Luz do motor acesa

Responder
pepereira
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 25 mai 2018, 11:57
Veículos: Golf VII Variant Confortline

Luz do motor acesa

Mensagem por pepereira »

Boas,

tenho um golf variant de 2016 1.6 Tdi, Bluemotion 110CV, comprado com pouco mais de 40000 km's em maio de 2018.
Em dezembro desse mesmo ano, numa viagem à terrinha, a luz e o sinal sonoro de aviso de nível de óleo baixo disparou, o que me levou a parar em plena auto estrada, numa estação de serviço e, após falar com um amigo mecânico e comprar o óleo que me recomendou, para repor o nível do mesmo, segui viagem sem mais problemas. Posteriormente, e apesar do carro ter mudado óleo e filtro na Volkswagen, antes de o ter comprado, e não ter mais de 6000 km's decidi mudar o óleo e filtros, just in case.

Em março de 2019, uma das bombas de água foi à vida e, após contactar o concessionário que me vendeu o carro, deixei-o numa oficina por eles indicada para fazer a reparação ao abrigo da garantia.

Na altura da reparação da bomba de água, não foi detectada nenhuma avaria ou fuga que justificasse a minha preocupação.
Entretanto, passou-se um ano e o óleo foi mudado por mais 2 vezes. Em agosto levei o carro à IPO e qual não foi o meu espanto quando o inspector me disse que o carro estava todo babado por baixo. Então, com mais atenção comecei a verificar se nos locais onde o deixava estacionado havia marcas de óleo no chão. E havia! Pequenas manchas mas estavam lá.

Levei-o então à oficina indicada/recomendada pela Matrizauto e detectaram que a fuga se devia ao retentor da caixa e era necessário ser substituído.
Mas, durante a reparação e segundo informação dos mecânicos da mesma oficina, foi diagnosticado que a embraiagem e volante de bimassa estavam de tal maneira desgastados que seria necessário substituí-los. Caiu-me tudo, porque apesar do desgaste normal e natural das peças, um carro com 80000 km's supostamente não teria que trocar embraiagem.
No entanto e fazendo fé no que me disseram, concordei com a sua substituição. É claro que o serviço ficou numa pipa de massa.

Depois do carro pronto, fui buscá-lo e após andar com ele cerca de 20 km's, acende-se a luz do motor! Coisa que nunca tinha sucedido.
Levei-o logo à oficina, eles ligaram-no à máquina de diagnóstico e o erro que surgiu foi a vela do 3º cilindro queimada. Vela substituída, 160€ pelo serviço, o carro faz 50 Km's e guess what? A luz do motor volta a acender! Não querendo colocar em questão a seriedade da oficina e dos seus mecânicos, e acreditando que existem coincidências muito infelizes, o que é que se poderá estar a passar? No manual do carro, a referência que vem sobre a luz do motor acesa é a de que poderá existir um problema com uns sensores quaisquer. A questão que gostaria de colocar aqui no fórum é, de acordo com a experiência de alguns de vós, que outros tipos de avarias poderão relacionadas com este erro. Como terei novamente de ir à oficina, gostaria de levar eu próprio algumas "luzes" para poder argumentar sobre o próximo diagnóstico que for apresentado.

Obrigado pela atenção.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por smdp23 »

Boas, muitas coincidências juntas... :? :? :?

Embraiagem aos 80000 km, hum... Esse carro tem mesmo essa quilometragem, pois acho isso muito anormal para essa quilometragem e muito menos com uma fuga de óleo pelo retentor da cambota :( :( :(

Essa luz pode representar muitas avarias, nada como ter um diagnóstico e com o código de erro da avaria tentar perceber o que se passa.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por Danidasanic »

És de que zona ? Se fores da zona oeste eu posso ver o erro que te apareceu a custo 0 (porque aqui ninguém te pode dizer o que é sem ligar o carro a um software de diagnóstico). Quanto ao óleo , era de estranhar já a primeira vez que a luz se acendeu e não precisas de mudar p óleo com essa frequência , o fabricante preconiza a muda de óleo do motor a cada 15mil/1 ano ou, no serviço long life, 30mil/2anos (o que chegar primeiro) .

Ponto muito importante: não confies no que o mecânico te diz, pede as peças antigas , nem que seja para tirares fotos. Até se pode dar o caso de ser verdade e o bimassa + embraiagem não terem gostado do óleo mas é sempre estranho e deve se procurar confirmar e descobrir a causa ou causa plausível.

Supondo que queiras manter a carrinha por mais uns anos e dares lhe a sua devida manutenção , recomendo que mudes o óleo da caixa de velocidades , de forma a prolongares a vida da mesma
praneves
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 13 out 2017, 11:40
Veículos: VW Golf VII Variant Sportline 1.6 TDI

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por praneves »

smdp23 Escreveu: 16 set 2020, 15:58 Boas, muitas coincidências juntas... :? :? :?

