenso desde que tenha no livrete que está averbado!
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por SuperGolf »

Na minha opinião a primeira opção é a melhor. Sem arrependimentos.
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por nardomk4 »

SuperGolf Escreveu: 12 mai 2021, 19:59 Na minha opinião a primeira opção é a melhor. Sem arrependimentos.
Já tenho molas e amortecedores no carrinho da autodoc faz semanas... acho que vou mesmo mandar vir, qualquer coisa sempre posso trocar depois

Aconselhas a trocar mais alguma coisa que tenha haver com a suspensão que não seja batentes e topos?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por Mario_Marques »

nardomk4, a minha opinião, andei desde 2006 até 2020 com coilovers de gama alta, performance são muito bons mesmo, mas para dia a dia acaba por causar incomodo de utilização e são mais desconfortáveis, eu tirei-os precisamente por isso, uma coisa tão simples como estacionar o carro, passar uma rampa ou outros obstáculos que um carro normal não tem qualquer problema, com coilovers as vezes é uma dor de cabeça, no que toca a performance absoluta uns bons coilovers superam os special active, mas no global de tudo, os special active são melhores, pois oferecem tudo sem grandes compromissos e a performance é também muito boa apesar de não ser tão extrema como uns coilovers podem ser, mas isso no dia a dia não serve de grande coisa.

O único entrave dos special active é que não se pode rebaixar como uns coilovers, porque de resto não conheço mais nenhum motivo de desagrado deles.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por nardomk4 »

Mario_Marques Escreveu: 12 mai 2021, 22:00 nardomk4, a minha opinião, andei desde 2006 até 2020 com coilovers de gama alta, performance são muito bons mesmo, mas para dia a dia acaba por causar incomodo de utilização e são mais desconfortáveis, eu tirei-os precisamente por isso, uma coisa tão simples como estacionar o carro, passar uma rampa ou outros obstáculos que um carro normal não tem qualquer problema, com coilovers as vezes é uma dor de cabeça, no que toca a performance absoluta uns bons coilovers superam os special active, mas no global de tudo, os special active são melhores, pois oferecem tudo sem grandes compromissos e a performance é também muito boa apesar de não ser tão extrema como uns coilovers podem ser, mas isso no dia a dia não serve de grande coisa.

O único entrave dos special active é que não se pode rebaixar como uns coilovers, porque de resto não conheço mais nenhum motivo de desagrado deles.
Muito obrigado novamente pelo feedback, acho que vou mesmo avançar com os special active, sendo que as molas rebaixam 2-3cm acredito que o carro fique no ponto para uma utilização diaria, pois como o uso todos os dias realmente não faz muito sentido ter dores de cabeça para passar em tudo o que é lomba e etc... muito obrigado!
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por |Guilherme| »

É o melhor que fazes. Em relação à legalização e diminuir muito as chatices, é relativo acredita. Há legalizações que por mais que existam, vão sempre criar uma certa repulsa nos agentes. Podes ter a suspensão legalizada e ter aldrabado a altura posteriormente. Na dúvida, vão-te passar uma ipob e não há nada como um gajo andar descansado. A maioria do pessoal quer coilovers por causa da estética e vão para o mais barato por isso, nem querem saber do conforto. Depois dizem que é muito confortável e um espectáculo porque ou têm vergonha de admitir ou então porque não conhecem mais nada, para além da suspensão (achanatada) que lá estavam quando compraram.
Vai para os Special Active e prokit vai ficar nice, bem nice
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por nardomk4 »

Ora então já passou algum tempo, coloquei as pro-kit e gostei do conforto etc mas simplesmente passado umas semanas o carro continuou muito alto (e levou tudo novo no que toca a suspensão, então é normal que esteja mais alto pois a antiga já estava cansada).

Estou indeciso entre os Eibach Pro-Street S e os Eibach Pro-Street Multi, os multi são ajustaveis em potencia, e os S não dá

Já tive a ler na internet e só encontrei tópicos dos eibach pro street s, e aprovam, mas os multi não encontro reviews em lado nenhum.

Podem me dar uma ajudinha?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por Mario_Marques »

Os multi terás mais sucesso a procurar em fóruns internacionais, cá não devem ter muita saída devido ao preço e devido também aos concorrentes, quem normalmente vai para essa gama De produtos por cá tipicamente opta por koni, bilstein ou kW, não quer dizer que estes sejam melhores, apenas são é mais conhecidos, quem compra já sabe ao que vai, já experimentou num carro de um amigo ou conhecido.
Um conselho, se optares por ir para uma suspensão dessa gama recomendo mesmo se puderes testar um carro com isso antes, dar umas voltas normais, mau piso, estacionar, etc, para veres se é realmente algo com que consigas viver.
Esse tipo de suspensão, ficas sempre com o carro significativamente baixo mesmo na altura máxima, muita gente deixa de poder entrar na garagem se tiverem entradas menos favoráveis :o
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por nardomk4 »

