Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Responder
Golf4life
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 28 nov 2019, 18:55
Veículos: Golf VII Variant Blue Confort

Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Golf4life »

Boas, antes de mais agradeço já a quem me puder ajudar e a todos os que tornam possível a existência deste forum.

Vou deixar a baixo o que me tem intrigado bastante com o carro, e gostava d saber a vossa opiniao e se alguem ja passou pelo mesmo. Tenho o carro a pouco tempo, mis propriamente desde Dezembro. Mas estive fora do pais no final de Dezembro e até fins de Janeiro, depois so o utilizei em Fevereiro e Março, desde entao estou a trabalhar desde casa e o supermercado fica nem a 5minutos a pé ahah. Tenho um vizinho que tem um idêntico, mas é o modelo de 110cv, ja tentei ver se combinava com ele para comparar barulhos e tudo o que vou mais a baixo explicar...


Reparei em 2 "problemas" no meu carro:

1 - reparo que ele só pára no relantim nos 800/900rpm, quando eu paro o carro por completo. Deixo um exemplo:"Imaginando que vou em segunda, muito devagarinho e calco a embraiagem, deixando o carro ir de embalo." Enquanto ele vai de embalo as rotações estão nas 1000, só quando paro o carro completamente é que ele baixa na totalidade. Quando estou no para arranca e tenho de carregar ja embraiagem ele demora um pouco a cair... Isto será defeito ou feitio?? Eu pergunto isto porque todos os carros que tive e foram só dois, eles baixavam logo para as 800rpm e não somente quando eu parava por completo, nem demoravam a "cair" quando carregava na embraiagem.

2 - reparo que ele em baixas rotações, antes de atingir as 1500 faz um barulho vindo do motor, esse barulho é maior quando vai nas 1000. Assim que passo as 1500rpm o barulho desaparece. Vi que faz em todas as mudanças, mas mais acentuado na 1a e 2a, não sei se é por serem as que consigo testar melhor.
O som é algo meio agudo, ago do genero: "kékéké", parece algo "achincalhar" 😂😂

Carro - VW Golf Variant, 1.6, 115cv de 2014
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Golf_4_TDI »

Ponto 1: isso é um comportamento de série para suavizar as trocas de mudanças e no pára arranca serve de auxílio ao ponto de embraiagem com um toque de acelerador.

Ponto 2: esse ruído está mais que debatido por aqui, é característico do veículo e não representa uma falha ou componentes defeituosos, e sim ele provém da caixa de velocidades.

Cumprimentos
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Golf4life
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 28 nov 2019, 18:55
Veículos: Golf VII Variant Blue Confort

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Golf4life »

Golf_4_TDI Escreveu: 18 jun 2020, 21:53 Ponto 1: isso é um comportamento de série para suavizar as trocas de mudanças e no pára arranca serve de auxílio ao ponto de embraiagem com um toque de acelerador.

Ponto 2: esse ruído está mais que debatido por aqui, é característico do veículo e não representa uma falha ou componentes defeituosos, e sim ele provém da caixa de velocidades.

Cumprimentos

No ponto 2. Todos fazem ou é só alguns? O meu vizinho tem um exatamente igual e não reparamos em nenhum barulho no dele.


Muito obrigado pela resposta, cumprimentos!
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Danidasanic »

Golf4life Escreveu: 12 ago 2020, 23:18
Golf_4_TDI Escreveu: 18 jun 2020, 21:53 Ponto 1: isso é um comportamento de série para suavizar as trocas de mudanças e no pára arranca serve de auxílio ao ponto de embraiagem com um toque de acelerador.

Ponto 2: esse ruído está mais que debatido por aqui, é característico do veículo e não representa uma falha ou componentes defeituosos, e sim ele provém da caixa de velocidades.

Cumprimentos

No ponto 2. Todos fazem ou é só alguns? O meu vizinho tem um exatamente igual e não reparamos em nenhum barulho no dele.


