O óleo em excesso vai ser, parte aspirada pela admissão que entra no ciclo de queima(óleo em excesso por diversos motivos provoca aumento de pressão no Carter), como o óleo tem uma queima muito mais lenta que o ciclo diesel normal feito com gasóleo, não é queimado e acaba por passar para o dpf neste caso, se fosse catalisador era igual.
Há também uma parte, aqui depende do "excesso" que por chapinagem acaba por vezes nas paredes dos cilindros e o segmento de raspagem não tem capacidade de limpar totalmente, mas está situação é a menos vulgar e muito mais difícil de ocorrer.
Esse motor tem este aspecto e da para ver que ainda tem algumas coisas á volta, nem que não seja, a própria vedação entre o cooler e a cabeça do motor.
Atenção que eu não estou a dizer que vai arder logo, vai ser o fim do mundo, etc, apenas que bom não é.
Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
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Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Pois eu também acho um pouco elevado o custo.smdp23 Escreveu: ↑04 abr 2021, 12:38
Com esse orçamento dá para substituir duas vezes esse intercooler. De origem custa a rondar os 270€ mais mão de obra da oficina e anticongelante. Dificilmente passa dos 400€. Estou a dizer isto, porque já substitui a duas viaturas e o valor foi igual, não quero teimar, pois pode haver mais que um modelo mas acho uma diferença grande demais...
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Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Mas isso acaba por não explicar o problema associado ao excesso de óleo porque algum óleo ser queimado ,que passa naturalmente pelos segmentos , é normal ..assim Como algum que possa vir do turbo mas p.ex\ o excesso de pressão é muito mais difícil de acontecer com esta implementação de válvula pcv ou até mesmo por chapinhagem que pudesse tranportar mais óleo , que seria difícil passar mais pelos segmentos ou haver excesso de óleo ao ponto de o nivel ficar a cima do resguardo da cambota .. basicamente teria que se usar mais de 5L de óleo para haver essa possibilidade mas o pior problemas que estes motores modernos podem sofrer é a diluição de óleo com gasóleo e isso já é motivo suficiente para se ir vendo o nível.Mario_Marques Escreveu: ↑06 abr 2021, 14:38 O óleo em excesso vai ser, parte aspirada pela admissão que entra no ciclo de queima(óleo em excesso por diversos motivos provoca aumento de pressão no Carter), como o óleo tem uma queima muito mais lenta que o ciclo diesel normal feito com gasóleo, não é queimado e acaba por passar para o dpf neste caso, se fosse catalisador era igual.
Há também uma parte, aqui depende do "excesso" que por chapinagem acaba por vezes nas paredes dos cilindros e o segmento de raspagem não tem capacidade de limpar totalmente, mas está situação é a menos vulgar e muito mais difícil de ocorrer.
Esse motor tem este aspecto e da para ver que ainda tem algumas coisas á volta, nem que não seja, a própria vedação entre o cooler e a cabeça do motor.
Atenção que eu não estou a dizer que vai arder logo, vai ser o fim do mundo, etc, apenas que bom não é.
O cooler está soldado ao colector e este só leva uma junta metálica entre a cabeça , o plástico (nylon possivelmente impregnado em fibra de vidro) mais próximo fica por cima régua de injeção
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Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Danidasanic Escreveu: ↑08 abr 2021, 16:38Mas isso acaba por não explicar o problema associado ao excesso de óleo porque algum óleo ser queimado ,que passa naturalmente pelos segmentos , é normal ..assim Como algum que possa vir do turbo mas p.ex\ o excesso de pressão é muito mais difícil de acontecer com esta implementação de válvula pcv ou até mesmo por chapinhagem que pudesse tranportar mais óleo , que seria difícil passar mais pelos segmentos ou haver excesso de óleo ao ponto de o nivel ficar a cima do resguardo da cambota .. basicamente teria que se usar mais de 5L de óleo para haver essa possibilidade mas o pior problemas que estes motores modernos podem sofrer é a diluição de óleo com gasóleo e isso já é motivo suficiente para se ir vendo o nível.Mario_Marques Escreveu: ↑06 abr 2021, 14:38 O óleo em excesso vai ser, parte aspirada pela admissão que entra no ciclo de queima(óleo em excesso por diversos motivos provoca aumento de pressão no Carter), como o óleo tem uma queima muito mais lenta que o ciclo diesel normal feito com gasóleo, não é queimado e acaba por passar para o dpf neste caso, se fosse catalisador era igual.
Há também uma parte, aqui depende do "excesso" que por chapinagem acaba por vezes nas paredes dos cilindros e o segmento de raspagem não tem capacidade de limpar totalmente, mas está situação é a menos vulgar e muito mais difícil de ocorrer.
Esse motor tem este aspecto e da para ver que ainda tem algumas coisas á volta, nem que não seja, a própria vedação entre o cooler e a cabeça do motor.
Atenção que eu não estou a dizer que vai arder logo, vai ser o fim do mundo, etc, apenas que bom não é.
O cooler está soldado ao colector e este só leva uma junta metálica entre a cabeça , o plástico (nylon possivelmente impregnado em fibra de vidro) mais próximo fica por cima régua de injeção
Para quem não for mecânico ou algo do gênero pode parecer algo incrível ou improvável, mas pressão no Carter é mesmo o pior que vai acontecer, vai sair uma grande quantidade de vapores com óleo/de óleo, vai aumentar e bastante, e não precisa de 5l para causar estragos, na verdade 0,5/1 com umas quantas curvas bem apertadas e condução desportiva já dão com toda a certeza para estragar alguma coisa, eu não recomendo fazer a experiência, mas quem quiser está á vontade, se não quiserem estragar logo um motor ou um dpf/Kat, para começar metam só 0,5l a mais na caixa de velocidades, já vai dar para ver os resultados mesmo a caixa tendo a vantagem de não receber nenhum "blow by":mrgreen:
Do mínimo ao máximo Aceitavel dá aproximadamente 1l.
