Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 04 abr 2021, 12:38
ML Dany Escreveu: 03 abr 2021, 17:54
Pois é verdade. Perguntei ao mecânico se isso não ia estragar nada, ele disse para não apertar mt com ele. Este radiador estão a pedir me 900 para substituir. Achas normal este preço?

Com esse orçamento dá para substituir duas vezes esse intercooler. De origem custa a rondar os 270€ mais mão de obra da oficina e anticongelante. Dificilmente passa dos 400€. Estou a dizer isto, porque já substitui a duas viaturas e o valor foi igual, não quero teimar, pois pode haver mais que um modelo mas acho uma diferença grande demais...
Parece me que por 270€ levas praticamente metade dele ... tenho q perguntar à vw só por curiosidade
Mario_Marques Escreveu: 03 abr 2021, 15:23
É o chamado furo mágico então....que fica tímido quando é testado :D
É assim, tu das duas uma, ou tens um furo ou não, e se tivesse dava para testar(teste submerso com pressão), podem é não ter usado os melhores métodos para o fazer, pois as vezes é preciso ser um bocado persistente e paciente, muito acima do "normal", bem como ter bom equipamento ou conhecer quem tenha.
Uma coisa, eu em cima escrevi intercooler, por ser o mais "normal" mas de facto, quando se trata do sistema particular destes carros o nome mais correto é aftercooler, ou á tuga, para não haver confusões de inglês, permutador ar/água.
A vw em alguns documentos chama de intercooler, outros heat exhanger e outros ainda aftercooler.....pois na verdade é um intercooler, mas quando se escreve intercooler tem de se escrever air to water intercoooler ou definir o contexto ou situação exatos, tal como na imagem em cima, caso contrario o termo correto é aftercooler, logo mais vale a opção portuguesa :D
Ora viva Mario , tecnicamente falando o intercooler é colocado entre 2 ciclos compressores (daí o seu nome) , o que não é o caso da grande maioria dos motores que temos por cá , o aftercooler é utilizado para definir um cooler após o turbo ..ambos são charge air coolers ou , em Português, permutadores de calor.


Eu não vejo aqui um problema grave por não ter o aftercooler a funcionar porque a centralina vai adaptar a combustão à menor densidade de ar , sendo certo que não é aconselhável andar a esticar o motor nesta situação , no entanto também sou da opinião que isto já deveria ter sido tratado , basta tirar o coletor e ver\testar para confirmar
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, originalmente o nome vinha da aviação em que havia dois sistemas a comprimir ar e arrefecimento depois de cada um, mas há sempre alguma confusão pois todos são "intercoolers" ou "heat exhangers", depende do contexto em que está aplicado, o nosso português aqui acaba por ser mais adequado, bastando usar o nome permutador, neste caso ar-agua.
Francamente não percebi porque a vw em alguns estudos usa termos diferentes para o mesmo sistema, no mesmo motor e sem haver 2 sistemas a comprimir, no caso dos 1.4 TFSI havia realmente está situação(um turbocompressor e um compressor volumétrico) e faria sentido, mas neste não há.

Eu nunca estive a ver o mapa desse carro, mas não me acredito muito que o mapa vá até às temperaturas em que deve estar a trabalhar de momento até porque esses sistemas são altamente eficientes, entre as outras coisas que são afetadas por isso, mas mesmo que haja o mapa não é nada bom pois as peças estruturais vão sofrer sem arrefecimento e vários sistemas, em especial o dpf vão provavelmente ficar bastante comprometidos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 04 abr 2021, 22:59 Parece me que por 270€ levas praticamente metade dele ... tenho q perguntar à vw só por curiosidade
Já trouxe 2 completos :lol: :lol: :lol:

Se quiseres, indica ou envia-me por mp a referência do intercooler.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

Mario_Marques Escreveu: 05 abr 2021, 09:16 Eu nunca estive a ver o mapa desse carro, mas não me acredito muito que o mapa vá até às temperaturas em que deve estar a trabalhar de momento até porque esses sistemas são altamente eficientes, entre as outras coisas que são afetadas por isso, mas mesmo que haja o mapa não é nada bom pois as peças estruturais vão sofrer sem arrefecimento e vários sistemas, em especial o dpf vão provavelmente ficar bastante comprometidos.
Eles são de facto eficientes mas estas temperaturas deverão estar calculadas no caso de falha de bomba p.ex , o que acontece nos motores equipados nos rs6 c7 (não me recordo da geração agora) é que assim que se manda umas gazadas e o mini" permutador aquece , o motor vai perdendo potencia e leva algum tempo até conseguir baixar .. no motor em questão não vejo como pode advir daí um grande problema mas não considero recomendável nem o faria (ja desmontei o meu por muito menos).