Embraiagem aos 80000 km, hum... Esse carro tem mesmo essa quilometragem, pois acho isso muito anormal para essa quilometragem e muito menos com uma fuga de óleo pelo retentor da cambota :( :( :(

Essa luz pode representar muitas avarias, nada como ter um diagnóstico e com o código de erro da avaria tentar perceber o que se passa.
Aqui o je também teve que trocar a embraiagem aos 85 mil, mas o meu não tem bimassa.
E também mudou a bomba de água para aí aos 90 mil (bem como a distribuição).
E para a semana vai para verificar a fuga de óleo na caixa de velocidades.
Em jeito de desabafo, ouço tanto o pessoal a falar mal dos FAP e dos problemas que originam, mas para já, tem sido das poucas coisas que não tem dado problemas no meu (bate na madeira)...
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por smdp23 »

praneves Escreveu: 16 set 2020, 18:40 Em jeito de desabafo, ouço tanto o pessoal a falar mal dos FAP e dos problemas que originam, mas para já, tem sido das poucas coisas que não tem dado problemas no meu (bate na madeira)...
Tenho uma de 2014 (110cv caixa de 6 velocidades) que já passou a barreira dos 550000 km, por incrível que pareça o DPF (FAP) ainda lá está funcionar, ainda não substitui a EGR, apenas mudei a distribuição 2 vezes (a preparar a 3ª mudança), nunca deu problemas de bomba de água, apesar de a semana passada aparecer uma avaria que apontava para a bomba de água secundária mas o problema estava na ficha e apenas substitui 4 amortecedores e embraiagem quando tinha acerca de 330000 km, até agora tem sido uma guerreira :mrgreen:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
praneves
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 13 out 2017, 11:40
Veículos: VW Golf VII Variant Sportline 1.6 TDI

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por praneves »

Lá está, comprei a minha com quase 50 mil km, com quase 2 anos. Apesar dos poucos km e poucos anos, não sei como é que foi tratada durante esse tempo. Eu sei como é que trato os meus carros. Mas não deixa de ser poucos km para a embraiagem ter ido ao ar e agora a fuga na caixa de velocidades...
praneves
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 13 out 2017, 11:40
Veículos: VW Golf VII Variant Sportline 1.6 TDI

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por praneves »

Ah, em relação a fugas de óleo do motor, o meu também tinha. Trocou-se a tampa da árvore de cames e tampa do óleo (estava muito babado).
pepereira
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 25 mai 2018, 11:57
Veículos: Golf VII Variant Confortline

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por pepereira »

Muito agradeço as vossas respostas / opiniões sobre o problema que apresentei e, em função de algumas respostas, dá para perceber que, com mais ou menos sorte, por vezes surgem nestes carros problemas um tanto quanto estranhos ou, de difícil explicação ... agradeço a disponibilidade do Danidasanic mas, vivo na linha de Sintra. De qualquer das maneiras, na próxima segunda-feira, deverei levar o carro à oficina para eles o "ligarem à máquina" e ver qual será o erro que dá desta vez. Depois darei notícias.

Obrigado a todos!!!
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por Golf_4_TDI »

Coincidências é o dia a dia na oficina, assim como muita gente desonesta. Vai existir sempre os dois lados da moeda...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por golf31996 »

Já tem o problema resolvido? Afinal do que se tratava?
pepereira
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 25 mai 2018, 11:57
Veículos: Golf VII Variant Confortline

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por pepereira »

golf31996 Escreveu: 04 out 2020, 19:49 Já tem o problema resolvido? Afinal do que se tratava?
Boa tarde,
Não voltei a dar notícias porque deixei o carro na oficina no fim do mês passado e só hoje é que o fui buscar...
Ao fim de 3 semanas, só com uma ida à Volkswagen foi possível (espero eu), fazer o diagnóstico.
Segundo a informação que me deram, o problema estaria num módulo de controlo da centralina que "queimou". Apesar da luz do motor estar acesa, o carro não teria nenhum problema. Foi necessário reparar a peça e proceder à reprogramação da centralina. Espero que isto tenha ficado de uma vez por todas resolvido. Embora, se calhar por ser um perfeito nabiço nesta área, esteja com a nítida sensação de ter sido comido de cebolada, mesmo sabendo que a oficina em causa me foi recomendada pelo serviço de assistência em viagem da Matrizauto. Enfim...
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por Danidasanic »

pepereira Escreveu: 20 out 2020, 15:20
golf31996 Escreveu: 04 out 2020, 19:49 Já tem o problema resolvido? Afinal do que se tratava?
Boa tarde,
Não voltei a dar notícias porque deixei o carro na oficina no fim do mês passado e só hoje é que o fui buscar...
Ao fim de 3 semanas, só com uma ida à Volkswagen foi possível (espero eu), fazer o diagnóstico.
Segundo a informação que me deram, o problema estaria num módulo de controlo da centralina que "queimou". Apesar da luz do motor estar acesa, o carro não teria nenhum problema. Foi necessário reparar a peça e proceder à reprogramação da centralina. Espero que isto tenha ficado de uma vez por todas resolvido. Embora, se calhar por ser um perfeito nabiço nesta área, esteja com a nítida sensação de ter sido comido de cebolada, mesmo sabendo que a oficina em causa me foi recomendada pelo serviço de assistência em viagem da Matrizauto. Enfim...
Se se mantiver o problema , vai à Solving
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por Golf_4_TDI »

Reparar um módulo de controlo numa concessão acho isso um bocadinho estranho mas ok não é impossível essa opção apesar de ir contra a lógica de serviço do fabricante.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por smdp23 »

Golf_4_TDI Escreveu: 21 out 2020, 08:49 Reparar um módulo de controlo numa concessão acho isso um bocadinho estranho mas ok não é impossível essa opção apesar de ir contra a lógica de serviço do fabricante.

Um bocadinho estranho é pouco...
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Luz do motor acesa

Mensagem por golf31996 »

Boa noite, tudo o que descreve na primeira intervenção, não é normal num Vw. A não ser que tenha mesmo muito azar.... Quanto ao diagnóstico que lhe fizeram no concessionário oficial da marca, aproveite a garantia para colocar tudo caso contrário um dia irá ter de pagar a reparação. Aproveite a garantia, e partilhe com a comunidade a sua situação, pois pode ser importante para outros proprietários. Esses carros foram feitos para durar e não dar problemas, mas são carros modernos portanto tem outro tipo de intervenções que devem ser feitas para evitar problemas, e situações más.
Responder