Sim, e mesmo que não seja, vou requisitar um relatório completo do que foi feito, até para, caso aconteça algum azar que supostamente não deveria de acontecer, tenho algo a que me agarrar para poder reclamar.Golf_4_TDI Escreveu: ↑09 jan 2020, 13:59É sempre impresso um comprovativo de manutenção em formato de folha A4 para o cliente.Jackyl Escreveu: ↑09 jan 2020, 09:48vou só comentar este ponto,Angelo Abreu Escreveu: ↑09 jan 2020, 09:06
Depois lembrem-se de uma coisa: um carro com o Livro / Histórico de manutenção completo é tão mais fácil / seguro de se comprar na ótica do comprador...
hoje em dia as revisões são registadas apenas online. já não há livrinhos carimbados, dada a facilidade de aldrabar o dito carimbo.
ORÇAMENTO
- maxkeeper
- Rookie
- Mensagens: 195
- Registado: 30 nov 2018, 15:30
- Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
- Localização: Setúbal
Re: ORÇAMENTO
Golf VII White "Pure", 1.0 110
-
- Pro
- Mensagens: 1552
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: ORÇAMENTO
Não é a fatura. É o comprovativo de manutenção.Jackyl Escreveu: ↑09 jan 2020, 14:32sim, a fatura.Golf_4_TDI Escreveu: ↑09 jan 2020, 13:59
É sempre impresso um comprovativo de manutenção em formato de folha A4 para o cliente.
como estavamos a falar de livro /historico de manutenção.
...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Amateur
- Mensagens: 421
- Registado: 19 jun 2012, 20:36
- Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI
Re: ORÇAMENTO
Não vamos divagar e vamos também deixar as pesquisas teóricas do google de lado. Se fores à marca trocar apenas o filtro de habitáculo tens a certeza que vão fazer essas verificações todas no carro?Angelo Abreu Escreveu: ↑09 jan 2020, 09:06 Eu às vezes ADORO ler certas coisas que por cá se escrevem...
Sou gajo mais de fazer socorro, não fizesse parte da Cruz Vermelha Portuguesa e do SANAS - Associação Madeirense para Socorro no Mar, e nesse mesmo socorro existem 2 tipos de segurança / prevenção: Primária e Secundária.
A Primária, que como se consegue perceber pelo seu nome a definição, é tudo o que se consegue fazer para evitar o desastre, o acidente, a dor, etc...
A Secundária é tudo o que se consegue fazer depois desse mesmo desastre, acidente, dor ter acontecido para se conseguir resolver, reduzir ou minimizar o resultado desse desastre, acidente, dor.
Vamos aplicar isso nas nossas viaturas:
Prevenção Primária: Ida à oficina para efetuar a Manutenção (troca de filtros, lubrificantes e etc) e Inspeção (verificação dos pontos recomendados pelo fabricante de maneira a prevenir avarias, desconforto de funcionamento, imobilizações do veículo, etc).
Prevenção Secundária: já aconteceu a porcaria, agora é levar o carro à oficina para pagar.
Vamo-nos concentrar na Primária:
Ficariam surpreendidos com a lista de verificação a ser efetuada numa viatura, juro. Se acham que a mesma se limita a "verificar níveis de fluidos, ver pastilhas e eventualmente ligar o carro à maquina de diagnóstico para fazer reset à revisão e ver se há algum erros" estão tão mas tão enganados... Verificar pontos de fixação, verificar correias e sua tensão, verificar alternador, verificar escovas, verificar dobradiças, borrachas, oxidação, bateria, fugas... Se a coisa fosse só abrir o capo e passar um pano...
Ninguém conhece melhor o carro do que o construtor e se queremos reduzir as avarias de caca que acontecem (ruídos que incomodam a utilização do veículo, substituição de material após seu dano total, etc...) só existe um local a ir, ainda para mais se ainda está no período de garantia. Fora dele sempre podem tentar arranjar o manual de manutenção com Inspeção para continuar a ver tudo e prever danos maiores.
Depois lembrem-se de uma coisa: um carro com o Livro / Histórico de manutenção completo é tão mais fácil / seguro de se comprar na ótica do comprador...
Convinha também contextualizar o motivo da troca do respetivo filtro, porque uma troca de filtro de habitáculo, mesmo para quem conhece mecânica apenas da perspetiva do utilizador, é algo que pode ser feito em casa pelo proprio dono do carro...
-
- Amateur
- Mensagens: 501
- Registado: 17 jul 2017, 09:41
- Veículos: VW EOS Top 2.0 TDI
- Localização: Funchal
Re: ORÇAMENTO
Martins SDI Escreveu: ↑10 jan 2020, 01:55
Não vamos divagar e vamos também deixar as pesquisas teóricas do google de lado. Se fores à marca trocar apenas o filtro de habitáculo tens a certeza que vão fazer essas verificações todas no carro?
Convinha também contextualizar o motivo da troca do respetivo filtro, porque uma troca de filtro de habitáculo, mesmo para quem conhece mecânica apenas da perspetiva do utilizador, é algo que pode ser feito em casa pelo proprio dono do carro...
Toma lá, é de uma marca do grupo VAG e podes ver algumas das coisas que são verificadas durante os diversos serviços existentes para esta viatura... As coisas a que eu me dou ao trabalho para te justificar algo que nem preciso...
