Problema com GOLF VII

Responder
Marcelo93
Rookie
Rookie
Mensagens: 188
Registado: 27 jan 2017, 11:13
Veículos: Golf

Problema com GOLF VII

Mensagem por Marcelo93 »

Boas noites!

Infelizmente o meu GOLF VII decidiu pregar-me uma partida feia :|
Partilho aqui o problema, para caso alguém tenha alguma pista sobre o mesmo, a possa partilhar.

Enquadramento:

=> Desde Março 2020, devido àquele virus que ninguém conhece ou deu conta que existe :oops: , que estou em teletrabalho. Anualmente em deslocações fazia cerca de 14 000km, sendo que desde Março devo ter feito cerca de 3000 km.
Em Dezembro, numa das ocasiões em que liguei o carro, a luz que ninguém gosta de ver não apagou como normalmente. Falo da lamparina mágica.
Imagem

De imediato, contactei o meu mecânico e levei o carro à máquina para perceber a gravidade do problema. Na máquina acusou falha numa das velas.

Ligeiramente mais descansado, segui viagem com a premissa de encomendar 4 velas novas e mais umas coisitas para aproveitar e fazer a revisão ao veiculo. O material chegou e entretanto entrou o confinamento obrigatório, sendo que a intervenção foi sendo adiada até novo desconfinamento. Reduzi a utilização do carro ao máximo para, e apesar de supostamente não ser nada de grave, evitar surpresas.

O único sintoma que via/sentia, além da luz acesa, era o pegar do carro a frio. Demorava mais do que o normal, com alguns soluços, e só depois pegava efetivamente.

Entretanto avancei com a dita intervenção e é aqui que começa o problema. O mecânico começou a tirar as velas, sendo que uma delas não saia. Colocou 3 novas, e quando ia a dar à chave para aquecer um bocado o motor e facilitar a saída da vela presa, o motor do carro trancou.

Está dificil encontrar a razão do bloqueio, sendo que pergunto - Já alguém teve ou conhece algum caso semelhante? Está a escapar algo?
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por smdp23 »

Está ai alguma coisa estranha.

As velas que saíram estavam inteiras ou alguma partiu? A que não saiu, conseguiram desenroscar um pouco a vela ou nem por isso?
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Mario_Marques »

Supondo que mais nada estava errado e baseando-me na tua descrição apenas, é possível que a vela que não saia partiu e causou estragos, ou algo de errado se passou com as outras 3.
Regra geral, velas seja diesel ou gasolina, quando se mexe é para ir até ao fim, precisamente porque ao mexer há grandes chances de se partir mesmo que por fora não pareça.
Também é boa ideia testar as velas antes de se mexer nelas para garantir que o problema é mesmo lá, de resto, infelizmente quando não querem sair é um trabalho dos diabos e as vezes obriga mesmo a reparações dispendiosas, por ex ter de tirar a cabeça fora para reparar a rosca quando corre mesmo muito mal.
Uma coisa, muitas vezes o problema das velas não é na rosca em si mas a vela que fica presa na cabeça em todo o comprimento, e respondendo a tua pergunta inicial, sim, isso dá no geral muitas dores de cabeça nos diesel no geral, as velas diesel não são estruturalmente muito resistentes e prendem bastante, as vezes é um pesadelo para tirar, mas é mais comum até em carros mais velhos.
Existem várias ferramentas especializadas para ajudar nas situações em que "corre mal".
Já tentaram rodar o motor á mão?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Danidasanic »

Boas , não querendo culpar ninguém .. era uma coincidência do caraças o motor bloquear sozinho após terem mexido nas velas , a forma mais segura que conheço de se tirar velas é usando wd40 e chave dinamometrica para não aplicar mais força do que a necessária para ela sair , isto pode levar dias até elas ficarem soltas e a malta às vezes quer as coisas para ontem ou não querem ficar na situação de ficar sem carro , outras vezes é mesmo da qualidade do mecânico (os mesmos que gostam de apertar as coisas um bocadinho antes de partir) .

As velas de origem , viste as fora do motor ?
Como ja foi dito , tem que se tentar rodar o motor à mão" para se tentar perceber o que se passa..
Aquilo que me parece é que já tens aí uma dor de cabeça para resolver e a culpa não foi tua nem do carro.

Tirar velas a frio , para mim , nunca mais ..a não ser que seja com tempo para as soltar
Marcelo93
Rookie
Rookie
Mensagens: 188
Registado: 27 jan 2017, 11:13
Veículos: Golf

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Marcelo93 »

smdp23 Escreveu: 13 abr 2021, 10:23 Está ai alguma coisa estranha.

As velas que saíram estavam inteiras ou alguma partiu? A que não saiu, conseguiram desenroscar um pouco a vela ou nem por isso?