Já agora , em relação ao excesso de óleo e a ligação com o dpf , referias te exatamente a que problema em concreto ?

Deixo te um vídeo de um expert de motores diesel, lá fora
https://youtu.be/TjumzxI-Kko
Última edição por Danidasanic em 05 abr 2021, 12:24, editado 1 vez no total.
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 05 abr 2021, 10:18
Danidasanic Escreveu: 04 abr 2021, 22:59 Parece me que por 270€ levas praticamente metade dele ... tenho q perguntar à vw só por curiosidade
Já trouxe 2 completos :lol: :lol: :lol:

Se quiseres, indica ou envia-me por mp a referência do intercooler.
608 +iva , vw entreposto, n trazes metade (não quis ligar às do costume 😁) . Só colector , sem sensores , junta ou egr ... O melhor preço é no autodoc

Só me dás trabalho! Tenho de ver a referência da peça
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 05 abr 2021, 10:33 608 +iva , vw entreposto, n trazes metade (não quis ligar às do costume 😁) . Só colector , sem sensores , junta ou egr ... O melhor preço é no autodoc

Só me dás trabalho! Tenho de ver a referência da peça
Porra, como é que pode ser, uns dos que mandei vir tem a referência 04L129766AH e custou-me 262,02€ com 15% de desconto mais iva... :shock:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 05 abr 2021, 10:49
Danidasanic Escreveu: 05 abr 2021, 10:33 608 +iva , vw entreposto, n trazes metade (não quis ligar às do costume 😁) . Só colector , sem sensores , junta ou egr ... O melhor preço é no autodoc

Só me dás trabalho! Tenho de ver a referência da peça
Porra, como é que pode ser, uns dos que mandei vir tem a referência 04L129766AH e custou-me 262,02€ com 15% de desconto mais iva... :shock:
Não sei .. o meu pode ter um banho em ouro :p há uma boa diferença entre os dois e menos de 300€ estava a achar muito barato para este tipo de peça .. eu até confirmei o valor para ver se tinha ouvido bem

Lembraste da ref do motor?

Tive a ver na net e a "766ah" é visualmente diferente , com várias diferenças , a minha deve ser a "711L" e o core pode ser melhor , suponho
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 05 abr 2021, 10:56
Lembraste da ref do motor?
Não me lembro, tive um que era bloco 2.0 TDI e outro era do bloco 1.6 TDI, ambos com EGR. Pois existe intercooler sem a entrada da EGR da alta pressão.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 05 abr 2021, 12:14
Danidasanic Escreveu: 05 abr 2021, 10:56
Lembraste da ref do motor?
Não me lembro, tive um que era bloco 2.0 TDI e outro era do bloco 1.6 TDI, ambos com EGR. Pois existe intercooler sem a entrada da EGR da alta pressão.
Ya , colector sem egr já vi mas foi na literatura mas suponho que esses casos ou até mesmo o "766ah", sejam versões mais antigas
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 05 abr 2021, 12:36 Ya , colector sem egr já vi mas foi na literatura mas suponho que esses casos ou até mesmo o "766ah", sejam versões mais antigas
A 766** continuam a ser fabricas mas com substituições.

A referência 04L129711L traz a EGR de alta pressão "agarrada" ao intercooler... Não haverá só o intercooler sem EGR???

Salvo erro a referência sem EGR é 04L129766Q, é igual à 711L só que sem EGR. Verifica isso.

Tenho um usado com a referência 04L129766AQ.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Danidasanic Escreveu: 05 abr 2021, 10:23
Mario_Marques Escreveu: 05 abr 2021, 09:16 Eu nunca estive a ver o mapa desse carro, mas não me acredito muito que o mapa vá até às temperaturas em que deve estar a trabalhar de momento até porque esses sistemas são altamente eficientes, entre as outras coisas que são afetadas por isso, mas mesmo que haja o mapa não é nada bom pois as peças estruturais vão sofrer sem arrefecimento e vários sistemas, em especial o dpf vão provavelmente ficar bastante comprometidos.
Eles são de facto eficientes mas estas temperaturas deverão estar calculadas no caso de falha de bomba p.ex , o que acontece nos motores equipados nos rs6 c7 (não me recordo da geração agora) é que assim que se manda umas gazadas e o mini" permutador aquece , o motor vai perdendo potencia e leva algum tempo até conseguir baixar .. no motor em questão não vejo como pode advir daí um grande problema mas não considero recomendável nem o faria (ja desmontei o meu por muito menos).

Já agora , em relação ao excesso de óleo e a ligação com o dpf , referias te exatamente a que problema em concreto ?

