Boa tarde.
Uma questão que me suscita sempre alguma discórdia é com a pressão dos pneus.
A indicação que surge na carrinha é que a pressão deverá ser 2.1 bar atrás e à frente no caso de 2 passageiros e alguma bagagem e de 2.3 à frente e 2.8 atrás no caso de 5 passageiros e bagageira cheia.
Então e no caso de não se enquadrar em nenhuma desta situações? Como procedem?
No meu caso são dois passageiros adultos à frente e duas crianças atrás.
Já me transmitiram opiniões de que sendo assim será para aplicar a segunda opção, outros que não, que deverá ser a primeira opção pois o peso das crianças é relativo.
No meu caso que os pneumáticos são 225 R45/17 tendo a colocar 2.3 atrás e à frente. Será que deveria aplicar os 2.1 atrás e à frente? Ou a opção dos 2.3 à frente e 2.8 atrás (que me parece excessivo até porque muitas vezes ando com pouca bagagem na mala).
Qual é a vossa opinião?
Pressão pneus
-
- Rookie
- Mensagens: 86
- Registado: 10 set 2019, 16:10
- Veículos: VW Golf Variant VII
-
- Amateur
- Mensagens: 330
- Registado: 17 jan 2020, 14:08
- Veículos: mk7 variant
Re: Pressão pneus
Como é que te suscita alguma discórdia? Discordas de ti mesmo ?! Bota 2.3 nos dois e tá otimo ou no máximo 2.4 na frente , 2.3 atrás
- smdp23
- Pro
- Mensagens: 2983
- Registado: 27 set 2017, 09:57
- Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
- Localização: Azeitão / Barreiro
- Contacto:
Re: Pressão pneus
E fica resolvidoDanidasanic Escreveu: ↑06 mar 2020, 16:53 Como é que te suscita alguma discórdia? Discordas de ti mesmo ?! Bota 2.3 nos dois e tá otimo ou no máximo 2.4 na frente , 2.3 atrás
-
- Rookie
- Mensagens: 86
- Registado: 10 set 2019, 16:10
- Veículos: VW Golf Variant VII
Re: Pressão pneus
De facto...Danidasanic Escreveu: ↑06 mar 2020, 16:53 Como é que te suscita alguma discórdia? Discordas de ti mesmo ?! Bota 2.3 nos dois e tá otimo ou no máximo 2.4 na frente , 2.3 atrás
No entanto podia sempre ser com o meu alter ego
Faltou acrescentar no texto «com amigos».
Ainda ontem um colega me estava a dizer que coloca sempre a pressão que está indicada no manual. Eu estava a dizer que não concordava pois existem diferentes situações que não se enquadram nas únicas duas situações que lá se apresentam e que teria que ajustar. Mas a opinião dele é que se colocam lá aquelas situações é porque foram testadas como sendo as mais favoráveis e serão aquelas que se devem utilizar. Tentei explanar que podem ser as mais favoráveis nas situações indicadas mas apenas nessas, mas não valeu de muito. A resposta foi que faz sempre muitos quilómetros assim com cada jogo de pneus (não me soube quantificar esses «muitos quilómetros»).
Outra aspeto que queria salientar é que muitas pessoas não estão «nem aí» no que respeita aos pneus, verificar a pressão nos pneus, colocar ar nos pneus é algo que não fazem. Nunca. O que me parece manifesta falta de atenção à manutenção de algo que é provavelmente o mais importante em termos de segurança num veículo.
Voltando ao assunto do tópico, tenho colocado os 2.3 nos dois e penso que é o que mais se ajusta no meu caso. Vou no segundo jogo de pneus (coloquei o mesmo modelo que os que vinham de origem e que fizeram quase 50 mil quilómetros). Este jogo não deve durar para tanto que atualmente o percurso semanal alterou-se e é muito pequeno e citadino (contrariamente ao que aconteceu no primeiro jogo de pneus).
