Boa noite a todos,
É o seguinte tenho um Golf VII 1.6 tdi de 110cv de 12/2014 com cerca de 98 000 km's.
Tenho o carro à quase 4 anos e nunca me tinha dado um único problema até ao momento, nem mesmo uma lâmpada.
Este domingo (17/11) ele teve um comportamento estranho quando peguei nele à noite, quando o tentei ligar o motor rodou varias vezes até pegar (demorou praí uns 3 segundos) coisa que nunca me tinha acontecido. Não liguei pensei que fosse algo esporádico.
Na segunda feira quando ía para o trabalho acendeu-me a luz do motor. Fiquei preocupado e liguei a máquina de diagnóstico ao carro.
Na delphi apareceu-me o seguinte erro 004B1A:
Na OBDeleven apareceu o seguinte erro P200200:
Na segunda feira à noite apaguei o erro.
Terça de manhã o carro custou novamente a pegar (cerca de 3 segundos), mas não acendeu nenhuma luz ao longo do dia.
Hoje quarta feira de manhã ao ir para o trabalho e já com 9 km’s percorridos a luz do motor volta a ligar (com o mesmo erro).
Como o problema segundo o OBDeleven se focava no filtro de partículas hoje ao vir embora do trabalho vim a monitorizar o mesmo. Temperaturas e pressões.
Relativamente às temperaturas, a temperatura do sensor 1 era muito inconstante. Com o carro desligado a mesma já acusava uma temperatura 20ºC (com uma temperatura exterior de 10ºC). Depois a mesma passava repentinamente para os cento e tal graus Celcius e de um momento para o outro voltava aos 20ºC.
Relativamente às pressões apenas a primeira e a última variavam, as duas do meio estavam sempre constantes com 0 hPa e -4 hPa.
Tudo me leva a crer que o problema esteja num destes sensores. No entanto não queria estar a trocar peças sem realmente serem estas.
Já alguém passou por algo semelhante? Já alguém trocou alguns destes sensores? Se alguém tiver OBDeleven e poder monitorar estes valores por favor me diga se isto é normal.
O carro puxa na mesma bem e não noto nada de anormal no trabalhar. Apenas aparece a luz do motor.
Muito obrigado a todos!
LUZ DO MOTOR ACESA
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Re: LUZ DO MOTOR ACESA
Esse sensor de pressão diferencial do DPF não deve de estar a ler bem. Tem um ou dois nesse carro? De qualquer forma é fácil de testar. Com o carro ao ralenti vês que valor indica (ex: 3) e aceleras a fundo em vazio, que vai lá para às 2500 rpm. O valor tem que alterar consideravelmente; de 3 para 10, 15, 17 por exemplo. Se o valor alterar muito pouco, o sensor já era e necessita de ser substituído.
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Re: LUZ DO MOTOR ACESA
Deve ser o mais provávelGolf_4_TDI Escreveu: ↑21 nov 2019, 08:46 Esse sensor de pressão diferencial do DPF não deve de estar a ler bem.
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Re: LUZ DO MOTOR ACESA
É normal ter 2 sensores nestes carros? Pensava q apenas tinha 1 antes e depois do filtro de partículas
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Re: LUZ DO MOTOR ACESA
E a temperatura no sensor 1 também me parece estar marada
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Re: LUZ DO MOTOR ACESA
Relativamente aos sensores de pressão, o primeiro e último sensor trabalham bem pelo q me pareceu agora os 2 valores do meio é q estavam sempre iguais. Não sei se o carro não tem esses sensores, ou se algo está malGolf_4_TDI Escreveu: ↑21 nov 2019, 08:46 Esse sensor de pressão diferencial do DPF não deve de estar a ler bem. Tem um ou dois nesse carro? De qualquer forma é fácil de testar. Com o carro ao ralenti vês que valor indica (ex: 3) e aceleras a fundo em vazio, que vai lá para às 2500 rpm. O valor tem que alterar consideravelmente; de 3 para 10, 15, 17 por exemplo. Se o valor alterar muito pouco, o sensor já era e necessita de ser substituído.
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Re: LUZ DO MOTOR ACESA
Isso tem de ser analisado bem. Pois esse é o sensor antes do turbocompressor e vai alterar os valores consoante as acelerações, carga do motor, rotação e por aí fora. Basicamente aceleras a temperatura aumenta, largas o acelerador a temperatura vai baixar logo...
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