Supostamente nenhuma partiu. A vela estava um bocado derretida, totalmente agarrada.
Marcelo93
Rookie
Rookie
Mensagens: 188
Registado: 27 jan 2017, 11:13
Veículos: Golf

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Marcelo93 »

Mario_Marques Escreveu: 13 abr 2021, 10:33 Supondo que mais nada estava errado e baseando-me na tua descrição apenas, é possível que a vela que não saia partiu e causou estragos, ou algo de errado se passou com as outras 3.
Regra geral, velas seja diesel ou gasolina, quando se mexe é para ir até ao fim, precisamente porque ao mexer há grandes chances de se partir mesmo que por fora não pareça.
Também é boa ideia testar as velas antes de se mexer nelas para garantir que o problema é mesmo lá, de resto, infelizmente quando não querem sair é um trabalho dos diabos e as vezes obriga mesmo a reparações dispendiosas, por ex ter de tirar a cabeça fora para reparar a rosca quando corre mesmo muito mal.
Uma coisa, muitas vezes o problema das velas não é na rosca em si mas a vela que fica presa na cabeça em todo o comprimento, e respondendo a tua pergunta inicial, sim, isso dá no geral muitas dores de cabeça nos diesel no geral, as velas diesel não são estruturalmente muito resistentes e prendem bastante, as vezes é um pesadelo para tirar, mas é mais comum até em carros mais velhos.
Existem várias ferramentas especializadas para ajudar nas situações em que "corre mal".
Já tentaram rodar o motor á mão?

Sim, o motor depois de prender já foi possivel rodar à mão (quando prendeu, não rodava nem para a frente nem para trás).
Agora o gato parece-me estar realmente na troca das velas. Outra hipótese é algum dos injetores estar a dar de si.

Neste momento o carro está ainda na oficina e estou a aguardar novidades.
Marcelo93
Rookie
Rookie
Mensagens: 188
Registado: 27 jan 2017, 11:13
Veículos: Golf

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Marcelo93 »

Danidasanic Escreveu: 13 abr 2021, 14:43 Boas , não querendo culpar ninguém .. era uma coincidência do caraças o motor bloquear sozinho após terem mexido nas velas , a forma mais segura que conheço de se tirar velas é usando wd40 e chave dinamometrica para não aplicar mais força do que a necessária para ela sair , isto pode levar dias até elas ficarem soltas e a malta às vezes quer as coisas para ontem ou não querem ficar na situação de ficar sem carro , outras vezes é mesmo da qualidade do mecânico (os mesmos que gostam de apertar as coisas um bocadinho antes de partir) .

As velas de origem , viste as fora do motor ?
Como ja foi dito , tem que se tentar rodar o motor à mão" para se tentar perceber o que se passa..
Aquilo que me parece é que já tens aí uma dor de cabeça para resolver e a culpa não foi tua nem do carro.

Tirar velas a frio , para mim , nunca mais ..a não ser que seja com tempo para as soltar

Coincidências existem. Neste caso, concordo plenamente contigo e é muito fácil desconfiar da relação troca/avaria (diferente de desconfiar do mecânico). A dor de cabeça já está garantida e a rolar. Só espero que não se alongue muito :cry:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por smdp23 »

Marcelo93 Escreveu: 13 abr 2021, 14:54 Sim, o motor depois de prender já foi possivel rodar à mão (quando prendeu, não rodava nem para a frente nem para trás).
Agora o gato parece-me estar realmente na troca das velas. Outra hipótese é algum dos injetores estar a dar de si.

Neste momento o carro está ainda na oficina e estou a aguardar novidades.

Coisa estranha...
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Marcelo93
Rookie
Rookie
Mensagens: 188
Registado: 27 jan 2017, 11:13
Veículos: Golf

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Marcelo93 »

smdp23 Escreveu: 13 abr 2021, 15:00
Marcelo93 Escreveu: 13 abr 2021, 14:54 Sim, o motor depois de prender já foi possivel rodar à mão (quando prendeu, não rodava nem para a frente nem para trás).
Agora o gato parece-me estar realmente na troca das velas. Outra hipótese é algum dos injetores estar a dar de si.

Neste momento o carro está ainda na oficina e estou a aguardar novidades.

Coisa estranha...

Sim, é mesmo! Já 3 pessoas viram o carro e ainda ninguém conseguuiu perceber exatamente a razão de ter trancado :cry:
Marcelo93
Rookie
Rookie
Mensagens: 188
Registado: 27 jan 2017, 11:13
Veículos: Golf

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Marcelo93 »

Parece que já foi descoberto o problema.

Um dos cilindros do pistão estava com uma folga tremenda, sendo que um segundo está batido. Aparentemente o que aconteceu com o carro na oficina, poderia ter acontecido comigo em andamento, sendo que aí era o bloco que ficaria todo danificado.
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Danidasanic »

Epa , que finta q levei agora nos olhos! Foi isso que te disseram ? Um dos cilindros do pistão??