Muito obrigado pela resposta, cumprimentos!
Que caixa ele tem e que tu tens ? Uns fazem mais que outros
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 12 ago 2020, 23:38 Que caixa ele tem e que tu tens ? Uns fazem mais que outros
Pelo que me apercebi, ambos os carros devem ser o bloco 1.6 TDI de 110cv (de 2012 a 2014 existem blocos com 105cv) que nesses anos poderão vir equipados com as caixas de 5 ou 6 velocidades, por norma as caixas de 6 são mais propensas a esses ruídos, como o tal ruído que faz ao fazermos uma rotunda, ambas as caixas o fazem mas mais notório nas caixas de 6.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 13 ago 2020, 08:36
Danidasanic Escreveu: 12 ago 2020, 23:38 Que caixa ele tem e que tu tens ? Uns fazem mais que outros
Pelo que me apercebi, ambos os carros devem ser o bloco 1.6 TDI de 110cv (de 2012 a 2014 existem blocos com 105cv) que nesses anos poderão vir equipados com as caixas de 5 ou 6 velocidades, por norma as caixas de 6 são mais propensas a esses ruídos, como o tal ruído que faz ao fazermos uma rotunda, ambas as caixas o fazem mas mais notório nas caixas de 6.
Também tens o 105cv em vários carros de 2015 , que eram basicamente os restos da geração 189 - 1.6tdi .
Segundo o que o op mencionou , parece me muito mais ser o ruído das caixas de 5
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 13 ago 2020, 10:31 Também tens o 105cv em vários carros de 2015 , que eram basicamente os restos da geração 189 - 1.6tdi .
Segundo o que o op mencionou , parece me muito mais ser o ruído das caixas de 5
É uma questão de experiência, eu aqui, tenho apanhado mais caixas de 6 velocidades a fazer barulho que caixa de 5 e a maioria que vendo são as caixas de 5 velocidades e também a partir de 2017 as caixas de 6 acabaram no bloco 1.6 TDI. :wink:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 13 ago 2020, 11:07
É uma questão de experiência, eu aqui, tenho apanhado mais caixas de 6 velocidades a fazer barulho que caixa de 5 e a maioria que vendo são as caixas de 5 velocidades e também a partir de 2017 as caixas de 6 acabaram no bloco 1.6 TDI. :wink:
Aquilo que sei é que a descrição dele encaixa no ruído característico vindo do veio primário da caixa de 5 , agora se a de 6 faz o mesmo eu já não sei, eu sei que é do veio primário porque ele faz também parado mas é muito ténue ..no início até pensei que fosse bimassa de caras , fazia lá eu ideia que em 2016 ainda usavam volantes sólidos..
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por smdp23 »

Existem os 2 volantes, já aqui apanhei com monomassa e bimassa... Pelo que tenho visto a partir de 2017 são todos bimassa novamente.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Danidasanic »

Sim , eu sei que existem dos dois ..uns com sachs e outros com luk ou monomassa
Golf4life
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 28 nov 2019, 18:55
Veículos: Golf VII Variant Blue Confort

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Golf4life »

Danidasanic Escreveu: 12 ago 2020, 23:38
Golf4life Escreveu: 12 ago 2020, 23:18
Golf_4_TDI Escreveu: 18 jun 2020, 21:53 Ponto 1: isso é um comportamento de série para suavizar as trocas de mudanças e no pára arranca serve de auxílio ao ponto de embraiagem com um toque de acelerador.

Ponto 2: esse ruído está mais que debatido por aqui, é característico do veículo e não representa uma falha ou componentes defeituosos, e sim ele provém da caixa de velocidades.

Cumprimentos

No ponto 2. Todos fazem ou é só alguns? O meu vizinho tem um exatamente igual e não reparamos em nenhum barulho no dele.


Muito obrigado pela resposta, cumprimentos!
Que caixa ele tem e que tu tens ? Uns fazem mais que outros

a minha caixa é de 6 velocidades e a dele é de 5. o meu é de dezembro de 2014 e o dele de Fevereiro de 2015. e ACHO que sao os dois 110cv!
Golf4life
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 28 nov 2019, 18:55
Veículos: Golf VII Variant Blue Confort

Re: Pequeno barulho vindo do motor e "anomalia" no conta rotações

Mensagem por Golf4life »

smdp23 Escreveu: 13 ago 2020, 08:36
Danidasanic Escreveu: 12 ago 2020, 23:38 Que caixa ele tem e que tu tens ? Uns fazem mais que outros
Pelo que me apercebi, ambos os carros devem ser o bloco 1.6 TDI de 110cv (de 2012 a 2014 existem blocos com 105cv) que nesses anos poderão vir equipados com as caixas de 5 ou 6 velocidades, por norma as caixas de 6 são mais propensas a esses ruídos, como o tal ruído que faz ao fazermos uma rotunda, ambas as caixas o fazem mas mais notório nas caixas de 6.
o bloco é o mesmo a caixa não. minha é de 6 e a dele é de 5. ele ficou de me ligar hoje a dizer se o dele é de 105 ou 110.
Responder