-
- Amateur
- Mensagens: 330
- Registado: 17 jan 2020, 14:08
- Veículos: mk7 variant
Re: Pressão pneus
Há realmente muitas formas de se fazer mas eu posso te dizer que antes de ter a carrinha conduzi, durante vários anos (e continua por cá) um astra h gtc, nas primeiras vezes que troquei de pneus não percebia o porquê de eles estarem tão gastos do lado de fora e mais tarde apercebi-me que como a suspensão era mais firme , o carro dependia muito do contacto ao solo . Não quero dizer com isto que um outro carro qualquer dependa menos mas tens tendência a te esticares ou projetares mais nas curvas quando sentes melhor o automóvel e o mesmo é mais estável e isso vai depois se refletir nas forças exercidas no pneu porque consoante a pressão de ar que metas , podes ter mais ar ficando mais rijo , com menos contato ao solo mas também com menos arrasto , fazendo ligeiramente melhores consumos como podes ter um pneu um pouco mais vazio , mais suave nos buracos/lombas , com mais tyre roll (e daí vinham os pneus mais lambidos nas laterais) mas com mais contacto ao solo .
Acabei por alterar a pressao nos pneus no astra para 2.4f e 2.2 atras porque era o que mais sentido fazia tendo em conta o carro e estilo de condução , por isso acho que idealmente uma pessoa deve sempre alterar (dentro do razoável) a pressão dos pneus , dentro dos valores q a marca estipula, de forma a se adequar melhor ao estilo de condução assim como à carga q geralmente carrega .
Vejo bem com a carrinha que tive q alterar o meu estilo de condução , especialmente graças à suspensão e ao peso que tem a mais , dá para sentir bem o chassis roll
Acabei por alterar a pressao nos pneus no astra para 2.4f e 2.2 atras porque era o que mais sentido fazia tendo em conta o carro e estilo de condução , por isso acho que idealmente uma pessoa deve sempre alterar (dentro do razoável) a pressão dos pneus , dentro dos valores q a marca estipula, de forma a se adequar melhor ao estilo de condução assim como à carga q geralmente carrega .
Vejo bem com a carrinha que tive q alterar o meu estilo de condução , especialmente graças à suspensão e ao peso que tem a mais , dá para sentir bem o chassis roll
-
- Amateur
- Mensagens: 400
- Registado: 06 abr 2012, 01:25
- Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d
Re: Pressão pneus
Além do peso que assenta em cada eixo, também é importante o tipo de pneu e de suspensão, estilo de condução, tipo de estradas/piso normalmente percorrido e as velocidades atingidas. E eu acredito que por mais que as pessoas opinem, é o próprio condutor que deve experimentar até chegar a um setup de pressões com que se sinta confortável e em que o desgaste seja aceitável.
No meu caso, com o golf V com suspensão sport há alguns anos que uso pressões a rondar 2.5F e 3.0T. Cada vez que mudo de marca de pneus demoro umas centenas de kms até encontrar as pressões que gosto.
No meu caso, com o golf V com suspensão sport há alguns anos que uso pressões a rondar 2.5F e 3.0T. Cada vez que mudo de marca de pneus demoro umas centenas de kms até encontrar as pressões que gosto.
-
- Amateur
- Mensagens: 330
- Registado: 17 jan 2020, 14:08
- Veículos: mk7 variant
Re: Pressão pneus
Para eu meter mais ar atrás do que à frente tinha que levar uma carga valente na carrinha ou só se estivesse já com uma carga valente e me desse para ir encher os pneus antes de chegar a casa XD
-
- Rookie
- Mensagens: 107
- Registado: 23 jan 2017, 02:08
Re: Pressão pneus
Boas aproveitando o tópico já que tem a ver com o título, tenho um golf VII bluemotion desde a 3 meses. É normal a acender a luz de avaria sobre o controlo da pressão de pneus? Acendeu 2x até agora, depois até apaguei-a no controlo de bordo, que diz se a pressão dos pneus estava adequada e eu disse que sim e apagou. Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 330
- Registado: 17 jan 2020, 14:08
- Veículos: mk7 variant
Re: Pressão pneus
Tyre pressure indicator: calibrating
Note
t The calibration of the tyre pressure indicator must only be performed “after” the tyre pressure has been corrected to the prescribed values.
t If no pressure loss and tyre damage are found after a tyre pressure warning, the incorrect warning can be rectified by calibrating.