Se me perguntarem, vai acontecer de causar danos visíveis no imediato ou a curto prazo? Eu não posso responder, mas um grande potencial fica lá.
Eu pessoalmente não fazia isso, andar com excesso de óleo num carro desses nem nunca desativava o permutador, tanto uma coisa como outra têm um grande potencial de causar problemas maus e caros, mas não posso obrigar ninguém.
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Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Eu não digo meter mais cinco litros obviamente , digo é usar 5L num motor que leva 4.6L , muito dificilmente vai sofrer alguma coisa . O build up de pressão é algo que é falado mas estes motor vão aliviando constantemente a pressão ou , melhor dizendo, equalizando , não vejo como iria aumentar a pressão e isto sem estar a contar com a localização do retorno do turbo . Meter a caixa com mais óleo pode dar cabo dos retentores prematuramente até..Mario_Marques Escreveu: ↑08 abr 2021, 21:12
Para quem não for mecânico ou algo do gênero pode parecer algo incrível ou improvável, mas pressão no Carter é mesmo o pior que vai acontecer, vai sair uma grande quantidade de vapores com óleo/de óleo, vai aumentar e bastante, e não precisa de 5l para causar estragos, na verdade 0,5/1 com umas quantas curvas bem apertadas e condução desportiva já dão com toda a certeza para estragar alguma coisa, eu não recomendo fazer a experiência, mas quem quiser está á vontade, se não quiserem estragar logo um motor ou um dpf/Kat, para começar metam só 0,5l a mais na caixa de velocidades, já vai dar para ver os resultados mesmo a caixa tendo a vantagem de não receber nenhum "blow by":mrgreen:
Do mínimo ao máximo Aceitavel dá aproximadamente 1l.
Se me perguntarem, vai acontecer de causar danos visíveis no imediato ou a curto prazo? Eu não posso responder, mas um grande potencial fica lá.
Eu pessoalmente não fazia isso, andar com excesso de óleo num carro desses nem nunca desativava o permutador, tanto uma coisa como outra têm um grande potencial de causar problemas maus e caros, mas não posso obrigar ninguém.
Eu sigo aquilo que a vw diz , só vejo o nível após atingir a temp. De serviço porque senão é certo que se mete mais óleo do que o necessário
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Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Eu não posso falar concretamente em como vai ser no caso deste motor em particular, mas nos VW de geração anterior, 1.9 e 2.0, meter 5litros, o excesso de óleo em pouco tempo vai todo parar ao intercooler, o tubo de aspiração fica cheio de óleo, chega mesmo ao sensor de massa de ar, e muitas vezes nota-se inclusive que entra em auto alimentação de forma ligeira, o problema é que a pressão no Carter não aumenta só um bocadinho equivalente ao excesso de óleo que lá se mete, aumenta de forma grande e completamente carregado de óleo pois o óleo começa a formar espuma e depois é um efeito tipo bola de neve a puxar ar saturado em óleo se o uso for intenso, o excesso de óleo acaba por sumir relativamente rápido e estabilizando o nível não desce mais, mas se o carro tiver dpf quase de certeza provoca estragos, é mesmo a questão depois é de como vai ser utilizado que vai fazer a diferença.
Eu o que descrevi em cima já vi vários casos de pessoas que apareceram na oficina a queixar-se que o carro acelerava sozinho, já limpei vários intercoolers, nao é uma história inventada nem ninguém me contou e basicamente o que essas pessoas tinham feito era revisão em casa e despejaram 5l lá dentro, aliás, algumas dessas pessoas são mesmo membros cá do fórum.
Mas é tão fácil tirar o excesso que na minha cabeça nem faz sentido andar assim, basta uma seringa que podem por ex comprar na farmácia e um tubo de PVC ou borracha que caiba no canal da vareta, um tubo por ex com 4 ou 6mm de diâmetro exterior dependendo do modelo exato de vareta do carro.
As caixas também tem um respiro, mas quando o óleo forma espuma a densidade do ar altera-se de uma forma dramática(vários fenômenos inclusive aumento dramático da temperatura), fica tipo uma panela de pressão, manda o óleo fora, no motor é ainda pior mas tem a ajuda da aspiração da admissão, mas se formar espuma não é suficiente.
Eu o que descrevi em cima já vi vários casos de pessoas que apareceram na oficina a queixar-se que o carro acelerava sozinho, já limpei vários intercoolers, nao é uma história inventada nem ninguém me contou e basicamente o que essas pessoas tinham feito era revisão em casa e despejaram 5l lá dentro, aliás, algumas dessas pessoas são mesmo membros cá do fórum.
Mas é tão fácil tirar o excesso que na minha cabeça nem faz sentido andar assim, basta uma seringa que podem por ex comprar na farmácia e um tubo de PVC ou borracha que caiba no canal da vareta, um tubo por ex com 4 ou 6mm de diâmetro exterior dependendo do modelo exato de vareta do carro.
As caixas também tem um respiro, mas quando o óleo forma espuma a densidade do ar altera-se de uma forma dramática(vários fenômenos inclusive aumento dramático da temperatura), fica tipo uma panela de pressão, manda o óleo fora, no motor é ainda pior mas tem a ajuda da aspiração da admissão, mas se formar espuma não é suficiente.