Mario_Marques Escreveu: 03 out 2021, 23:53 Os multi terás mais sucesso a procurar em fóruns internacionais, cá não devem ter muita saída devido ao preço e devido também aos concorrentes, quem normalmente vai para essa gama De produtos por cá tipicamente opta por koni, bilstein ou kW, não quer dizer que estes sejam melhores, apenas são é mais conhecidos, quem compra já sabe ao que vai, já experimentou num carro de um amigo ou conhecido.
Um conselho, se optares por ir para uma suspensão dessa gama recomendo mesmo se puderes testar um carro com isso antes, dar umas voltas normais, mau piso, estacionar, etc, para veres se é realmente algo com que consigas viver.
Esse tipo de suspensão, ficas sempre com o carro significativamente baixo mesmo na altura máxima, muita gente deixa de poder entrar na garagem se tiverem entradas menos favoráveis :o
Exato, eu procurei em fóruns estrangeiros mas mesmo assim não encontrei nada, mas vi alguns vídeos no youtube e parecem ser porreiros. Também não gastei muito tempo a procurar

Por mais estupido que pareça, a minha suspensão estava tão acabada que o pessoal já me chegou a perguntar que suspensão eu tinha por o carro estar tão baixo :lol:, e realmente estava, que tinha que fazer as lombas de lado ou o lip raspava, mas compreendo completamente o que dizes e concordo plenamente, já andei em vários carros com coils (muito deles baratos..jom, uns dts quaisquer, etc etc) e a condução parece ser ok para o preço que é, mas nunca cheguei a conduzir um!!

Provavelmente vou para os Pro-Street S que mesmo não tendo regulação em dureza praticamente todas as reviews que vi eram boas, e posso usar o dinheiro para comprar uma barra estabilizadora nova.

Desculpa pelo off-topic, mas ainda fazes serviços ai para o pessoal do fórum?
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por |Guilherme| »

Numa altura destas em que as operações stop apertam eu não punha coilovers, há tanta Malta a vender coils porque foi apanhado...mas compreendo caso queiras, é normal querer experimentar.
Tambem sei o feeling de ter o carro alto com as prokit, porque comecei por ter as prokit e nem um mês passou e troquei para as sportline, isto com os b8 a complementar. Com jantes de 18, acho que a distância ao chão até aumentou face ao que tinha com jante 17 e coilovers ap. Andava quase com altura original. Agora o wheelgap para mim tá perfeito e não roça em nada nem tive stresses com nada que falam às vezes, tipo barra estabilizadora a bater nas transmissões e afins. Para mim compromisso conforto performance foi o melhor que experimentei, com tudo original a acompanhar, topos, batentes etc. Original mas genuíno mesmo da vw
Anexos
Screenshot_20211005_142127.jpg
Screenshot_20211005_142153.jpg
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por nardomk4 »

|Guilherme| Escreveu: 05 out 2021, 14:23 Numa altura destas em que as operações stop apertam eu não punha coilovers, há tanta Malta a vender coils porque foi apanhado...mas compreendo caso queiras, é normal querer experimentar.
Tambem sei o feeling de ter o carro alto com as prokit, porque comecei por ter as prokit e nem um mês passou e troquei para as sportline, isto com os b8 a complementar. Com jantes de 18, acho que a distância ao chão até aumentou face ao que tinha com jante 17 e coilovers ap. Andava quase com altura original. Agora o wheelgap para mim tá perfeito e não roça em nada nem tive stresses com nada que falam às vezes, tipo barra estabilizadora a bater nas transmissões e afins. Para mim compromisso conforto performance foi o melhor que experimentei, com tudo original a acompanhar, topos, batentes etc. Original mas genuíno mesmo da vw
Eu vi o teu post das pro-kit e das sportline e eu soube logo que me ia "arrepender" de meter as pro-kit, mas montei à mesma :lol:
O teu carro agora está muito bonito e com uma boa altura.

Os coilovers eu vou legalizar, no livrete não menciona altura, diz apenas "suspensão modificada" e depois andas com os papéis da prova impar caso os agentes tenham alguma dúvida.
Mas mesmo assim não me convenceu, que até fui ao posto da GNR e tive a sorte de encontrar um agente que particapa bastante nas ruas/op stop/etc e falei da situação tudo ao pormenor e eles disseram se tivesse legalizado no livrete não havia problema, e em questão da altura, podia andar á altura que quisesse desde que tivesse a 10cm do chão (chassis, acho que o parachoques etc não conta) , e disseram que não convinha andar muito baixo porque as estradas aqui na zona são uma porcaria :mrgreen:

Já mandei vir os coils, e para acompanhar uma suspensão quase nova..agora estou com pesadelos por saber que tenho trocar os sinoblocos atrás :(
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por |Guilherme| »

Sim, os sinoblocos atrás é aquela piçada ehehe, mas foi das melhores coisas que fiz também, a direcção ficou mais precisa, o carro está brutal a curvar. Bem então sendo assim, força, a ideia que tinha é que eram 500 euros para legalizar mas realmente se depois não embirram, é excelente. Boa sorte e posta o resultado final e feedback. Esse material deve ser bem nice
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Amortecedor com molas ou coils

Mensagem por nardomk4 »

|Guilherme| Escreveu: 05 out 2021, 22:35 Sim, os sinoblocos atrás é aquela piçada ehehe, mas foi das melhores coisas que fiz também, a direcção ficou mais precisa, o carro está brutal a curvar. Bem então sendo assim, força, a ideia que tinha é que eram 500 euros para legalizar mas realmente se depois não embirram, é excelente. Boa sorte e posta o resultado final e feedback. Esse material deve ser bem nice
São 500€ exatamente, 350€ para a Prova Ímpar mais 150€ para o IMT.. é bastante dinheiro mas acho que no final até compensa.
Sim logo que chegar e for tudo montado eu volto com feedback..estou bastante ansioso porque o carro bem precisa
Responder