Deixo te um vídeo de um expert de motores diesel, lá fora
https://youtu.be/TjumzxI-Kko
Eu não te sei responder pois nunca vi o mapa, mas se te avariar a bomba de água continuas a ter algum arrefecimento por convecção e tens uma "massa" muito maior para dissipar calor.
Excesso de óleo acho que estás a falar de outro tópico, mas excesso de temperatura de admissão tem efeito nas egt, logo vai ter impacto no dpf, há um potencial grande de poder causar problemas a curto ou longo prazo.
Num carro a gasolina o risco para o motor é muito grande no caso da temperatura de admissão estar alta, por norma, a estratégia da ecu nos carros a gasolina, entre outras coisas, é retardar a ignição, nos diesel a estratégia também passa por retardar a injeção e reduzir o iq, mas tem limites.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 05 abr 2021, 14:12
Danidasanic Escreveu: 05 abr 2021, 12:36 Ya , colector sem egr já vi mas foi na literatura mas suponho que esses casos ou até mesmo o "766ah", sejam versões mais antigas
A 766** continuam a ser fabricas mas com substituições.

A referência 04L129711L traz a EGR de alta pressão "agarrada" ao intercooler... Não haverá só o intercooler sem EGR???

Salvo erro a referência sem EGR é 04L129766Q, é igual à 711L só que sem EGR. Verifica isso.

Tenho um usado com a referência 04L129766AQ.
Nop , isso é como a valeu vende , como te disse a vw só vende o colector ..o resto é tudo à parte.

Sim , esses colectores são naturalmente feitos pq n foram descontinuados ou substituídos , apenas devem ser mais antigos
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

Mario_Marques Escreveu: 05 abr 2021, 15:07
Eu não te sei responder pois nunca vi o mapa, mas se te avariar a bomba de água continuas a ter algum arrefecimento por convecção e tens uma "massa" muito maior para dissipar calor.
Excesso de óleo acho que estás a falar de outro tópico, mas excesso de temperatura de admissão tem efeito nas egt, logo vai ter impacto no dpf, há um potencial grande de poder causar problemas a curto ou longo prazo.
Num carro a gasolina o risco para o motor é muito grande no caso da temperatura de admissão estar alta, por norma, a estratégia da ecu nos carros a gasolina, entre outras coisas, é retardar a ignição, nos diesel a estratégia também passa por retardar a injeção e reduzir o iq, mas tem limites.
Sim , terá alguma dissipação por convecção mas não sei qual a sua eficácia desta forma , sem a bomba e com canais tão pequenos dentro do permutador , deve aquecer bem mas também existe uma incógnita relativamente à temperatura à entrada do bloco .
Sim , referia me mesmo ao que te tinhas falado no outro tópico sobre o excesso de óleo , neste caso as temperaturas no escape até ajudam ao processo de regeneração passiva do filtro de partículas . Reduzir IQ" ?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Como eu costumo dizer, por por pouco que faça faz mais que nada, pela experiência que tenho em intercooler ar, se não arrefeceres acabam por deformar e partir, num a água será não será muito melhor ou diferente, apesar de já ser construído em alumínio, mas tudo o que está á volta é plástico e vai tornar o material dúctil.
O problema do óleo é que faz duas coisas, uma funciona como combustível e aumenta significativamente a temperatura, o outro problema, o pior, é que o óleo ao ser queimado cria uma película com uma dureza brutal que depois para sair nem é bom.... normalmente o que acontece tanto em dpf como catalisadores é partirem e entupirem favos, o dpf é muito sensível aos óleos, tiveram de ser criados óleos, fórmulas muito diferentes das "antigas" novos por causa dos dpf, uma coisa tão simples como usar óleo com zddp num motor com dpf causa danos sérios.
IQ, injected quantity
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv

Mensagem por Danidasanic »

Mario_Marques Escreveu: 05 abr 2021, 19:00 O problema do óleo é que faz duas coisas, uma funciona como combustível e aumenta significativamente a temperatura, o outro problema, o pior, é que o óleo ao ser queimado cria uma película com uma dureza brutal que depois para sair nem é bom.... normalmente o que acontece tanto em dpf como catalisadores é partirem e entupirem favos, o dpf é muito sensível aos óleos, tiveram de ser criados óleos, fórmulas muito diferentes das "antigas" novos por causa dos dpf, uma coisa tão simples como usar óleo com zddp num motor com dpf causa danos sérios.
IQ, injected quantity
Estes aftercoolers até nem têm plástico perto , só leva os tubos por cima , que natural também sofrem com a temperatura.
Eu sei que um óleo "low saps" é determinante para a vida do fap mas aquilo que queria saber exatamente era como é q esse óleo chegaria à câmara de combustão
Responder