Golf VII bluemotion consumos

Responder
jean14
Rookie
Rookie
Mensagens: 107
Registado: 23 jan 2017, 02:08

Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por jean14 »

Boas, abri este tópico para abrir discussão relativo aos consumos.
Comprei um golf VII bluemotion confortline 1.6tdi 110cv caixa de 6v. Pelo pesquisei é o mais económico dentro da volwagen certo?

Consigo consumos abaixo dos 4l/100km sem grandes acelerações. É espantoso.

Mas reparei que parece que se for com gasóleo simples esses consumos são mais difíceis de atingir enquanto se for com diesel aditivo baixa para baixo dos 4l/100km. É normal?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por smdp23 »

jean14 Escreveu: 31 dez 2019, 02:54 Mas reparei que parece que se for com gasóleo simples esses consumos são mais difíceis de atingir enquanto se for com diesel aditivo baixa para baixo dos 4l/100km. É normal?
Vamos entrar num campo de debate algo complexo mas deixo a minha humilde opinião, eu consigo fazer melhores consumos com gasóleo aditivado do que com o simples, por isso, para mim é bastante compreensível que isso aconteça.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
jean14
Rookie
Rookie
Mensagens: 107
Registado: 23 jan 2017, 02:08

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por jean14 »

smdp23 Escreveu: 02 jan 2020, 18:15
jean14 Escreveu: 31 dez 2019, 02:54 Mas reparei que parece que se for com gasóleo simples esses consumos são mais difíceis de atingir enquanto se for com diesel aditivo baixa para baixo dos 4l/100km. É normal?
Vamos entrar num campo de debate algo complexo mas deixo a minha humilde opinião, eu consigo fazer melhores consumos com gasóleo aditivado do que com o simples, por isso, para mim é bastante compreensível que isso aconteça.
A minha questão era perceber se realmente se obtém melhores consumos com diesel aditivado. Como comprei agora o carro era o que me estava a parecer. Por exemplo, noutro dia meti 30 euros gasóleo simples, consumos na ordem 5/5.5l/100km e depois experimentei meter mais 10 euros de gasóleo aditivado que até foi da Repsol 10+ e notei que já conseguia baixar para os 4l/100km e até menos do que isso. Isto tudo claro numa condução normal sem grandes acelerações.
E por outro lado, também estava a tentar perceber porque é que no mesmo percurso umas vezes consigo consumos de 3/4l e de outras vezes não baixa dos 5/5.5l.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por Mario_Marques »

https://www.spritmonitor.de/en/overview ... owerunit=2

Dá uma vista de olhos as estatísticas.

Uma coisa te posso garantir, uma diferença tão grande não tem a ver com o facto de ser aditivado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jean14
Rookie
Rookie
Mensagens: 107
Registado: 23 jan 2017, 02:08

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por jean14 »

Mario_Marques Escreveu: 02 jan 2020, 22:17 https://www.spritmonitor.de/en/overview ... owerunit=2

Dá uma vista de olhos as estatísticas.

Uma coisa te posso garantir, uma diferença tão grande não tem a ver com o facto de ser aditivado.
Não chego conclusão nenhuma. Isto são estatísticas de vários modelos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por Mario_Marques »

Exatamente, são valores de média de algumas centenas de carros semelhantes, em várias centenas de milhares de kms, dá uma ideia geral dos consumos reais e não de um caso isolado em situação particular em curto prazo, sendo que os consumos são calculados com base nos litros colocados e não só no computador de bordo, da também para ter uma ideia de onde até onde podem ir.
Quando se está muito fora da média geral quer dizer que temos uma particularidade diferente, por ex, tipo de condução, tipo de percurso, tempo parado, etc, quando estás muito próximo numa margem entre valor max, min, qualquer coisa, variável te pode afastar rapidamente dessa margem.
Tu para estares nos 4 ou abaixo precisas de ter algo muito particular mesmo que para ti pareça normal, á mínima coisa essa média sobe, se fosse o contrario, valor muito alto, aconteceria o mesmo, á mínima coisa baixava.

Se vires bem, esses valores são baseados num universo estatístico de 487carros, porém apenas 7 carros andam dos 4,1 para baixo e secalhar se eu colocasse mais filtros esse valor ainda se alterava mais para valores de consumo médios mais altos.