Acreditando no bom senso e no bom serviço do concessionário, responsável pela oficina, mecânico, responsável pelo após venda... Sim, acredito que quando o meu GTI for efetuar a revisão (que por acaso é aos 35.000km, com troca de velas e lubrificante de motor) terei o mesmo serviço e a mesma qualidade que eu próprio dou às viaturas dos outros...
1,10 horas não será apenas para trocar o filtro pelo que mais alguma operação, nomeadamente a "Inspeção" que aparece no computador de bordo, pode estar incluída... É perguntar à oficina e já se ficará a saber...
Olha... Mas isto sou eu a divagar...
-
- Pro
- Mensagens: 1552
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: ORÇAMENTO
É a obrigação de quem efetuar o serviço executar diligentemente as instruções da Check List. Inevitavelmente vai existir sempre bons e maus profissionais em todas as áreas.Martins SDI Escreveu: ↑10 jan 2020, 01:55
Não vamos divagar e vamos também deixar as pesquisas teóricas do google de lado. Se fores à marca trocar apenas o filtro de habitáculo tens a certeza que vão fazer essas verificações todas no carro?
Convinha também contextualizar o motivo da troca do respetivo filtro, porque uma troca de filtro de habitáculo, mesmo para quem conhece mecânica apenas da perspetiva do utilizador, é algo que pode ser feito em casa pelo proprio dono do carro...
Agora a perspectiva do utilizador pode dar asneira pois há procedimentos específicos na troca de uns simples filtros. Digo isto pois nos carros de plataforma MQB se o filtro de habitáculo não for substituído conforme indica o fabricante existe a possibilidade de mais tarde o ventilador começar a produzir ruído excessivo e desconforto acústico. Mas isto já sou eu também a divagar.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Amateur
- Mensagens: 421
- Registado: 19 jun 2012, 20:36
- Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI
Re: ORÇAMENTO
Mete-me confusão haver uma revisão em que se muda apenas o filtro do habitáculo, daí ter pedido para o motivo da troca ser contextualizada.Golf_4_TDI Escreveu: ↑10 jan 2020, 13:49É a obrigação de quem efetuar o serviço executar diligentemente as instruções da Check List. Inevitavelmente vai existir sempre bons e maus profissionais em todas as áreas.Martins SDI Escreveu: ↑10 jan 2020, 01:55
Não vamos divagar e vamos também deixar as pesquisas teóricas do google de lado. Se fores à marca trocar apenas o filtro de habitáculo tens a certeza que vão fazer essas verificações todas no carro?
Convinha também contextualizar o motivo da troca do respetivo filtro, porque uma troca de filtro de habitáculo, mesmo para quem conhece mecânica apenas da perspetiva do utilizador, é algo que pode ser feito em casa pelo proprio dono do carro...
Agora a perspectiva do utilizador pode dar asneira pois há procedimentos específicos na troca de uns simples filtros. Digo isto pois nos carros de plataforma MQB se o filtro de habitáculo não for substituído conforme indica o fabricante existe a possibilidade de mais tarde o ventilador começar a produzir ruído excessivo e desconforto acústico. Mas isto já sou eu também a divagar.
-
- Pro
- Mensagens: 1552
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: ORÇAMENTO
O filtro de habitáculo troca-se atualmente em função do tempo e não da quilometragem. É perfeitamente normal calhar um serviço de inspeção sem qualquer troca de óleo ou filtros.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
- maxkeeper
- Rookie
- Mensagens: 195
- Registado: 30 nov 2018, 15:30
- Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
- Localização: Setúbal
Re: ORÇAMENTO
Realmente...tanto trabalhoAngelo Abreu Escreveu: ↑10 jan 2020, 09:39Martins SDI Escreveu: ↑10 jan 2020, 01:55
Não vamos divagar e vamos também deixar as pesquisas teóricas do google de lado. Se fores à marca trocar apenas o filtro de habitáculo tens a certeza que vão fazer essas verificações todas no carro?
Convinha também contextualizar o motivo da troca do respetivo filtro, porque uma troca de filtro de habitáculo, mesmo para quem conhece mecânica apenas da perspetiva do utilizador, é algo que pode ser feito em casa pelo proprio dono do carro...
Toma lá, é de uma marca do grupo VAG e podes ver algumas das coisas que são verificadas durante os diversos serviços existentes para esta viatura... As coisas a que eu me dou ao trabalho para te justificar algo que nem preciso...
Acreditando no bom senso e no bom serviço do concessionário, responsável pela oficina, mecânico, responsável pelo após venda... Sim, acredito que quando o meu GTI for efetuar a revisão (que por acaso é aos 35.000km, com troca de velas e lubrificante de motor) terei o mesmo serviço e a mesma qualidade que eu próprio dou às viaturas dos outros...
1,10 horas não será apenas para trocar o filtro pelo que mais alguma operação, nomeadamente a "Inspeção" que aparece no computador de bordo, pode estar incluída... É perguntar à oficina e já se ficará a saber...
Olha... Mas isto sou eu a divagar...
Já confirmei com a oficina, será para "inspecionar" também. Assim sendo parece-me aceitável o valor.
Golf VII White "Pure", 1.0 110