Tens 4 cilindros e cada cilindro tem 1 pistão mas com aquilo que te disseram também não ajuda a perceber o que é e o que fizeram .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Mario_Marques »

Marcelo93 Escreveu: 13 abr 2021, 14:54
Mario_Marques Escreveu: 13 abr 2021, 10:33 Supondo que mais nada estava errado e baseando-me na tua descrição apenas, é possível que a vela que não saia partiu e causou estragos, ou algo de errado se passou com as outras 3.
Regra geral, velas seja diesel ou gasolina, quando se mexe é para ir até ao fim, precisamente porque ao mexer há grandes chances de se partir mesmo que por fora não pareça.
Também é boa ideia testar as velas antes de se mexer nelas para garantir que o problema é mesmo lá, de resto, infelizmente quando não querem sair é um trabalho dos diabos e as vezes obriga mesmo a reparações dispendiosas, por ex ter de tirar a cabeça fora para reparar a rosca quando corre mesmo muito mal.
Uma coisa, muitas vezes o problema das velas não é na rosca em si mas a vela que fica presa na cabeça em todo o comprimento, e respondendo a tua pergunta inicial, sim, isso dá no geral muitas dores de cabeça nos diesel no geral, as velas diesel não são estruturalmente muito resistentes e prendem bastante, as vezes é um pesadelo para tirar, mas é mais comum até em carros mais velhos.
Existem várias ferramentas especializadas para ajudar nas situações em que "corre mal".
Já tentaram rodar o motor á mão?

Sim, o motor depois de prender já foi possivel rodar à mão (quando prendeu, não rodava nem para a frente nem para trás).
Agora o gato parece-me estar realmente na troca das velas. Outra hipótese é algum dos injetores estar a dar de si.

Neste momento o carro está ainda na oficina e estou a aguardar novidades.
Por essa descrição diria mesmo que o que aconteceu foi a vela partir um bocado e ficou lá dentro, trancou e depois cedeu, ou tinhas lixo e caiu lá dentro, mas só estou a falar baseado na tua informação, pois o que aconteceu na realidade era preciso ver, não sei se o teu carro é um dos casos, mas durante 2 anos a VW teve motores com velas com revestimento cerâmico, eram muito boas no que toca a aquecimento mas a VW acabou com elas porque partiam(Bosch type GSK3) e substituiu por umas em aço, é por isso que esse serviço, mexendo tem de se ir até ao fim, para assegurar que não caiu nada dentro, mesmo que não sejam as cerâmicas, depois, em especial para quem não usa velas OEM, há montes de modelos que nem todos funcionam lá, há inclusive umas que são mais compridas 2mm que o que deviam e há mais que um modelo de voltagem para as mesmas.
Agora o resto só dá para te desejar boa sorte.


Outra coisa que também é verdade e específico para esses carros, o teu carro possivelmente tem já velas com sensor de pressão de cilindro, visto que não colocaste cá o erro exato, também há realmente a possibilidade de isso já estava realmente mau e e mexer foi só a gota de água tal como dizes.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por Danidasanic »

Tanto quanto sei é a vela do terceiro cilindro (mais cara) que faz a medição para controlar também a variação do segunda arvore de cames (cada uma controla admissão e escape)
Última edição por Danidasanic em 14 abr 2021, 09:27, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema com GOLF VII

Mensagem por smdp23 »

Mario_Marques Escreveu: 13 abr 2021, 21:33 Por essa descrição diria mesmo que o que aconteceu foi a vela partir um bocado e ficou lá dentro, trancou e depois cedeu, ou tinhas lixo e caiu lá dentro, mas só estou a falar baseado na tua informação, pois o que aconteceu na realidade era preciso ver, não sei se o teu carro é um dos casos, mas durante 2 anos a VW teve motores com velas com revestimento cerâmico, eram muito boas no que toca a aquecimento mas a VW acabou com elas porque partiam(Bosch type GSK3) e substituiu por umas em aço, é por isso que esse serviço, mexendo tem de se ir até ao fim, para assegurar que não caiu nada dentro, mesmo que não sejam as cerâmicas, depois, em especial para quem não usa velas OEM, há montes de modelos que nem todos funcionam lá, há inclusive umas que são mais compridas 2mm que o que deviam e há mais que um modelo de voltagem para as mesmas.
Agora o resto só dá para te desejar boa sorte.
Sou da mesma opinião.
Mario_Marques Escreveu: 13 abr 2021, 21:33 Outra coisa que também é verdade e específico para esses carros, o teu carro possivelmente tem já velas com sensor de pressão de cilindro, visto que não colocaste cá o erro exato, também há realmente a possibilidade de isso já estava realmente mau e e mexer foi só a gota de água tal como dizes.

A 3ª vela é a que faz esse serviço e por norma é a única que obriga a acender a luz de avaria, as outras podem estar queimadas e não acende a luz a não ser que estejam em curto circuito, que acontece de vez em quando. (Isto baseado na minha humilde experiência...)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Responder