Não estou a desvalorizar o gasóleo xpto no teu caso, pois provavelmente no teu caso como andas mesmo no modo super poupança o gasóleo a ti pode realmente fazer diferença, na maioria dos casos não irá fazer, mas no teu caso, até estares 4 minutos parado te pode logo aumentar drasticamente a média pois andas mesmo em valores super baixos muito abaixo da média geral.
Uma coisa, o gasóleo aditivado é gasóleo normal que é aditivado ao tempo que o estás a meter por umas bombas doseadoras, essencialmente são agentes de limpeza, anti espuma e um muito ligeiro incremento de cetanas, a descrição química comercial dos aditivos está normalmente colocada na maior parte dos postos na bomba de abastecimento.
Mesmo entre gasóleo normal há diferenças, as colheitas são todas diferentes bem como estado das bombas, tanques, etc.
No modo hypermilling qualquer coisa faz diferença, há fóruns dedicados a isso, há pessoal que consegue autênticos milagres com recurso a técnicas e modificações, obviamente em muitos casos sacrificando a performance e velocidade.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jean14
Rookie
Rookie
Mensagens: 107
Registado: 23 jan 2017, 02:08

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por jean14 »

Mario_Marques Escreveu: 02 jan 2020, 22:59 Exatamente, são valores de média de algumas centenas de carros semelhantes, em várias centenas de milhares de kms, dá uma ideia geral dos consumos reais e não de um caso isolado em situação particular em curto prazo, sendo que os consumos são calculados com base nos litros colocados e não só no computador de bordo, da também para ter uma ideia de onde até onde podem ir.
Quando se está muito fora da média geral quer dizer que temos uma particularidade diferente, por ex, tipo de condução, tipo de percurso, tempo parado, etc, quando estás muito próximo numa margem entre valor max, min, qualquer coisa, variável te pode afastar rapidamente dessa margem.
Tu para estares nos 4 ou abaixo precisas de ter algo muito particular mesmo que para ti pareça normal, á mínima coisa essa média sobe, se fosse o contrario, valor muito alto, aconteceria o mesmo, á mínima coisa baixava.

Se vires bem, esses valores são baseados num universo estatístico de 487carros, porém apenas 7 carros andam dos 4,1 para baixo e secalhar se eu colocasse mais filtros esse valor ainda se alterava mais para valores de consumo médios mais altos.


Não estou a desvalorizar o gasóleo xpto no teu caso, pois provavelmente no teu caso como andas mesmo no modo super poupança o gasóleo a ti pode realmente fazer diferença, na maioria dos casos não irá fazer, mas no teu caso, até estares 4 minutos parado te pode logo aumentar drasticamente a média pois andas mesmo em valores super baixos muito abaixo da média geral.
Uma coisa, o gasóleo aditivado é gasóleo normal que é aditivado ao tempo que o estás a meter por umas bombas doseadoras, essencialmente são agentes de limpeza, anti espuma e um muito ligeiro incremento de cetanas, a descrição química comercial dos aditivos está normalmente colocada na maior parte dos postos na bomba de abastecimento.
Mesmo entre gasóleo normal há diferenças, as colheitas são todas diferentes bem como estado das bombas, tanques, etc.
No modo hypermilling qualquer coisa faz diferença, há fóruns dedicados a isso, há pessoal que consegue autênticos milagres com recurso a técnicas e modificações, obviamente em muitos casos sacrificando a performance e velocidade.
Obrigado.
Opa claro que os consumos de 4l/100km ou abaixo tem ver com uma condução sem grandes acelerações.
Mas a minha questão é como é que num mesmo percurso com as mesmas condições de condução etc pode haver alguma descrepançia de valores? Será alguma margem de erro que a leitura que o computador de bordo faz?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por Mario_Marques »

A discrepância vem dos motivos que expliquei em cima, para estares a fazer consumos tão baixos, tão abaixo do normal é porque provavelmente o esforço que estás a fazer ao motor é mínimo, á mínima coisa o valor sobe rápido, especialmente viagens curtas, viagens com trânsito pois o trânsito não é sempre igual, etc.
Eu tinha um carro desses da empresa e tenho uma ideia do que é necessário para fazer esses consumos, tens de ter mesmo tudo a favor e rolar super suave, o meu melhor, porto Ovar a rolar muito suave na AE era 4,3, a vir embora já não conseguia isso pois apanhava trânsito num ponto a inclinação do percurso é o oposto, ia para a casa dos 5l/100
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jean14
Rookie
Rookie
Mensagens: 107
Registado: 23 jan 2017, 02:08

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por jean14 »

Mario_Marques Escreveu: 08 jan 2020, 00:39 A discrepância vem dos motivos que expliquei em cima, para estares a fazer consumos tão baixos, tão abaixo do normal é porque provavelmente o esforço que estás a fazer ao motor é mínimo, á mínima coisa o valor sobe rápido, especialmente viagens curtas, viagens com trânsito pois o trânsito não é sempre igual, etc.
Eu tinha um carro desses da empresa e tenho uma ideia do que é necessário para fazer esses consumos, tens de ter mesmo tudo a favor e rolar super suave, o meu melhor, porto Ovar a rolar muito suave na AE era 4,3, a vir embora já não conseguia isso pois apanhava trânsito num ponto a inclinação do percurso é o oposto, ia para a casa dos 5l/100
Sim, existem muitos factores condicionantes, acho estranho as vezes perante as mesmas condições haver alguma descrepancia mas até pode ser às vezes por causa do tipo de gasóleo e se é aditivado ou não.
Estou a gostar bastante das prestações que faço ainda tendo que fazer muitos km diariamente. Ando ali sempre numa média de 4,5 nunca passo os 5l/100km. A andar suavemente, a descer ou sem grandes acelerações, consigo baixar até 4l ou menos.

