VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Responder
Avatar do Utilizador
20030761
Rookie
Rookie
Mensagens: 151
Registado: 28 nov 2011, 09:53
Veículos: Golf VII, GTE

VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por 20030761 »

Boas pessoal :)

Gostaria de partilhar uma situação que se passa com o meu carro VW Golf VII 1.6TDI, modelo RLine que há mais de uns 3 meses que o start stop não funciona, ou seja, cada vez que paro o carro travado em ponto morto, o start stop não funciona, uma vez que no computador de bordo surge sempre o símbolo com um risco por cima. Onde tenho o rádio surge a informação que o carro não tem energia suficiente.

Imagem

Alguém tem ideia porque acontece isto?

Boas festas.

1 grande abraço :D
Imagem
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por Danidasanic »

O mais provável é a tua bateria estar já cansada , não sentes o motor de arranque mais lento no primeiro arranque ? Uma varta e39 (tecnologia agm) fica te a bom preco na innpo.pt e recomendo sempre mudar a bateria antes de a actual se lixar , sob risco de ficares a pé nesse dia. A bateria deve ser adaptada com software de diagnóstico

Boas festas
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por Knox »

Cheira-me a bateria já está a pedir ser trocada, esse aviso é mesmo a indicar que a bateria não dispõe de carga suficiente para manter o carro desligado e fazer novamente o arranque.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por smdp23 »

Se houver muitos componentes elétricos ligados ao mesmo tempo, pode acontecer aparecer essa mensagem e não fazer o start&stop mas também existe a possibilidade de a bateria estar de facto mais fraca. Mas agora é que isso está bom, esse sistema não traz nada de bom.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por Knox »

Eu desativei o meu através do Obdeleven, não fazia o mínimo sentido acabar sair de casa e logo nos primeiros metros num semáforo estar fazer o start-stop. O sistema do carro está preparado para isso tal como a bateria que é própria para trabalhar com o sistema, atualmente já vêm todos equipados com esse sistema, dizem que é para economizar e reduzir as emissões. Agora a questão da durabilidade da bateria vai igualmente de muitos fatores e da qualidade bateria em si, este sistema sendo muito solicitado devido ao perfil de condução de pára arranca vai causar mais desgaste e diminuir a vida útil.
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por Danidasanic »

Tenho o meu desligado desde que tenho a carrinha , onde moro e para os percursos que habitualmente faço, não faz sentido ter o start-stop ligado , além do maior desgaste em bateria , motor de arranque e partes internas do motor que acabam por sofrer maior desgaste
Avatar do Utilizador
20030761
Rookie
Rookie
Mensagens: 151
Registado: 28 nov 2011, 09:53
Veículos: Golf VII, GTE

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por 20030761 »

Boas pessoal :)

Muito obrigado pelas vossas informações.
Aprendo sempre com as vossas explicações :)

Sim, pode ser a bateria... Nestes últimos tempos, nunca notei nada de estranho quando meto o carro a trabalhar ou custar a pegar.
Mas se o sistema Start/Stop só funciona com base da capacidade de energia da bateria, faz todo o sentido que se a mesma não estiver a 100% esse serviço não funcione que é pretendido.

Vou estar atento, no caso de fazer grandes distancias que faça com que o carro carregue mais a bateria com o auxilio do motor, tentarei testar a ver se funciona.

Pessoalmente não é uma funcionalidade que me preocupe, pois lá li por aí e atendendo as vossas experiencias e explicações, este serviço só dá cabe da bateria e motor de arranque, para economizar uns 7 ou 8 pingos de combustível.
Quem inventou isto é mesmo para ganhar uns "trocos" nas oficinas.

Umas Boas Festas a todos :)

1 grande abraço :D
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por Mario_Marques »

O start stop como muitas coisas tem o lado bom e o mau, mas tem a opção de desligar.
Eu tenho um carro(Ford focus dos últimos) com esse sistema e de facto já constatei que o que economiza as vezes não é tão pouco quanto isso, depende realmente da utilização que se dá ao carro, no meu caso compensa bastante ainda consigo ir ali buscar sempre mais de 100kms extra em cada depósito, o Ford com start stop faz cerca de 1100kms com 42litros, sem start stop fica-se geralmente nos 890 ou torno disso, já fiz vários depósitos completos em percursos semelhantes para ter termo de comparação, mesmo nas médias do cb também se nota essa diferença, claro que se andar sempre em autoestrada sem parar não faz nada, também tem outros benefícios, do tipo, está parado desligado, não está a trabalhar com a egr ativa.
Em modo sport o start stop também não fica ativo, Ford permite configurar ao fim de quanto tempo liga o sistema.
Porém o carro nem sempre deixa ativar o start stop, se estiver próximo a uma regeneração não deixa, ou se tiver a sofagem no quente e a temperatura ambiente estiver baixa, não sei se a VW utiliza a mesma estratégia de gestão do sistema, provavelmente no manual do carro terá mais informações sobre isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
20030761
Rookie
Rookie
Mensagens: 151
Registado: 28 nov 2011, 09:53
Veículos: Golf VII, GTE

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por 20030761 »

Boas pessoal :)

Alguém sabe desligar definitivamente?
Já andei nas definições no rádio e no computador de bordo e não acho essa opção. Se é que é possível.

1 grande abraço :D
Imagem
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por Danidasanic »

Boas

É possível através de software de diagnóstico (obdeleven , vcds , etc)
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por smdp23 »

Sim é possível através de VCDS e obdeleven ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
nelson pires
Beginner
Beginner
Mensagens: 27
Registado: 04 mai 2011, 19:09
Veículos: Seat Leon 5f

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por nelson pires »

Boas eu comprei um dispositivo que tem 3 modos de funcionamento 1-modo memória- o start stop fica como deixamos.
2- Auto off- fica a funcionar ao contrário do original, arranca sempre com o start stop desligado.
3- Modo original(OEM), ,como se não tivesse dispositivo.
Não se tem de cortar nada nem fazer soldas com estanho, tem fichas macho e fêmea.
Estou super contente com a opção.
https://m.pt.aliexpress.com/item/100500 ... .jpg_.webp
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por Danidasanic »

Serve o propósito mas por esse preço não fica muito longe de um obdeleven que faz muito mais e não é preciso desmontar nada
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 19 jan 2021, 13:05 Serve o propósito mas por esse preço não fica muito longe de um obdeleven que faz muito mais e não é preciso desmontar nada
Sem dúvida ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
razui
Beginner
Beginner
Mensagens: 52
Registado: 30 mar 2016, 19:44
Veículos: VW GOLF 7

Re: VW Golf 1.6 TDI - Rline | Start / Stop

Mensagem por razui »

Nem precisas de comprar nada para desligar o Start stop.
Na bateria,tens uma ficha ligada a um dos Bornes. Podes desligar essa ficha e o carro nunca mais te ativa o Start stop.
Responder