anomalia radiador??

Responder
Golf4life
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 28 nov 2019, 18:55
Veículos: Golf VII Variant Blue Confort

anomalia radiador??

Mensagem por Golf4life »

Boas, tenho uma Volkswagen Golf VII 1.6, e hoje a meio do caminho apareceu-se uma msg no painel tal como "radiador a nao funcionar na totalidade". A msg nao era exatamente essa mas era do genero. Encostei o carro desliguei e voltei a ligar e a msg desapareceu, segui a minha vida e nao voltou aparecer. Passei agora no mecanico que me disse que podia ser uma regeneração do radiador e para voltar lá caso apareça de novo! ja ouviram falar disso? o que me aconslham?


há 3 semanas atras a bomba e o sensor da agua foram trocados pela garantia, pois apareceu varias vezes uma msg de sobreaquecimento, e o liquido de refrigeração estava a "desaparecer". podera uma coisa estar relacionada com a outra?
Obrigado!!
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1552
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Golf_4_TDI »

Regeneração do radiador?! Se ele regenerasse o líquido de refrigeração para não envelhecer isso é que era serviço!! Upa upa 😅😅

Sim podem estar relacionados ou nem por isso. A mensagem que te apareceu está relacionada com a cortina do radiador principal que em alguma altura não funcionou corretamente, podendo ter ficado presa ou bloqueada. Danos na frente, prisão mecânica do mecanismo, falha elétrica do motor são algumas causas possíveis.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Danidasanic »

Golf_4_TDI Escreveu: 17 set 2020, 18:09 Regeneração do radiador?! Se ele regenerasse o líquido de refrigeração para não envelhecer isso é que era serviço!! Upa upa 😅😅
eu que o diga :cry: :cry:
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1552
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Golf_4_TDI »

Danidasanic Escreveu: 17 set 2020, 20:08 eu que o diga :cry: :cry:
Tens o circuito contaminado ou quê Dani?
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Danidasanic »

Golf_4_TDI Escreveu: 17 set 2020, 22:56
Danidasanic Escreveu: 17 set 2020, 20:08 eu que o diga :cry: :cry:
Tens o circuito contaminado ou quê Dani?
Não , tá impec ..mas comentei por causa daquilo que te disse que vou gastar em g12evo.

Na vw levam 3 semanas vindo da alemana , do site tuga amanha já cá está e fica mais barato :|
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1552
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Golf_4_TDI »

Tomara que todas as despesas num automóvel fossem em G12 ou "simples" itens de manutenção preventiva 😉

Pediste embalagem de 1 ou 5 litros?
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Danidasanic »

Golf_4_TDI Escreveu: 17 set 2020, 23:02 Tomara que todas as despesas num automóvel fossem em G12 ou "simples" itens de manutenção preventiva 😉

Pediste embalagem de 1 ou 5 litros?

Yap, enquanto eu ficar me pela manutenção preventiva, estou bem

mandei vir 5L dos dois lados (vou ficar com 10L a -25), com o mesmo part number, mas para a VW a versão 5L é muito verdinha , não tinham cá nada e a referencia nem tem descrição decente nem ilustração. Vou fazer como te disse mas com re-flush de agua destilada primeiro, depois meto 5L do g12, volto a abrir o sistema e meto os outros 5L (vou perder algum liquido mas vou diluir algum liquido dentro da agua que ficar no motor) ....não fica igual a tirar a bomba mas fica aceitável aos meus olhos , sempre é melhor que a tecnica do outro: 1 garrafa e o resto é agua :mrgreen:
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1552
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Golf_4_TDI »

É uma boa estratégia essa lógica em diluir o líquido com a água já presente no circuito mas só tem um senão. O aditivo que estás a colocar já é pronto a usar e mesmo colocando 5L primeiro e voltar a drenar muito dificilmente vais conseguir atingir o valor nominal de -25°C que é o mínimo autorizado pelo fabricante. Tal como te disse resulta muito bem essa técnica a usar aditivo 100% concentrado.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Danidasanic »

Golf_4_TDI Escreveu: 17 set 2020, 23:27 É uma boa estratégia essa lógica em diluir o líquido com a água já presente no circuito mas só tem um senão. O aditivo que estás a colocar já é pronto a usar e mesmo colocando 5L primeiro e voltar a drenar muito dificilmente vais conseguir atingir o valor nominal de -25°C que é o mínimo autorizado pelo fabricante. Tal como te disse resulta muito bem essa técnica a usar aditivo 100% concentrado.
Pois, mas concentrado é só para o barril ...a alternativa é usar p.ex o de 1L para acertar, que vem diluído a 50%, em vez do 5L que vem a 40%.
Btw: eu pedi o plano de manutenção dos 2 anos e no papel só lá diz para ver o valor do líquido , sendo que o valor nominal são os tais -25°c , não falava lá em substituir ...é suposto substituir o líquido se este estiver a baixo do nominal ou é só acrescentar ?! Eu tinha ideia que a substituição fazia se a cada 2 ou 3 anos mas no papel que me deram não diz isso.

Tive aqui a pensar melhor e acho que vou fazer de forma diferente , vou abrir a tubagem já só com agua destilada e vou soprar com compressor a saída de água na cabeça do motor e depois tento enfiar por aí os primeiros 5L
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1552
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: anomalia radiador??

Mensagem por Golf_4_TDI »

Depende muito dos casos, mas de modo geral se estiver abaixo do valor é recomendado substituir o líquido. Na check list não é preconizado intervalo de substituição do líquido de refrigeração, é verificar e caso necessário fazer substituição. Há muitos anos sim estava estipulado no manual do utilizador o intervalo para a troca do líquido de refrigeração, atualmente desconheço ou nunca reparei nesse campo.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Responder