The tyre pressure indicator compares the speed and thus the rolling circumference and vibrations of the individual wheels via the ABS sensors. If the tyre pressure changes on one or several wheels, the tyre pressure indicator will indicate this in the dash panel insert and the Infotainment system.
The rolling circumference of tyre changes if:
t The tyre pressure is too low.
t The tyre has structural damage.
t The vehicle is loaded more heavily on one side.
t The wheels on one axle are loaded more heavily (e.g. when towing a trailer or when driving in mountains).
t Snow chains are fitted.
t The temporary spare wheel is fitted.
t One wheel per axle has been changed.
The tyre pressure monitoring warning lamp has a yellow warning lamp in the dash panel insert -arrow-.
t A “PERMANENT LIGHTING-UP” in conjunction with a warning tone, means “WARNING”, pressure loss has been detected, check tyre pressure and carry out calibration
Note
t The calibration of the tyre pressure indicator must only be performed “after” the tyre pressure has been corrected to the prescribed values.
t If no pressure loss and tyre damage are found after a tyre pressure warning, the incorrect warning can be rectified by calibrating.
The tyre pressure indicator compares the speed and thus the rolling circumference and vibrations of the individual wheels via the ABS sensors. If the tyre pressure changes on one or several wheels, the tyre pressure indicator will indicate this in the dash panel insert and the Infotainment system.
The rolling circumference of tyre changes if:
t The tyre pressure is too low.
t The tyre has structural damage.
t The vehicle is loaded more heavily on one side.
t The wheels on one axle are loaded more heavily (e.g. when towing a trailer or when driving in mountains).
t Snow chains are fitted.
t The temporary spare wheel is fitted.
t One wheel per axle has been changed.
The tyre pressure monitoring warning lamp has a yellow warning lamp in the dash panel insert -arrow-.
t A “PERMANENT LIGHTING-UP” in conjunction with a warning tone, means “WARNING”, pressure loss has been detected, check tyre pressure and carry out calibration
-
- Rookie
- Mensagens: 107
- Registado: 23 jan 2017, 02:08
Re: Pressão pneus
E em Pt sff.Danidasanic Escreveu: ↑15 mar 2020, 12:29 Tyre pressure indicator: calibrating
Note
t The calibration of the tyre pressure indicator must only be performed “after” the tyre pressure has been corrected to the prescribed values.
t If no pressure loss and tyre damage are found after a tyre pressure warning, the incorrect warning can be rectified by calibrating.
The tyre pressure indicator compares the speed and thus the rolling circumference and vibrations of the individual wheels via the ABS sensors. If the tyre pressure changes on one or several wheels, the tyre pressure indicator will indicate this in the dash panel insert and the Infotainment system.
The rolling circumference of tyre changes if:
t The tyre pressure is too low.
t The tyre has structural damage.
t The vehicle is loaded more heavily on one side.
t The wheels on one axle are loaded more heavily (e.g. when towing a trailer or when driving in mountains).
t Snow chains are fitted.
t The temporary spare wheel is fitted.
t One wheel per axle has been changed.
The tyre pressure monitoring warning lamp has a yellow warning lamp in the dash panel insert -arrow-.
t A “PERMANENT LIGHTING-UP” in conjunction with a warning tone, means “WARNING”, pressure loss has been detected, check tyre pressure and carry out calibration
Obrigado.
-
- Amateur
- Mensagens: 330
- Registado: 17 jan 2020, 14:08
- Veículos: mk7 variant
Re: Pressão pneus
escreve "tradutor" no google e copias o texto..
-
- Rookie
- Mensagens: 107
- Registado: 23 jan 2017, 02:08
Re: Pressão pneus
Podias resumir respondendo apenas a minha pergunta.
Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 330
- Registado: 17 jan 2020, 14:08
- Veículos: mk7 variant