Estou extremamente satisfeito com o carro, acho que é o modelo mais económico da Ww não é?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por Mario_Marques »

Na empresa tive(é o meu favorito, que ando agora com o tão odiado motor bls) um mk5 variant bluemotion 1.9tdi e um mk6 1.6 TDI de 3p e um mk7 como o teu, o mk5 1.9 gasta sensivelmente o mesmo com a diferença que anda muito mais, se calcares no MK5 faz consumos mais altos mas também puxa muito melhor.
Em todos esses carros tinha jantes de 16 e ando sempre com perto de 80kg de equipamento na mala, o gasóleo é o que apanhar, faço cerca de 70mil kms por ano, muita autoestrada, é raro andar em cidades e quando ando é pouco tempo.
Esses carros no geral são todos muito económicos, em qualquer um deles sem grandes cuidados consigo médias na casa dos 5l para baixo, mas há VW mais económicos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf4life
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 28 nov 2019, 18:55
Veículos: Golf VII Variant Blue Confort

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por Golf4life »

bem, estas melhor que eu... nunca meto gasoleo simples é sempre evologic! Na cidade nunca consigo menos de 5,5l em auto estrada nunca fiz menos de 5l, faço muito Poto-Chaves, Porto-Aveiro, Porto-Braga e Porto-Lisboa. nao sei o que se passa :/

mais informo que o que é apresentado pelo carro tem margem de erro de 0,2 a 0,3l. pelo menos o meu tem!
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por smdp23 »

Não se passa nada, tudo tem a ver com o circuito efetuado e estilo de condução. Experimenta a fazer uma viagem Porto - Lisboa a 110 km/h e depois indica a média que fizeste ;) A última viagem que fiz de Águeda - Barreiro, fiquei com média de 5,0l numa 2.0 TDI 184cv DSG 8)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
jean14
Rookie
Rookie
Mensagens: 107
Registado: 23 jan 2017, 02:08

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por jean14 »

Golf4life Escreveu: 01 mar 2020, 21:22 bem, estas melhor que eu... nunca meto gasoleo simples é sempre evologic! Na cidade nunca consigo menos de 5,5l em auto estrada nunca fiz menos de 5l, faço muito Poto-Chaves, Porto-Aveiro, Porto-Braga e Porto-Lisboa. nao sei o que se passa :/

mais informo que o que é apresentado pelo carro tem margem de erro de 0,2 a 0,3l. pelo menos o meu tem!
As minhas médias andam sempre abaixo dos 4.5l/100km. Percurso: 100km todos os dias, fora de localidade e um pouco auto-estrada.
Claro que é com uma condução económica e controlada pela aplicação Think blue do computador de bordo. :)

Dentro da cidade já sobe mas não passo dos 5l/100km
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por Danidasanic »

A minha media geral está nos 5.6L/100km porque de vez em quando piso um bocado , mesmo assim acho que a carrinha faz muito bons consumos . Tenho que encher o depósito para ver o desfasamento do consumo do cb para o real para depois programar e corrigir o consumo no cb
Golf4life
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 28 nov 2019, 18:55
Veículos: Golf VII Variant Blue Confort

Re: Golf VII bluemotion consumos

Mensagem por Golf4life »

jean14 Escreveu: 02 mar 2020, 14:56
Golf4life Escreveu: 01 mar 2020, 21:22 bem, estas melhor que eu... nunca meto gasoleo simples é sempre evologic! Na cidade nunca consigo menos de 5,5l em auto estrada nunca fiz menos de 5l, faço muito Poto-Chaves, Porto-Aveiro, Porto-Braga e Porto-Lisboa. nao sei o que se passa :/

mais informo que o que é apresentado pelo carro tem margem de erro de 0,2 a 0,3l. pelo menos o meu tem!
As minhas médias andam sempre abaixo dos 4.5l/100km. Percurso: 100km todos os dias, fora de localidade e um pouco auto-estrada.
Claro que é com uma condução económica e controlada pela aplicação Think blue do computador de bordo. :)

Dentro da cidade já sobe mas não passo dos 5l/100km

a tua é caixa de 5 ou de 6 ?
Responder